SRZD | Sidney Rezende | Capa

jorge lopes

Quem sou eu:


Blog:


Comentários desse usuário

Noticia: Carnavalesco Severo Luzardo se desliga do Arranco
Postado: 2010-03-16 17:47:42
Realmente, criativo. Em três anos, conseguiu dois quartos lugares e um vice-campeonato e com a escola sem grana. No primeiro ano, então, para fazer fantasias pegou baianas antigas e as desfez. Boa sorte, Severo Luzardo.

Noticia: Samba no pé
Postado: 2010-03-16 15:18:30
Não vejo da forma como você vê. A ala de passistas, obrigatoriamente, não precisa vir atrás dos carros ou evoluir do ladinho da bateria enquanto esta entra no recuo. Isso para mim não é acabar com o samba-dança. Tirando as alas das baianas e as coreografadas, que podem até ter o samba no pé como coreografia, os componentes de outras alas, de vez em quando, podem até sambar, desde que não prejudiquem a evolução da escola, o que fiz desfilando na ala de compositores da Rocinha, sem qualquer prejuízo para a escola. Naturalmente, uma vez ou outra, na empolgação do desfile. Agora, infelizmente, em todos os ensaios de quadra, se vê a ala de passistas e, quase que somente, formada por jovens, garotos e garotas, o que também não impede os adultos de sambarem ao seu bel prazer, mas são poucos. O que mudou, em algumas décadas, foi o preconceito ao contrário, quando um garoto, com cara de homem e jeito de homem, começa a sambar na quadra, já começam a desconfiar do moleque, a dizer gracinhas, o que vem tirando o incentivo dos meninos não afeminados. Por outro lado, acho, sim, que, especialmente nas grandes escolas, do especial, incomodam muito mais ver alas enormes coreografadas. Para os turistas, é muito bonito. Para os mais antigos sambistas e fãs do carnaval, um desperdício. É isso.

Noticia: Luiz Carlos Bruno é o novo carnavalesco da Rocinha
Postado: 2010-03-13 11:32:13
Seja bem-vindo, Luiz Carlos Bruno. A Rocinha te receberá de braços abertos. Além de ser Carnavalesco, entende de Direção de Carnaval e Harmonia, já trabalhando com Carnaval há quase duas décadas. Para se evitar críticas desfundamentadas, lembro que, com enredo próprio na Tijuca (coleções) chegou à frente do Paulo Barros, esse carnavalesco criativo e agora, merecidamente, campeão. Boa sorte!

Noticia: Grupo A: Déo Pessoa assume presidência da Rocinha
Postado: 2010-03-11 23:14:03
Bela contratação, a do Luiz Carlos Bruno, que não é só um bom carnavalesco, mas entende, e muito, de direção de carnaval e harmonia. Com esta contratação e a comissão formada para os assuntos de Carnaval, a Rocinha tem tudo para fazer um belo carnaval. É isso, Presidente, humildade e trabalho, e tenho certeza que, assim como eu, os componentes da Rocinha estão contentes com as notícias que vem de São Conrado.

Noticia: Grupo A: Déo Pessoa assume presidência da Rocinha
Postado: 2010-03-11 15:25:21
Déo, boa sorte na Presidência! Você já cumpriu mandatos na Lesga e na própria Rocinha, e viu muitas coisas boas e muitas coisas ruins. Foi ótima a ideia da comissão, porque um colegiado discute melhor as questões e soluções múltiplas podem aparecer. Tenho certeza, a Diretoria saberá, de forma tranquila, conduzir os destinhos da Rocinha. O importante para o sucesso de qualquer idéia é o trabalho e isso não faltará na Rocinha. A minha expectativa é de sucesso total. É, realmente, o meu desejo.

Noticia: A vitória da emoção
Postado: 2010-03-07 19:57:51
Pedrinho, eu cobro e continuarei cobrando do Luiz um texto dele sobre o belíssimo enredo Moça bonita não paga, que, pela EMOÇÃO demonstrada no desfile, não só oriunda do enredo, mas das alegorias, comissão de frente e samba, estão até hoje na memória da gente. E digo mais: aquela comissão de frente, com os carrinhos de rolimã, se eu não me engano, foi a pioneira, após a comissão de frente formada somente pelos baluartes e velha guarda das escolas. Aquele desfile da caprichosos foi demais. Por isso tudo, eu cobro dele um texto, porque tenho essa curiosidade de saber como aquele belo enredo nasceu, como surgiram as idéias. Mas o dono da cuíca, verdadeiramente, é você, Pedrinho. Um abraço.

Noticia: A vitória da emoção
Postado: 2010-03-07 00:26:20
Luiz, parabéns pelo texto. Como você escreveu, não é quesito, mas é o que apaixona, a EMOÇÃO, que, ás vezes, nem deriva do conjunto do desfile de uma escola, como sabemos. Pode ser por um detalhe do desfile, um samba-enredo, um carro alegórico, a ala das baianas, uma homenagem a um baluarte, etc. E por falr em emoção, continuo aguardando um texto seu sobre o seu belíssimo enredo: Moça bonita não paga, feito para a Caprichosos de Pilares, em 1982, com a impactante comissão de frente formada com carrinhos de feira, o novo para a época e que emocionou o povo que assistiu aquele desfile inesquecível, até hoje lembrado por alguns como A Feira, com o belíssimo samba do Ratinho.

Noticia: Aquele carnaval que passou
Postado: 2010-03-02 10:19:22
Sem dúvida, foi impactante ver a comissão de frente, especialmente para quem ainda lembra dessa comissão formada em linha por baluartes e a velha guarda da escola. Também, a pista de esqui e o Michel Jackson causaram surpresa, da mesma forma, pelo espetáculo, o que jamais se pensou outrora. Não se pensava em espetáculo, show, feitos para um desfile de escola de samba. Porém, não se pode esquecer que estão totalmente inseridos no enredo. Ainda acho estranho. Como achei estranho o homem voar na Sapucaí. Mas tudo muda na vida.

Noticia: Carnaval 2011: Fábio Ricardo é o novo carnavalesco da São Clemente
Postado: 2010-02-28 22:33:49
Torço para que esse artista sensível consiga traduzir em títulos todo o seu talento, pois ele merece, pelo que apresentou na Rocinha. Boa sorte, Fabinho!

Noticia: Beija-Flor ensaia domingo na Atlântica
Postado: 2010-02-06 01:34:43
Uma bela escola de samba. No mesmo dia, brillhará, também, a escola do bairro, Alegria da Zona Sul. Bom programa para todos os cariocas.

Noticia: Caprichosos aposta na alegria
Postado: 2010-02-06 01:31:57
Bacana. Gostei muito do que li. A mão do Luiz Fernando faz Carnaval, na sua melhor definição e com a irreverência criada por ele. Isso é muito bom. Boa sorte, Caprichosos!

Noticia: Carnavalescos do Grupo Especial aprovam criação do roteiro dos desfiles
Postado: 2010-01-26 23:53:00
Marcos, sem dúvida, é uma grande idéia e colocará o leitor diante do enredo que, às vezes, não é entendido por ocasião da passagem da escola e que, às vezes, gera notas contestadíssimas. Lendo, o leitor poderá, inclusive, ser mais crítico e até entender a nota dada pelo jurado. Acho, ainda, e sugiro, que, para o próximo ano, você coloque o regulamento da Liesa, como deve ser observado pelos jurados. Esse trabalho é importante, não só para os amantes do Carnaval da nossa terra, mas poderá servir de inspiração para escolas de samba e associações de outros países. Parabéns! Sucesso!

Noticia: Pedrinho Samboteco, o locutor da Viradouro
Postado: 2010-01-26 16:27:03
É uma grande figura do samba carioca e, agora, mostra também o seu talento na cidade sorriso. A descontração é um lado singular desse cara que é mesmo, no bom sentido, um verdadeiro MC. Vai divertir e informar muito o povo da Viradouro. Pedrinho, muito sucesso para você! Agora, nós e que podemos dizer: "a cuíca é sua". Um abraço.

Noticia: Com talento de sobra, Leléu é o destaque no ensaio técnico da Rocinha
Postado: 2010-01-25 10:58:47
O nome do mestre de bateria da Rocinha é Maurão. Marcão é do Salgueiro. A bateria da Rocinha deu show, sim. O Leléu, sem dúvida, foi muito bem, também. Realmente, o ensaio da escola foi bom. Mas foi apenas um ensaio. Para o desfile será muito melhor. Parabéns, Rocinha!

Noticia: De volta ao Grupo Especial, Ilha muda sua estrutura para desfilar no carnaval
Postado: 2010-01-22 11:47:27
O primeiro grande passo foi a contratação da Mestra Rosa Magalhães, que elaborou um belo enredo, o qual gerou um bom samba, cujo canto vem sendo muito ensaiado às quartas-feiras, junto com a brilhante bateria do Mestre Riquinho, com bossas muito bonitas. Como me afirmaram que o barracão está muito bonito, acredito que, mesmo sendo a primeira a desfilar, deverá voltar no sábado das campeãs. Boa sorte, Ilha!

Noticia: Alegria da Zona Sul em dose tripla de ensaios
Postado: 2010-01-19 16:53:29
Muito bom. A cada domingo, na praia, fica melhor, envolvendo todo mundo que foi curtir a praia, turistas e cariocas de todo o Rio. Abraçe a Alegria da Zona Sul. Vale a pena e é barato. Vamos curtir sexta-feira, no barracão.

Noticia: A volta por cima de Renata Monier
Postado: 2010-01-18 21:46:59
Saúde e boa sorte, no Tuiuti! Agora, entendo todas as manifestações positivas com relação à Renata, em diferentes mídias.

Noticia: Laíla interrompe ensaio da Beija-Flor
Postado: 2010-01-16 10:48:31
É o "cara". Sabe o que faz. Cobra. Assume a responsabilidade. Não arrisca o cargo dele. Não é novidade esse cuidado com o canto. Não veste uma camisa de Diretor de Harmonia para "passear" nos ensaios e na avenida. O reflexo desse trabalho, que é estressante, aparece no desfile e, principalmente, no resultado (campeã várias vezes).

Noticia: Rocinha abre vagas para profissionais da área de educação
Postado: 2010-01-15 18:26:56
Parabéns, Rocinha, por, mais uma vez, abrir inscrições para palestras e cursos visando à inclusão social. Os cursos são muito importantes para a entrada no mercado de trabalho, hoje.

