SRZD


04/06/2010 01h08

UPA 24 horas do Fonseca começa a atender emergência nesta sexta-feira
Guilherme Santos

UPA 24 horas do Fonseca começa a atender emergência nesta sexta-feira. Foto: Guilherme Santos.A 32ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) começa a atender casos emergenciais nesta sexta-feira. O pronto-socorro foi inaugurado na última quarta-feira no bairro do Fonseca, em Niterói. Ontem (quinta-feira), a UPA passou por uma higienização e treinamento de funcionários.

A unidade vai funcionar 24 horas, inclusive nos finais de semana. A novidade é que ao lado da UPA terá um posto do Programa Médico da Família (PMF). O trabalho do PMF já é realizado pela prefeitura nos bairros Maceió, em Pendotiba, e no Morro do Talarico. O posto vai funcionar apenas às segundas-feiras. O paciente que chegar à unidade com pressão alta, por exemplo, vai sair com sua consulta garantida, com seu médico de família.

Alkamir afirmou ainda que o trabalho da UPA junto ao programa da prefeitura, tende a melhorar a saúde e a aumentar o atendimento de Niterói. Para o secretário, a criação de uma unidade no Fonseca foi muito importante. Ele argumenta que a Zona Norte precisava deste trabalho de parceiras entre as três esferas de governo.

"Está área é muito carente e trabalhando junto com os governos Federal e Estadual conseguimos implantar esta unidade. Agora este quadro vai reverter", ressaltou Issa.

Participaram da inauguração o secretário de Saúde e Defesa Civil do Estado, Sérgio Côrtes, o Deputado Estadual, Rodrigo Neves, além de vereadores de Niterói e São Gonçalo que foram ao local conferir a novidade para a área de saúde da cidade. De acordo com Sérgio Côrtes, a 32ª UPA do Rio de Janeiro reforçará a área de saúde de Niterói, São Gonçalo e Maricá. A unidade vai receber cerca de 500 pessoas por dia.

Unidade vai reduzir o fluxo nas emergências

A nova Unidade de Pronto Atendimento 24 horas pretende ajudar a reduzir o fluxo nas grandes emergências. Os casos que não forem tão graves serão encaminhados à rede e, se precisarem de internação, serão levados para o Hospital Azevedo Lima. Porém, os dados mostram que maioria das emergências que entram nas UPAs são resolvidas no local.

O secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes lembrou que desde que foram implantadas, as unidades resolveram 99% dos casos de doentes que procuraram os seus serviços Para Côrtes, o maior investimento desta unidade em Niterói foi à vida.

"Nós vamos melhorar a qualidade de vida da população. Estas pessoas precisam de atendimentos de boa qualidade", explica.

Segundo Côrtes, as UPAs têm capacidade de atender 15 mil pacientes todo os meses e garante que o problema de saúde na região será resolvido. Além de explicar sobre a rede o secretário falou do programa financiado pela prefeitura. O objetivo de acordo com o secretário é tornar o Hospital Estadual Azevedo Lima uma referência assim como os hospitais estaduais do Rio de Janeiro.

Estado já pensa em montar outra UPA na Região Oceânica

Questionado sobre a construção de mais uma UPA em Niterói, Sérgio Côrtes afirmou estar estudando a hipótese junto ao Alkamir e para montar a próxima na Região Oceânica.

"Já conversei com o Issa e estamos amadurecendo esta ideia", declarou o secretário de Saúde não descartando a criação uma nova rede. Responsável pelo projeto que indicou ao governador Sérgio Cabral a implantação de uma UPA no Fonseca o deputado Rodrigo Neves fala que a UPA na região Leste Fluminense foi uma conquista, pois percebeu que a havia uma carência na área da saúde na região.

"O Azevedo Lima estava sobrecarregado e por conta disto não funcionava da maneira que deveria. Mais esta unidade aqui no Fonseca vai transformar esta área", argumenta. De acordo com o deputado a unidade fica em uma área privilegiada, porque fica perto das comunidades que possuem bairros mais carentes de Niterói como Viçoso Jardim, Cubango, Lagoinha e Caramujo.



Comentários
  • Avatar
    05/11/2012 18:32:09martha neves françaAnônimo

    01 de novembro de 2012,a minha mae Nely dos Santos Neves deu entrada as 18 horas com problema cardiaco e foi muito bem atendida começando pela recpicionista, medicos , enfermeiras e tecnicos de enfermagem(principalmente a tec. Cristiane no setor de medicamentos). Com a nossa saude doente,vcs estao de parabens.Continue assim para todos. Um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.................................... ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ...........................

