SRZD | Sidney Rezende | Capa

Raphael Homem

Quem sou eu:


Blog:


Comentários desse usuário

Noticia: Em ensaio, Mangueira mostra técnica, qualidade do samba e bateria impecável
Postado: 2010-01-25 13:04:58
Já pensaram na possibilidade de revisar o texto antes de publicar? Está cheio de erro de concordância e de palavras que estão faltando.

Noticia: Fotos: Luize Altenhofen é coroada rainha de bateria da Renascer
Postado: 2010-01-25 13:01:03
Adriane Galisteu samba? Não. Valesca Popozuda? Ixi, nem se fala. Luiza Brunet? Uma estátua. Ora, por que essa implicância?O papel de madrinha de bateria não é sambar, mas ficar a frente, representar a bateria. Para sambar, existem as passistas. Claro que existem madrinhas que são do samba desde sempre, como Viviane Araújo. Mas podem reparar: os momentos que ela samba são infinitamente menores de quando ela saía com o Kiko, como destaque de chão.

Noticia: A volta por cima de Renata Monier
Postado: 2010-01-21 00:16:45
Precisava um texto tão extenso e sem revisão?

Noticia: Com apenas 7 anos, filha do presidente da Viradouro é a nova rainha de bateria
Postado: 2010-01-20 23:42:50
Cadê o Siro Darlan numa hora dessas?

Noticia: Os sambas prediletos para 2010
Postado: 2009-12-28 01:46:55
Na minha ignorância musical, de quem fala sem conhecer nada de melodia, faço algumas considerações: - O samba da Beija-Flor me soa pesado, muito grande. Do tipo que dispersou a minha atenção. Quando retomei ao samba, ainda estava na primeira passada. Acho que não precisa ser tão longo. Sempre acreditei que o samba deve complementar o desfile, e vice-versa. - Sobre o samba da Ilha, o próprio nome da escola, que já virou uma grife, define a sua qualidade: é mais um samba "União da Ilha". - Sobre o da Imperatriz, acho que passa uma mensagem muito maior do que propriamente está escrito na letra do samba. Nesses tempos de conflitos religiosos, perseguições, intolerância e desrespeito com a fé alheia, esse enredo é mais do que muito bem-vindo. - O samba da Vila, na minha visão, me faz lembrar Kizonba. No sentido de que não em um refrão apelativo, com incorporações vocabulares que fogem aos padrões dos sambas. Mas tem uma passada que me incomoda: "Foi um grande chororô". Chororô me agride os ouvidos, me parece simplesmente falta de léxico que pudesse definir o sentimento de tristeza e que acabou destoando do restante da letra.

Noticia: Fantasias comerciais da Portela
Postado: 2009-12-15 21:20:18
Todas, sem exceção, horrorosas.

Noticia: Zeca Pagodinho na quadra da União da llha neste sábado
Postado: 2009-12-04 01:21:56
Os ingressos de pista não estão sendo vendidos na quadra da escola? Que texto mal escrito!

Noticia: Confira a capa do álbum de sambas-enredo para o carnaval 2010
Postado: 2009-11-24 02:48:54
Sinto muito, Charisteu Neves. Mas a nova década só será iniciada em 2011. Abs

Noticia: Ouça o samba campeão da Mocidade para 2010
Postado: 2009-09-18 17:05:01
O samba 1 é lindo, o melhor de todos. Porém, achei muito extenso.

Noticia: Ouça o samba campeão da Mocidade para 2010
Postado: 2009-09-18 17:04:11
O samba 1 é lindo, o melhor de todos. Porém, achei extenso demais.

Noticia: Ouça o samba campeão da Mocidade para 2010
Postado: 2009-09-18 17:02:37
Charles, Sem querer me meter na conversa alheia, mas acredito que há uma má interpretação do uso correto da expressão "bel-prazer". Normalmente o uso mais comum é quando queremos dizer que a pessoa faz por capricho. Lembra do samba da Viradouro de 2001, que dizia "seduz a bel-prazer"? Então, seja pela interpretação de capricho, ou pela de arbítrio, vontade própria, ninguém pode procurar o bel-prazer, partindo do pressuposto de que é algo que parte da própria pessoa. Bel-prazer nada tem a ver com liberdade, ou como você colocou, "fazer o que quer sem restrição". Tem a ver com fazer algo que se quer, sem preocupar-se com opiniões ou juizos.

