SRZD


24/04/2010 12h57

Crise na Igreja Católica faz milhares de fiéis deixarem religião na Alemanha
Redação SRZD

Crise na Igreja Católica faz milhares de fiéis deixarem religião na Alemanha. Foto: Wikimedia Commons.Os escândalos envolvendo diversos membros da Igreja Católica em casos de pedofilia está devastando a religião, que sofre com um grande número de abandonos por parte dos fiéis. Um dos países mais afetados é a Alemanha. Uma reportagem publicada neste sábado pelo jornal "Frankfurter Rundschau" classifica o fato como "dramático".

Para se ter uma ideia da dimensão da evasão da igreja, no bispado de Bamberg, o número de baixas pulou de 200 para 1.400 fiéis por mês. Já em Rottenburg e Estuttgart, estima-se que cerca de 4.300 pessoas abandonaram a religião nos últimos meses.

Mas esse locais ainda não são os mais graves registrados na Alemanha. Em Rogensburgo, onde o irmão do Papa Bento XVI, Georg Ratzinger, liderava os casos de maus tratos, o número de abandono é cerca de cinco vezes maior que a média.



Comentários
  • Avatar
    18/09/2011 16:20:02Ary Jr.Anônimo

    Cícera: Fico realmente pasmo com afirmações como a sua ao se apoiar na natureza imperfeita do homem para justificar atos de extrema safadeza, brutalidade e desumanidade as quais estamos tratando. Creio que se você fosse realmente cristã, mesmo sendo católica, manifestaria seu repúdio, críticas e mudanças direcionados a sua igreja. Você ja foi estuprada? se é mãe, ja teve seu filho(a) estuprado(a)? Aposto que teria uma opinião diferente se isso tivesse acontecido com voce ou com um entre querido seu. Isso é muito mais que "uma crise de valores", estamos falando de crime hediondo; Esse autores deveriam responder judicialmente por isso e cumprir pena como qualquer outro cidadão "imperfeito". Mas a igreja, apoiada pelo seu líder, faz de tudo para abafar esses casos. Deprimente ter de ler comentários dessa natureza, isso nos força a generalizar e nivelar todos o católicos a mesma estirpe.

  • Avatar
    02/09/2010 21:14:43pauloAnônimo

    Parabéns Cícera pelo comentário,as vezes focamos nas criticas a teologia e esquecemos do centro que é Jesus Nosso Salvador,Ele mesmo disse que seriamos perseguidos mas Ele é Nossa força.

  • Avatar
    02/09/2010 13:27:38cicera raquel de araujo paulo airesAnônimo

    A igreja fundada por Jesus Cristo jamais será abalada, pois ele está vivo e permanece entre nós. Podemos sim está passando por uma crise de valores e os seres humanos são passíveis de erros. Os padres não são perfeitos. Só Deus é perfeito. Quem não tiver defeitos ou pecado atire a primeira pedra. Devemos é voltar nosso olhar para Jesus e rezar pelo clero e pelas vocações sacerdotais para que essa realidade se transforme para o bem.

  • Avatar
    11/06/2010 15:14:46Wesley CorreaAnônimo

    Os fieis sempre são fieis, os que saem da igreja são aqueles que não tem compromisso (os infieis que se achavam fieis) Jamais podemos generealizar.. desacreditar na politica por causa de maus politicos é sinonimo de burrice....Seria justo condenar um saco de laranja por causa de uma unica laranja podre? A igreja é santa porque faz parte do corpo de Cristo e Cristo é santo. Devemos amar a igreja e colocar na cadeia os falsos pastores.

  • Avatar
    28/04/2010 09:53:50Wanderley da SilvaAnônimo

    A Bíblia já prescreve este fato, quando diz: "Caiu a grande Babilônia", e acrescenta uma advertência: "Sai dela, povo meu, para que não sejais participantes de seus atos".

  • Avatar
    25/04/2010 23:10:05ANTONIO CARLOS DE SOUZAAnônimo

    -Engana que eu gosto! -Se fosse ABANDONO TOTAL o padrão se repeteria em todos os paises de maioria cristã e em particular católica. Algumas ficam aborrecidas e dão um tempo mas não significa abandono do batismo. Boa parte retornam depois de discernir o certo do duvidoso.

  • Avatar
    24/04/2010 15:05:00opositorAnônimo

    esses cristaos tem mais e que sumir da face da terra...so assim teremos paz...MORTE AO CRISTIANISO,A RELIGIAO DOS COVARDES!!!!!!!!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.