  • Avatar
    18/10/2012 09:04:54WEMveNHSZSAAnônimo

    Call me wind bcuease I am absolutely blown away.

  • Avatar
    08/10/2012 18:13:07Jeferson Brazil de AzevedoAnônimo

    Parabenizo a equipe desta UPA e agradeço pela capacidade e carinho ao qual Sr° Wilson Dario de Azevedo recebeu nesta unidade no dia 07/10/2012.

  • Avatar
    26/03/2012 10:08:04MiriamAnônimo

    As páginas da UPA não são atualizadas e nós não temos acesso ao telefone da unidade. Tal situação só piora o atendimento visto que somos obrigados a ir até a unidade para saber se há especialista na área que necessitamos. Além de doentes, temos que nos locomover até lá e geralmente em vão pois o doutor "tal" só vai estar "amanhã". Vamos colocar transparência no atendimento! A idéia da UPA é fantástica mas´a estrutura de atendimento é péssima.

  • Avatar
    11/03/2012 15:07:25CREUZA GANDRA DE ALCANTARAAnônimo

    Sou técnica de Enfermagem, especializada em Emergência, Socorrista, Enfermagem do Trabalho, CTI. Gostaria de saber como faço para conseguir uma vaga na UPA do Fonseca, ou no programa médico de família. Sou moradora do bairro do Caramujo e atualmente trabalho no Hospital das Clínicas São Sebastião. Tel: (021) 7709-2942. Grata!

  • Avatar
    11/03/2012 15:06:07CREUZA GANDRA DE ALCANTARAAnônimo

    Sou técnica de Enfermagem, especializada em Emergência, Socorrista, Enfermagem do Trabalho, CTI. Gostaria de saber como faço para conseguir uma vaga na UPA do Fonseca, ou no programa médico de família. Sou moradora do bairro do Caramujo e atualmente trabalho no Hospital das Clínicas São Sebastião. Tel: (021) 7709-2942. Grata!

  • Avatar
    01/03/2012 13:39:37ana claudiaAnônimo

    gostaria de saber como faço ,para trabalhar de atendente ( fazendo fichas das pessoas ) na upa de niteroi fonseca . estou desempregada e preciso de uma vaga !!! tel 9189-6295

  • Avatar
    15/01/2012 22:28:13Reginaldo A. FeitosaAnônimo

    neste domingo 15/01/12 precisei de atendimento médico na upa do fonceca,e não havia médico clínico só tinha pediata e fui imformado q ninguem podia fazer nada,com dor no peito e falta de ar, fui para casa e me mediquei eu própio botei um aas debaixo da lingua e fiquei sem atendimento médico. que politica é essa que um cidadão não tem dereito de ser atendido quando estar passando mau sr gorvenador o qual eu voltei o sr,. pode me responder??????????????????????????????? ????????????????????????//

  • Avatar
    11/11/2011 20:51:12Lucienne GubermanAnônimo

    Estou tentando encontrar o telefone da UPA para não ir à toa e chegar lá não ter a especialidade que preciso, já que, de tanta dor, mal consigo sair de casa! ENFIM! DEPOIS DE MESES, TODOS OS SITES QUE ENCONTREI ESTÃO DESATUALIZADOS, MOSTRAM SÓ A INAUGURAÇÃO E AS PROMESSAS E APENAS NOS COMENTÁRIOS PUDE VER A SITUAÇÃO PÓS-INAUGURAÇÃO QUE PARECE DEIXAR A DESEJAR QUANTO AO QUE FOI PROMETIDO. FAL-TA MUI-TA COI-SA AINDA DR. SÉRGIO CÔRTES! LEMBRE-SE DO INTO E TRAGA MAIS DIGNIDADE À NITERÓI! SÓ O FONSECA E ADJACÊNCIAS SÃO UMA CIDADE DENTRO DA CIDADE E NÃO TEM COMO, POR FALTA DE CONDUÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA, AS PESSOAS CONSEGUIREM CONDUÇÃO PARA CHEGAR A ESTE LUGAR! POR FAVOR!!!!!!! ATUALIZEM OS DADOS E COLOQUEM TELEFONES DE CONTATO, POIS NITERÓI NÃO É UMA CIDADE SEGURA PARA SE DESLOCAR ATÉ CERTO PONTO DE ÔNIBUS E DEPOIS À PÉ E PASSANDO MAL E COM MUITA DOR!!! SEI Q O QUE PRECISO SERÁ EM VÃO PROCURAR HOSPITAL DE EMERGÊNCIA POIS SOU DA ÁREA DA SAÚDE E SEI BEM A DIFERENÇA DE UM HOSPITAL DE EMERGÊNCIA ESTADUAL E UM GRANDE INTO DA VIDA Q RECEBE TODA ATENÇÃO DO MIN. DA SAÚDE P SER FEDERAL! LÁ É OUTRO PAÍS, OUTRO MUNDO E AINDA ASSIM NÃO É PERFEITO! COLOQUEM TELEFONES DE CONTATO POR FAVOR, POIS, COMO FUNC. PÚBLICA ESTADUAL DA SAÚDE, NÃO GANHO PARA FICAR ME DESLOCANDO DE TAXI! NÃO TEMOS AUMENTO HÁ ANOS, E QDO ESTE VEM, É CORRESPONDENTE AO AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO EM 1 ANO, E NÓS, 14 ANOS!!! ATUALIZEM OS SITES POR FAVOR! INFORMEM TELEFONE DE CONTATO! (MOSTRAR OBRA SÓ NA INAUGURAÇÃO FICA PARECENDO OBRA PRA INGLÊS VER!!!! QUERO VER A ATUAÇÃO NA PRÁTICA E ATUALIZADA!!!) GRATA!