Noticia: Ouça o samba da Mangueira para 2010
Postado: 2009-09-05 12:56:10
Meus sambas favoritos são: 1 e 3.

Noticia: Índias guerreiras amazônicas são o enredo da Rocinha para o Carnaval 2010
Postado: 2009-08-02 14:43:00
A Dança da Lua é de 1993. 1992 foi a Pauliceia Desvairada

Noticia: SRZD-Carnavalesco leva você para festa de premiação do S@mba-Net
Postado: 2009-05-12 02:21:50
Lê... Lê, lê ô Lê Lê ô, Lê Lê ô, Lê Lê ô Chama eu! rsrs

Noticia: Um novo casamento
Postado: 2009-04-18 18:45:52
Diante de todo o troca-troca que se instaurou para o próximo carnaval, nada gerou mais expectativa do que o rumo que Rosa Magalhães ia tomar. E foram torcedores de todas as escolas que ficaram à espera de que a Rosa finalmente assinasse com a Ilha. Tem como isso dar errado, visto toda a energia positiva envolvida? Parabéns, Rosa e Ilha!

Noticia: O carnavalesco ainda é o rei
Postado: 2009-04-09 04:13:57
´Tudo isso é reflexo de uma só coisa: a má preparação dos julgadores.

Noticia: Quesitos 'musicais' não têm tanto peso
Postado: 2009-04-09 03:48:50
Acredito que as notas de samba, por exemplo, são dadas em equiparação ao enredo proposto e não de forma descontextualizada. Por isso, talvez, as notas tão altas. Existem problemas nas letras, não só os tão comentados "Vi lá", a tentativa de trocadilho de sede (fisiológico) com sede (lugar); a semelhança com sambas anteriores... mas de ordem estrutural... Um problema que identifiquei, por exemplo da Grande Rio, era a passagem "assim nascia são sebastião", em que os repetidos S's causavam um chiado no coro. Fora as incoerências textuais (a letra enquanto poesia) de diversos outros sambas. Acho que falta alguém de letras, que ensine interpretação de texto pra esse povo!! hehehe

Noticia: Raphael e Marcella na Mangueira
Postado: 2009-04-07 23:37:24
Sobrou alguém na Mocidade???

Noticia: Os números mentem?
Postado: 2009-04-07 02:40:04
O que também pode acontecer é, além do despreparo dos julgadores, um certo deslumbramento, que faz com que se coloquem no papel dos carnavalescos, como vimos em anos anteriores, dando sugestões de que material usar até mesmo dizendo que "deveria ser pessoa ao invés de escultura". Ou até mesmo, uma tentativa de causar impacto com suas justificativas, na esperança de serem convidados a assumir uma escola. Mas não diria que é culpa deles somente. A(s) Liga(s) também tem sua parcela de culpa, uma vez que não prepara(m) os jurados corretamente. Ou acreditam realmente que 2 ou 3 dias de workshop fazem com que aprendam e entendam o carnaval? A loucura chega a tanto que, conforme vimos no grupo de acesso, um julgador de alegorias e adereços fez análise das fantasias das escolas.

Noticia: Gabinete móvel da vereadora Clarissa Garotinho está no Largo da Carioca
Postado: 2009-04-06 13:23:06
Vocês não fazem revisão de texto???

Noticia: Fotos dos desfiles das campeãs do Carnaval 2009
Postado: 2009-03-25 01:45:23
Diante desse monte de besteiras e blasfêmias, em pelo menos uma coisa eu concordo: a Imperatriz foi a grande injustiçada desse carnaval.

Noticia: Fotos do aniversário do Império Serrano
Postado: 2009-03-25 01:41:04
Quitéria linda, como sempre!