Noticia: O carnaval que vai chegar
Postado: 2010-01-13 16:40:01
Juridicamente, parece-me que não, por ser pessoa jurídica de direito privado, podendo colocar o preço que quiser. Politicamente, aí, sim, poderá fazer, e muito. Por exemplo: se ameaçasse não ceder o espaço para o desfile do ano que vem; fiscalizar todos os itens de segurança, como se fosse um inimigo do prefeito o fiscalizado, etc. A Lesga, sem dúvida, cederia ao "clamor popular".

Noticia: Crise no Grupo de Acesso A: Lesga dividida com insatisfação de presidentes
Postado: 2010-01-11 16:09:49
É bom que haja pensamentos diferentes. Especialmente, esperamos que a próxima Diretoria repense a virada de mesa e o aumento extorsivo das frisas.

Noticia: Alegria da Zona Sul retoma os ensaios na Avenida Atlântica neste domingo
Postado: 2010-01-05 18:00:38
Vale a pena conferir. É uma escola muito simpática, de Copa, que precisa ser abraçada por todo o bairro. Vamos lá, pessoal! O ensaio de domingo, na Avenida Atlânntica, é sensacional. São duas referências cariocas, a praia e o samba. Sucesso, Alegria da Zona Sul!

Noticia: Confira o clip produzido pela Mangueira para o carnaval de 2010
Postado: 2010-01-04 19:36:51
Belo clip. Foi muito boa a idéia de filmar o clip no morro, mostrando os mangueirenses e a sua comunidade.

Noticia: Um Império da Tijuca grandioso
Postado: 2009-12-30 17:46:31
È simplesmente uma forma carinhosa de chamar a Império da Tijuca. Aliás, como afirma o presidente, fundada antes do Império Serrano. Mas esse carinho vem por causa da forma como são recebidas as pessoas na quadra da formiga ou na da Conde de Bonfim, carinhosamente. Nada mais. Não há qualquer menosprezo no diminutivo. E, em verdade, há até uma torcida simpática pela escola, que, em 2010, virá com um belo enredo, que será produzido por um Carnavalesco talentoso e experiente. Boa sorte, carinhosamente, IMPERINHO!

Noticia: União da Ilha: Rosa Magalhães entre os sonhos e delírios de Dom Quixote
Postado: 2009-12-25 17:18:13
Não tenho a menor dúvida que a Ilha virá com um belo Carnaval. Não foi surpresa para mim o enredo apresentado por ela. Belíssimo. Trata-se de uma grande mestra. Só espero que a Ilha consiga atender a todas as reivindicações dessa talentosa artista. Na quadra, vejo muito trabalho. Trabalho duro, mesmo, nos ensaios de quarta-feira, junto com a comunidade insulana, procurando apurar o canto. A bateria do Mestre Riquinho, que foi muito elogiada no ensaio técnico, mas ele, perfeccionista, busca a melhor cadência, por vezes exigindo o carreteiro perfeito dos tamborins, sem correria, ou os chocalhos em sonoridade uniforme. Não será surpresa para mim se a União estiver no sábado das campeãs. Trabalho e seriedade, normalmente, levam ao sucesso. Parabéns, Rosa Magalhães! Parabéns, União da Ilha do Governador!

Noticia: Nova Geração do Estácio tem nova intérprete
Postado: 2009-12-17 17:26:52
Bonita, canta bem e, sem dúvida, fará uma bela carreira. Parabéns!

Noticia: Nana Gouvêa não é mais madrinha de bateria do Império da Tijuca
Postado: 2009-12-15 17:02:29
Vai ser uma correria danada, de mocinhas, starlets e de mulheres fruta em direção à Formiga. Bom ensaio Domingo! Boa sorte, Império!!

Noticia: Fim de semana de samba em Niterói
Postado: 2009-12-11 19:03:00
Funk em Niterói, Funk no Salgueiro, Funk na Mangueira... Senhoras e Senhoras, não percam, em fevereiro/2010, os últimos desfiles de Escolas de Samba, tocando samba-enredo, emocionando com belas letras e meldias, antes que a Sapucaí vire a passarela dos batidões, com DJs nas pick ups. Que beleza, hein?

Noticia: Fotos das fantasias da Rocinha
Postado: 2009-12-09 14:22:20
Fabinho, grande carnavalesco, criativo, trabalhador, cuidadoso, o que vem mostrando desde a chegada à Rocinha. As fantasias retratam, mesmo, o enredo - Ykamiabas - com as cores da floresta. Belíssimas. Parabéns, Fabinho! Boa sorte, Rocinha!

Noticia: A avaliação de Fernando Pamplona
Postado: 2009-12-05 13:30:02
Jairo, muita gente que critica, critica o que não viu e não se preocupa em pesquisar, ofendendo, desnecessariamente, gente talentosíssima, a quem devemos muito, pela arte que eles trouxeram para as escolas de samba. Infelizmente, dá-se palpite sobre tudo. O que é essencial, esse povo não sabe. Por exemplo: o ritmo da marcha e o de um samba enredo. São diferentes. É por isso que sempre se lê a irresignação do Pamplona e ele está certo. Qualquer músico afirmará o mesmo. Um abraço. Dá, também, um abraço no Carlinhos Maciel.

Noticia: A avaliação de Fernando Pamplona
Postado: 2009-12-04 19:25:33
Sem dúvida, o Carnaval mudou, e muito, dos anos 60 para cá. O Pamplona, não se pode esquecer, com os acadêmicos da EBA, conseguiu nos Acadêmicos do Salgueiro, transformar, embelezar e influenciar o desfile das escolas de samba da nossa cidade. Porém, como ele só se manifestou sobre os sambas, afirmando-os serem marchas, não há nenhuma inverdade nisso, diante da aceleração que os sambas sofreram, chegando a adentrar o ritmo de marcha, sim. Porém, em 1971, no Salgueiro, com o enredo, Festa para um Rei Negro, que era tese de Mestrado da brilhante Carnavalesca Maria Augusta, aquela época iniciando-se no Carnaval, o próprio Pamplona, junto com os seguintes e hoje consagrados carnavalescos: Joãozinho 30, o saudoso Arlindo Rodrigues, a Rosa Magalhães, escolheram o Samba do Zuzuca, marco da primeira "marcha-samba", que deu ao Salgueiro o Campeonato, além de ter sido o samba mais executado do ano e até nos bailes carnavalescos, em clubes fechados. Ora, se ele quisesse, poderia ter matado a "marcha-samba" na fonte, rejeitando o samba do Zuzuca, que influênciou gerações seguidas, até hoje. Respeito o mestre, a quem devemos muito, não só pelas mudanças, mas, especialmente, pelos pupilos: Arlindo, João, Rosa, Max, etc, que fizeram e fazem muito pelo nosso Carnaval. Parabéns, Pamplona, você é um ícone do nosso Carnaval.

Noticia: Tuiuti tem nova coreógrafa
Postado: 2009-11-19 17:52:33
Equivocadamente, saiu acadêmicos. O certo é GRES PARAÍSO DO TUIUTI.

Noticia: Tuiuti tem nova coreógrafa
Postado: 2009-11-19 17:42:29
Eneida, sem dúvida, merecia essa bela homenagem que está sendo construída pela Acadêmicos do Tuiuti, cuidadosamente. Parabéns, Tuiuti!

Noticia: Tuiuti tem nova coreógrafa
Postado: 2009-11-19 17:42:25
Eneida, sem dúvida, merecia essa bela homenagem que está sendo construída pela Acadêmicos do Tuiuti, cuidadosamente. Parabéns, Tuiuti!

Noticia: Mangueira contrata Ciganerey
Postado: 2009-10-30 17:54:40
"Alô minha escola querida! Vem comigo!" Parabéns, Ciganerey! Parabéns, Mangueira! Formou-se um escrete da "boca de ferro".

Noticia: Junção de sambas é bom negócio?
Postado: 2009-10-30 17:51:39
Sou fã do Laíla exatamente por isso. Esse cuidado que ele tem com o samba enredo deve ser aplaudido, hoje. Já que, em muitas "obras", nem se desconfia qual é o enredo da escola, até porque, para ficar mais simpático, já estão usando os dois refrões para homenagear a escola. A beleza dos sambas da Beija-Flor começa com a descrição do enredo na letra. O samba enredo deve, como diz o nome, mostrar todo o enredo da escola, em seus versos.

Noticia: Protótipos: ver ou não ver?
Postado: 2009-10-27 18:03:28
Não dá para voltar no tempo e pegar o RISCO, contratar uma costureira, para fazer a fantasia. Os tempos são outros e as fantasias também. Mas a falta de procura pelas alas comerciais tem a ver com a perda do poder aquisitivo da população - que acabou até com os bailes em clubes - e o preço alto cobrado pelas fantasias (ambição de presidentes de alas), no grupo especial. Escolas sem a subvenção recebida no oficial, não podem fazer um Carnaval rico, luxuoso, que faz a diferença no resultado. Também, se a escola do especial não tem bons patrocinadores, não pode se dar ao luxo de não fazer festas, deixando de somar mais alguns reais nas rendas. Mas, Luiz, o que dói mais e ver gente da COMUNIDADE vendendo a fantasia, que ganhou de graça, 0800, como dizem, e depois ainda criticando a escola por falta de canto, pobreza das fantasias, Presidente ladrão, etc. É chato, mas tudo isso é Carnaval. Só espero que não acabe antes da minha morte.

Noticia: A fé que nos enche de esperança
Postado: 2009-10-21 19:06:31
Sem dúvida, foi essa beleza toda. O enredo era maravilhoso. Agora, fazer um samba interpretativo, com letra e melodia de excelentes qualidades, não é todo dia. Vi as duas primeiras apresentações e voltei na final, deixando a quadra antes do término da apresentação do segundo samba, que até passava bem. Mesmo chovendo muito, tomei o caminho de Ramos e fui testemunha da quadra inundada de bandeiras, o que não aconteceu antes, e o povo a cantar: " a Imperatriz é um mar de fiéis..." Sem dúvida, será sempre lembrado, antológico. Desde Kizomba eu não ouvia um samba enredo tão bonito. Guga e cia estão de parabéns. E a Imperatriz poderá fazer um excelente Carnaval. Parabéns para a escola, também!

Noticia: Rocinha faz segunda eliminatória de samba neste domingo
Postado: 2009-09-18 16:26:23
Há um equívoco no título. A eliminatória será realizada no sábado, como consta no texto. Cada samba, terá quatro passadas: uma sem e três com bateria. O enredo é muito bonito. A sinopse merece uma lida vagarosa.

Noticia: Descartar notas é o grande erro
Postado: 2009-09-16 17:25:43
Eu não pensava assim, também. Acho lógico o raciocínio. Porém, de qualquer forma, fica difícil ver uma Águia sem asas passar e nenhum ponto ser descontado em Alegorias e adereços. Também, se eu não me engano, a Mangueira já perdeu ponto por causa da INEXISTENTE marcação de terceira da sua bateria. Não temos a forma ideal para apuração. Devemos, então, somente nos preocupar com a qualidade-conhecimento dos jurados.

