SRZD


26/07/2010 11h05

PM mata garoto de 14 anos durante suposta abordagem em Fortaleza
Redação SRZD

A morte de um adolescente de 14 anos causou choque na opinião pública cearense neste último domingo. O jovem Bruce Cristian de Souza Oliveira (foto) estava na garupa da motocicleta do pai quando foi atingido por um tiro na cabeça, disparado pelo policial militar Iuri da Silveira. O crime ocorreu durante uma suposta abordagem na Rua Beni de Carvalho, no Centro de Fortaleza.

O PM explicou em depoimento que desconfiou dos dois porque o veículo entrou em um cruzamento sem passar pelo patrulhamento e pediu para que eles parassem, no que não foi atendido. Ainda de acordo com o agente, o tiro foi disparado para atingir o pneu da motocicleta, mas acabou atingindo a cabeça do rapaz. Após dar declarações na delegacia, Iuri foi liberado.

O pai de Bruce, o técnico de manutenção de ar-condicionado Francisco das Chagas Oliveira Souza, entrou em desespero ao ver o filho baleado. Havia apenas uma caixa de ferramentas na motocicleta. As imagens foram feitas por um motorista que passava pelo local no momento do crime. Francisco disse depois que não ouviu nenhuma solicitação de parada por parte do policial.

O corpo está sendo velado no salão de uma igreja evangélica na capital cearense, e o sepultamento está marcado para a manhã desta segunda-feira.

O comandante da Ronda do Quarteirão (como é chamado o patrulhamento comunitário em Fortaleza), coronel Werisleik Matias, afirmou em entrevista coletiva à imprensa local que o caso será investigado. Ele reconheceu que a ação policial foi desastrosa.

Veja as imagens da ocorrência:

 

 



Comentários
  • Avatar
    24/03/2011 22:16:35jeferson riosAnônimo

    vc q esta defendendo esse maginal de farda nao desejo,mais quero ver a sua opiniao, acontecer co um familiar seu

  • Avatar
    04/11/2010 17:15:00Marcileny gomes dos santosAnônimo

    Sei que não podemos fazer justiça com as nossas mãos , mais cabe apromotoria de justiça ivestiga o caso com mais respeito aos seres humanos, porque nós merecemos ser tratados como cidadãos de bem.

  • Avatar
    08/08/2010 17:08:02lilian garcia de oliveiraAnônimo

    antigamente os filhos apanhavam muito mais do que apanham hoje de seus pais e começavam a trabalhar cedo para coseguir as coisas que precisavam e eram filhos de dar orgulho a qualquer pai. hoje existe uma lei proibindo um pai ou uma mãe de dar uma palmada que seja em um filho,ai vem a policia bati mata por ingano um filho que criamos com tanto amor e carinho.Essa açao da PM É IMPERDUAVEL.

  • Avatar
    08/08/2010 17:06:40lilian garcia de oliveiraAnônimo

    antigamente os filhos apanhavam muito mais do que apanham hoje de seus pais e começavam a trabalhar cedo para coseguir as coisas que precisavam e eram filhos de dar orgulho a qualquer pai. hoje existe uma lei proibindo um pai ou uma mãe de dar uma palmada que seja em um filho,ai vem a policia bati mata por ingano um filho que criamos com tanto amor e carinho.Essa açao da PM É IMPERDUAVEL.

  • Avatar
    02/08/2010 22:57:28marceloAnônimo

    eu no lugar daquele pai teria pegado a arma do policial e teria feito o mesmo com ele

  • Avatar
    30/07/2010 01:20:16JoilsonAnônimo

    Quantas vezes nós nos pegamos julgando as pessoas, sendo o juiz, jurado e até mesmo o carrásco sem saber realmente o que houve, tenho certeza que este policial não saiu de casa pensando em tirar a vida de niguém ou tão pouco atirar na cabeça de garoto ou quem quer fosse. Assistindo hoje o noticiário ví que foi divulgado que o mesmo policial que todos estão condenando, alguns estão o chamando de bandido, assassino e até de marginal, estáva prestes a ser pai pois sua esposa está gravida de 8 meses, meus sentimentos a família do bruce, e a família do SD Yuri. Reflitam.