Noticia: Os Gêmeos chegam ao Rio com a exposição "Vertigem"
Postado: 2009-03-20 20:58:59
Chega ao Rio onde?? Mais atenção com as notícias, para que sejam completas!!!

Noticia: Rocinha peca na evolução
Postado: 2009-02-22 16:27:59
Rocinha fez o desfile mais lindo de toda a noite. Parabéns Fabinho e toda a equipe da Rocinha. Estava assistindo no sambódromo e achei tudo perfeito: carros, fantasias e o samba... "mas esse ano não vai ser igual àquele que passou"

Noticia: Fotos: Barracão da Mocidade
Postado: 2009-02-13 15:13:33
Vamos combinar que o corpo desse cangaceiro está feio pra caramba...Esse carro já apareceu no RJTV, há umas 2 semanas. Aliás, o SRZD tem mostrado só coisas que a Tv Globo já mostrou. Não vi nada de diferente.

Noticia: Fotos do barracão da Imperatriz
Postado: 2009-02-12 03:15:24
Esse carro que retrata o Cacique de Ramos está muito lindo. Simples e lindo. Parabéns.

Noticia: Fotos: Barracão da Caprichosos de Pilares
Postado: 2009-02-12 03:06:10
Impressionante a capacidade dessa gente de odiar pedaços de adereços, partes de carros... Acho que falta bom senso.

Noticia: Fantasias da São Clemente
Postado: 2008-11-24 12:27:13
Uma tentativa, sem sucesso, de copiar o estilo do Fabinho da Rocinha.

Noticia: Fantasias da Santa Cruz
Postado: 2008-11-13 13:44:15
Essa fantasia de cavalo marinho é uma esculhambação. Fora as outras, repetições de todos os anos e das escolas que insistem nos assuntos ecológicos. Muito mais válido seria se fizessem contenção de emissão de gases, reciclagem efetiva de materiais, menos produção de lixo. Muito over. Total anti-propaganda.

Noticia: Escolas gravam vinheta para TV
Postado: 2008-11-12 13:12:51
Já que ninguém falou, eu falo: Parabéns aos responsáveis pelos figurinos, especialmente da Galisteu e da Pagung. Lindos!

Noticia: Jurados apontam samba do Império Serrano o melhor para o Carnaval 2009
Postado: 2008-11-12 13:05:37
Esse pessoal aqui viaja. Essas são notas pessoais, de acordo com o gosto de cada um. Há que critique que os sambas estão acelerados, outros que falam que os hinos viraram samba-tema, ao invés de enredo. O júri oficial avalia o samba no contexto do desfile, bem diferente dessas notas aqui. Vamos pegar leve pessoal!

Noticia: Fantasias da Rocinha para 2009
Postado: 2008-11-10 15:18:28
A exemplo de 2008, as fantasias de 2009 são as melhores de todas, considerando todos os grupos.

Noticia: Fantasias da Mocidade para 2009
Postado: 2008-11-09 12:09:02
Estão lindas. Para a LESGA.

Noticia: Samba concorrente da Viradouro
Postado: 2008-09-12 21:42:41
Acho que esses compositores andaram frequentando a Unidos da Tijuca... vários trechos com melodia idêntica ao samba da Tijuca de 2008.

Noticia: Samba concorrente da Mocidade
Postado: 2008-09-12 21:35:11
Acrescento que o refrão do meio seria interessante, caso não tivesse erros gritantes de concordância.

Noticia: Samba concorrente da Mocidade
Postado: 2008-09-10 21:56:40
Erro de concordância logo no refrão... complicado. Fora a melodia, que parece com o samba do Gentileza da Grande Rio, de 2001.

Noticia: Samba da Mocidade
Postado: 2008-09-10 21:51:24
Fiquei com a impressão do samba estar muito grande... Mas é lindíssimo... Parabéns...

