SRZD


03/05/2009 18h22

Flamengo é tricampeão carioca
Gleriston Rodrigues e Rafaella Javoski

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV O Flamengo é tricampeão carioca. Na tarde deste domingo, o time da Gávea conquistou seu 31º título da história, ultrapassando assim o Fluminense, que tem 30 conquistas. A partida foi emocionante, e o resultado só foi decidido nas penalidades, com o goleiro Bruno pegando duas cobranças. Nos 90 minutos, o primeiro tempo foi vermelho e preto. Kleberson e Ronaldo Angelim fizeram a festa, marcando um gol cada um. Na segunda etapa, o Botafogo foi melhor. Juninho e Túlio Souza trataram de deixar a final empatada. Nos pênaltis, vitória do Flamengo por 4 a 2. * Fotos: A festa das torcidas dentro e fora do Maracanã

Clique aqui ver como foi o jogo

Antes do jogo, nas arquibancadas, o que se viu foi uma grande superioridade da torcida do Flamengo, que fez bonita festa quando o time entrou em campo. Quando a bola rolou, os primeiros minutos apresentou muito nervosismo, com equilíbrio e divididas fortes dentro de campo. Aos cinco minutos, Airton recebeu excelente bola na direita, mas cruzou na primeira trave, facilitando o corte da defesa alvinegra. O Botafogo tentou responder dois minutos depois, em contra-ataque. Leandro Guerreiro recebeu na entrada da área do Flamengo, mas chutou em cima da zaga.

* Opine: O que você achou do título e da partida?

* Veja os gols da final entre Flamengo e Botafogo

Com 12 minutos de partida, o Flamengo tinha 66% de posse de bola, e tentava pressionar o Botafogo, mas sem criar chances claras de gol. Apesar disse, nos primeiros 15 minutos, o time alvinegro tinha quatro finalizações e o Rubro-Negro nenhuma.

Flamengo abre o placar

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV Quando Emerson arrancou pela ponta esquerda e sofreu falta de seu xará, zagueiro do Botafogo, a torcida alvinegra não podia imaginar que dali sairia o primeiro gol da partida. Ibson cobrou a falta para dentro da área e a defesa afastou parcialmente. Ainda dentro da área, Kleberson cabeceou em direção ao gol, na segunda trave. A bola passou pelo goleiro Renan, Ronaldo Algelim ainda tentou tocar antes dela entrar, mas o gol foi dado ao meia. Foi o primeiro gol do Flamengo, que explodiu sua torcida nas arquibancadas. * Torcida do Flamengo canta para Adriano: 'Imperador voltou'

Depois de sofrer o gol o Botafogo continuou nervoso em campo, sendo dominado pelo Flamengo. Mas aos 30 minutos, Túlio Souza quase surpreende o arqueiro adversário. Em cobrança de falta de muito longe, ele bateu colocado direto para o gol. Bruno, que se adiantou para cortar um possível cruzamento, apenas observou a bola acertar seu travessão. O lance animou a torcida do Botafogo, que soltou o grito preso para empurrar o time ao ataque. * Ibson admite que Flamengo iniciou o segundo tempo 'apático'

E o Flamengo respondeu logo em seguida, também em bola parada. Juan sobrou falta da intermediária, a bola passou por todo mundo e foi direto para o gol. No susto, Renan, que estava encoberto por muitos jogadores, conseguiu espalmar para escanteio.

Kleberson amplia a vantagem

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV Quando o Botafogo começava a se mandar para o ataque, Juan avançou pela esquerda e sofreu nova falta. Desta vez, em jogada ensaiada, Kleberson bateu direto para o gol, a bola desviou em Alessandro e encobriu o goleiro Renan. Era o segundo gol do Flamengo, aos 38 minutos. O meia, na comemoração, correu em direção ao banco, comemorando muito. Mais festa no Maracanã lotado de rubro-negros, que após os primeiros 15 minutos, não parou mais de festejar na primeira etapa.

* Fábio Luciano já tomou a decisão sobre o seu futuro

Um minuto depois, Victor Simões puxou contra-ataque para o Botafogo, chutou forte de fora da área e assustou Bruno, que não chegaria na bola que passou à sua esquerda. Depois foi a vez do zagueiro Juninho cobrar falta de fora da área. No chute forte e rasteiro que passou pela barreira, Bruno caiu no canto esquerdo e espalmou para o lado. O Botafogo pressionou até o final do primeiro tempo, mas não conseguiu diminuir a desvantagem.

Botafogo perde pênalti logo no início

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV Na volta para o reinício da partida, Ney Franco decidiu tirar o zagueiro Emerson e colocar em seu lugar Jean Carioca, deixando assim o time mais ofensivo. Menos de um minuto após o apito inicial, Alessandro recebeu dentro da área, bateu de primeira e Juan desviou com o braço. Pênalti marcado. Na cobrança, Victor Simões foi para a cobrança. Concentrado, ele partiu para a bola e bateu no canto esquerdo. Bruno voou certo na bola e fez uma defesa espetacular, fazendo a torcida do Flamengo explodir em comemoração como se fosse um gol rubro-negro.