  • Avatar
    29/07/2010 17:24:08Emanuel PessoaAnônimo

    Volto atrás em tudo que eu falei. Estou arrependido por ter julgado ! Eu não sei prá quem está sendo peor neste momento se prá quem morreu ou prá quem matou ! Como não está a consciência, o desespero desse soldado PM Iuri da Silveira, 25 anos, que matou o garoto de 14 anos. . Ninguém tem culpa, foi uma fatalidade. Esses militares são treinados prá guerra, prá guerrilha urbana para o confronto com bandidos perigosos. Quando alguem foge ou escapa de uma BLITZ por algum motivo na mente desse militares automaticamente vem a idéia de que seja bandidos tentando escapar do cerco policial. Outra aspecto importante é que esses militares têm ordem superiores para atirar em caso de fuga. Mal imaginaria o soldado PM que por trá daquele capacete havia uma criança de 14 anos e foi quando veio o desespero tanto do pai como também do soldado Iuri Silveira quando com as mãos na cabeça disse : - " acabei com a vida de um inocente e com a minha vida também ". Por favor me perdoem por eu ter voltado atrás em tudo que declarei aqui. Eu sei que é difícil mas tentem se solidarizar com o soldado PM iúri Silveira também porque foi uma fatalidade e sem intenção de matar e sem frieza de alma, com certeza ! Agradeço pela atenção e aceitem a MINHA MUDANÇA DE ATITUDE, por favor !

  • Avatar
    28/07/2010 10:23:35MassudAnônimo

    Esse policial não mereçe vestir a farda pois ele jurou perante a bandeira defender . Deveria ter cadeira elétrica no brazil para esses burros da prontidão. Se fosse meu filho esse policial estava no inferno. Palavras de um pai trabalhador . Filho e neto de policial. Meu sentimentos a familha.

  • Avatar
    28/07/2010 09:21:33Emanuel PessoaAnônimo

    Hipócritas não ! defender é pior ! Não venham agora com essa de acobertar a polícia ou o policial, afinal esta não é a primeira tragédia vitimamdo inocentes e sim centenas delas no dia a dia das grandes cidades brasileiras e por isto não há como defender desta vez ! Eu já defendi bastante eles mas agora chega ! Vocês falam assim porque a tragédia não foi com um filho de vocês ! Não tem por que ficar suavizando um ato hediondo destes ! Nada justifica o que esse tal policial fez. Embora saibamos que todos nós somos seres humanos e passíveis de falhas é inadmissível esse procedimento de ir logo atirando na cabeça de alguém numa BLITZ, mesmo com a certeza de tratar-se do pior e mais perigoso bandido! Acontece que esses policiais trabalham com muita raiva, muito ódio no coração e já saem do quartel dizendo para os companheiros que vão espancar,esfolar,humilhar e por consequência fazem mil atrocidades, batem na cara das pessoas, humilham, etc. e prender bandido perigoso que é bom, nada ! O procedimento correto E TODOS SABEM é primeiramente dar a ordem prá parar, em seguida dar um tiro de advertência para o alto e em terceiro iniciar a perseguição, em caso de fuga, mas sem o extremismo de atirar exceto quando há o revide de bandidos armados, não sendo bem esse o caso. Trata-se de cidadãos comuns e indefesos, desarmados, deslocando-se pela cidade, como em 99% dos casos. A bem da verdade essas BLITZ são desnessárias porque elas não são eficientes no tocante a prisão de bandidos perigosos e quando muito prendem são pequenos deliquentes, drogueiros, ladrões de bicicletas e de galinhas e saqueadores de quintais e caramelos nos supermercados ! Essa BLITZ não deviam existir. Toda polícia, toda autoridade sabe que o método mais eficiente prá se prender marginais é algo chamado SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA . Essas " BLITZ " só vitimam as pessoas de bem e a grande verdade é que elas exitem em primeiro lugar prá arrecadar propinas

  • Avatar
    28/07/2010 02:05:46JoilsonAnônimo

    Como disseram já algumas pessoas nesse comentário são todos um bando de ipócritas, não se pode julgar uma corporação inteira por um erro de apenas um policial, como disse o nosso amigo aí, ninguém cheira, ninguém fuma, nimguém dirije embriagado, há por falar em dirigir embriagado, quando caem em uma blitz são os primeiros a tentar subornar o policial ( vamo ajeitar por aqui seu guarda ). São todos um bando de ipócritas idiótas quero ver se vocês tem coragem de entrar para a policia pra ganhar uma miséria pra tá enfrentando bandido, acorda meu pôvo o exemplo tem que partir de dentro de casa procurem educar seus filhos, quando eu falo em educar não é só pagar um bom colégio, é verdadeiramente educar para a vida ensinando princípios, valores éticos como: Não tentar subornar niguém, ser honesto, ser gêntil, ser solidário, cumprir com seus deveres como cidadão. Claro que esse policial vai ter que pagar pelo seu erro, mas aquele que nunca errou que atire a primeira pedra. QUe deus dê força a esse pai para superar essa perda.