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-09-09 22:37:10
Acabei de ouvir os demais. Reafirmo que esse é o melhor. Pelo amor de Deus, gente!! Se a Porto da Pedra entrar na avenida com samba prometendo "cometer o pecado original", vai afundar. Este samba é o mais inteligente, mais claro. O melhor...

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-09-09 22:20:44
Poderia chamar esse samba de "samba de alusão". Desde o primeiro refrão até o último verso, a mensagem de forma indireta, com tom alusivo ao que se quer realmente falar. O que torna a "leitura" mais leve, simplificada, sem ter de recorrer aos lugares comuns e às frases prontas. Acontece que isso torna o samba mais "difícil" de ser interpretado, principalmente pelo problema crônico de interpretação de texto que assola as pessoas. Cada vez que eu ouço, tenho mais certeza de que sem dúvida o melhor. Principalmente por fugir do que se tornou a principal característica dos sambas atuais: a presença do nome da escola no refrão para garantir que as pessoas cantem. Aos compositores, meus parabéns.

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-09-09 22:06:50
"meu tigre clama pela igualdade" é clichê demais...

Noticia: Samba concorrente da Mocidade
Postado: 2008-09-09 21:56:18
Continuo achando que o verso em questão é clichê... lugar mais do que comum...

Noticia: Ouça samba do Império da Tijuca
Postado: 2008-09-09 21:52:06
Desculpem a minha ignorância, mas "pras criança se alegrar" quer dizer alguma coisa em especial? O samba é tão bem costurado e essa frase destoa... "Onde" é usado para definir lugar. Para "Folguedo do maracatu", o certo seria "o qual"...

Noticia: Samba concorrente da Mocidade
Postado: 2008-09-09 21:46:29
SAMBA VERDE E BRANCO "GUARDA" A SABEDORIA DOS MESTRES DA ACADEMIA SAMBA, VERDE E BRANCO! AO SOM DESSA BATERIA, RELUZ A MINHA ESTRELA-GUIA Grande sacada! Mais uma prova de que uma simples vírgula muda tudo! hehe

Noticia: Samba concorrente da Mocidade
Postado: 2008-09-09 21:41:21
Concordo que o samba é bom, mas "palavras que o tempo não levou" é clichê demais...

Noticia: 'Os enredos sumiram e viraram temas'
Postado: 2008-08-29 22:39:28
Tudo tem seu tempo...

Noticia: Samba da Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 22:17:33
Melhor eu não digo, mas vai para as finais...

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 22:07:56
Terceira vez que posto este comentário: "Pelo que estou vendo, ninguém usou o caso de Adão e Eva como punição pela desobediência, como a parte ruim da curiosidade - conforme está descrito na Bíblia, ao desobedecerem, os dois foram expulsos do paraíso. Da forma que vocês estão colocando nesse samba, parece que "provar da fruta do pecado original" é algo bom. Sei não, mas isso pra mim está parecendo mais ameaça do que promessa." E tem mais: a palavra "paraíso" já concentra todas as boas qualidades: beleza, encanto etc. Qualquer adjetivo positivo para "paraíso" é redundância. Se vc provar do fruto proibído, você não vai cantar em alto astral... vc vai ser expulso do "belo paraíso" rsrsrs Vamos nos informar, pessoal!

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 21:59:44
Pelo que estou vendo, ninguém usou o caso de Adão e Eva como punição pela desobediência, como a parte ruim da curiosidade - conforme está descrito na Bíblia, ao desobedecerem, os dois foram expulsos do paraíso. Da forma que vocês estão colocando nesse samba, parece que "provar da fruta do pecado original" é algo bom. Sei não, mas isso pra mim está parecendo mais ameaça do que promessa.

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 21:58:06
Pelo que estou vendo, ninguém usou o caso de Adão e Eva como punição pela desobediência, como a parte ruim da curiosidade - conforme está descrito na Bíblia, ao desobedecerem, os dois foram expulsos do paraíso. Da forma que vocês estão colocando nesse samba, parece que "provar da fruta do pecado original" é algo bom. Sei não, mas isso pra mim está parecendo mais ameaça do que promessa.

