Aumento do consumo de água diminui risco de excesso de peso
Redação SRZD | Ciência e Saúde | 01/06/2009 10h28
Uma pesquisa realizada por universidades da Alemanha e de Londres revelou que beber água pode ajudar a prevenir o sobrepeso e a obesidade em crianças.
O estudo foi feito com alunos de áreas pobres dos dois países onde o risco de obesidade é maior, e envolveu 32 grupos escolares de nível elementar, somando 2.950 crianças.
Os professores incentivaram o consumo da bebida dando aulas sobre os benefícios da água para o organismo. Além disso, bebedouros foram instalados nas escolas e as crianças foram incentivadas com recompensas e brindes como garrafas d'água.
Não houve redução no consumo de refrigerantes, mas com a campanha, os alunos das 17 escolas que receberam a intervenção beberam cerca de um copo a mais de água diariamente.
A pesquisa concluiu que em um ano, houve queda de 31% no risco de excesso de peso nesse grupo, mas não houve redução no índice de massa corporal. Já, as crianças que não participaram da campanha tiveram um leve aumento no peso no mesmo período.
Segundo os cientistas, o consumo de água reduz a retenção de líquidos, o que influencia na diminuição do peso. Por outro lado, bebidas artificiais como refrigerantes contêm mais sais e açúcares que nosso corpo e por isso, dão mais sede.
Beber água também causa uma sensação de saciedade que pode inibir por algum tempo a compulsão alimentar. "Um copo de 200 ml dá um volume considerável no estômago de uma criança em idade escolar", explica Castro.
A má alimentação infantil contribui para o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, artrose e gastrite. Segundo o Ministério da Saúde, 13% dos brasileiros são obesos e 43,3% estão acima do peso.
Ana Paula Muraro
28/09/2010 13:27:13
Gostaria de saber onde esse artigo foi publicado. Esse tema é muito interessante e pretendo trabalhar com ele no meu mestrado! Obrigada!








Comentários (1)