SRZD


11/02/2010 12h04

Triagem do Instituto Fernandes Figueira só tem agenda para o mês de maio
Gustavo Verneque

Triagem do Instituto Fernandes Figueira só tem agenda para o mês de maio. Foto: Assessoria de ImprensaO Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, inaugurou o novo centro de tratamento e investigação de doenças ginecológicas em setembro do ano passado. Nas novas instalações seria possível realizar o tratamento de várias doenças relacionadas sem a necessidade de internações prolongadas e consequente ocupação de leitos hospitalares. Na época foi prometido triplicar o número de atendimentos no setor, ou seja, seriam 1200 por mês. Mas, por enquanto isso ainda não está acontecendo.

Segundo o Chefe do Departamento de Ginecologia  do IFF, Dr. Marcio Lamblet , o serviço ambulatorial está em fase de reestruturação: "Nosso ambulatório tem uma grande demanda, com solicitação de atendimento a pacientes do município e estado do Rio de Janeiro. Em alguns ambulatórios especializados temos vagas para consultas de primeira vez somente para o mês de maio.", afirma.

Ao telefonar para o setor de triagem do IFF e questionar sobre os dias de atendimento, nada é falado sobre a falta de vagas. "Liguei para cá e disseram o dia e o horário que eu poderia vir fazer a triagem. Falei que eu tinha encaminhamento de outro hospital e perguntei se tinha vaga e se estava tudo certo. E me falaram que eu teria que ir até lá. Eu moro em Niterói, tive que chegar atrasada no trabalho e, quando cheguei na recepção do instituto, me informaram que só abriria triagem para depois do carnaval", conta Priscila Silva, que esteve no IFF no dia 21 de janeiro.

Esse tempo de espera para o atendimento merece atenção, é o que afirma a ginecologista Cristina Maia: "Para a maioria dos casos que o instituto atende, em um ou dois meses, dificilmente o quadro clínico das pacientes se agrava. Claro que existem exceções. Mas se a paciente recebeu algum diagnóstico e foi encaminhada para o IFF, esse tempo pode estar no limite".

Os encaminhamentos de outros hospitais continuam acontecendo normalmente.  Dr. Lamblet diz que  está "trabalhando junto à Secretaria Municipal de Saúde para que a nossa clientela seja encaminhada pela Central de Regulação do município, conforme regulamentação do Ministério de Saúde".

O Instituto Fernandes Figueira (IFF) é uma unidade materno-infantil da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sendo referência em tratamento em diversas doenças de alta complexidade.


Veja mais sobre:SaúdeHospital

Comentários
  • Avatar
    14/04/2014 00:30:03andreAnônimo

    boa noite minha filha tem tres anos e tem mielomeningoceli e hdricefalia urina com uso de sonda e precisa de tratamento como eu fasso

  • Avatar
    11/04/2014 20:52:56paulo cesarAnônimo

    tenho duas filhas com muita alergia, uma tem alergia a proteina do lei de vaca e uma grave deficiencia de ferro ela tem 1 ano e 2 meses,estou andando sem paradeiro atraz de ajuda pois com essa deficiencia ela ficou muito sensivel e com isso esta sempre com infecções e a outra filha tem 2 anos e meio e esta com uma alergia alta de nivei IV em acaro o pediatra disse que ela precisa de tratamento urgente. Soube que vc são um dos melhores hospitais do rio e queria saber como posso conseguir uma vaga pra elas , sou de itaguai e aqui não tem recursos. desde já agradeço a atenção. obrigada!

  • Avatar
    24/06/2013 23:25:01ElisangelaAnônimo

    A minha prima esta gravida e é sério o problema na gestação.Já fomos em vários hospitais e todos falam a mesma coisa ela tem que ir para instituto Fernandes figueira.somos do município de Rio das Ostras, entendemos que e muita gente pra ser atendida mais o tempo ta passando pois ela já esta com sete meses.Nos ajude por favor.envie uma resposta como pode alguém ficar sem atendimento no momento tão dificil como esse, nos ajude

  • Avatar
    28/05/2013 13:21:45manoel pereira da silva juniorAnônimo

    presisso marca um penelmologista para minha filha emanoelle de 7 meses.

  • Avatar
    28/05/2013 13:17:08manoel pereira da silva juniorAnônimo

    presisso marca um penelmologista para minha filha emanoelle de 7 meses.

  • Avatar
    16/04/2013 00:17:35Edna do nascimento Gonçalves FerreiraAnônimo

    Eu estive ai em Fevereiro de 2004,tive uma menina,mais veio com uma doença rara Hernia Diafragmática quero começa fazer o tratamento eu moro em Cabo Frio como devo fazer,la fez a necropsia e eu ainda não peguei tenho essa doença congênita com meu marido ele e o+ e eu sou o- o que eu faço.

