SRZD


21/09/2009 08h13

Prefeitura do Rio de Janeiro implode edifício inacabado em Padre Miguel
Redação SRZD8

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo paes assinam um termo de cooperação técnica para que o município adquira a propriedade dos terrenos e imóveis do INSS na cidade. A grande parte das construções está abandonada há anos. O "Esqueleto do INSS", em Padre Miguel, Zona Oeste, é um exemplo. O edifício inacabado será implodido na manhã desta segunda-feira.

O imóvel, na esquina das Ruas Bom Sossego e Açafrão, começou a ser construído há 30 anos e nunca fui utilizado, virando abrigo para população de rua. Após a demolição do prédio, será construída  a "Praça do Conhecimento", um espaço de lazer, saúde e educação. A administração municipal planeja ainda construir no local uma  creche, uma biblioteca e uma "Clínica da Família",  unidade de atenção básica do programa "Saúde da Família".

O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do pelo governador e pelo ministro, irá detonar os explosivos às 10h. Após a implosão, Cabral aproveita a solenidade para anunciar a reforma do Conjunto Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel. Considerado o maior conjunto habitacional da América Latina, com 180 blocos e sete mil famílias, passará por reformas no telhado, pintura das áreas comuns e recuperação do sistema de drenagem e esgotamento sanitário. Os revestimentos interno e externo dos edifícios também serão refeitos e as caixas d´água serão limpas e impermeabilizadas.
 
A região próxima ao "Esqueleto do INSS" terá restrições ao acesso em razão da implosão. A área em um raio de   200 metros a partir do prédio ficará isolada. As pessoas devem começar a deixar o local às 8h. Meia hora antes da implosão, às 9h30, ninguém poderá mais circular no local. A varredura das residências para checar se toda a área foi esvaziada será feita pela Defesa Civil Municipal.

Ruas interditadas
 
Além disso, mudanças no trânsito também serão necessárias. Das 7h às 14h as seguintes ruas ficarão interditadas: 

- Estr. Porto Nacional (trecho da Rua  Prof.  Alfredo  Costa  até
a Rua  São  Cristiano).
- Rua  Açafrão (em toda  sua  extensão).
- Rua Santana  do Ipanema (trecho da Rua  Porto  Nacional  até  a
R Mal.  Marciano).
- Rua  Mal.  Marciano (trecho  da Rua  Prof.  Alfredo  Costa  até
Av. Ribeiro  Dantas) pista  sentido  Bangu.
- Rua  Mal.  Marciano (trecho da Rua  do  Arroio  até  Av.
Ribeiro  Dantas) pista  sentido   Realengo.
- Av. Ribeiro Dantas  ( trecho da Rua  Mal.  Marciano até  Rua
Figueiredo  Camargo ) - ambas as pistas.
- Rua Professor   Alfredo  Costa (trecho  da  Rua Mal.  Marciano
até  Av.  Ribeiro  Dantas ) ambas  as pistas.
- Rua do Bom Sossego  (trecho  da Rua  Porto  das  Pedras  até
Mal. Marciano).
- Alça lateral  a Praça das Juras(Rua  AT) que  liga  a Rua Mal.
Marciano  a Rua do  Bom   Sossego.
 
O motorista deverá seguir pelos desvios
 
O tráfego  da Rua Mal. Marciano,  no  trecho  da Rua  Alfredo Costa  até  a Rua Ribeiro  Dantas,  será desviado para as seguintes vias:  Rua Arroio , Rua Figueiredo  Camargo  e a Av.  Ribeiro Dantas (que ficará interditada no momento da implosão,  tendo  a Rua  Santana de Ipanema  como  opção).

A Guarda Municipal, sendo 14 de trânsito e 15 de controle urbano,  com  apoio da Polícia Militar irão orientar os motoristas sobre as mudanças no tráfego do local.

 
Aulas suspensas e funcionamento do PAM só a tarde

A fim de garantir a segurança devido a implosão do prédio as aulas serão suspensas durante todo o dia na Escola Municipal Roberto Simonsen, no CIEP Poeta Cruz e Souza, na Creche Municipal Recanto Feliz e na Creche Municipal Tia Elza. As escolas e creches voltam a funcionar normalmente na terça-feira.

O  PAM Manoel Guilherme da Silveira localizado na área de isolamento só funcionará a partir de 13h. As consultas já agendadas estão sendo remarcadas.

* As informações são da Prefeitura do Rio de Janeiro



Comentários
  • Avatar
    04/06/2010 18:03:15afhAnônimo

    O prédio foi demolido setembro de 2009. Hoje, junho de 2010, os entulhos do prédio continuam no lugar e nada foi feito. SRZD chame a atenção disso, por favor !!!