* Veja fotos da partida entre Flamengo e Botafogo

O Botafogo, porém, continuou pressionando o Flamengo com muito afinco. Victor Simões recebeu cruzamento dentro da área, dominou no peito e bateu de pé esquerdo. A bola passa por cima do travessão de Bruno, com muito perigo. Com 12 minutos, o Flamengo saiu em rápido contra-ataque. Emerson recebeu lançamento na frente, se livrou do goleiro Renan, mas foi travado na hora que tentou chutar para o gol.

Botafogo diminui e empata

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV A pressão do Botafogo finalmente deu certo aos 16 minutos. E o gol veio em bola parada. Em cobrança de falta, Juninho bateu colocado e acertou o ângulo direito de Bruno, que não teve chances de defesa. Golaço! A torcida alvinegra, então, explodiu no Maracanã, enquanto a do Flamengo se calou por uns instantes, agora apreensiva com a apatia do time na segunda etapa.

O Flamengo continuou na defensiva, e três minutos após tomar o primeiro gol, sofreu o segundo. Leandro Guerreiro lançou para a intermediária rubro-negra, Victor Simões desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Túlio Souza. Com tranquilidade, ele tocou na saída do goleiro Bruno para empatar a grande decisão. A partida, então, começou a ficar ainda mais tensa, e o Flamengo teve de sair da defesa.

* Cuca lamenta ter sido campeão sobre o Botafogo

Emoção no final

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV Aos 21 minutos, Ibson tabelou com Juan na entrada da área do Botafogo. Ele invadiu, levou para o pé direito e bateu forte. Bem colocado, Renan espalmou bonito para o alto. Em seguida, Obina, que entrou na segunda etapa no lugar de Erick Flores, recebeu cruzamento, cabeceou para o meio da área, mas Ronaldo Angelim chutou torto, desperdiçando mais uma ótima chance.

Os 15 minutos finais foram dramáticos. Tanto Flamengo quanto Botafogo se mandavam para o ataque com toda vitalidade, e as oportunidades fircaram divididas. Cada equipe tinha seu momento de pressão e também de desespero na defesa. Aos 43 minutos, Léo Moura cobra escanteio da direita, Ronaldo Angelim sobe muito, mas cabeceia em cima do goleiro Renan, que fez ótima defesa.

Na sequência, Ibson bateu de fora da área, e a bola passou com perigo à direita da meta alvinegra. Aos 47 minutos, Juan bate escanteio para a área e Fábio Luciano tentou desviar para o gol dando um tapa na bola. Como já tinha cartão amarelo, o 'Capita' acabou sendo expulso da partida, que pode ter sido a última de sua carreira. A pressão foi toda do Flamengo nos minutos finais, mas não deu mais tempo. A decisão estava realmente destinada às penalidades.

Flamengo é campeão nos pênaltis

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV A primeira cobrança ficou a cargo de Kleberson. Ele bateu forte, a bola ainda acertou Renan, mas entrou. Em seguida foi a vez de Léo Silva. Bruno ameaçou ir para um canto, e ele bateu no outro. Juan foi o segundo cobrador do Flamengo. Batendo colocado, o ala rubro-negro acertou o lado esquerdo e o arqueiro do Botafogo pulou para o terceiro.

Na sequência, Juninho, que marcou o primeiro gol do time em cobrança de falta, não repetiu a mesma precisão. O capitão alvinegro bateu colocado, e Bruno fez uma grande defesa. Depois foi a vez de Airton, que não desperdiçou. A cobrança foi bem feita, e o Flamengo ficou em vantagem. Gabriel foi o cobrador seguinte do Botafogo, e este também não perdeu a penalidade.

Léo Moura bateu o outro pênalti para marcar o quarto gol do Flamengo. E em seguida viria a consagração total dos jogadores rubro-negros, principalmente o goleiro Bruno. Leandro Guerreiro cobrou no canto direito e o camisa 1 pegou de novo, e em seguida saiu para comemorar o tricampeonato com os demais jogadores.

Flamengo é tricampeão carioca. Foto: Reprodução de TV Muita emoção no final. Diversos jogadores do Flamengo não aguentaram a emoção e foram às lágrimas no campo. Léo Moura principalmente. Chorando descontroladamente, o lateral desabafou: "Três anos seguidos sendo campeão pelo Flamengo. É muita emoção. É muita emoção. Em seguida foi a vez de o capitão Fábio Luciano levantar a taça, no momento de festa maior para a torcida rubro-negra no Maracanã.

Parabéns ao Flamengo, que pela quinta vez conquista o tricampeonato estadual. O clube também se torna o maior vencedor do Rio, com 31 conquistas, ultrapassando o Fluminense, que tem 30. O Rio de Janeiro tem agora um novo dono supremo no campeonato do estado. A maior torcida do mundo ainda vai ter uma longa noite de domingo com muitas comemorações.