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 21:54:10
Repito o que disse na outra obra: comer o fruto proibido não é uma coisa boa, conforme estão colocando nos sambas! Pelo amor de Deus!! rs

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 21:50:55
Sei não... mas acho que está rolando um problema de interpretação: comer o fruto proibido foi algo bom?? Adão e Eva foram expulsos do paraíso por conta disso. Não dá pro Tigre prometer outra coisa, sem ser expulso do paraíso do Grupo Especial?

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-28 21:48:08
Pelo conteúdo, é o melhor disparado. Mas devo concordar que a melodia estava muito crua para terem gravado da forma que está. A impressão é que o puxador não assimilou, mas isso dá pra consertar. O que mais gostei foi que conseguiram criar uma sequência lógica, com o "enfim" finalizando - perfeito! Com direito à rima interna... muito bem estruturado... pena a melodia não estar satisfatória.

Noticia: Samba concorrente da Estácio
Postado: 2008-08-24 14:01:28
Muito boa a letra. Com direito à rima interna no refrão principal. Que chita bacana! Parabéns...

Noticia: Samba concorrente Porto da Pedra
Postado: 2008-08-23 16:27:44
Muito bom. Foi o que mais gostei.

Noticia: Esperança é entrada de Guimarães Rosa
Postado: 2008-08-18 23:02:53
Em certos momentos, o melhor é ficar calado.

Noticia: Exclusivo: Sinopse da Mocidade
Postado: 2008-08-16 12:48:52
Ficou a mesma porcaria.

Noticia: Samba concorrente da Imperatriz
Postado: 2008-08-05 21:59:06
Gostaria de saber dos editores do site, por que vários sambas a letra (escrita) aparece cortada. Esse por exemplo tem um bom pedaço que não está escrito. Em vários sambas acontece isso também.

Noticia: Samba concorrente da Grande Rio
Postado: 2008-08-05 01:51:36
Achei muito bom o samba, com excação do final da segunda estrofe. "Avante caxias.... Santos Dumont foi o primeiro a voar" ficou sem sentido. Mas de qqer forma, é o melhor dos três aqui postados.

Noticia: Samba da Grande Rio
Postado: 2008-08-05 01:44:56
Só achei o samba grande... A França sempre estendeu a mão ao Brasil? Entendi bem? Tomara que não...

Noticia: Samba concorrente da Imperatriz
Postado: 2008-08-03 21:50:00
Muito bom o samba... e com o wander nem se fala...

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-03 08:16:58
Apesar de continuar achando esse samba o melhor, tenho que considerar o cacófato Meniná do primeiro refrão e o erro de gênero em "De ocidente a oriente". O correto seria "Do ocidente ao oriente", considerando que são palavras do gênero masculino e a preposição "a" deve concordar. No mais, tudo muito bom. A Senhora que insiste em dizer que é mestra em artes sabe que as escolas, os estilos são criados sob inspiração (seja ela de negação, concordância ou resgate) de outros estilos. Me admira uma professora de artes não reconhecer isso. O neoclassicismo, que retoma o classicismo é menos criativo pela retomada? Creio que não. O que me parece aqui não é que estejam fazendo lobby para este samba ganhar, mas a senhora fazendo galhofas para diminuir a obra. Além do mais, como entendida em artes, deveria saber que não se analisa a obra pelo autor, mas a obra pela obra. Ou a senhora vai estudar a vida de cada um dos compositores desta parceria? Abraços.

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-03 07:58:20
"Salgueiro" nos dois refrões ficou puxado. Acho que essa melodia favorece pro samba atravessar, principalmente o Quinho, que todo mundo sabe que é problemático... rs O último verso da primeira estrofe ele fala "rufo" apesar de estar escrito "rufa"... Se mantiver "rufo", há uma mudança de pessoa, o que seria facilmente acertado colocando da forma que está escrito.

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-01 09:55:01
Melodia igual ao samba sobre o Microcosmos...

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-01 09:52:32
Acho que esse pessoal anda ouvindo os discos antigos pra copiar melodia... Que falta de criatividade!!! Por isso o melhor samba é o de número 17. Fora a pobreza de vocabulário...