Noticia: Rocinha forma jovens empreendedores
Postado: 2009-09-16 17:18:51
Conheço, de perto, esse projeto e, sem dúvida, diante da alegria demonstrada pela garotada, como vi na última vez que fui ao barracão, terá muitos inscritos. Belo exemplo para as demais escolas de samba. Os governos munipal, estadual e federal, têm um certa dificuldade para enxergar os excluídos. A sociedade sempre mostra que dá um passo a frente. A Rocinha vem dando esse passo há alguns anos. Só nos resta aplaudi-la. Parabéns!!

Noticia: A Vila de Noel e Martinho
Postado: 2009-09-09 11:33:21
Há sambas muito bonitos na Vila e, verdadeiramente, focados no enredo, com melodias maneiras. O enredo é muito rico, como a obra do homenageado. Mas fica até esquisito criticar a obra do Mestre Martinho. Sem dúvida, as décadas de belos sambas produzidos nos deixam sem outra opção para a escolha do samba. É um peso para qualquer um julgar a obra do Martinho. Continuo achando que ele não deveria disputar. É hors concours.

Noticia: Vai ter carnaval!
Postado: 2009-08-31 11:43:29
Sem dúvida, haverá Carnaval. O negócio é saber que carnaval será realizado. Parceria e patrocínio são bem diferentes de independência, uma gestão nova, por uma empresa que nunca produziu um espetáculo deste porte. Todo cuidado será pouco. Há muitas questões a serem discutidas, especialmente com relação às finanças. patrocínios, venda para a tv (ou tvs), verbas para as escolas, etc. Sinceramente, afirmo: não creio que a Liesa ganhe a licitação, mas é ela que já tem o know how. Não sendo a Liesa a vencedora, também acho que os ingressos custarão bem mais do que custam hoje, ainda que não atraia o povão.

Noticia: Vai ter carnaval!
Postado: 2009-08-31 11:43:26
Sem dúvida, haverá Carnaval. O negócio é saber que carnaval será realizado. Parceria e patrocínio são bem diferentes de independência, uma gestão nova, por uma empresa que nunca produziu um espetáculo deste porte. Todo cuidado será pouco. Há muitas questões a serem discutidas, especialmente com relação às finanças. patrocínios, venda para a tv (ou tvs), verbas para as escolas, etc. Sinceramente, afirmo: não creio que a Liesa ganhe a licitação, mas é ela que já tem o know how. Não sendo a Liesa a vencedora, também acho que os ingressos custarão bem mais do que custam hoje, ainda que não atraia o povão.

Noticia: Baianas não se julga
Postado: 2009-08-24 17:06:36
Aplaudo com fervor. É o meu entendimento. |Não dá nem para imaginar uma baiana, com setenta anos, fazendo coreografia. Seria demais, muito sacrifício. Tendo que ensaiar, já com o peso da idade. Deve, sim, é evoluir, rodando, quando for o caso, cantando e curtindo a avenida, ao som de um belo samba enredo. Luiz, só por curiosidade, afirmo-lhe: há anos, ouvi o samba Jura, cantado pelo Mário Reis, e percebi como o Maxixe teve uma influência muito forte no ritmo samba. Um abraço.

Noticia: O samba do Martinho
Postado: 2009-08-11 15:39:12
Essa retirada para consertos, sem dúvida, gerará mais instabilidade nos concorrentes e desconfiança dos sambistas, ainda que o Presidente da escola tenha dito que pagaria a gravação dom os acertos dos demais compositores. Já há, na cidade, uma "certeza" da aclamação do samba do Martinho. Não se questiona, aqui, o talentoso compositor, escritor, cantor e produtor. Ele é hors concours e não devia participar. Ainda que apareça um samba muito bom de outro compositor, dificilmente não ganhará o samba do Mestre.

Noticia: Escolha de samba: uma responsabilidade
Postado: 2009-08-11 15:30:50
Acho interessantíssima a decisão do Ivo. Primeiro, por ele ser compositor, que, sem sombra de dúvidas, deverá fazer um julgamento observando o que está na sinopse, integralmente, não se preocupando se o samba tem apenas um refrão muito bonito ou uma melodia primorosa, se não conta o enredo que será levado pela escola na avenida. Mas, se ainda não se preoucpar com o número de torcedores do samba ou dos amigos dos compositores, ficarei mais contente ainda, já que, samba sem torcida, ainda que seja muito bom, não ganha concurso.

Noticia: Quesito 'baianas'
Postado: 2009-08-11 15:19:20
Infelizmente, trabalhamos para o fim das baianas idosas e, quiçá, da beleza da evolução dessas senhoras, com a competição que advirá com essa aprovação. Havendo competição, não há dúvidas, futuramente, só teremos meninas, jovens nas alas, até que mudem outra vez para o tradicional. Sou favorável ao número mínimo., o que preteritamente é conhecido e depende exclusivamente do cuidado da escola com essa tradição.

Noticia: Leia a sinopse da Rocinha
Postado: 2009-08-03 09:01:30
Belo enredo. Emocionante. Torço para que a Rocinha desfile com um samba bonito. Parabéns, Rocinha!

Noticia: Tuiuti já tem novo enredo
Postado: 2009-07-31 21:32:37
Eduardo, parabéns pela homenagem que será feita ao Julinho, grande campeão pela Mangueira. Era um artista nato. Tomara que seja, também, um belo Carnaval, em homenagem à Eneida. Que você consiga colocar todo o enredo na avenida, como fez no ano passado. Boa sorte, Tuiuti!!!!!

Noticia: Vamos debater o estilo das escolas?
Postado: 2009-07-30 18:45:04
Concordo que o Carnavalesco influencia o Carnaval da escola. O estilo depende do carnavalesco do momento. O exemplo do Miro, ocorrido com você, foi uma exceção. Preocupa-me, hoje, a União da Ilha, com a Rosa, que, pelo enredo, não deverá ser livre, leve e solto, como afirmam ser o estilo da Ilha. Se aparecer grana, sem dúvida, a maravilhosa Rosa, fará um Carnaval diferentíssimo dos que a Ilha fazia outrora, sem grana, com a Maria Augusta, também talentosa Carnavalesca. Os carnavalescos, sim, têm estilos diferentes. Se tentam mudar, sentem-se desconfortáveis e não fazem um belo Carnaval. Parabéns, pelo enredo da Unidos do Cabral. Cabe a afirmação: quem não viu, não curtiu e não sabe que o Carnaval era melhor ainda do que o de hoje. Eu gostaria que uma esccola fizesse um enredo só sobre as marchinhas. Já pensou? Seria maravilhoso em todos os sentidos. Chega. Estou devaneando. um abraço.

Noticia: Alunos do Tamborim Sensação serão avaliados por Mestre Átila
Postado: 2009-07-21 18:55:58
Ygor, não será, não. É uma grande curtição aos sábados. Tenho certeza que o Átila ficará surpreso. A bateria da escolinha virá completa, inclusive com cuícas e agogôs (tradição do Império). A surpresa dele será agradável. Apareça.

Noticia: Ouça sambas campeão da Cubango
Postado: 2009-07-20 19:53:17
Samba nº 4 - irreverente, bem escrito e conta o belo enredo da Cubango.

Noticia: Confira sinopse do Boi da Ilha
Postado: 2009-07-09 15:02:38
Belo enredo. Tomara que, como no ano passado, todo o enredo esteja na avenida. Porém, sem o equívoco da harmonia, que inverteu a colocação de alas. Pretendo estar lá. Boa sorte, Boi!

Noticia: Choque de ordem vira enredo
Postado: 2009-07-04 23:20:19
Wanderley, se é assim, com a sua certeza, que venha um enredo com muita irreverência e sucesso para a SC. Boa sorte!

Noticia: Choque de ordem vira enredo
Postado: 2009-07-04 11:08:01
* papos de aranha

Noticia: Choque de ordem vira enredo
Postado: 2009-07-04 11:02:10
Wanderley, em 2007, ouvia-se na quadra, que a Prefeitura, em Comodato, teria concedido o uso do enorme terreno. Ouvi de pessoas com formação jurídica. Não sei se você leu qualquer ato administrativo sobre a sua certeza. Mas, ainda assim, não se esqueça: há uma aliança entre Lula, Cabral Filho e Eduardo Paes e o enredo é: "Choque de Ordem na Cidade Maravilhosa". Naturalmente, se não for chapa branca, e sendo irreverente, com gozações, a SC corre o risco de ficar em palpos de aranha. Se eu fosse conselheiro da escola, sugeriria a mudança, sim.

Noticia: Choque de ordem vira enredo
Postado: 2009-07-04 00:20:08
Ótimo. Parabéns! Que seja o melhor enredo irreverente da cidade. Agora, mudar não é falta de personalidade, não. Pode ser exemplo de inteligência, bom-senso, equilíbrio... Vamos aguardar. Boa sorte!

Noticia: Choque de ordem vira enredo
Postado: 2009-07-03 19:30:55
Quem vai sofrer um choque de ordem, se criticar o Município (Prefeitura), é a São Clemente que, naturalmente, não quererá perder a quadra, que é do Município. Assim, deduz-se, por raciocínio lógico, que vem aí um enredo CHAPA BRANCA, evidentemente, favorável ao Prefeito. Pode, ainda, para não meter a mão em vespeiro, mudar o enredo. Aguardemos.

Noticia: Leia sinopse do Império da Tijuca
Postado: 2009-07-03 15:28:02
Diretamente do Quilombo do Samba, Formiga, um belíssimo enredo. Boa sorte, Império!

Noticia: Qual o motivo do sorteio?
Postado: 2009-07-03 10:40:49
Luiz, desculpe-me, mas o mais democrático é o sorteio para todas as escolas, inclusive para a que vem do Acesso. Seriam feitas 12 bolas. Seis com números de 1 a 6 e com a letra D, de domingo, e mais seis, com números de 1 a 6, com a letra S, de segunda-feira. Isso, sim, seria sorteio. Se querem as arquibancadas cheias, baixem os preços dos ingressos, diminuam o número de escolas para dez. O término do desfile faz diferença. Quem vem do acesso e sem grana sofre muito, infelizmente.

Noticia: O segredo tijucano
Postado: 2009-07-03 10:23:59
Sem dúvida, original. A criatividade dos compositores deve fazer a diferença para o sucesso do samba campeão. Boa sorte, Tijuca!

