SRZD


23/02/2010 18h29

Desfile de escolas de samba em Belém do Pará é tradição e paixão local
Camila Elias

O leitor e jornalista Israel Pegado, de Belém do Pará, escreveu ao SRZD para contar sobre a apuração das escolas de Samba de sua cidade. Sem esconder o orgulho pela folia paraense, ele ressalta que o samba é uma grande paixão local e lembra que o carnaval de Belém já foi considerado o terceiro maior do Brasil nas décadas de 70 e 80, contando com profissionais como Joãozinho30, Laíla, Dominguinhos do Estácio e Rico Medeiros. Para valorizar e resgatar esta cultura, ele preparou uma reportagem sobre a apuração.


Bole-Bole é a grande campeã do carnaval em Belém

por Israel Pegado
 
A Associação Carnavalesca Bole-Bole, do populoso bairro do Guamá, é a grande campeã do Grupo Especial do carnaval em Belém do Pará. A apuração ocorreu, na tarde desta quarta-feira de cinzas (17), na Aldeia Amazônica David Miguel, mesmo local dos desfiles das escolas de samba da capital paraense.

* Veja galeria de fotos do desfile


Em uma disputa tensa e muito acirrada, foi escolhida a escola campeã do Grupo Especial do carnaval em Belém do Pará. Ao final da apuração, que aconteceu na Aldeia Amazônica David Miguel, onde são os desfiles, o Bole-Bole somou o mesmo número de pontos do Rancho Não Posso me Amofiná, mas ficou com o título no quesito de desempate, harmonia.

Ao todo, a grande vencedora, do populoso bairro do Guamá, computou 325,5 pontos, obtendo a nota máxima em sete dos 11 quesitos: bateria, enredo, samba-enredo, conjunto, fantasia, evolução e porta-estandarte, este último é uma figura típica do carnaval paraense.
 
A agremiação levou para avenida o enredo 'Palhaços Trovadores: a poesia do riso na passarela do samba', dos carnavalescos Cláudio Palheta e Eduardo Wagner. A escola desfilou com fantasias leves e bem humoradas, mostrando canto forte de seus componentes, evolução perfeita e um dos melhores sambas-enredo entre as sete concorrentes. A bateria de Mestre Feijão foi um dos destaques da escola com paradinhas coreografadas, que levantaram a arquibancada em diversos momentos.
 
A escola desfilou com cerca de dois mil brincantes. "Estamos muito alegres. Fizemos o desfile com o que a gente podia, sem luxo, mas fizemos o melhor", disse o presidente do Bole-Bole, Paulo Fernando de Alcântara.
 
A campeã de 2009, Embaixada de Samba da Pedreira ficou em 3º lugar, seguida pelo Quem São Eles, Piratas da Batucada, Deixa Falar e Alegria-Alegria, que acabou rebaixada para o segundo grupo.

Acesso

A Grande Família conquistou o título do carnaval do Grupo de Acesso, garantindo o direito de competir na elite da capital paraense, em 2011. Após uma apuração muito apertada com a Xodó da Nêga, a tradicional escola do bairro do Telégrafo, somou 215,5 pontos de 220 possíveis. A vitória veio com o enredo 'Vamos passear no Bosque, enquanto seu lobo não vem...', em homenagem ao secular Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, do carnavalesco Neder Charone.
 
'Esse foi um ano especial, em que voltamos para o lugar de onde não deveríamos ter saído', comemorou Léo Chubby, intérprete e compositor da escola. A Grande Família é uma das forças do carnaval de Belém e já chegou a ser campeã do Grupo Especial, mas há dois anos lutava para sair do Acesso.



Comentários
  • Avatar
    02/02/2012 13:31:59kaith micaelaAnônimo

    minha professora me pedio para´pesquisar sobre a escola de samba e eu acho muito legal fazer esse tipo de pesquisa pq agente conhese sobre o carnaval mas um pouco e eu acho muito enteresante

  • Avatar
    03/01/2012 23:51:47carlos eduardo pereiraAnônimo

    Sim...O carnaval de belém de rua e de clube já foi explendoroso! Pela av. nazaré nos dias de domingo passavam tantos blocos e escolas de samba que não dava pra contar, que seguiam até o bar do parque na pç da república. Era pura tradição que começava no primeiro domingo do ano...Além dos GRANDES bailes nos clubes...Passou...

  • Avatar
    06/03/2011 12:00:18patrick sanchesAnônimo

    oii tudo bom eu queria agradecer a rba pela transmição do canaval,de belém muito legal muito bom mostra nossa cultura pq somos o 3 maior carnaval, legal a apresentação das escolas piratas da batucadas foi bom e a tradição guamaense foi de comição que legal

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.