  • Avatar
    13/10/2009 12:08:01Cristiano SantosMembro SRZD desde 15/10/2009

    Realmente estão de parabéns os responsáveis pela demolição do esqueleto de Padre Miguel, mas mais uma vez está acontecendo uma progressão do descaso e esquecimento da Zona Oste,falta praticamente uma semana prá que se complete um mês da demolição do referido prédio e até agora nem o rescaldo dos escombros foi feito. Moro perto de onde foi feita a demolição, todos os dias passo por lá e até hoje ainda não vi nenhum trabalho sendo feito para que se retire os escombros, a população também ajuda a prejudicar a situação, já estão jogando lixo na frente de onde era o prédio, daqui a pouco em vez de escombros teremos um lixão e as autoridades que tanto se preocuparam em exibir a demolição nada fazem para que se dê continuidade no serviço executado.

  • Avatar
    22/09/2009 07:38:49ClaudioAnônimo

    Tem muita gente elogiando o feito. Parabéns para eles. Mas, não fizeram mas do que a obrigação. Não temos que aturar demagogia, temos que cobrar que eles cumpram o que prometeram em campanha. Agora, no texto lê-se: "reforma do conjunto habitacional Dom Jaime Câmara". Sou morador do outro conjunto habitacional, que foi construído antes do DJC, tenho 42 anos nascido e criado ali. E, pergunto: E, nós ? Seremos abandonados como sempre fomos ? Porque somente o outro conjunto habitacional é atendido ? Nós também precisamos e merecemos. O local ao lado do rio onde montaram o palanque e a rua açafrão naquela esquina sempre alaga quando chove forte. Eles deram sorte, pois, à noite choveu forte e alagou tudo ali. Tinha que ter ocorrido na hora do evento. Aí eu queria ver o que iriam dizer.

  • Avatar
    22/09/2009 00:10:22Pedro HenriqueAnônimo

    Sou morador de bangu a 34 anos, fico muito felez em vê que os projetos estão saindo do papel e se tornando realidade. A zona oeste durante anos, elegeu vários políticos, e mesmo assim, ficamos esquecidos. Gostaria de agradecer ao Coronel Jairo e ao Vereador Jairinho, por não nos abandonar e pelos projetos que estão se realizando.

  • Avatar
    21/09/2009 22:33:54Marcelo B.R.Anônimo

    Eu agradeço ao dep. federal Carlos Santana pela iniciativa dessa obra do esqueleto. Se saiu ou não da caneta dele esse projeto eu não sei, mas foi um político que sempre lutou por essa obra inacabada do governo federal. As pessoas tem que entender que Coronel Jairo e Jairinho estão pegando carona em certos projetos que já tiveram iniciados pelo Carlos Santana e não sairam do papel por culpa dos gorvenos estaduais e federais que não davam muita importância para a nossa comunidade. Parabéns Carlos Santana!!!

  • Avatar
    21/09/2009 18:17:20CamylaAnônimo

    Os responsáveis estão tds de parabéns!!!já tinha passado e mto o momento disso acontecer mais como se diz ;antes tarde do que nunca,moro a três ruas depois do esqueleto e sempre achei mto ruim ter que passar ali a iluminação era pessima e sem esquecer de que ali era usado pra fazer várias outras coisas.só esperamos que td aquilo que foi mostrado no telão não passe de mais umas das milhares obras igual a essa que ficou mas 30 anos ocupando um espeço sem fervi a população em nada. que dessa vez se cumpra com os seus devidos deveres e que padre miguel não seja mas uma vez esquecedo!

  • Avatar
    21/09/2009 15:36:32AlineAnônimo

    Resido nessa área desde que nasci e esse prédio nunca serviu pra nada...já estava na hora das autoridades tomarem uma iniciativa...Tem que ser feito algo nessa área para a população de Bangu, Padre Miguel...somos carentes de lazer e cultura E estou muito feliz por saber que o conjunto será reformado...

  • Avatar
    21/09/2009 09:15:01joao paulo soaresAnônimo

    Obrigado responsáveis!!! vocês estão fazendo um grande favor para todos nós, moradores da redondeza. A implosão do esqueleto e a criação de uma praça será muito útil para centenas de pessoas que moram e padre miguel, bangu, guilherme... A reforma no conjunto D Jaime também trará um melhor reconhecimento para nós moradores das comunidades!!! Gostaria de Agradecer muito pelo responsável pelo serviço!! de quem tiver sido a iniciativa, Obrigado!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.