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-01 09:49:32
melodia igual ao samba de 2005... concordo mcom a Denise de que o refrão é completamente previsível, desnecessário.

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-01 09:45:15
A melodia é uma mistura de Porto da Pedra 2007 com Viradouro 2008. Fora que o samba é impregnado de lugares comuns, completamente diferente da maravilhosa sinopse.

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-01 09:40:05
Muito suim. Saravá!

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-08-01 09:30:56
Deviam susprender os cortes e iniciar logo os ensaios... hueuhehu Dentre todos os sambas do site, este é o melhor disparado.

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-07-31 22:13:44
Samba de escola campeã... estou impressionado! Tirando um pedaço da segunda estrofe que dá um trava língua, o samba está perfeito, que vai de acordo com o primor da sinopse do Renato Lage.

Noticia: Samba concorrente do Salgueiro
Postado: 2008-07-31 22:06:32
Sou Mocidade... Mas esse samba está maravilhoso.

Noticia: Sinopse da Mocidade
Postado: 2008-07-31 21:48:39
Sinopse literalmente boa. Quero ver transmitir isso visualmente. Ainda não entendi o que Guimarães Rosa está fazendo no meio disso tudo...Desculpe a minha ignorância, mas Machado retratava o mar em sua obra? Misturar os imortais das letras com os imortais do samba é algo meio água e óleo... todo mundo sabe a relação do samba com a Língua Portuguesa, ainda mais num momento em que todos reclamam da pobreza dos sambas das safras atuais. Tirando Silas de Oliveira, que era professor de Português, os sambistas não têm uma boa relação com a língua culta e nos últimos tempos, com qualquer forma de linguagem. A idéia a princípio é genial. Mas depois, analisando melhor, pode ser uma grande furada. Achei que a sinopse ficou romântica, bem ao contrário do que escrevia Machado de Assis.

Noticia: Samba concorrente da Mangueira
Postado: 2008-07-30 03:20:20
Os negros vieram da África Com sofrimento e dor *Os brancos com gargalhada Todos traziam o amor* Sem comentários. Piada!

Noticia: Ouça samba concorrente da Mangueira
Postado: 2008-07-30 03:15:09
CLêi... lamento, mas acredito que quem viajou foi vc. O povo Brasileiro não foi formado pela luta entre índios e brancos, até porque os índios foram exterminados, em nome da ganância e conquistas religiosas. Você concorda que o Brasil começa sem raça ou cor. E os índios, são o que? A ordem histórica é: índios-europeus-negros. Os índios simbolizam a gênese do Brasil. Ou vão considerar os ancestrais mais antigos? rs No meu entendimento, "traço" utilizado aqui dá um sentido de "pincelada", o que não acontece quando falamos dos negros. Pelo que eu pude perceber ouvindo os outros sambas, o termo da sinopse é "traço forte", justamente para não causar ambiguidade.Com os índios quase dizimados, os descendentes de negros são parte substancial. Tanto que hoje em dia, os índios são considerados minoria. Houve uma diminuição da participação negra na constituição da sociedade brasileira. Justamente por seguir um livro é que deve-se seguir à risca a realidade.

Noticia: Samba concorrente da Mangueira
Postado: 2008-07-30 02:59:55
Jesus... esse samba parece que demora meia hora. Achei bem arrastado.

Noticia: Samba da Mangueira
Postado: 2008-07-30 02:50:32
A melodia do primeiro refrão parece com a do samba da Vila de 2007... Mas gostei muito do samba... está entre os meus favoritos... Me causou um elemento essencial: arrepio.

Noticia: Samba concorrente da Mangueira
Postado: 2008-07-30 02:42:24
A melodia do primeiro refrão é conhecida... não consegui lembrar qual samba, mas já existe...

Noticia: Thatiana Pagung pode virar estrela nos Estados Unidos
Postado: 2008-07-29 22:04:44
Que matéria mal escrita! Um parágrafo de 6 e outro de 20 linhas.

