SRZD


21/10/2009 12h23

Sérgio Cabral envia projeto de lei para aumento salarial dos professores
Tatiana Mattos - Atualizado em 22/10/2009, às 11h10

Os professores do Programa Pedagógico de Horário Integral, que trabalham 40 horas, vão receber reajuste salarial depois de 15 anos com vencimentos congelados. O governador Sérgio Cabral vai enviar um projeto de lei, na próxima semana, para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, criando o plano de cargos e salários, concedendo reajustes a serem pagos até 2015.

Os valores variam de 57% a 120%. A reunião em que isso foi decidido aconteceu, nesta manhã, com a participação do secretário de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa; do líder do governo na Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB); da líder do PMDB, deputada Aparecida Gama; do presidente da Comissão de Servidores Públicos da Alerj, Nelson Gonçalves, e representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe). Participaram também os deputados Alessandro Molon (PT) e Marcelo Freixo (P-SOl).

Novo Plano

O projeto de lei prevê progressão salarial de  12% a cada cinco anos e beneficia 6.568 servidores ativos e 338 inativos. Os 1.514 profissionais que lecionam da 6ª à 9ª séries recebem hoje R$1.831,74 de vencimento-base. A partir de janeiro de 2010, 19% professores passarão a receber R$ 2.297,73 e 81% professores vão ganhar R$ 2.573,46. Já em outubro, uma parcela do Nova Escola será incorporada aos salários, que passam a ser R$ 2.401,11 e R$ 2.689,24, respectivamente.

Já os 5.054 professores que lecionam da 1ª à 5ª séries recebem hoje R$ 1.168,20 de vencimento-base. Em janeiro do próximo ano, 9% dos profissionais passarão a receber R$ 1.465,39 e 91% receberão R$ 1.641,23. Já em outubro, contabilizando a incorporação do Nova Escola, os vencimentos passarão para R$1.531,32 e R$ 1.715,08, respectivamente.

 


Veja mais sobre:Alerj

Comentários
  • Avatar
    07/01/2011 11:09:44mario henriqueAnônimo

    cadê o pessoal de apoio .

  • Avatar
    14/10/2010 20:05:55BRUNOAnônimo

    O REAJUSTE AINDA É POUCO COMPARADO A PERDA SALÁRIAL DOS 15 ANOS DESSES PROFISSIONAIS. ESSE PROJETO BENEFICIA PROFESSORES 40 HORAS, A MINORIA DA REDE. A MAIORIA, QUE TRABALHA COM UMA JORNADA DE 16 H/SEMANA GANHA R$ 765,00 POR MATRÍCULA. VAMOS PENSAR NUMA JORNADA DE TRABALHO DE QUALQUER PROFISSIONAL (40 HORAS/SEMANA): UM PROFESSOR DA SEERJ DE 16H COM DUAS MATRÍCULAS NO ESTADO, TRABALHA 32 HORAS/SEMANA E GANHA R$ 1530. PARA COMPLETAR A CARGA HORÁRIA DE QUALQUER TRABALHADOR, ESSE PROFISSIONAL TERIA QUE TRABALHAR MAIS 8 HORAS/SEMANA EM UMA ESCOLA PARTICULAR ( A MAIORIA RECEBE R$ 13,00 H/AULA), O QUE DÁ MAIS R$ 416,00. SOMANDO ESSE VALOR AOS R$ 1530, DÁ UM SALÁRIO DE R$ 1.946,00 (SEM DESCONTO DE PREVIDÊNCIA, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO NO TRABALHO). LÍQUIDO, SOBRA NO BOLSO R$ 1.300,00. MIXARIA PARA UM PROFISSIONAL QUE ESTUDOU MUITO, PASSOU EM CONCURSO...

  • Avatar
    11/10/2010 00:37:08RosianyAnônimo

    Quero saber onde estão os aumentos, para os professores, prometidos desde que este governador entrou no poder. Tenho uma matrícula e ganho R$ 650,00. (Vou fivar esperando sentada os meus mais de mil ou dois reais que estão voando por ai!) Sou professora de matrícula nova no Estado, e nunca tive acréscimo algum ao meu salário. Nova Escola? Salário Família? Nem o cheiro passou por aqui! Os notbooks emprestados aos professores devem ter gerado muito dinheiro para campanha e bolso deles mesmo... Ah, só para lembrar, chegaram em muitas escolas diversos computadores e ar condicionados mais ou menos uma senana antes do dia da eleição, providencial não!? Como este governador ganhou? Só mais uma coisinha: se não há professor na área (matemática, física, química, etc) para que abrir concurso? Por que não efetivar os que tem apenas uma matrícula? E ficar esperando que se formem turmas de professores das diversas disciplinas, aí sim abra concurso. (A palavra já diz, concurso se faz necessário quando há mais candidatos do que vagas e não o contrário). Governador, nunca a carência de professor vai ser suprida, com a vergonha que é o real salário!!!!! Pense nisso, se é que a educação é importante pra você!

