SRZD


14/07/2010 09h22

Ciência revela quem nasceu primeiro: o ovo ou galinha?
Redação SRZD

A resposta a uma questão que perturba a humanidade há anos, "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?",  pode ter sido descoberta por um estudo feito com a casca de ovo.  A descoberta foi publicada no "Structural Control of Crystal Nuclei by Eggshell Protein" (a tradução seria controle estrutural de núcleo de cristais na proteína da casca do ovo) e mostra que a ave teria surgido antes.

Segundo a pesquisa, a casca do ovo é formada por uma substância que só é encontrada no ovário dos galinhas. A proteína ovocledidin-17 (OC-17), que atua como um catalisador para acelerar o desenvolvimento da casca. O que possibilita um abrigo para a gema e para o filhote com a estrutura rígida.


Comentários
  • Avatar
    24/08/2013 13:06:36yasmimAnônimo

    olha eu tenho 12 anos de idade mais concordo plenamente com a ciência pois para que se o ovo fosse formado era preciso e claro ter passado pela galinha

  • Avatar
    18/08/2013 11:13:57rui jorgeAnônimo

    Nao tem logica como pode ter ovo sem antes ter uma galinha?

  • Avatar
    11/01/2013 10:47:57KamilaAnônimo

    A galinha nasceu primeiro porque Deus criou todos os animais.

  • Avatar
    09/01/2013 22:01:10Eliane Lima GonçalvesAnônimo

    Quem Nasceu Primeiro, o Ovo Ou a Galinha? Cocoricó Quem sabe me responde, quem não sabe advinha, Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem sabe me responde, quem não sabe advinha, Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem acha que foi o ovo levanta a mão e canta assim. Era uma vez um ovo deitado numa cama de palha quentinha. Era uma vez um ovo deitado numa cama de palha quentinha. De repente, "creck-creck" se quebrou e lá de dentro saiu, piu-piu, Um bichinho amarelinho que comeu comeu, cresceu cresceu até se transformar, Nessa coisa bonitinha, delicada e afinadinha que é, é, é, Uma galinha. Yeah yeah có có có, Yeah yeah oh! A minha vida começou dentro de um ovo, Por isso eu canto assim: O ovo veio antes de mim. Ah é? Ah é? Ah é? Mas quem colocou esse ovo que veio antes de você, hein? Uma galinha, uma galinha. Quem sabe me responde, quem não sabe advinha, Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem sabe me responde, quem não sabe advinha, Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem acha que foi a galinha levanta a mão, e canta assim. Era uma vez uma galinha bonitinha, educada e afinada que se abaixou e fez uma forcinha, E pôs um ovo e delicadamente sentou em cima, Chocou, chocou, chocou, Chocou, chocou, chocou, Chocou, chocou, chocou, Até que um dia "creck-creck" ele quebrou. Daí pra frente a história continua daquele jeito que você contou, ouou! Galinha que nasce do ovo que nasce da galinha, que nasce do ovo da galinha. Galinha que nasce do ovo que nasce da galinha, que nasce do ovo da galinha. Oh! Duvida cruel. Quem pôs o primeiro ovo, Ninguém sabe, ninguém viu. Então vamos tomar banho de rio! Yeah, yeah. Piu-piu-piu...