Noticia: Ouça samba concorrente da Mangueira
Postado: 2008-07-29 21:55:48
BRASIL, NO PLURAL SE TORNOU SINGULAR COM LUTAS E SEM LIBERDADE. Com lutas e sem liberdade? Como assim? Há mais um problema de semântica. Acredito que a intenção era dizer que o Brasil na época colonial, foi formado mediante invasões, genocídios etc. Mas a frase construída dá a impressão contrária. Não que seja mentira, desde que o caráter seja de crítica. Isso é realmente uma crítica?? rsrsrs

Noticia: Ouça samba concorrente da Mangueira
Postado: 2008-07-29 21:48:54
"Um povo surgiu em meio a pobreza". Seria favela? Os quatro primeiros versos da segunda estrofe estão confusos. Na primeira estrofe há um problema semântico. Primeiro diz que o "filho deste chão nasceu" sem raça ou cor. E depois fala do branco europeu, do índio e do "traço" negro. Tem cor ou não tem? Somos uma nação composta essencialmente por descendência negra. Acho que o "traço" seria indígena, talvez. Outra coisa: a sinopse trata o índio como sofredor? "Crioulo se fez" tem o sentido popular de "se deu bem"? Caso afirmativo, em que momento histórico os negros foram beneficiados? Entendo o espírito de colocar no samba os maus lençóis que encobriram a verde e rosa. Porém, acho que ficou pesado com tantas referências ao sofrimento e à dor.

Noticia: Instituto do Carnaval: Curso de cobertura jornalística de carnaval
Postado: 2008-07-27 16:15:35
Também não estou conseguindo imprimir o boleto. A janela abre, mas fica em branco.

Noticia: Curso História Social do Samba no Instituto do Carnaval
Postado: 2008-07-26 14:39:05
Hoje, 26/07, o site da Estácio está fora do ar.

Noticia: Do Leme ao carnaval
Postado: 2008-07-26 04:11:59
É engraçado... pq não é só o comentarista de bateria que elogia todas... o de adereços e fantasias e o de samba também. Parece até a escalação de jurados do antifo Ídolos do Sbt, mas só que, quem faz o papel de semi-carrasca é a Maria Augusta. Aí, me bate uma pontinha de inveja do Carnaval de São Paulo, que nessa insanidade da transmissão, pelo menos ainda pode contar com a Leci Brandão, que conhece (pelo menos não aparenta conhecer somente o script dado) basicamente todas as pessoas que compõem aquele universo. O que acho é que falta o entendimento de que um desfile de escola de samba conta uma história e não pode ser alterada conforme fazem com os filmes e enlatados da programação corriqueira. Os comentaristas devem ser muito além do que o José Wilker é para o cinema e, como o carnaval evoliu a passos largos, o esquema de transmissão deveria acompanhar esse movimento. Mas ao contrário disso, as equipes formadas são aqueles que se esbofeteiam para trabalhar na transmissão, para ter acesso livre à pista e fazer contatos, já que a grande maioria das pessoas de produção do carnaval trabalham no esquema de free lancer.

Noticia: Do Leme ao carnaval
Postado: 2008-07-24 19:12:50
Esqueceram de falar do DVD!! Que esse ano a edição ficou tão ruim, que chegaram a trocar os carros de ordem. Reparem no desfiles da Mangueira, Mocidade e Imperatriz, onde o descaso na edição superou os limites.

Noticia: Império Serrano vai reeditar samba
Postado: 2008-07-23 18:12:51
Aliás... Por que não patrocinar os enredos inéditos através de um concurso´com juri especializado?

Noticia: Império Serrano vai reeditar samba
Postado: 2008-07-23 18:09:49
Concordo com tudo o que disseram. O que vale são os 500 mil doados pela Liga. O que me questiono é: qual a real intenção da LIESa em patrocinar reedição? Justamente num ano que a meu ver, os enredos tornaram-se mais soltos e livres da limitações impostas pelos patrocinadores. Vide Mangueira, Porto da Pedra, Vila Isabel, Mocidade, Imperatriz, Tijuca etc. Sou fã dos sambas antigos, mas por que incentivar a não realização dos cortes de samba, que são tão saudáveis (musical e financeiramente) para a escola? E sinceramente, sendo a primeira a desfilar de domingo, dificilmente surtirá o efeito esperado. Tomara que eu queime a língua.