  • Avatar
    05/10/2010 20:13:36Professor do Estado do RJAnônimo

    Que professores são esses que recebem 1831,00, 1641,00? Sou professor do Estado e recebo 681,00. Acho que fiz o concurso errado, pois, existe uma outra classe de professores que ganharão até 2689,00.

  • Avatar
    11/08/2010 17:11:47AndreAnônimo

    Zaire, Zambia, Zimbabue ou sei lá o quê: Como você pode dizer que NUNCA um professor DEVE ganhar mais que um policial? O que o Arthur disse no dia 04/06 já seria suficente pra elucidar a sua mente vazia... mas pense um pouco mais além, se você consegui: Quantos anos um policial separa da sua vida para se preparar para ser policial? Poucos meses! Tudo bem, acredito que como em todas as profissões eles devam manter-se sempre em evolução, estudando e se preparando para as adversidades da sua profissão. Agora sabe quantos anos um professor cede da sua vida para se preparar para lecionar, de verdade, para pessoas que na maior parte das vezes não lhe dão o menor valor? São anos de estudos e preparação! Não falo daqueles que caem de pára-quedas, mas dos verdadeiros mestres! Será que você saberia escrever essa sua asneira aí embaixo, se não fosse o seu professor lá do ensino básico?... Pense bem, se você puder!

  • Avatar
    04/08/2010 22:40:29Marcia GomesAnônimo

    Tudo bem que é uma matéria antiga, mas gostaria de saber que categoria de professores do estado estão recebendo 1.800 reais? Lenda! Sonho!

  • Avatar
    04/06/2010 23:35:02Arthur de Aquino PontualAnônimo

    Tudo bem; é uma merda que isso tudo só seja cumprido no próximo mandato. É claro que é palanque de campanha . Quanto isso, sem discussão. É claro que nosso governador é político profissional da escfola brasileira. Malandrão, mesmo. Mas deve bater na boca quem diz que um professor nunca deverá ganhar melhor que um poicial. É para o policial ter menos serviço que serve o professor, inclusive. É para o setor carcerário ficar um pouco desafogado que o professor trabalha, inclusive. É para termos melhores governadores que o professor trabalha, inclusive.

  • Avatar
    03/06/2010 18:25:08BrunoAnônimo

    Como pode um profissional da Saúde de nível Médio ter algum tipo motivação trabalhando em profissão insalubre, sem vale transporte, com um salário total com as vantagens de 600,00 reais. Qual será a intenção do Estado?

  • Avatar
    03/06/2010 12:11:15soniaAnônimo

    Como uma pessoa pode ser capaz de prometer tantas coisa sabendo que não vai cumprir nenhuma delas?Os funcionarios da saude estadual estão sendo verdadeiramente massacrados pelo governo do estado que prometeu reajustar os salarios ,defasados a anos,e simplesmente não cumpriu.E o que é pior,parece que está gostando de ver o sofrimento dos servidores.

  • Avatar
    20/05/2010 16:33:38zaireAnônimo

    Não está bom, mas já é alguma coisa, e os policiais ? Os professores devem receber um salário digno, mas nunca mais que um policial !

  • Avatar
    15/03/2010 20:23:43Margarette Garcia Machado RosaAnônimo

    E os professores aposentados, como ficam? Sempre na pior...

  • Avatar
    21/01/2010 23:12:07Angela SantosAnônimo

    E a saúde governador,os técnicos e auxiliares em enfermagem permanecem com R$600,00 de salário?

  • Avatar
    21/10/2009 20:06:41brunoAnônimo

    simplismente ridiculo.. tudo que ele faz é em seis anos.... q cumpra suas promesas no proprio mandato(ate 2010). Nao e certo deixar nada para o proximo governo, ate pq se depender de mim ele nao vence nem eleiçao pra sindico... mentiroso....

  • Avatar
    21/10/2009 13:38:59Fábio ImperatrizMembro SRZD desde 07/04/2009

    Até ... 2015. É rapidinho. Só 6 anos. Haja paciencia!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.