Noticia: Leia a sinopse da Tijuca
Postado: 2009-07-01 22:58:03
Isso é criatividade. Belo enredo. Cada samba será também um segredo, fugindo do lugar comum. Boa sorte, Tijuca!

Noticia: A ordem de desfile pode influenciar no planejamento da escola de samba?
Postado: 2009-06-30 18:34:02
Sem dúvida, sim. Quanto mais distantes do sambódromo, as escolas devem se preocupar, de imediato, com a locomoção da sua comunidade. Se desfilarem nas últimas posições do dia, fica pior ainda, para os que não vem de condução coletiva (trens ou ônibus alugados),

Noticia: O que é um enredo?
Postado: 2009-06-24 10:56:29
Luiz, gostei do texto. Sempre aprende-se mais alguma coisa. Recentemente, o mestre salgueirense Fernando Pamplona, criticou o Salgueiro dele, não favoravelmente, afirmando que Tambor era um tema e não um enredo. Mostrou-se crítico ao tema. Ao ler, pensei na diferença entre os dois e, por dedução lógica, acabei achando algo parecido com o que eu entendi do seu texto, ou seja: o enredo (do Fernado), ou tema enredo, como você afirma, seria o fato, acontecidmento ou personalidade com registro histórico, datado, que se desenvolve cronologicamente. Já o tema sem qualquer desenvolvimento cronológico. Porem com muito mais liberdade para a elaboração. Um tema: futebol, como recreação. Um enredo: A Copa de 1958. um abraço.

Noticia: Ivo vai escolher o samba da Mangueira
Postado: 2009-06-22 18:45:07
Já fiz um samba enredo homenageando o Cartola, que eu via na feira do Rocha, quando eu era criança. Mas não concorri na Tuiuti. Ficou só a homenagem. Porém, entre outros grandes poetas da Mangueira, eu ficaria muito feliz ao ouvir o samba para 2010 com uma referência ao saudoso Jurandir da Mangueira, parceiro de Hélio Turco, outro grande poeta, em belos sambas dos anos 60/70. A humildade e a alegria desse grande mangueirense sempre foram exemplos para mim. Um excelente papo.

Noticia: União da Ilha consegue liberação da quadra para realizar eventos
Postado: 2009-06-20 11:48:34
A Diretoria mostrou um grande poder de conciliação, já que a decisão lhe era muito adversa, o que deve ser lembrado pelos críticos da direção. Boa sorte, Ilha!

Noticia: Lesga admite que pode voltar atrás em relação ao dia da apuração
Postado: 2009-06-18 21:39:26
Não só seria uma boa marcar a apuração da campeã para a quarta-feira, como é tradicional, como, ainda, autorizar os tripés, já que, no Carnaval de 2010, as escolas terão muito mais dificuldades para arranjar patrocínio, por causa da crise econômica mundial, agora mais evidente no Brasil. Se no Carnaval deste ano, algumas escolas já vieram mal, por falta de patrocínio, certamente, o Carnaval de 2010 será mais pobre.

Noticia: Enterrem meu coração na Praça Onze
Postado: 2009-06-18 21:03:31
"O bom e velho Cabral chegou a desabafar pedindo aos brancos que devolvam o carnaval aos negros." (LC Magalhães) Não sou jovem e sei fazer uma interpretação literal ou gramatical de um texto.

Noticia: Enterrem meu coração na Praça Onze
Postado: 2009-06-16 16:34:10
Primeiro, um presente - hora da saudade - parte do samba da Mangueira de 1968, de Darcy da Mangueira, Hélio Turco e parceiros. "FOI NA PRAÇA ONZE DAS FAMOSAS BATUCADAS QUE O SAMBA TEVE A SUA GLÓRIA NO LIMIAR DE SUA HISTÓRIA QUANTAS SAUDADES DOS CORDÕES DA GALERIA ONDE O SAMBA IMPERAVA MATIZANDO ALEGRIA OH! MELODIA OH! MELODIA TRIUNFAL SUBLIME FESTA DE UM POVO ORGULHO DO NOSSO CARNAVAL" Sou contra o apartheid defendido pelo Sérgio Cabral. Devemos buscar, sim, a interação das etnias, por força da formação do nosso povo - índios, brancos europeus, negros africanos - buscando, mais ainda, diminuir a pobreza, mesmo, de forma efetiva. Quanto aos desfiles, já me manifestei, aqui, e o faço de novo: se perguntarem a um sambista da antiga, se ele prefere os defiles pobres, de antigamente, ou os de hoje, mais luxuosos, melhor desenvolvidos, sem dúvida, eles tem preferido o atual. Agora, se, há décadas, tivéssemos olhado mais para as comunidades, com um mínimo de atenção, pelo menos, poderíamos - União, Estados e Municípios - ter construídos quadras poliesportivas, para o samba e os eportes, com salas para cursos profissionlizantes, cinemas e bibliotecas, que agregariam e desenvolveriam o povo da comunidades. A falta de oportunidades leva à miopia intelectual, que só pode ser curada com os óculos da educação, sempre. Com a construção do Palácio do Samba, em 1970, foi que ocorreu o grande desenvolvimento da Mangueira.

Noticia: Vai começar tudo de novo
Postado: 2009-06-13 20:17:32
O enredo da Imperatriz refere-se aos Deuses - "Brasil de todos os Deuses".

Noticia: Estácio já tem título do enredo
Postado: 2009-06-08 16:26:06
O Chico Spinoza é um Carnavalesco campeão, não só no Rio, mas, também, em Sampa, sendo desnecessário questionar a capacidade dele para produzir o Carnaval da escola.. O Presidente Marquinhos entende, é trabalhador e é apoiado pelo Carlinhos Maracanâ, o que nos faz prever um belo Carnaval para a Estácio.

Noticia: A reeleição de Castanheira
Postado: 2009-06-08 16:17:58
Gostei da sua exposição e tenho algumas certezas, tais como: 1- não voltaremos, jamais, aos carnavais dos anos 50/60, porque, assim como a vida, o Carnaval é mutante; 2- a primeira grande mudança, aconteceu com o Salgueiro, nos anos 60, com o pessoal egresso da EBA, que desenvolvia melhor os enredos; 3- que o Joãozinho 30, nos anos 70, grande transgressor, verticalizou e trouxe o luxo para o Carnaval (nenhum sambista das antigas gostaria de voltar a pobreza dos desfiles doa snos 50); 4- A Liesa é muito importante para a organização dos desfiles. Mas devia trabalhar, ainda, pelas escolas dos outros grupos. A Lesga e a AESCRJ não têm a força política da Lesga junto aos governos municipal, estadual e Federal. Defenderia a força de uma cultura. Esse trabalho poderia atingir a construção de quadras de qualidade e de trabalhos sociais dentro das comunidades; 5- a Riotur é importante para a divulgação dos desfiles, nacional e internacionalmente; para intermediar junto aos governos a construção de barracões, em áreas do Municipio, próximas à Intendente Magalhães e no Carandiru. Volto a afirmar, estamos tratando da cultura de um povo.

Noticia: Resposta ao desafio de harmonia
Postado: 2009-06-07 15:39:27
Luizinho, meu parceiro cuiqueiro, a resposta do Luiz, no texto anterior a este, com referência aos dois buracos técnicos, que não seriam penalizados, referia-se a minha afirmação com relação às entradas e saídas da bateria dos setores 3 e 9. Aquele vazio que você conhece bem, naturalmente, por vir na frente da bateria. ok? um abraço.

Noticia: Resposta ao desafio de harmonia
Postado: 2009-06-06 19:12:48
Não sou expert em harmonia. Porém, pelo raciocínio lógico apresentado, acho perfeitamente apreciado o suposto caso.

Noticia: Império Serrano define enredo
Postado: 2009-06-06 19:08:27
Um grande personagem carioca. Torço para que a Rosa faça uma sinopse bacana e produza um belo Carnaval. Boa sorte!

Noticia: A hora dos enredos para o carnaval
Postado: 2009-06-05 18:06:07
corrigindo: *** "é que você vê o ..." *** "Ouve-se muito, ...

Noticia: A hora dos enredos para o carnaval
Postado: 2009-06-05 18:02:23
Não tenho o costume de me empolgar com o nome do enredo de uma escola, pois sabemos, e vem de longe, que pode haver alguma semelhança de enredos, mas, na sinopse, é que você ver o desenvolvimento do enredo, que, sempre, nada tem a ver - não é idêntico - ao que achávamos parecido. Houve-se muito, por exemplo: o Salgueiro fará um enredo Africano. Dizem até que o Salgueiro tem sorte com enredo Africano. Mas o certo é que jamais repetiu um enredo e ainda poderão vir outros. É um continente enorme, com muitos países, muitas culturas diferentes - até por causa de tribos em um mesmo país - e com um número incomensurável de dialetos. O tema do enredo, loucura, voltará, mas será desenvolvido de uma forma bem diferente das vezes anteriores. Aí está a beleza do Carnaval, exatamente na criatividade. Cada carnalesco dá o seu enfoque sobre o enredo.

Noticia: Estácio: Marquinhos será aclamado como presidente no sábado
Postado: 2009-06-02 16:29:49
Marquinhos, acabei de ler a possibilidade - quase certa - da Estácio ter, como carnavalesco, o Chico Spinosa e, ainda, produzindo um enredo sobre a história da escola, após a sua aclamação, como Presidente, no próximo domingo. São muitas notícias boas ao mesmo tempo. Sei da sua capacidade de trabalhoe e desejo-lhe muito sucesso.

Noticia: Colunistas analisam ordem de desfile do Grupo A para o Carnaval 2010
Postado: 2009-06-01 00:47:32
Hoje, mais do que nunca, devemos ter muito cuidado, ao indicarmos escolas favoritas, porque o Carnaval de 2010, sem dúvida, será o Carnaval já atingido pela CRISE ECONÕMICA MUNDIAL e, como, atualmente, o dinheiro investido faz uma grande diferença no resultado, podemos ter muitas surpresas, já que as escolas terão que correr, e muito, atrás de grana, que não será conseguida com muita facilidade. Não é o que eu gostaria que acontecesse. Porém, esta é uma realidade evidente.

Noticia: O carnaval das novidades
Postado: 2009-05-29 20:15:06
Walter, sem dúvida, seria impossível, por exemplo, nos anos 60, imaginarmos todas estas mudanças, as quais serão mais rotineiras, já que, cada vez mais, participam de um concurso luxuoso, como se vê no grupo especial, com reflexo nos grupos de acesso, notoriamente no Grupo da Lesga, antigo acesso A. Conheço um pouco da história do Carnaval de Niterói. Porém, quando você escreve, por exemplo, sobre o pentacampeonato da Cubango, muita gente fica sem entender direito, porque conhece também a Viradouro, etc. Minha sugestão: não seria legal escrever um pouco sobre a história das escolas de samba de Niterói e os seus campeonatos? Obrigado. um abraço.