  • Avatar
    28/07/2010 01:46:50PedroAnônimo

    (Adilson) Você fala assim porque é uma pessoa que não conhece a policia. É como uma capitã conhecida disse: "policia é que nem futebol todo mundo acha que entende um pouco". O fato é só quem entende de policia é quem é policia. Quando eu não era da policia pensava que endendia e até julgava como vc que a maioria eram corruptos, safados, mal-intencionados etc. Mas quando comecei a fazer parte vi que a maioria são honetos e dedicados profissionais. Fica dificil formatar essa idéia na cabeça da população já que é muito mais fácil destruir um prédio que contruir.

  • Avatar
    28/07/2010 00:16:26MARA NUNES FORTALEZAAnônimo

    ACHO QUE O POLICIAL ERROU SIM..NADA JUSTIFICA A MORTE DE UM ADOLESCENTE..MAS QUEM NAO ERRA NESSA VIDA?SOMOS IMPERFEITOS E AS VEZES MOVIDOS PELA COBRANÇA..PELA AÇAO..INFELIZMENTE A VIDA É ASSIM..ERROU O POLICIAL..E ERROU O PAI QUE PODERIA TER PARADO A MOTO E TER EVITADO TUDO ISSO..NAO ACHO QUE O POLICIAL QUIS MATAR..ACHO QUE FOI APENAS UMA AÇAO DESASTROSA..TANTO PARA A FAMÍLIA DO ADOLESCENTE..COMO PARA O POLICIAL MILITAR...

  • Avatar
    27/07/2010 21:49:57PedroAnônimo

    Sabe qual a diferença da policia para outras profissões é que ele trabalha para minimizar o crime e são munidos de armas de fogo para tal. Bem o que o companheiro de farda fez foi um completo erro de ação operacional e merece receber a devida punição tanto na corporação com sua exoneração, quanto penal. O médico cirurgião quando erra geralmente mata ou deixa uma grande sequela por isso todos os médicos do Brasil são vagabundos? Uma professora que bate em um aluno em sala de aula por isso todos os professores do Brasil são vagabundos? Um motorista de caminhão, de ônibus, de carro, de moto mata uma pessoa no trânsito por isso todos os motoristas são vagabundos? Cidadãos cada profissão tem sua especificidade e problemática caso aja um erro de ação. Vocês desqualificarem a Policia em detrimentos de milhares por uns policiais estão por si mesmo injustos, mentirosos, hipócritas. Quanto a questão da violência está muito além de policiamento, nós policiais prendemos e a justiça solta. Tem que se fazer uma reformulação do código penal, investimentos volumosos em educação, os pais tem que educar seus filhos. A situação realmente é preocupante não sou casado, mas penso em formar uma família, no entanto a sociedade que vivemos por si mesmo está de mal a pior na falta de moral, ética, respeito, cidadania, é o final dos tempos......

  • Avatar
    27/07/2010 20:01:27gerson valadaresAnônimo

    É muito lastimável a nossa realidade onde com tanta impunidade em nosso país, nada é feito para que a nossa segurança seja almejada. Adorei saber sobre a vida do nosso presidente num filme maravilhoso, um presidente que adora futebol uma vida sofrida e com vitórias triunfantes. que hj está feliz pelo sussesso que alcançou. Parabéns presidente, mas como está a felicidade do pai dessa criança que morreu na mão desse policial, que despreparado pela polícia que aliás não conto com ela pra nada , a não ser para dar aos meus filhos o exemplo do que elas não podem confiar e que elas não podem ser. Brasil se toca.

  • Avatar
    27/07/2010 19:36:58rhaynara marramedAnônimo

    onde esse mundo vai parar?eu concordo c vc adilson,ladrâo que e bom pegar nada,mas um cidadâo...esse ronda devia era ter mas treinamento em educaçâo.um policial do ronda que num sabe nem pegar numa arma um cara desse mereçe e ficar em casa nâo nas ruas..agora vai preso mas como e policial num vai ficar muito tempo nâo...cade a justiça??brasil???hmmm ..brasil nâo tem justica...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.