  • Avatar
    01/12/2012 16:04:04Oscar de OliveiraAnônimo

    Estudo/pesquisas/ Oscar de Oliveira/15 letras PHD em estudos de animais ovíparos Inventor do fute-tenis e ?. A Galinha ou o Ovo ? Mas qual ovo ? Pois existem dois tipos de ovos! O comum e o galado. Sou a primeira pessoa a provar algo tão simples. Primeiramente precisamos entender que existe um cara que não podemos de se esquecer de falar, e, este cara é o Galo correto. Como podemos falar quem nasceu primeiro se foi o ovo ou a galinha e se esquecer do Galo ? Precisamos saber que a Galinha Poe dois tipos de ovos ou estes cientistas e físicos não sabem ou ao menos nunca escreveram sobre isto? Existem dois tipos de ovos o ovo comum e o ovo galado. Uma galinha vivendo sozinha por si só bota seus ovos correto, mesmo sem a presença do Galo. Porém estes ovos não geram filhotes (pintinhos). Se partimos por uma opinião que surgiu primeiro o ovo e depois? Como iria surgir a raça de galinhas e galos ? através de apenas um ovo !!! IMPOSSÍVEL ! Para que um ovo venha gerar filhotes é necessária a presença do Galo e desta forma a galinha passará a botar ovos chamados ovos ?galados?. A galinha após botar vários ovos galados , ela tem uma mudança brusca em seu corpo, e desta forma a chamamos de galinha choca. Ela passa a deitar encima dos ovos e em um período de 40 dias, os filhotes nascem. Desta forma ficou provado que precisou do cruzamento com o Galo e posteriormente nasceu ovos galados e conseguintemente, nasceram os filhotes. Caro leitor; notem que em vários artigos de cientistas etc; eles dizem ser o ovo, agora para provar que eles estão enganado veja bem a minha tese: Se a galinha borá (Poe) dois tipos de ovos e eles nunca falaram deste assunto que é um fato lógico e cientifico correto! Pois a galinha Poe sim dois tipos de ovos. Finalizando o raciocínio hoje existe a espécie da galinha correto , então quer dizer que o primeiro ovo que surgiu foi o GALADO !!! ou sem duvidas alguma que teria que ser ok !!!! então

  • Avatar
    11/11/2012 18:54:03Grazy teixeira britezAnônimo

    O ovo nasceu primeiro , por que o dinoussauro botou o primeiro ovo.. tai a resposta correta , perguntei para um biologo profissional e ele me respondeu isso!!

  • Avatar
    10/09/2012 23:36:40michelleAnônimo

    como nasce a galinha antes de nós de nascer

  • Avatar
    26/07/2012 13:04:17Pedro CruzAnônimo

    Na pergunta "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?" estão esquecendo do galo, pois do ovo "não galado", não nasce nada. Para quem não sabe disso, o ovo galado, conhecido como "ovo caipira", geralmente amarelado tem um pintinho dentro e o outro não. Então a pergunta certa seria "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha+o galo?", o que complica a teoria evolucionista

  • Avatar
    10/07/2012 22:07:55raniel.lindaoAnônimo

    em fim desvendado . mas como a galinha iria nascer sem o ovo

  • Avatar
    10/07/2012 09:46:46ariele.gatinhaAnônimo

    depois de ler isto sei que a galinha nasceu primeiro mais a galinha tem que nascer do ovo por isto ainda estou confusa para mim esta pergunta nunca vai ser desvendada

  • Avatar
    28/06/2012 03:08:03NelsonAnônimo

    A maior duvida do mundo é: "A ciência está certa ou é uma invenção que mistura realidade com boatos para ganhos financeiros". Essa pergunta é que mata..rs

  • Avatar
    26/06/2012 17:53:39Genival SampaioAnônimo

    Na minha opinião, o criador deu vida a um casal adulto de cada espécie ,vegetal e animal, no caso, um galo e uma galinha.Portanto nem o ovo nem a galinha, o casal.

  • Avatar
    26/06/2012 17:51:49GenivalAnônimo

    Na minha opinião, o criador deu vida a um casal adulto de cada espécie ,vegetal e animal, no caso, um galo e uma galinha.Portanto nem o ovo nem a galinha, o casal.

  • Avatar
    24/05/2012 17:51:04Olenka de MouraAnônimo

    Quer dizer que a primeira galinha e galo NUNCA FORAM OVOS ?!!! Só queria saber.... (E olha que sou atéia convicta e de nascença, e a favor do conhecimento científico, rs...)

  • Avatar
    23/05/2012 15:45:50fumaçaAnônimo

    Deus botou ovos e dele nasceu espécies diferentes...portanto Deus foi a galinha mãe...

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.