Noticia: O que é um diretor de harmonia?
Postado: 2009-05-26 17:35:24
Luiz, eu, sim, é que tive um grande prazer em te conhecer, pessoalmente. Já admirava o seu trabalho desde 1982. Aquele enredo, aquele samba, aquele desfile, aquela comissão de frente e no acesso A, sem exagero, é tudo que um carioca, suburbano, folião, carnavalesco, um dia gostaria de ver. A beleza da simplicidade embebeda qualquer ser humano. Tivemos alguns desfiles que marcaram o nosso maravilhoso Carnaval Carioca. O seu, sem dúvida, foi um deles. Aguardo o seu texto, já prometido, sobre ele. Quanto ao Sambanet, está se tornando uma obrigação do sambista a ida a esta premiação. Pois é a hora que podemos, numa mesma quadra, além de aplaudir os premiados, conversar com sambistas de outras escolas da cidade do Rio de Janeiro, de bairros tão distantes, e até de cidades do grande Rio. Aguardo a resposta certa. Um abraço.

Noticia: Estácio: Lílian Martins renuncia
Postado: 2009-05-25 23:09:18
Torci muito para que a Presidente não chegasse a esse fato extremo, a renúncia, pois, sem dúvida, vinha fazendo uma brilhante administração, ainda que não tenha conseguido a classificação esperada neste ano. De qualquer forma, caso se concretize a candidatura do Marquinhos, um outro grande batalhador, espero que ele tenha sucesso na eleição.

Noticia: 'O samba pode morrer'
Postado: 2009-05-24 11:08:34
Quando era criança, ainda vi o desfile de sociedades, dos Ranchos e do Frevo, todos já moribundos, mas - acreditem -nesta cidade maravilhosa e, ainda assim, com grande beleza. A sociedade muda e os costumes mudam, como o Carnaval mudou e mudará, sempre. Com referência ao samba, venho mostrando, há algum tempo, a minha contrariedade com o ritmo Funk, especialmente, por ter apelo sexual e apologia à violência, de onde vem o seu sucesso. Dessa forma, sem querer fechar os olhos para a realidade, afirmo que há bailes sempre com uma grande parte daquela população, durante todo o ano, onde se consome de tudo, além do funk, naturalmente. Em algumas festas fechadas, da classe média e alta, também. São poucos, querem parecer "mudernos", como dizem por aí. No samba, o Funk, em baterias, sem dúvida, há a influência desde o Jorjão na Viradouro. Na avenida, NO CARNAVAL, nos camarotes, ouve-se esse ritmo. O Presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, inclusive, tem banda que toca Funk. Mas o pior é que, nas comunidades, onde nasceu e desenvolveu-se o samba, esse ritmo gostoso, poético, PACÍFICO, vai ficando, cada vez mais de lado, e, nas quadras de samba, são realizados grandes bailes de FUNK, ritmo de nenhuma formação poética ou beleza melódica. Devemos, ou não, nos preocupar com os caminhos do samba?

Noticia: O que é um diretor de harmonia?
Postado: 2009-05-21 22:13:14
Luiz, garanto que será a última vez. ahahahahah É porque pensei em uma possibilidade que pode até acontecer duas vezes, sem qualquer punição. São os casos de saída da bateria, no primeiro recuo, setor 3, e a saída de bateria no segundo recuo, ao lado do setor 9. Acho que chegaria a 50 metros, até que o primeiro ritmista, da esquerda, da primeira fila, que está no box, do lado direito, atingisse, virando para o outro lado da pista, o lado esquerdo, com toda bateria virando, naturalmente. nesse espaço vazio, entre a suposta alegoria e uma ala. No setor 9, aconteceria a mesma coisa, com a saída para o lado direito. Afirmei duas possivilidades, porque, no Acesso A, v. g., a Tuiuti não parou no segundo recuo. Chega.

Noticia: O que é um diretor de harmonia?
Postado: 2009-05-21 19:23:24
Luiz, esqueci de afirmar que, para corrigir o espaço, conhecido como buraco, a comunicação, através do "interfone", entre o Diretor de Harmonia e seus auxiliares, momentaneamente, seguraria a evolução da escola, até ser restabelecido o desfile natural, sem o buraco. Mas, como escrevi, poderiam ser gerados os problemas já escritos abaixo. um abraço..

Noticia: Lesga: Diminuição no tempo de desfile já faz escolas reduzirem alas
Postado: 2009-05-21 19:08:40
Depois do desrespeito ao regulamento formulado pela própria Lesga, ao não rebaixar nenhuma escola, e, ainda, ter "engolido" o acesso de duas escolas do acesso b, empatadas em primeiro lugar, mas com carnavais muito diferentes e distantes em qualidade e investimento, reduzir o tempo de desfile, parece não ser nada. Porém, serão apenas 24 minutos de redução do tempo de desfile de 10 escolas, mas, não se esqueçam desfilarão 12, cada uma, em tese, em 58 minutos, sem previsão para os atrasos, que acontecem, pelo menos, entre o desfile de uma escola e outra. No mínimo, nos que gostamos do espetáculo, esperamos que, para o próximo ano, 2011, sejam corrigidos os equívocos.

Noticia: O que é um diretor de harmonia?
Postado: 2009-05-21 17:17:55
Luiz, é um grande espaço e, se acontecesse longe dos olhos do jurado, a escola não seria penalizada, obviamente. Porém, para corrigir essa distância, a ala poderia acelerar a sua "dança", comprometendo a evolução e a harmonia da escola, correndo, como se diz no jargão do samba, o que afetaria as alas subsequentes, o resto da escola. Professor, corrija, por favor. Agora, o que mais me incomoda é ver, como já vi inúmeras vezes, o Diretor de Harmonia mudo, sem cantar o samba, com cara de mau e fazendo sinaizinhos com a pontinha dos dedos, especialmente o indicador. É dose! E ninguém diz nada, porque o homem é COMUNIDADE. Pano rápido. Um abraço.

Noticia: Rocinha escolhe presidente
Postado: 2009-05-20 19:21:26
Presidente Maurício Mattos, espero que os eleitores sufraguem o seu nome na urna de votação, não esquecendo da sua trajetória dentro da Rocinha, não só no trabalho com o samba, mas, também, no trabalho social, respaldados em apoios e parcerias de empresas. Boa sorte!

Noticia: O mestre nunca passa, fica
Postado: 2009-05-20 18:14:27
Parabéns, por chamar a atenção para esse Mestre da bateria. Torço para que ele reconsidere a decisão de deixar o comando de uma bateria de escola de samba. Há, não só no Rio, como em todo o Brasil, uma legião de fâs desse craque. Aliás, sugiro até que relancem o livro dele, já que ainda não comprei o meu, somente li o de um amigo.

Noticia: Luizinho é reeleito na Imperatriz
Postado: 2009-05-18 21:40:28
Há uma grande expectativa com relação ao Carnaval da Imperatriz para 2010. Presidente, parabéns pela eleição! O senhor tem larga experiência na condução da Imperatriz e, sem dúvida, agora, com outro também talentosíssimo carnavalesco, pode conseguir um novo título. Boa sorte!

Noticia: Estácio: Lílian Martins pode renunciar esta semana ao posto de presidente
Postado: 2009-05-18 19:58:37
Tomara que a Presidente Lílian não chegue a esse extremo, pois também foi alavanca para o sucesso da Estácio que aí está. Acompanhei, de perto, esse trabalho e torço, mais ainda, porque vi o esforço do Diretor de Carnaval, Marquinhos, nessa luta para colocar a Estácio no Grupo Especial.

Noticia: Encomendar é a saída?
Postado: 2009-05-18 19:34:53
Sem dúvida, também sou favorável à disputa de sambas e não creio que os compositores da Vila repitam sambas ruins, como alegam até alguns entendidos no assunto. Pergunto: será que escolheram bem? Será que não havia outros sambas de compositores desconhecidos? Será que há alguma subserviência da escola ao André Diniz e parceiros? Acho que são perguntas que deveriam ser respondidas, com independência e serenidade, pela diretoria da escola. Mas, se escolheu o Martinho, reconhecidamente vencedor e craque em escrever sambas, não quer o concurso. Só espero que ele próprio escreva o samba e torço, mais ainda, para que ele "acerte a mão", já que, na última parceria, com o saudoso Luiz Carlos da Vila, outro cracaço na arte de escrever sambas, não conseguíamos ver a cara do Martinho ou do Luiz Carlos. Resumindo, não era um bom samba, em letra e melodia, infelizmente. Noel Rosa, assim como o nosso Lalá, em 1982, na Imperatriz, merece um belo samba e um belo desfile. Boa sorte, Vila!

Noticia: Primeira mão: Conheça título do enredo da Mangueira para o carnaval 2010
Postado: 2009-05-09 16:02:48
O importante é ler toda a sinipse. Só o título é muito pouco para sabermos o que pensou a Carnavalesca. Pode haver várias vertentes diferentes das que a Carnavalesca pensou.

Noticia: Apuração do Grupo A passa a ser na terça-feira de carnaval
Postado: 2009-05-04 13:19:52
Vão acabar com uma tradição do Carnaval, o resultado na 4ª feira. Apuração no próprio dia de Carnaval não é uma boa, já que os sambistas estão ligados ainda no desfile do acesso B, Rio de Janeiro 1, na Sapucaí. Como sugestão, já que são dez escolas apenas, eu manteria a apuração na quarta-feira, a partir do meio dia, na quadra da Estácio de Sá, que é vizinha ao sambódromo. Após o resultado, os sambistas poderiam sair da Estácio andando e iriam direto para a apoteose, a menos de 500 metros da quadra.

Noticia: Parte II - Diretor de Carnaval
Postado: 2009-04-30 23:11:36
Luiz Fernando, a minha pergunta é somente uma curiosidade: desde quando o cargo Carnavalesco deixou de ser uma das funções do Diretor de Carnaval? Digo isto, porque, em 1975, na Vila Isabel, o Flávio Rangel era chamado de Diretor de Carnaval e foi ele quem criou e produziu o enredo. Parabéns pela coluna e, se for possível, gostaria que você escrevesse sobre o carnaval da Caprichosos de 1982, A Feira, do samba do Ratinho, especialmente sobre a idéia dos carrinhos de rolimâ na comissão de frente. Obrigado. Um abraço.