  • Avatar
    13/04/2011 21:20:22juceliaAnônimo

    Sou auxiliat/tecnica de enfermagem e gostaria de saber o que devo fazer para trabalhar em uma UPA. ou no programa médico de familia moro em duque de caxias tenho disponibilidade de horario meu tel 7674-0943 por favor ajude-me estou desempregada.

  • Avatar
    02/03/2011 09:51:07fabiana vieira da conceiçãoAnônimo

    como faço para trabalhar na upa sou téc. de enfermagem me ajudem por favor

  • Avatar
    11/12/2010 03:07:21Carla Regina FariasAnônimo

    Gostaria de saber como faço paraenviar curriculo para trabalhar no upa de niteroi

  • Avatar
    10/12/2010 22:19:10Vanessa Pereira da Silva BarcellosAnônimo

    Será otimo a implantação dessa nova Upa!!!! Sou Técnica de Enfermagem e gostaria muito de trabalhar em uma dessas upas de Niterói...Onde devo procurar essas informações!!!

  • Avatar
    03/12/2010 21:18:46fabianaAnônimo

    tem telefone nessa unidade

  • Avatar
    27/10/2010 12:31:08Adilmar Baunilha de AlmeidaAnônimo

    Sou hipertensa, cardíaca e como "desgraça pouca é bobagem", também sou obesa. Em função desses três fatores de risco, preciso constantemente de consultas médicas. Como disponho de um plano de saúde razoável (CASSI-BB), nunca recorro a Saúde Pública.Hoje (27.10.2010), excepcionalmente decidi fazê-lo e irei eternamente lamentar esta decisão. Por volta das cinco da manhã comecei a sentir falta de ar e percebi que minhas pernas estavam inchadas. Imediatamente comecei a achar que se tratava de Trombose. Leigos com doenças crônicas sempre ficam na defensiva. Pois bem, lembrei da última vez que fui numa emergência cardiológica privada em que perdi muito tempo me locomovendo até lá e decidi ir à UPA- Fonseca que fica praticamente ao lado da minha casa. Pensei que às cinco horas da manhã não estaria atrapalhando nenhum outro paciente pois haveria poucos ou nenhum. Se bem que eu nem precisaria pensar assim visto que nossa Constituição preconiza que Saúde pública, Educação e Segurança Pública tem que estar disponível para todos os cidadãos indistintamente. Mas provavelmente deve ser uma ironia do legislador. Enfim, chegando lá, fui atendida por uma médica (clínica geral) muito atenciosa que tranquilizou-me quanto a trombose e pediu que eu fizesse o que eu chamo de "cesta básica" dos procedimentos cardíacos emergenciais, raio X, exame de sangue, eletrocardiograma e nebulização. Depois de fazer os exames eu deveria voltar para o diagnóstico médico.1. passo: tudo correu bem, tiraram o sangue simultaneamente a nebulização, .passo 2 idem, o técnico de raio X foi atencioso e educado, passo 3, ecocardiograma. Não consegui chegar a esta etapa,ou seja, não fiz o exame. Acho que é por coisas assim que dizem que uma maçã podre envenena todo o cesto de maçãs.Esperei quase uma hora até me informarem que a máquina estava quebrada. Primeiro falaram que como era troca de um turno para outro, a pessoa responsável ainda não havia c

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.