SRZD


10/01/2007 00h00

Desenho animado ajuda crianças autistas
Da Redação

O Centro de Pesquisa em Autismo da Universidade de Cambridge, Inglaterra, acaba de desenvolver um desenho animado voltado para crianças autistas entre 4 e 8 anos, com o objetivo de ajudá-las a identificar as expressões faciais humanas e os estados de emoção. O desenho chamado "The Transporters", narrado pelo ator Sthepen Fry, é dividido em episódios de 15 minutos e foca em emoções diferentes, como felicidade, tristeza e até inveja. Os protagonistas são trenzinhos animados.

"Crianças autistas adoram assistir filmes de carros e outros veículos cujo comportamento, definido por leis fixas, é previsível. Dessa forma, elas evitam olhar nos rostos das pessoas, cujas expressões imprevisíveis podem confundi-las. Tivemos a idéia de incorporar faces em veículos para ensiná-las a lidar com as emoções", disse o professor do Centro, Simon Baren-Cohen.

Depois de assistirem o DVD por quatro semanas, crianças com níveis altos de autismo foram capazes de compreender e descrever as emoções humanas tão bem como as outras. "Depois de um mês assistindo ao desenho, meu filho começou a não só perguntar às pessoas se elas estavam felizes, mas a chamar a minha atenção para pessoas que pareciam estar tristes, coisa que ele nunca fez antes", disse Carol Scibor, mãe de umas das crianças que fizeram parte dos testes.

Baren-Cohen atenta para o fato de que o desenho está longe de ser uma cura milagrosa para o autismo, mas garantiu que têm grandes benefícios educacionais. O DVD será distribuído de graça para 30.000 famílias no Reino Unido. O autismo afeta 1% da população, 80% dos quais são homens.


Veja mais no site http://www.transporters.tv/


Comentários
  • Avatar
    25/03/2011 05:05:25SaNipYasUGFzghfjnAnônimo

    Www sidneyrezende.. Reposted it :)

  • Avatar
    16/03/2010 08:36:05muriloqAnônimo

    O pesquisador Simon Baron Cohen (que é primo do Sacha Baron Cohen, o comediante que faz o Borat!) tem várias inciativas além dessa, que também são baseadas nas pesquisas dele, incluindo DVDs para autistas e aspergers mais velhos. O problema é que não tem nada em português. Eu gosto da pesquisa do SBC, apesar de haver algumas controvérsias (tem muitas feministas que detestam o sujeito por sua teoria que fala de aspectos "masculinos" do cérebro e os relaciona com autismo).

  • Avatar
    20/07/2009 22:32:44gisseleAnônimo

    como faço para adquirir este desenho? o "The Transporters", trabalho com autistas e queria ter este dvd. obrigada

  • Avatar
    09/06/2009 12:18:26Joelma PecoraroAnônimo

    Oi, gente, muito interessante a informação o único problema é que o DVD é falado na lingua inglesa e não em tradução para o portugues ou espanhol, como nós brasileiros que temos filhos autistas, poderemos ter acesso a este DVD? Será que alguma instituição ou Ong, que auxiia estas crianças estaria interessada em entrar em contato com a Universidade e fazer esta ponte para que nós obtenhamos este DVD já duplado. Se este DVD surte realmente algum efeito nestas cranças seria de grande interesses nós pais podermos adquiri-lo. Obrigado Joelma - São Paulo/SP

  • Avatar
    02/02/2009 12:01:04Edivaldo KothAnônimo

    Olá pessoal: Achei interessante a matéria, mas um desenho animado similar com trenzinhos já é conhecido no mundo todo - 'Thomas e seus Amigos', onde é trabalhado ensinos de companheirismo, colaboração e emoções. No caso de meu filho, Esdras, os episódios tem auxiliado muito no seu desenvolvimento, e ainda hoje, demonstrou grande capacidade de esboçar desenhos sobre os personagens. Este desenho animado passa no canal fechado 'Discovery Kids', mas também pode ser visto pela internet, no site 'Thomasandfriends.com'. Grande abraço. Edivaldo Koth - Indaial/SC

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.