SRZD


04/08/2009 09h59

CD: "Maria Gadú" (Maria Gadú) - Um bom começo
Luiz Felipe Carneiro

CD:

Um dos nomes mais (bem) falados ultimamente no mercado fonográfico nacional é o de Maria Gadú. Com um álbum recém-lançado pelo selo SLAP (da Som Livre, que se esmerou no bonito projeto gráfico do disco), a cantora provou que a "hypação" em cima de seu nome é justificável. "Maria Gadú", o álbum, de fato, apresenta uma cantora com uma ótima voz, muita personalidade e excelentes canções. Nele, Maria Gadú se mostra absolutamente "pronta", apesar de seus (apenas) 22 anos de idade.

O nível de algumas composições chega a impressionar. O samba "Altar Particular", por exemplo, dá a impressão de ter sido composto por algum bamba do samba. (É o tipo do samba que já nasceu clássico.) Mas basta olhar o encarte do CD para ler o nome de Maria Gadú estampado ao lado da bela letra que fala de decepção amorosa sem apelar para clichês - o que, diga-se de passagem, seria natural para uma pessoa com 22 anos de idade. Outro bom exemplo que prova a maturidade artística de Maria Gadú é "Shimbalaiê", que, com o seu acento afro, é uma das faixas mais deliciosas do disco.

Outro destaque do álbum produzido por Rodrigo Vidal é "Dona Cila", composta por Maria Gadú para a sua falecida avó, a quem, aliás, o álbum é dedicado. A letra, comovente ("Ó, meu Pai do Céu, limpe tudo aí / Vai chegar a rainha / Precisando dormir / Quando ela chegar / Tu me faça um favor / Dê um banto a ela / Que ela me benze aonde eu for"), mais uma vez impressiona por não ter esbarrado em clichês previsíveis para esse tipo de composição. Além da letra, "Dona Cila" tem uma singela melodia, puxada no acordeom de Kiko Horta.

Inclusive, na maior parte de seu álbum de estreia, Maria Gadú optou por uma sonoridade delicada, que, às vezes, ultrapassa a barreira do brejeiro, como acontece em "Linda Rosa" e na faixa de abertura "Bela Flor". Já "Laranja", que conta com a participação especial de Leandro Léo, é a mais pop do álbum, e, talvez por isso, uma das mais fracas do repertório.

Apesar de o disco ser essencialmente autoral, Maria Gadú se aventura em composições de outros artistas. A singela "Tudo Diferente", composição de André Carvalho (filho do baixista Dadi, que, por sua vez, toca em algumas faixas do disco, inclusive essa) é uma das melhores do álbum. Em tal canção, Maria Gadú - perdoem-me a comparação, mas ela é cabível - mostra um quê de Marisa Monte, na forma de cantar. E isso não é um elogio, nem uma crítica, mas, tão-somente, uma constatação.

A versão de "Ne Me Quitte Pas", de Jacques Brel, ficou bem diferente daquela que Maysa tornou imortal - pelo menos para nós, brasileiros. Agora, o clássico francês pegou um avião até Buenos Aires, e se encharcou no tango. Apesar de o arranjo um pouco previsível demais, Maria Gadú não imitou Maysa. Mostrou personalidade.

Como não poderia deixar de ser, o álbum tinha que ter, pelo menos, uma canção de um compositor "clássico" brasileiro. E o escolhido foi... Chico Buarque! Se o nome não poderia ter sido mais previsível, pela menos Maria Gadú acertou em cheio ao escolher "A História de Lily Braun" (com Lily grafada erroneamente no encarte, com dois l's), composição de Chico e Edu Lobo, presente na trilha sonora de "O Grande Circo Místico". O arranjo, jazzy, bluesy, ou seja lá o que for, ficou semelhante ao original. E, mesmo que a canção tenha sido praticamente esgotada nas gravações de Chico, Gal Costa e Leila Pinheiro, Maria Gadú prova que sempre é possível reinventar um clássico de forma original. O mesmo acontece com "Baba", aquela mesma da Kelly Key, que ganhou uma minimalista versão voz e violão, mas que, no fundo, soa deslocada no álbum.

Como dito, Maria Gadú, em seu álbum de estreia, mostrou uma ótima voz, boas canções e, principalmente, muita personalidade, principalmente pelo fato de ter arriscado um repertório essencialmente autoral. E isso não é pouca coisa. Que tenha vida longa!

Cotação: ****


Abaixo, um vídeo amador com a canção "Lounge" ao vivo:



***** Ótimo
**** Muito Bom
*** Bom
** Regular
* Ruim



Comentários
  • Avatar
    25/03/2013 20:53:21MarleneAnônimo

    A musica da homengem da dona cila é lindaaaaaa a letra . Parabens.

  • Avatar
    08/05/2012 14:32:54jorgelina dias amaralAnônimo

    Tenho dito ,não precisamos pelo menos em letras de música e cantor, de estrangeiros, viva mais essa nova descoberta(minha)de cantora sensacional.

  • Avatar
    11/02/2012 21:47:14karol PEAnônimo

    ela é d+++.a voz dela é perfeita e relaxante. nao tem outra igual.

  • Avatar
    11/02/2012 21:33:04karolAnônimo

    muito bom!

  • Avatar
    02/04/2011 00:12:48EDSON LUIZAnônimo

    d+!!!!!!!!

  • Avatar
    02/04/2011 00:10:52EDSON LUIZAnônimo

    d+!!!!!!!!

  • Avatar
    10/11/2010 20:00:50CSB*Anônimo

    Pessoal "GADU" não tem acento, ou seja "GADÚ" é uma escrita errada dentro das normas da língua portuguesa... Por favor não matem o PORTUGUÊS! kkkkk... Brincando!... Gadu é simplismente de mais, viciante! (rsrsrs...)

  • Avatar
    02/10/2010 14:00:06Willlyane SilvestreAnônimo

    Não há o que falar, ela nasceu para brilhar. Bela voz, estilosa e personalidade própria.

  • Avatar
    10/04/2010 17:56:26barbara karolAnônimo

    ela euma estrela da musica;parabens maria gadu

  • Avatar
    10/04/2010 17:47:48barbaraAnônimo

    ela euma estrela da musica;parabens maria gadu

  • Avatar
    13/03/2010 22:45:26nanciAnônimo

    há muito tempo não ouvia uma voz tão doce e tão linda.Amei todas as musicas.Letras belíssimas. O brasil está precisando urgente de compositores(as) deste nível. Parabens Maria Gadu. Ganhou mais uma fã

  • Avatar
    26/10/2009 22:32:28Cristina amaro Petrolina - PeAnônimo

    Já me identifiquei com milhares de outras músicas e artistas, porém ao ouvir essa música na novela (SHIMBALÂIE) me fez progetar a minha festa de aniversário agora em dezembro, e tenho toda creteza que vai ser mara com fé em Deus.

  • Avatar
    26/10/2009 22:28:19Cristina amaro Petrolina - PeAnônimo

    Já me identifiquei com milhares de outras músicas e artistas, porém ao ouvir essa música na novela (SHIMBALÂIE) me fez progetar a minha festa de aniversário agora em dezembro, e tenho toda creteza que vai ser mara com fé em Deus.

  • Avatar
    23/10/2009 21:55:57LEO VINÍCIUS--VALENÇA -RJAnônimo

    Sou fã dela!!! escuto todos os dias!! um dia se deus quiser ainda vai gravar musica minha!! maria gadú é legal demais!!!

  • Avatar
    15/10/2009 20:34:29Marie SousaAnônimo

    AMEEEEEEEEIIIIIIIII!!!!!!!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.