SRZD


25/01/2010 08h50

Projeto Praia Para Todos permite que deficientes frequentem às praias do Rio
Redação SRZD

A praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi a primeira a receber o  projeto Praia Para Todos - Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas, neste domingo. A Prefeitura instalou uma infraestrutura que permite que deficientes possam frequentar a areia com mais facilidade e conforto. Um sinal sonoro, por exemplo, ajuda os deficientes visuais na travessia. Além disso, rampas de acesso ao calçadão e à praia permitem que os cadeirantes consigam se locomover melhor.

A finalidade da ação é desmistificar a imagem de passividade atribuída às pessoas com deficiência. O projeto Praia para Todos terá uma infraestrutura básica, que inclui esteira para passagem de cadeiras de rodas, cadeiras anfíbias e de banho - de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutua na água - e tendas.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, são cerca de 24,6 milhões de pessoas.

A iniciativa, inédita no mundo, é da ONG Espaço Novo Ser e terá caráter itinerante, para que possa estar em diferentes pontos da orla do Rio. O projeto conta com o patrocínio da Michelin, com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da RIOinclui e tem o objetivo de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, por meio de prazerosos momentos de descontração e lazer em pleno ar livre.


Veja mais sobre:Rio de Janeiro

Comentários
  • Avatar
    12/12/2012 18:55:14Dora RodriguesAnônimo

    Gostaria de saber sobre este projeto praia para todos, tenho um irmão deficiente físico e gostaria de ingressa-lo no projeto.Como posso fazer para ter acessibilidade?

  • Avatar
    23/01/2012 16:14:39Alexandre LopesAnônimo

    Boa tarde! Sou cadeirante e me enteressei pelo praia para todos e gostaria de saber onde posso, dentro do Rio de Janeiro, ter acesso ao mar neste verao de 2012 e se a publicaçoes mais recentes a respeito do assunto. Obrigado, estou aguardando sua resposta.

  • Avatar
    21/01/2011 12:07:33Elisangela de Oliveira CarvalhoAnônimo

    Tenho uma filha especial , deficiente físico, quero saber em que praia está esse projeto para eu levar a minha filha amanhã

  • Avatar
    07/01/2011 10:02:31Fernando Muniz Jorge VicenteAnônimo

    Bom dia! eu gostaria de saber mais detalhes do projeto proque estou trabalhando em um aqui para a pria do litoral do Paraná,os parceiros, empresa que podem fornecer os equipamentos a que orgão terei que enviar o projeto e seu custo.Atenciosamente

  • Avatar
    21/04/2010 12:26:22anaAnônimo

    gostaria de ser voluntaria para projeto praia para todos.como faço?

  • Avatar
    19/04/2010 18:28:57andré alves feitosaAnônimo

    sou deficiente fisico e gostaria de partticipar desse [projeto praia para todos ]faço natação e adoro o contato com a aqua .abraço

  • Avatar
    16/04/2010 17:44:32JANE MARÇAL TORRES FURTADOAnônimo

    gostaria de saber se na zona sul (moro no leme)TERÁ ESTE PROJETO IMPLANTADO ?E QUANDO ?pois tenho uma irmã de 57 anos ,cadeirante que adora uma praia mas. . . temos limites . sem mais jane

  • Avatar
    04/03/2010 21:57:28katia e marciaAnônimo

    gostei muito deste projeto uma boa iniciativa para os deficientes eles merecem isso e muito mais...somos todos iguais perante a deus.

  • Avatar
    04/03/2010 14:39:04GEOVANNI BRASIL DE OLIVEIRAAnônimo

    Pow, Massa essa inclusão desse programa praia para todos, sou de porto velho - RO e por aqui temos vários deficientes fisicos e existe ainda um grande preconceito por parte da sociedade e de outros que podem e não fazwm nada para facilitar a vida dos mesmos. Sou universitário do curso de educação física e um colega que é cego e já se machucou várias vezes dentro da própria facudade, acho uma sacanagem da facudade e do rpóprio governo que não faz nada para ajudar essas pessoas.

  • Avatar
    03/03/2010 12:24:25Julieta ArsênioAnônimo

    Prezado Sr, Gostaria de obter maiores ionformações sobre o acesso de pessoas com deficiência ( mental ) para usufruir essas maravilhas que são nossas praias. Estou realizando um estudo sobre como transportar pessoas com deficiências ( mentais) em veículos automotores em nossas vias puvlicas. Aguardo informações . Atenciosamente. Julieta Arsênio

  • Avatar
    03/03/2010 11:03:02nair macedo moura dos santosAnônimo

    Achei maravilhoso o projeto praia p/ todos, sou Pedagoga e professora de educação especial, tenho curso de libras e braille, admiro todos os projetos em função da inclusão social, já fiz trabalhos voluntários, gostaria de saber como fazer parte deste projeto, trabalhando e ajudando, por favor me envie resposta.

  • Avatar
    02/03/2010 22:41:25isaias santos juniorAnônimo

    adorei essa ideia espero que o prefeito continua com essa ideia e espalhe pelo litoral todo e nao so na barra porque eles mereçe muito mais parabens prefeito ou quem teve essa ideia

  • Avatar
    06/02/2010 16:16:28CLEBIA RIBEIROAnônimo

    Adorei o projeto pois espero que tenha em diversas praias pois sou mãe de um cadeirante de 28 anos e era muito complicado levá-lo a praia. estão de parabéns.

  • Avatar
    01/02/2010 12:16:06janaAnônimo

    nada

  • Avatar
    26/01/2010 13:42:51Luiz Phelipe NobreAnônimo

    Esta iniciativa NÃO é inédita no mundo e nem no Brasil! Acesse www.adaptsurf.org.br para mais informações. Inclusive, em Portugal, existe um projeto com o mesmo nome! Abraços.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.