Noticia: Max Lopes: 'Vamos botar a Porto da Pedra no sábado das campeãs'
Postado: 2008-07-22 16:52:13
To sentindo um clima igual ao carnaval de 1997, com aquele carnaval sobre a loucura. Agora sobre a curiosidade. Que assim seja!

Noticia: Sinopse da Porto da Pedra
Postado: 2008-07-22 01:05:25
Quem já contava com o rebaixamento da Porto da Pedra no carnaval 2009, provavelmente terá que mudar seus conceitos. Tema muito bem escolhido e que nos faz parar pra pensar e perceber que a curiosidade está presente em todas as etapas da evolução humana. E do Carnaval!! Parabéns, Porto da Pedra!

Noticia: LESGA - Favorável desde que...
Postado: 2008-07-18 12:24:45
Lembro-me de há alguns anos ter ido assistir aos desfiles do Acesso A, quando os ingressos ainda não eram populares. Decepcionei-me com as arquibancadas vazias, mesmo sendo em horário nobre. Em 2008, com ingressos a R$15,00, só eu organizei um grupo de 16 pessoas. O Sambódromo estava lotado!!! Para 2009, se os ingressos subirem, temo que o triste vazio volte a assombrar o Grupo de Acesso A.

Noticia: Porto da Pedra define enredo
Postado: 2008-07-17 21:45:13
Perfeito!! Apenas torço que esse tema não acabe caindo na abstração pelna, como foi o arrepio do Paulo Barros. Mas espero que o impacto do carnaval da loucura se repita!! Boa sorte, Tigre!

Noticia: E segue a festa dos enredos
Postado: 2008-07-13 21:04:21
O problema sempre é o mesmo: interpretação de texto. Pouca leitura, pouca capacidade de interpretação.

Noticia: Faça sua ordem de desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2009
Postado: 2008-06-24 22:41:18
É impressionante como as pessoas não conseguem se concentrar no que foi proposto... Vamos lá: Domingo: Império, Vila, Portela, Imperatriz,Mocidade e Viradouro Segunda: Porto da Pedra, Salgueiro, Grande Rio,Mangueira , Tijuca e Beija-Flor

Noticia: Ganhe convites para feijoada do programa Cidade do Samba
Postado: 2008-05-28 22:44:25
Chama eu!!! rs

Noticia: Fotos do espetáculo criado pelo carnavalesco Paulo Barros para lançamento de automóvel
Postado: 2008-05-18 12:05:43
Só acho que o Paulo deveria arrumar profissionais que realizassem melhor as idéias que ele tem. Idéias boas e realização ruim. Isso que eu sempre acho dos trabalhos do PB.

Noticia: Porto da Pedra vai convidar Claudia Leitte para ser rainha de bateria
Postado: 2008-05-08 22:10:53
Além disso, não há nada demais de a Porto da Pedra querer colocar uma artista famosa à frente da bateria. Afinal, é

Noticia: Porto da Pedra vai convidar Claudia Leitte para ser rainha de bateria
Postado: 2008-05-08 22:07:20
O problema da Porto da Pedra é que os próprios componentes se colocam na condição de "sobreviver no Grupo Especial". Os ensaios ficam vazios. Cadê a torcida da Porto da Pedra? Cadê a comunidade de São Gonçalo?

Noticia: Teorias sobre o julgamento
Postado: 2008-02-22 14:30:21
Foi ótimo ler essa matéria pq sempre fiquei cismado de por que acontecem barbaridades depois da torre e ngm é punido. Em 2007 a Beija-Flor, por causa do incêndio no abre-alas da Grande Rio, abriu um clarão do tamanho do setor 13