Noticia: O carnaval da reflexão
Postado: 2009-03-04 20:57:44
Tamborim da Estácio, infelizmente, essas coisas ainda acontecem. Espero que tenha servido de exemplo para o ano de 2010. Desde já desejo boa sorte à bateria medalha de ouro.

Noticia: Bateria da Ilha vai esquentar a festa do Estrela do Carnaval
Postado: 2009-03-04 14:33:20
Parabéns, Riquinho! Já merecia no ano passado. Pelo menos o público aplaudia e vibrava com a cadência e as bossas. É, sem dúvida, uma das melhores baterias do Carnaval Carioca.

Noticia: O carnaval da reflexão
Postado: 2009-03-04 14:11:39
Não seria melhor esperarmos as justificativas dos jurados. Assim, talvez fosse interessante saber se eles tem razão ou não, quando tiraram pontos de algumas escolas. Também sem ler as justificativas, acho que a grande prejudicada foi a Rocinha. E daí, como é que fica? No B, também achei que o Boi foi muito injustiçado. Será? Não seria bom verbos as fundamentações que tiraram décimos? Hoje, me parece, devemos aguardar as justificativas dos 4 jurados, em diferentes posições. Onde ouvi a bateria da Estácio, ela estava ótima. Já fiquei sabendo que atravessou em dois lugares diferentes. Realmente, é complicado analisar definitivamente. Não temos o poder da onipresença.

Noticia: Figurinos do carnavalesco do Arranco em especial de fim de ano na TV
Postado: 2008-12-22 19:14:51
Trata-se de um talentoso carnavalesco, que, no ano passado, até aproveitando roupas das baianas, já usadas na avenida, conseguiu fazer um belo Carnaval, colocando o Arranco em 4º lugar. Mas, para mim, não seria surpresa nenhuma se o Arranco tivesse se classificado para subir ao Grupo da Lesga. Boa sorte, Severo Luzardo e Arranco!

Noticia: Mulher vence samba na Rocinha
Postado: 2008-11-02 22:53:49
LEANDRO, BINHO, FERNANDA MARIA, SEGAL, DOUGLAS SILVA e MARCELINHO DA VIZINHA, parabéns pela vitória. Torcerei para que esse samba nos conduza ao grupo especial. Não liguem para as críticas. Há muita gente que não lê a sinopse e dá palpite em tudo. Um abraço

Noticia: O verdadeiro sambista perde mais um espaço
Postado: 2008-09-17 10:07:24
Escrevi ontem, à noite. Volto a escrever, com uma sugestão. Com relação aos blogs exclusivos, por serem apenas quatro (Eugênio, Tathiana, Luiz Fernando e Lula), vocês poderiam aceitar comentários, já que é mais fácil controlar semanalmente supostas manifestações ofensivas ou equivocadas. Já com relação aos sambas enredo, não aceitariam comentários, como fazem outros sites, evitando, assim, esses que se dizem sambistas e que não passam de pessoas de caráter duvidoso. A melhor crítica para os sambas, se a escolha é honesta, acontece na própria escola de samba. É a minha sugestão.

Noticia: O verdadeiro sambista perde mais um espaço
Postado: 2008-09-16 21:26:12
Infelizmente. Eu retirei o meu samba por causa desses não civilizados. Mas continuo manifestando-me, com críticas e sugestões, nos blogs dos comentaristas desse sitemas de forma educada. É desta interação que nascem boas idéias para essa nossa manifestação cultural. Aliás, por onde anda o Lula?

Noticia: Análise das mudanças na Lesga
Postado: 2008-09-12 08:55:18
Concordo com a subida e a descida de duas escolas entre o grupo da Lesga e do acesso B. Acirra a disputa e torna menos frustrante a não subida para o desfile da Lesga quando se tira o segundo lugar e a diferença para o primeiro lugar foi por décimos. O Tuiuti passou por algumas situações assim. Sou favorável aos ensaios técnicos da Lesga. Esta associação já está tratando até de contrato com televisão. Ainda que sejam somente flashes, serão importantes. Digo isto, porque, como já escrevi outrora, apenas para os ensaios técnicos, as escolas podem arrumar patrocinadores para a camisa que será usada nesse ensaio e deve procurá-lo desde já. Não é proibida a propaganda em ensaio técnico. Já é uma fonte de renda para a escola. Quanto às baianas, pode-se baixar a idade, dependendo da escola. Muitas estão deixando o samba por causa de religião, o que se deve respeitar, ainda que não se concorde com algumas "religiões". Mas também não sou contra a baiana-homem, o que não é novidade no Carnaval, o que já acontecia nos primórdios desta festa. Naturalmente, que não seja para servir de chacota.

Noticia: Prefeito só assina contrato do Carnaval com aval dos candidatos à prefeitura
Postado: 2008-09-04 15:36:06
Medroso ou interesseiro. Não importa o que os candidatos acham. Eles que mudem posteriormente. Pode ser que ele tenha interesse que a venda de ingressos não saia da Liesa. Não é possível existir essa dúvida na cabeça de quem já foi prefeito mais de uma vez desta Cidade, já tendo passado por vários Carnavais. Parece que está querendo jogar os candidatos contra a população. É por essa e outras que o eleitor carioca deve ter todo cuidado ao votar.

Noticia: O horário do sambista
Postado: 2008-08-27 15:15:56
Não podemos esquecer as Vans, hoje um meio de transporte muito popular. No subúrbio, nos finais de semana, pensa-se neste meio de transporte, ainda que alguns sejam ilegais. Indo mais além, as quadras, ainda que estejamos nas eliminatórias de sambas, estão vazias. Outrora, era outra coisa.

Noticia: Madrugada é hora de dormir
Postado: 2008-08-22 15:04:34
Realmente, é muito chato passar toda a madrugada, compulsoriamente. Compulsoriamente, sim. Em primeiro lugar, qualquer samba, nunca começa na hora marcada. Já é um péssimo costume. Depois aparecem os cantores das escolas co-irmãs e outros curiosos que cantam muitos sambas, sem limites, e até acham que estão agradando. Depois, ainda, aí vem o intérprete da escola que, às vezes, canta o samba do carnaval passado com até dez passadas de bateria - haja paciência. Naturalmente, a Diretoria da escola fica contente, achando que vão consumir todas as cervejas e refrigerantes da escola, o que não vem acontecendo, por causa da lei seca. O cansaço faz com que muita gente não fique até o final das eliminatórias, quando até a bateria já se esvaziou. Eu, normalmente, como dirijo, tomo uma ou duas cervejas logo que chego e fico até o final, ouvindo os sambas concorrentes. Reconheço, é muito cansativo e estressante. Quando há um grupo de pagode, aí fica pior ainda. Sugestões: começar cedo e pontualmente; convidados cantando somente um samba, com duas passadas da bateria; o intérprete da escola, dando exemplo, também cantando com duas passadas da bateria e limitado até 4(quatro) sambas e, finalmente, seguindo o exemplo do Arranco, que passará a fazer uso dessa iniciativa no próximo domingo, a entrada não será mais gratuita, porém, TODOS que forem ao samba pagarão uma entrada de R$2,00 (dois reais) e receberão o ticket da entrada, que dará direito a uma cerveja, ou água ou refrigerante. É uma forma inteligente de não explorar ninguém e, ainda, fazer um caixa visando os gastos com o desfile.

Noticia: Palestra cheia de bossa
Postado: 2008-08-18 13:57:59
Se compararmos o samba do Império Serrano de 1972 e o de 2008, veremos que aparecem essas diferenças gritantes informadas por você. Ambos referiam-se à Carmem Miranda. Há diferenças no número de versos, no conteúdo dos versos e, especialmente, nas melodias. Aqui, não vai qualquer crítica aos compositores do samba deste ano, mas prefiro o de 1972, por ser mais poético, mais cadenciado...

Noticia: Do Leme ao carnaval
Postado: 2008-07-24 17:55:23
Acho que falta uma melhor análise sobre o enredo. Os jurados, quase nunca, adentram, em profundidade, no enredo, mostrando curiosidades, etc. Aprende-se muito quando se lê a sinopse do enredo. O jurado e os comentaristas, ainda têm a vantagem de estar, em mãos, com o caderno que as escolas mandam para a Liga ou associaçaõ, que mostram mais detalhadamente o enredo, por setores. Já com referência às baterias, são muito boas, não havendo quase diferença entre uma e outra. Salvo a Manqueira que só usa o surdo de primeira, sem resposta. Uma ou outra, pode fazer uma pequena bobagem, mas torna=se imperceptível, o que as vezes nem é relevante, se não foi realizada na frente do jurado de bateria. Gosto muito das nossas baterias, inclusive com as suas diferenças. Sinto saudades do naipe das colheres, que a Vila chegou a levar para a avenida e, segundo informações por mim obtidas, teve início no Arranco do Engenho de Dentro. Quem, realmente, gosta de samba, e se interessa por essa cultura, vê, sim, os desfiles na tv.

Noticia: Observações sobre a LESGA
Postado: 2008-07-16 18:11:00
Parabéns, pela afirmação do posicionamento "covarde" do Prefeito. Não quer se meter e pouco fez, efetivamente, para as escolas de samba dos acessos a, b, c, d e e. O Carandiru é um inferno. Cada escola, poderia ter uma quadra coberta, poliesportiva. Agregaria as comunidades. Teríamos talentos nos esportes e no samba. Uma quadra coberta, no modelo das dos brisolões, não seria um gasto muito grande para o Município. A Mangueria só virou a Mangueira que é hoje, depois da criação do Palácio do Samba, em 1970. Sempre aparecem patrocinadores. Por exemplo: Império da Tijuca e Lins, com mais de 50 anos de fundação, não têm uma quadra decente. O que estas escolas já deram para a cultura do país? Muito, sem dúvida. O que foi dado para o povo pobre. Um beijo na bandeira e alugum dinheiro de político da comunidade. O CM só privilegiou, sim, as do grupo especial. Mas, aos sábados e às 3ªs feiras de Carnaval, não deixa de ir à Sapucaí para beijar as bandeiras das escolas. Essa minha sugestão merece estar na pauta de cobranças do futuro prefeito.

Noticia: Liesa recebe candidato Crivella
Postado: 2008-07-10 15:05:57
O único candidato claramente privilegiado pelo presidente da república, que teve os votos dos evangélicos para se eleger presidente do Brasil, com maus exemplos, especialmente o mais recente, CIMENTO SOCIAL, só para casas e barracos que dessem visibilidade da obra, com interesse nos votos do povo, dificilmente não se elegera. O Presidente, inclusive, nem apóia o candidato do seu partido. Isso é política. È uma vergonha. É dando que se recebe. A miséria, a falta de trabalho, de educação, de oportunidades continuarão. Vergonhoso.