Ficha técnica

Flamengo : Bruno; Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Willians, Ibson, Kleberson e Juan; Erick Flores (Obina) e Emerson (Josiel). Técnico: Cuca

Botafogo : Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson (Jean Carioca); Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões. Técnico: Ney Franco

Gols : Ronaldo Angelim aos 20; Kleberson aos 38  minutos do primeiro tempo; Juninho aos 16; Tulio Souza aos 19 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos : Emerson, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Botafogo); Willians, Ibson, Aírton, Fabio Luciano (Flamengo)

Cartão vermelho : Fábio Luciano (Flamengo).
Público presente : 84.027 pessoas
Estádio : Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Data : 03/05/2009.
Árbitro :  Péricles Bassols.
Auxiliares : Vagner Santos e Vinícius Almeida.


Comentários
  • Avatar
    27/05/2010 14:01:48brunoAnônimo

    nossa essa foi uma vitoria como numca no proprio estilo flamenquista com muita rasa e uma pitada de sofrimento !!perfeito!!

  • Avatar
    01/04/2010 21:06:01leandroAnônimo

    eu adoro o flamengo

  • Avatar
    05/05/2009 19:43:29Caio CézarAnônimo

    Mengããããoo o maior campeão do Estadual!!!!!! Penta TRI!! O UNICO campeão do mundo dos cariocas!!! ou seja o flamengo é cinistro!!

  • Avatar
    04/05/2009 21:07:20aline freitas de paulaAnônimo

    poxa!só posso agradecer a esse time maravilhoosoo por dar essa alegria a nós torcedores e desde o começo acreditamos e apostamos no rubro-negro,com raça ,dedicação e muita força trouçe pra nós mas um titulo como tricampeão carioca....repito a todos que ja sabem o hino...uma vez flamengo sempre flamengo.....é nós urubuzada.....na raça .....bruno0 melhor goleiro do mundo abraço pra vc e sucesso....flamengooo na cabeça e no coraçãoo......

  • Avatar
    04/05/2009 20:18:59dyan vytchelleAnônimo

    mennngooo

  • Avatar
    04/05/2009 15:20:47samanthaAnônimo

    EU AMEI O JOGO DE ONTEM E COMO SEMPRE BRUNO A PAREDE DO FLAMENGO SE SAIU MUITO BEM.TODOS OS JOGADORES DO FLAMENGO ESTAO DE PARABENS.MAIS OS QUE MAIS SE DESTACARAM FORAM BRUNO, JUAN,LÉU MOURA,FABIO LUCIANO KLÉBERSON,IBSON MAIS OS DEMAIS TAMBEM JOGARAM MUITO BEM.VC É A MINHA VIDA FLAMENGO EU TENHO ORGULHO EM DIZER:EU SOU FLAMENGUISTA DE CORAÇÃO EU TE AMO MENGÃO SOMOS UMA GRANDE FAMILIA QUE NADA NEM MINGUEM IRAR SEPARAR JAMAIS.

  • Avatar
    04/05/2009 14:17:37Renata HammesAnônimo

    O Flamengo é mesmo surpreendente...Por isso sempre o admirei desde menina,forçada á ser tricolor por pura pilha de parentes,em julho do ano passado(2008)assumi meu amor pelo rubro negro após derota do Fluminense para o Ldu e não poderia ser melhor,hoje sou feliz,pois era tricolor mas Jesus me salvou!!!!Parabéns Mengão,parabéns torcida rubro negra..O maraca é nosso!!!

  • Avatar
    04/05/2009 12:14:55DHIONATHANAnônimo

    quen precisa de ronaldo .... quando o time e um venvedor .... o que vale no tima naume um jogador e sim a eguipe inteira..... pega ai tri campeão de novo kfkajjdgfjkafafkgf

  • Avatar
    04/05/2009 11:46:18jessica lima dos santosAnônimo

    Apesar do empate flamengo é sempre o melhor por isso fez os penaltes mais maravilhosos que eu já vi nesse mundo.Pro flamengo pode vim oq vinher ele sempre seráo melhor sou flamengo até morrer parabéns bruno parabéns pro time todo.?

  • Avatar
    04/05/2009 11:30:37karineAnônimo

    Parabéns Flamengo vc merece os jogadores foram show de bola. Chora Léo Moura....e felicidade d++....

  • Avatar
    04/05/2009 11:11:28reginaldoAnônimo

    parabens a todos flamenguista

  • Avatar
    04/05/2009 10:14:56Caroline MaiaAnônimo

    nossa vitoria foi espetacular agradeço a DEUS por mais uma vitoria alcansada obrigado a todos os jogadores do timão e tambem a todos os torcedores que acreditarão na vitoria Obrigado a todos Meus parabens de uma torcedora fanatica pelo mengão....Eu Caroline maia

  • Avatar
    04/05/2009 09:26:35kellyAnônimo

    Essa vitória estava escrita nas estrela,não foi fácil,deu trabalho,mas tinha que acontecer!!!ohhhhhhhhh meu mennnnnnnnnnngo!!

  • Avatar
    03/05/2009 22:25:15Maria Eduarda NovaesMembro SRZD desde 09/04/2009

    E por que é que alguém ainda perde tempo torcendo para OUTRO time???? MENGOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    03/05/2009 19:14:52GeovaneAnônimo

    aja coração pra tanta emoção que o mengão é tricampeão carioca e por cima o REI do RIO DE JANEIRO!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.