  • Avatar
    16/03/2013 20:25:04Cristiane Gomes de Oliveira SouzaAnônimo

    Olá, fui diagnosticada com 2 miomas subserosos, e minha médica me deu um encaminhamento para ginecologista do INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA, só q não sei como fazer para marcar a consulta e quais os dias. Por favor me de esta informação. Desde já agradeço a informação. Aguardo resposta. Desejo engravidar, tenho 30 anos.

  • Avatar
    27/02/2013 00:33:31ana alice laurindo gomes da silvaAnônimo

    Oi eu e meu marido queriamos muito ter um filho,mas ele fez um espermograma e deu que os espermatozoide dele é imoveis.Gostaria de saber se vcs faz tratamento de fertilisação ou para engravidar.E se vcs fazem como faço para me escrever,se tenho que passar por outro posto ou hospital como posso me ajude porfavor.

  • Avatar
    21/02/2013 23:11:13Davi Jose Reis da SilvaAnônimo

    Minha e fator rh - e eu+ ela engravidou a cerca de 1ano ,mas teve de fazer uma curetagem.Porem nao deram a ela a imunoglobulina .Agora ela esta gravida de novo e eu prëciso saber como a gente faz para ela ter consutas ai ou ate mesmo um tratamento ja que e um lugar especializado nesses casos .Peco ajuda de vcs.para que nosso bebe venha com muita saude.Desde ja agradeco a atencao e espero uma resposta.Obrigado de futuro pai super feliz .

  • Avatar
    22/01/2013 21:21:35christianne henriques da silvaAnônimo

    Oi sou paciente psiquiatrica mais faço tratamento,fiz uma cirurgia em 2009 retirei um ovario e uma tuba e gostaria muito ter um filho e me indicarão esse hospital por favor sei que não e um caso alarmante ou de urgencia mais gostaria muito que me ajudase Desde ja obrigada pela atencão.

  • Avatar
    09/01/2013 17:40:08Andreia do amor divino silvrrioAnônimo

    minha filha ta precisando de uma vaga para Nefrologista , estou tentando ja a um ano e não consigo . Ela tem Hidronefrose e uma Dilatcão renal e um cisto no rin direito se puderem me ajudar por favor entre em contato com a secretari ade saude de Tres rios por favor ..

  • Avatar
    03/01/2013 21:18:44Ruth Souza de LimaAnônimo

    olá meu nome é Ruth á 71 dias tive uma criança muito especial,ele tem sindrome de down,cardiopata e tem um probleminha no intestino que ninguem sabe o certo o que é.Ele precisa fazer um exame de urgencia que é o clister opaco,ele desde que nasceu esta internado e nao pode vir para casa ja teve infeccao no sangue,nessa semana tratou infeccao na urina,ele esta no hospita Azevedo Lima ja ate coseguiram a operaçao no hospital de Bonsuceso,ele so precisa fazer o exame pra saber se precisa operar ,por favor eu os imploro facam o exame no meu filho o nome dele ja ta na regulaçao Pedro Leonardo Souza Vidal obrigado!!!

  • Avatar
    08/12/2012 01:16:47GEORGIA LIMA RIBEIRO DA SILVAAnônimo

    TENHO COLO INCOMPPETENTE JA TIV 4 ABORTOOS TARDIOS COM 16 SEMANAS EM MEDIA. ME DERAM COMO REFERENCIA ESSE HOSPITAL POIS ELE TEM RISCO FETAL E MINHA BOLSA SEMPRE SE ROMPE MESMO FAZENDO CIRCLAGEM ME AJUDEM QUERO SER MAE PRECISO DE UM OBSTRETA QUE ME AJUDE A PROSSEGIR MUNHA GRAVIDEZ SOU HIPERTENSA E TENHO SINDROME DO PANICO. PRA TODOS FAÇO TRATAMENTO

  • Avatar
    21/11/2012 19:31:36ADRIANA LOPES DA SILVAAnônimo

    Boa Noite Minha vizinha de 19 anos esta na 36ª semana de gestação e descobriu que seu bebe nascerá com lábios aberto pode ser até o céu da boca. Ela já procurou por todos na Prefeitura e já faz um mês e nada. Tem como agendar a Triagem? Atenciosamente Adriana

  • Avatar
    21/08/2012 19:25:40Michele SantosAnônimo

    Venho a agradecer o atendimento do qual tive neste hospital, pois tive diaginosticado toxoplasmose no hemograma completo na gravidez. Fui muito bem atendida pela equipe médica no dia do meu parto com atenção espetacular. Que este hospital continue assim. Que Deus abençoe a todos. Meu parto foi no final 17/08/2009. Michele Cristina Farias dos Santos. Obrigada

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.