Noticia: Dunga convoca jogadores para as Olimpíadas
Postado: 2008-07-07 22:13:40
Bom grupo. Só não sabemos se treinarão para pegar o conjunto necessário para fazer grandes jogos e vencer as partidas.

Noticia: Sobre a inveja
Postado: 2008-07-07 11:26:41
Sim, o povo faz a diferença. Mas são dois espetáculos de culturas diferentes. Aqui, não há só o grupo especial. É muito caro para os salários percebidos. Não podemos esquecer que nesta cidade há no mínimo 6 escolas, em dias diferentes, com torcidas diferentes, sendo que uma não torce para a outra. Somente em casos excepcionalíssimos de um samba reeditado é que podemos ver quase toda a avenida cantando o samba - É hoje o dia, por exemplo. Em Parintins são somente dois bois e duas torcidas. Trata-se de uma ilha, onde ou se é Garantido ou o Caprichoso. É bem diferente desta cidade, onde há mais de 50 escolas de samba. Quanto às mulheres, de perto, ainda que não sejam muito altas, muitas, muitas mesmo, são lindas e sem quaisquer cosméticos. Aqui no Rio, muitas fazem uso da academia de ginástica, plástica, botox, etc. O bom é que fazem tudo pela beleza. Nada mal.

Noticia: Definida ordem de desfile do Grupo Especial
Postado: 2008-07-01 00:24:29
PORTO DA PEDRA - ACESSO A - ANO 2010

Noticia: Bastidores do Vasco
Postado: 2008-06-30 22:41:14
De qualquer forma, é bom a nova Diretoria fazer uma auditoria. Só por desengargo de consciência. Saudações vascaínas.

Noticia: Imperatriz homenageia seus 50 anos
Postado: 2008-06-30 17:52:45
Saiu um grande cantor e entrou outro. Parabéns, Paulinho. Mudanças no Vasco e na Imperatriz. Boa sorte.

Noticia: O Vasco é dos vascaínos
Postado: 2008-06-29 22:59:05
Chegou a hora. Mas, de imediato, é bom fazer uma auditoria. Ver todos os contratos. O trabaho será árduo e, pelas notíciais dos jornais, desconfio que virão muitas novidades. Torço para que estas não aconteçam. Mas.... Pretendo, também, voltar a ser sócio. Aguardemos os fatos.

Noticia: Roberto Dinamite é o novo presidente do Vasco
Postado: 2008-06-28 11:11:56
Todo cuidado, agora, é pouco. Foram muitos anos de administração e muitas controvérsias de negociações duvidosas, foram estampadas até nos jornais. Prundente, seria se fazer uma auditoria, para não se acusar sem fundamentos e, principalmente, para se saber como, realmente, anda o clube administrativamente. Boa sorte, grande artilheiro. saudações vascaínas.

Noticia: Uma dúvida atroz
Postado: 2008-06-26 20:45:12
Crescer? Sim, é bom crescer. É do ser humano, essa vontade. Não há mal nenhum em estar na Intendende Magalhães e pensar no Especial. Afinal, há o orgulho de ver o trabalho, como se fosse feito por "formiguinhas", que se juntam e vão fazendo um grande trabalho-desfile-espetáculo. Dentro de cada " formiguinha", é certo, há o amor ao Carnaval. Ainda que nunca cheguem à Sapucaí, as "formiguinhas carnavalescas", têm dentro de si esse amor pela dança, pelo canto, pela beleza, que se transformam em alegria, em prazer, em felicidade... E o cansaço? Ninguém fica cansado. Ficam tristes logo após o término do Carnaval. Mas, ano que vem, tem mais. E o sonho de chegar à Sapucaí não morre, pois, ano a ano, as "formiguinhas" procuram colocar um Carnaval melhor na rua. E começa tudo de novo.

Noticia: "Ministério das Cidades não supervisionou as obras da Providência"
Postado: 2008-06-25 11:57:55
Bagunça, desrespeito, clientelismo, e tudo com a anuência da Presidência da República, que apóia esse candidato. No meio, como sempre, sofrendo, o povo pobre.

Noticia: Vasco, o outro lado
Postado: 2008-06-24 11:09:12
Infelizmente, os que FRAUDARAM a eleição passada, reconhecida até por sentença que transitou em julgado, agora tentam um novo golpe contra quem buscou a Justiça para que fosse reparada a desonestidade verificada até por prova pericial. Mais do que a busca da honestidade, foi, sim, manter o nome do Clube de Regatas Vasco da Gama longe das notícias pouco sérias das mídias. Espero que os conselheiros, vascaínos, pensem nisso e, especialmente, nesses 800 sócios que demonstraram, claramente, a necessidade de mudanças no clube. Chega de piadas!! Vamos começar uma nova era!!! Saudações vascaínas""

Noticia: Dia de sorteio do Grupo de Acesso
Postado: 2008-06-23 11:32:08
Parabéns, SRZD-Carnavalesco, pela iniciativa!!! Não poderei ir a Madureira. Estarei aguardando a transmissão. Torço para que seja uma bela transmissão, no nível da qualidade deste site. Tenho certeza que haverá trocas no Acesso A e as escolas mais pobres estarão iniciando o desfile, se o sorteio for desfavorável às mais ricas. O Aceso A também está ficando desproporcional com relação às possibilidades financeiras.

Noticia: É preciso sorteio?
Postado: 2008-06-21 21:23:31
Desculpe-me se discordo de você. Mas, normalmente, as que vem do acesso B e a última do acesso A, não tem grana suficiente para por um bom Carnaval na avenida. Conheço de perto o Império da Tijuca e o Paraíso do Tuiuti e sei, muito bem, as dificuldadades dessas escolas. Pelo seu critério, escolhedo por último, dificilmente não seriam a 1ª e a 2ª escolas a desfilar, numa passarela ainda vazia e fria, fazendo um desfile não muto legal, o que as rebaixaria irremediavelmente. Se tivessem grana sobrando, ainda poderiam fazer um grande Carnaval. Mais democrático, ainda é a mão no saco.

Noticia: Saída de Dunga já passou da hora
Postado: 2008-06-20 23:19:57
EU QUERO VER A CARA DE VOCÊS QUANDO A SELEÇÃO BRASILEIRA ESTIVER EM PRIMEIRO LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS. NA COPA AMÉRICA, ESQUECERAM RAPIDINHO O DISCURSO CRÍTICO, NEGATIVO. O RESULTADO FOI O TÍTULO. OS CRÍTICOS FIZERAM CARA DE PAISAGEM. O RONALDINHO E O KAKÁ VOLTANDO, JÁ DARÃO UMA GRANDE FORÇA NO MEIO DE CAMPO E NO ATAQUE.

Noticia: Oposição vascaína se reúne no Tijuca Tênis Clube
Postado: 2008-06-19 14:06:29
Toda renovação é saudável. Há muitas constestações ao Presidente interino, que, se amasse o Vasco, como afirma, em vez de aguardar a intimação judicial, trataria de, pelo menos, em regime de urgência, preparar o Calabouço, ou parte deste, para a realização da Eleição do novo Presidente. Isso não foi feito, nem tentado, nem foi apresentada uma nova alternativa. Sem dúvida, os sócios estão vendo isso. Torço, somente, por uma eleição pacífica. Saudações Vascaínas.

Noticia: Fim da era Dunga
Postado: 2008-06-15 18:26:15
Calma!! O Brasil venceu a Copa América com o mesmo Dunga, contra advesários deste mesmo continente. É duro saber que perdeu pela primeira vez para a Venezuela e, agora, a vem a derrota para o Paraguai, freguês tradicional. Acho, sim, sendo o futebol um esporte que quebra a lógica de resultados pré-estabelecidos, que esta foi a última derrota nestas eliminatórias. O Brasil não jogou nada. Mas o Brasil é o Brasil e poderá dar um show em Belo Horizonte. Espero que só ganhe de 1 X 0. Pela entrevistas, pode-se deduzir que o Dunga busca várias alternativas de mudanças. Boa sorte para a nossa seleção!

Noticia: Moisés explica fim das alas comerciais
Postado: 2008-06-13 13:29:03
Simplesmente inacreditável! O que parecia impossível, pode acontecer. Não venderá, tudo bem!!! O problema é controlar quem recebe gratuitamente e vende logo após receber a fantasia. Vai, sem dúvida, acabar com o "amor" de muitos ex-presidentes de alas comerciais pela escola. Boa sorte, Presidente.

Noticia: Vem aí mais um "banho" na Sapucaí
Postado: 2008-06-12 23:04:17
Pedrinho Samboteco, obrigado pela gentileza do convite. Nessa hora, eu tenho um compromisso, só ficando liberado mais tarde. Se for possível, estarei lá. Parabéns pelo projeto e pelos temas debatidos, com os "craques" dessa grande festa popular. um abraço.

Noticia: Vem aí mais um "banho" na Sapucaí
Postado: 2008-06-12 12:18:27
Concordo, plenamente, com você. A Beija-Flor nunca fará um Carnaval igual aos alegados como já feitos e parecidos. Isto porque, como a Seleção Brasileira Masculina de Voleibol, mesmo sabendo da sua superioridade, continua buscando melhorar e sempre nos detalhes. A comissão de Carnaval de alto nível é cuidadosa e obriga a comunidade a comparecer aos ensaios e cantar, cantar mesmo, o que pouco se houve. É bonito ouvir o canto de quatro mil durante TODO o desfile. O enredo, então, leve, tendendo para a exploração da beleza, da sensualidade, da informação sobre outras culturas, poderá levar a escola a mais um título, pelo profissionalismo da Comissão de Carnaval. Boa sorte, Beija-Flor!

Noticia: Sambistas do Grupo A vibram com ensaios técnicos na Sapucaí
Postado: 2008-06-12 12:05:07
Será ótimo. As escolas, no primeiro ano, poderão ter alguma dificuldade, como aconteceu com as do Especial. Mas a tendência natural é, com o tempo, encher as arquibancadas - o povão e os turistas estarão presentes -, as comunidades mostrarem o orgulho de caprichar nos ensaios. Poderão ver os erros e acertos da bateria (as bossas), ensaiar a coreografia da comissão de frente, a colocação das baianas, o canto da escola (que é muito importante - Quem canta como a Beija-Flor?} e os cantores, etc. Tudo visando a um desfile melhor. Além disto, conseguirão patrocínio, já que estarão em todas as mídias de Carnaval. No ensaio não há restrição a publicidade. É uma forma das escolas fazerem camisas com o logo dos patrocinadores. O exemplo da Estácio, com a marca de chicletes, mostra bem o que pode vir por aí. Torço mais pelo apoio efetivo da Secretaria de Segurança Pública, da Riotur, da Liesa, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Turismo e da AESCRJ. Parabéns pela iniciativa.

