SRZD


07/11/2007 09h05

Começa pré-matrícula em escolas estaduais do Rio
Da Redação

Começam, nesta quarta-feira, as inscrições para a pré-matrícula nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. Este ano, o procedimento para o 6º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio, do 1º ano do Ensino Normal, e as fases V e I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) será feito somente através da internet, até o dia 9 de dezembro. O objetivo é eliminar as grandes filas de pais que, por vezes, chegam de madrugada nas escolas para garantir a vaga de seus filhos. Lúcia Venina, subsecretária de Gestão da secretaria estadual de Educação, afirmou que os pais não precisam ficar preocupados com a mudança.

“Vai ser mais fácil, pois ninguém vai precisar ficar na fila, e existe um prazo razoável para a inscrição via internet. Os critérios para a obtenção da vaga serão baseados no dia e hora em que for feito o cadastro online”, disse a subsecretária em entrevista a Sidney Rezende, na CBN.

De acordo com Lúcia, os pais que não possuem computador em casa com acesso à internet poderão fazer a inscrição em postos do governo, disponíveis em todo o estado. “A pré-matrícula pode ser feita em qualquer horário, em casa, do computador de um amigo ou de lan houses. Quem não tiver como fazer dessa forma pode ir a um dos 150 postos do governo, com endereços divulgados amplamente na imprensa e elencados em nosso site, ou em um dos mais 69 postos de internet comunitária”, afirmou. “Fora do município, existem escolas e postos com acesso à internet, que a Proderj colocou à disposição. Se ainda assim, o responsável não conseguir fazer a matrícula por algum motivo, deve procurar diretamente a secretaria para receber mais informações.”

Para a inscrição, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento do aluno, para que sejam preenchidos corretamente os dados necessários para o cadastro. “Também é necessário informar endereço completo e nome do responsável. Daí, o sistema pedirá que informe até cinco opções de escolas, turno de preferência e se é portador de necessidades especiais. Se houver algum aluno especial precisa ser declarado, para que tenha prioridade”, disse Lúcia.

Ainda de acordo com a subsecretária, do dia 10 de dezembro em diante, os alunos receberão em suas residências as confirmações de inscrição. “Caso não haja vaga em nenhuma das cinco escolas escolhidas, haverá uma segunda fase, a partir do dia 3 de janeiro, em que ele poderá tentar novamente”, explicou.

A pré-matrícula pode ser feita no site www.prematricula.seeduc.rj.gov.br. O serviço na Internet vai funcionar 24h todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A estimativa é oferecer 360 mil vagas para essas séries. O próximo ano letivo começará no dia 18 de fevereiro de 2008. A central de atendimento da secretaria de Educação responderá as dúvidas pelo telefone 2299-4309.


Comentários
  • Avatar
    25/01/2010 17:30:55vagner gonçalves da silvaAnônimo

    eu quero estudar no colegio nelson ramos,supletivo..

  • Avatar
    25/01/2010 17:28:32judete souza varelaAnônimo

    eu quero estudar no colegio nelson ramos,supletivo....

  • Avatar
    25/01/2010 17:24:07laureane costa machadoAnônimo

    eu quero faser supletivo no colegio nelson ramos.....

  • Avatar
    25/01/2010 16:38:14Leandro Silva RibeiroAnônimo

    Fiz a a solicitação de vaga para o meu filho LEANDRO SILVA RIBEIRO para o CIEP 119 AUSTIN -Nova Iguaçu no turno da Noite.Recebi uma correspondência de garantia de vaga INSCRIÇÃO Nº 082048. Estive no CIEP, porém, o nome está escrito errado ( LEANDRO SILVA RIBERIO ) e com isso não pude fazer a matricula. No CIEP me disseram que teria que entrar em contato com a Secretaria de Educação para correção porém, não consigo contato pelo numero do Telefone que me forneceram : nº 08000240400.Gostaria de saber como proceder em relação a esta matricula, pois gostaria de assegurar a vaga. Grato Rubens Ferreira Ribeiro tel.: 2209.6710

  • Avatar
    25/01/2010 12:27:05jenifer silva dos santosAnônimo

    quero estudar na escola RAUL VEIGA em niteroi no centro fasser supletivo de manhã ,cursando o 1ano do 2 grau

  • Avatar
    23/01/2010 08:32:14ROSANA SEVERO GAUTEAnônimo

    Gostaria de saber quando reabrem as inscrições para o ensino médio no estado,e qual critério será usado para as vagas. ATT. Rosana

  • Avatar
    22/01/2010 15:18:50Maria joseAnônimo

    Preciso de uma vaga no bairro da Tijuca para o 9º ano do ensino medio, como e qdo vao ser feitas as matriculas pra quem perdeu as inscriçoes pela internet?

  • Avatar
    22/01/2010 15:03:45Maria joseAnônimo

    Gostaria de saber onde e como vai ser feita a matricula de tranferncia de quem cursou o 5° ano e vai para o 6º ano no municipio de quimados mais proximo do bairro do carmo

  • Avatar
    22/01/2010 14:50:17Simone AndadradeAnônimo

    MINHA FILHA FEZ A PRE MATRICULA MAS NAO FOI ALOCADA EM NENHUMA ESCOLA. GOSTARIA DE SABER SE POR ACASO A ESCOLA MAS PERTO DE CASA TIVER VAGA EU PODEREI ANTES DE LIGAR PARA ESCOLHER UMA DAS VAGAS DISPONIVEIS RESERVAR ESSA VAGA. GRATA.

  • Avatar
    22/01/2010 13:19:20ana goreth campos de souzaAnônimo

    gostaria de saber até que dia irá a inscrição p/ alunos novos no colégio estadual nilopeçanha em são gonçalo na zé garoto, e como faço p/ fazer a inscrição, por favor estou precisando de uma resposta urgente, aguardo anciosamente.

  • Avatar
    22/01/2010 11:34:54luana da silaAnônimo

    gostaria de uma vaga no colegioestadual Leopoldo Froes em Niteroi mais não fiz a pre´matricula oque eu faço?

  • Avatar
    22/01/2010 09:07:29agatha regina silvaAnônimo

    quero fazer matricula do meu filho no ensino fundamental morro em bonsucesso como vou fazer ele tem 18 anos e estava na 7 serie por favor mande a resposta nao quero q ele fique sem fazer nada esta esperando a resposta do quartel ele recorreu

  • Avatar
    22/01/2010 09:03:56agatha regina silvaAnônimo

    quero fazer matricula do meu filho no ensino fundamental morro em bonsucesso como vou fazer ele tem 18 anos e estava na 7 serie

  • Avatar
    21/01/2010 11:25:18thaiana nunesAnônimo

    vou passar para a ufrj

  • Avatar
    21/01/2010 11:12:57Arnaldo TelesAnônimo

    gostaria de saber a data da matricula para a escola estadual Clelia Nancy.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.