SRZD



Chico Junior

Chico Junior

Jornalista, escritor, carioca, viajante. Trabalhou nos principais veículos cariocas, dentre eles, Correio da Manhã, Pasquim, O Dia, Jornal do Brasil e O Globo. Foi um dos fundadores do jornal Repórter, um dos ícones da imprensa alternativa no final da década de 1970. É autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, além de editar o portal Viagem e Sabor. E-mail: chico.junior@srzd.com

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



21/01/2010 20h06

Porquinho da Índia se come. Em Cusco, Peru, é prato típico. E é uma delícia
Chico Junior

cusco_plaza de amas_isabella nunes

Porquinho da Índia se come. No Peru. Talvez em outros lugares andinos por onde passou a cultura inca, considerando que este era um dos pratos da dieta inca. Em Cusco (foto), ex-capital do Império Inca e ponto de partida para quem vai a Machu Picchu, é prato típico, encontrado em vários restaurante locais. Para os que estão um pouco assustados com o fato de pessoas comerem o bichinho, lembremo-nos de que em várias cidades do interior do nosso Brasil come-se o preá, primo-irmão do porquinho. Eu mesmo já vi e fotografei preás sendo vendidos (ilegalmente, pois sua caça é proibida pelo Ibama) em feiras do interior do Nordeste.


cuy ao forno_chico junior

Bem, vocês me desculpem, mas encarei o tal do porquinho, que no Peru é conhecido como cuy. E, lhes garanto, é delicioso. Para aumentar o prazer, come-se com as mãos. Provei o meu cuy no Inka Grill, um agradável restaurante que fica no centro de Cusco, na Praça das Armas. É o cuy horneado al aroma de ají mirasol e romero (cuy ao forno ao aroma de aji Mirassol e alecrim). É feito no forno, com ají mirassol (um tipo de pimenta leve), alho, alecrim e outras especiarias, assado lentamente com um pouco de azeite. O prato (foto) custa 60 soles (cerca de 40 reais) e dá para duas pessoas.

Risoto de quinoa

risoto de quinoa_chico juniorOutro prato bastante interessante do Inka Grill é o risotto de quinua com lomitos de pollo (risoto de quinoa com filezinhos de frango), versão andina do tradicional risoto italiano, utilizando-se a quinoa no lugar do arroz, acompanhado com filezinhos de peito de frango, salteados com ají (pimenta) panca. Para quem não gosta de pimenta, peça "non picante".

Mas antes de tudo, para começar, peça o piqueo novo andino, um prato com asas de frango empanadas, brochetes de filé de alpaca (o primo do lhama), pimentões recheados e deliciosos croquetes de quinoa.



Comentários
  • Avatar
    03/07/2012 11:26:56roberto felixAnônimo

    Sou um curioso pela cultura inca fiquei curioso pela criação do porquinho da índia e gostaria de aprender a abater e ter mais informações sobre os deliciosos pratos deste belo animal. ficarei grato se tiver as informações. abç.

  • Avatar
    01/02/2012 20:48:19Gustavo Henrique Araujo CunicoAnônimo

    Queria saber exatamente como tirar o pelo do porquinho e como tempera-lo detalhadamente. se alguem tiver a receita agrade'co

  • Avatar
    30/01/2012 20:43:55rogerio silvaAnônimo

    adorei este prato

  • Avatar
    15/02/2011 22:28:17Protetor dos animais indefesosAnônimo

    São um bando de covardes eles tem um ritual que quebra o pescoço do porquinho da india até ele morrer agonizando, deveria fazer isso neles pra ver o que eh bom.

  • Avatar
    26/09/2010 20:58:01fernando chagasAnônimo

    Muito interessante,sou biólogo e estou fazendo um melhoramento genético em nossos porquinhos da india (cuyes) com o intuito de aumentar seu potencial carnico,pois vejo essa especie como alternativa alimenticia,para populações de baixa renda,já que aproveita forragens grosseiras e baratas,transformando-as em proteinas.

  • Avatar
    01/02/2010 10:12:59divino menezesAnônimo

    Aqui em goiania a muitas pessoas que come o porquinho da india e e muito gostoso assado ou frito Receita Limpe bem o porquinho e corte em 4 pedaços e tempere com sal e cebola picada em rodelas e frite os pedaços e depois junte os pedaços fritos na frigideira e adicione 2 xicaras de cafe de agua e deixe conzinhar ate secar a agua e sirva morno ou quente. obrigado

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.