Noticia: A notícia que todos os sambistas queriam ouvir para o Carnaval 2009
Postado: 2008-06-11 09:04:35
Parabéns para a LIESA. Espero e torço para que empresas patrocinem as escolas do grupo de acesso A. Por não ser uma competição, nas camisetas, como foi feito na Estácio, com a marca de chicletes, poderão levar alguma publicidade, que ficará na mídia, gerando fonte de renda para essas escolas. Só os ensaios na Sapucaí mostram um cuidado maior das Escolas com os seus ensaios. Os componentes também mostram-se mais interessados, inclusive os das alas comerciais. Podem aparecer novas alternativas para as escolas. Estamos cuidando mais da nossa cultura popular. Parabéns!

Noticia: Oficina de percussão para jovens no Império da Tijuca
Postado: 2008-06-06 14:24:33
Conheço de perto o projeto. É um belo trabalho realizado pelo incansável Mestre Capoeira, auxiliado pelo Diretor de Bateria Mantovani, na administração desse guerreiro, Presidente Tê. Parabéns e muito sucesso!

Noticia: Do futebol, do carnaval
Postado: 2008-06-05 23:48:34
Sem dúvida, joga-se futebol no Brasil todo, até em aldeias indígenas. Já o Carnaval pode ser diferente em diferentes regiões do País. No Rio, só há samba, especialmente das escolas e dos blocos. Não há mais bailes em clubes, fechados, inexistindo as marchinhas (novas - não são compostas), nem as marchas-rancho e os frevos (que também não são compostas).Na Bahia há até axé music no Carnaval. Em Pernambuco, frevos, caboclinhos, etc.

Noticia: SRZD-Carnavalesco leva internautas para feijoada do Salgueiro
Postado: 2008-06-05 23:36:44
jorge lopes jorpilo2005@yahoo.com.br

Noticia: Ele, o samba-enredo
Postado: 2008-06-04 11:02:21
Essa discussão nunca terá fim. Sempre houve sambas bons e sambas ruins. No passado, era mais cadenciado. Hoje, é mais acelerado, com a intenção de empolgar os ouvintes, quase sempre com dois refrôes. Já ouvi sambas antigos, compostos por grandes compositores, mas que eram muito ruins, como ouvi belas obras, as quais continuam nos nossos ouvidos depois de décadas . Também já ouvi sambas novos muito bons e outros horríveis.

Noticia: Dificuldades dos Grupos de Acesso
Postado: 2008-06-03 17:02:52
A Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro também poderia reunir os Presidentes das Escolas, buscando levantar dinheiro, e convidar as fábricas de cerveja - todas -, a fim de que só uma marca fosse colocada em todas as escolas que quisessem participar deste projeto (+ ou - 50 escolas dos acessos em bairros diferentes da cidade). Receberiam um número de caixas de cervejas, a ser discutido, MENSALMENTE E GRATUITAMENTE, e as cervejarias usariam todos os tipos de propagandas/publicidade nas quase 50 escolas, EM BAIRROS DIFERENTES E QUASE EM TODO O RIO DE JANEIRO. No ano seguinte, com a publicidade alcançada JUNTO AO PÚBLICO CONSUMIDOR, não tenho dúvida, haveria uma disputa muito grande entre as cervejarias, o que beneficiaria as escolas de samba.

Noticia: Dificuldades dos Grupos de Acesso
Postado: 2008-06-03 16:48:11
Há necessidade de projetos e ação, principalmente. Um candidato, querendo se eleger Prefeito deste Município, prometeu 16 barracões para os acessos A e B, no Carandiru. Anda visitando ensaios de muitas escolas que nem dos acessos A e B são. É pouco. Com a intenção de agregar mais as pessoas da comunidade, sugiro a construção de uma quadra coberta, poliesportiva, e mais cinco salas para cursos, para cada escola, pela Secretaria de Obras, com compromisso assinado pelo candidato a Prefeito, em reunião na AESRJ, com presidentes ou representantes das escolas, para cobrança posterior. Promessa, ainda, de construção de barracões para os acessos C, D e E, próximos à Intendente Magalhães. Esportes e cursos para a inclusão social. QUADRAS COM ATIVIDADES O ANO TODO. Conseguiria muitos votos. Se cumprisse, poderia almejar cargos mais altos na política. A hora de pressionar é esta.

Noticia: Ganhe convites para feijoada do programa Cidade do Samba
Postado: 2008-05-28 21:17:10
Essa feijoada vai bombar. jorpilo2005@yahoo.com.br

Noticia: Arranco faz festa para lançar enredo do Carnaval 2009
Postado: 2008-05-28 10:52:20
Parabéns, Arranco!! Belo enredo. Torço por um belo desfile, na melhor tradição do Falcão.

Noticia: Mudar
Postado: 2008-05-26 23:09:02
Uma mudança belíssima, que me ocorreu agora, foi no desfile do grupo 2, quando a Caprichosos de Pilares foi campeã e levou o enredo A FEIRA. A comissão de frente era composta por pessoas que empurravam carrinhos de feira, de rolimã, que fazem frete de compras, como se via nas feiras suburbanas. Não lembro o ano. O Samba era do Ratinho. Foi um impacto muito grande na avenida. Poesia pura.

Noticia: Eugênio
Postado: 2008-05-26 23:00:53
Marcelo Pierri, eu postei a primeira manifestação, a qual saiu cortada exatadamente quando eu me manifestava sobre as escolas do acesso que "não iam para mídia" e, assim, não se sabia os sambas do acesso. Eu afirmei, exatamente, uma das exceções, em beleza, o samba enredo do Ratinho, A FEIRA, da Caprichosos de Pilares. Belíssimo. E para surpresa de alguns, nesse desfile, a comissão de frente era composta por pessoas que empurravam carros de rolimã, de feira. Muito comuns no subúrbio. É a criatividade e a beleza dos grupos de acesso. O impacto daqueles carrinhos na avenida foi muito grande. Poesia pura.

Noticia: Escola GLS
Postado: 2008-05-26 11:31:02
Puro oportunismo. O Carnaval não discrimina os homossexuais, ninguém. Está criando um "gueto" perigoso. Aliás, o Carnaval é realizado por muitos homossexuais (alguns carnavalescos, alguns costureiros, alguns figurinistas, alguns aderecistas, etc.). Sempre aparece um maluco, reacionário, inconformado com o "diferente". Seria a mesma coisa se fosse fundado o GRES BRANCOS NO SAMBA, ou GRES JUDEUS NO BATICUM, ou GRES SILVÍCOLAS DO PAGODE, etc.

Noticia: Mudar
Postado: 2008-05-26 10:48:38
O tempo gerou algumas mudanças. No Especial, muito luxo. Nos demais grupos, são mais modestas. Com relação à composição, a comissão de frente mudou para "grupos coreografados"; limite para o nº de baianas, de ritmistas da bateria e carros alegóricos; bossas e coreografias nas baterias; MS e PB em colocação diferente dentro da escola. Houve mudança de nome: São Carlos para Estácio de Sá, em 83. Mudança de cores, não é comum. Mas, quando a escola desfila com cores diferentes das suas tradicionais, gera estranhamento. Eu ainda gostaria de ouvir de novo a Elza Soares levando o samba e um naipe de colheres na bateria.

Noticia: Eugênio
Postado: 2008-05-25 16:30:25
Pode não ser a uninimidade, mas gostei da lista dos bons sambas deste século, especialmente porque não se restringiu ao grupo especial, o que, em épocas passadas, não acontecia, porque os sambas dos grupos de acesso não iam para a míd

Noticia: Morre Darcy da Mangueira
Postado: 2008-05-20 12:20:58
Vá em paz, grande compositor! Parabéns por toda a sua obra. Mas, "O mundo encantado de Monteiro Lobato", de 1967, é, sem dúvida, a obra inesquecível e cantada até os dias de hoje. Deixo os meus sinceros pêsames à família.

Noticia: Políticos participam de reunião na Associação e apóiam a construção do Condomínio do Samba
Postado: 2008-05-16 12:03:32
É pouco! O Palácio do samba (Mangueira) é de 1970 e só após a sua contrução foram desenvolvidos muitos projetos sociais patrocinados, que deram oportunidades a muitos moradores da

Noticia: Carnavalesco responsável pelo desfile da Unidos de Padre Miguel vai trabalhar no Arranco
Postado: 2008-05-16 00:16:36
Parabéns, Arranco!

Noticia: Parabéns, Jamelão!
Postado: 2008-05-12 10:53:12
Desejo-lhe o restabelecimento da saúde, sem sofrimentos. Que Deus o proteja.

Noticia: Viradouro: Luma pode ser candidata à presidência
Postado: 2008-05-08 11:43:12
Carismática, bonita, empresária de sucesso, gosta de Carnaval, nascida e criada em Niterói, querida pela comunidade, poderá trazer muitos patrocinadores e, sem dúvida, desenvolverá projetos sociais. Boa sorte!

Noticia: O Cassino da Urca é o enredo da Paraíso do Tuiuti
Postado: 2008-05-03 15:14:49
Eduardo, seja bem vindo ao Paraíso do Tuiuti. Parabéns pelo enredo. O Cassino da Urca foi o paclo dos grandes artistas brasileiros (Carmem Miranda, Grande Otelo, etc). Desejo-lhe muito sucesso.

Noticia: Projeto na Câmara devolve organização do Carnaval para Prefeitura do Rio
Postado: 2008-04-15 22:57:50
"Art. 3º-B- A Prefeitura da Cidade PODERÁ conferir às Escolas de Samba participantes dos desfiles do Grupo de Acesso e do Grupo Especial subsídio, cujo montante será dividido IGUALITARIAMENTE en

Noticia: Alterações e aliterações
Postado: 2008-03-28 21:12:51
Parab

Noticia: Mestre Ricardinho é o novo comandante da bateria da Tuiuti
Postado: 2008-03-13 12:11:01
Não faço elogio gratuitamente. Como já afirmei o brilhante trabalho realizado pelo Mestre Ricardinho, no Tuiuti (2005) e Arranco (2007)

Noticia: Mestre Ricardinho é o novo comandante da bateria da Tuiuti
Postado: 2008-03-13 11:58:10
Participei do trabalho realizado pelo Mestre Ricardinho no Tuiuti, no acesso B, em 2005, quando, entre outros prêmios, ganhamos o SAMBANET, após quatro dez dados pelos jurados. Em 2007, no acesso A, no ARRANCO, recebemos 10 de todos os jurad