SRZD


02/11/2006 00h00

SAÚDE: O que fazer com flacidez e estrias depois da gravidez
Julieta Thomé

A gravidez proporciona um sentimento único na vida da mulher. Neste período, a anatomia do corpo muda em função da maternidade. A barriga cresce, os seios aumentam, a pele fica mais sensível, e assim a mulher sente no corpo a plenitude de sua feminilidade. Depois do parto, porém, todos estes sinais se convertem em marcas que podem afetar a auto-estima: seios flácidos, estrias, acúmulo de gordura e flacidez no abdômen, nas costas e quadris.

Não é por acaso que estas transformações interferem no bem estar da nova mãe. Segundo a especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Deusa Pires Rodrigues, até o 9º mês da gestação, a pele do abdômen e das mamas sofre uma distensão correspondente ao aumento de peso entre 30 e 40 quilos. É como se a mulher engordasse abruptamente e perdesse tudo de uma só vez, no momento do parto.

Transformações

"Uma coisa é o corpo sofrer transformações durante 20 ou 30 anos. Outra, é passar por estas mudanças em apenas 9 meses", afirma a dra. Deusa. O estiramento que a pele sofre é tão intenso que suas fibras de colágeno diminuem, reduzindo a elasticidade e provocando estrias e flacidez. "É importante ressaltar que, ambos os problemas são irreversíveis, mas podem ser corrigidos pela cirurgia com a retirada da pele", lembra a especialista. Para estrias, a cirurgiã é bem incisiva. "Só há um tratamento com 100% de eficácia: não engravidar. Qualquer estiramento da pele pode causar estrias, que são cicatrizes irreversíveis, embora alguns fatores genéticos também estejam envolvidos nesse processo".

"Passei óleo de amêndoas na barriga e nos seios durante pelo menos oito meses da minha gravidez mas, apesar de todo esforço diário que eu tinha, minha barriga ficou cheia de estrias. Foi uma mudança radical, fiquei me sentindo feia, cheia de complexo", relata a professora de educação física Karin Matheus Oriente.

Vale ressaltar que nem todas as mulheres que engravidam apresentam problemas deste tipo. Na verdade, cada organismo possui uma predisposição diferente para desenvolver flacidez e estrias. Existem mulheres que têm o privilégio de engravidar e continuar com o corpo bonito, mas é uma parte ínfima da população.

Cuidado com a cirurgia

Outro ponto essencial é o período recomendado para que a mulher se submeta a uma cirurgia. "A gravidez altera completamente o organismo feminino. O sistema imunológico cai, a pressão fica desregulada e o fluxo sanguíneo diminui. E essas alterações não se vão com o parto. Na verdade o organismo só retorna ao estado normal 3 ou 4 meses após o fim da amamentação. Por essa razão, para realizar uma cirurgia plástica, deve-se respeitar este período. Devemos esperar que tudo se normalize para termos segurança. Diante disso, os riscos da intervenção serão iguais aos de qualquer outra", explica a médica.

Para mulheres que após o parto desenvolveram saliência no abdome, a pele flácida e a gordura não são os únicos responsáveis. Os músculos sofrem um afastamento ao perderem a força para manter as vísceras na cavidade abdominal. Desta forma, eles projetam a barriga para frente. "A correção deste problema pode ser feita pela abdominoplastia, que retira a pele ao passo que aproxima os músculos frouxos. Após a remoção dos excessos, a pele restante é descolada e esticada até a cicatriz, que pode ser escondida pelo biquíni ou sunga", explica Deusa Pires Rodrigues.

Algumas mulheres desenvolvem um acúmulo de gordura na parte baixa das costas e cintura, que permanece após a retomada do peso normal, devido à alteração dos hormônios. Para este problema é indicada a lipoaspiração, mas a médica chama a atenção quanto ao real benefício dessa intervenção. "É preciso deixar claro que eliminada a gordura, a flacidez da pele não vai melhorar. Isso porque lipoaspiração não resolve flacidez. Na melhor das hipóteses, quando bem indicada, não piora", adverte.

Já os seios, visivelmente agradáveis por seu tamanho na gravidez, devido à ação da prolactina, hormônio da produção de leite, mudam de aparência no fim da amamentação. Eles tendem a cair devido ao estiramento da pele, semelhante ao que ocorre com o abdome. Neste caso, recomenda-se a mastoplexia, cirurgia que retira e estica a pele em excesso, aumentando a firmeza do busto.

Silicone nos seios

Uma crença comum é de que silicone levanta a mama. Como a prótese é colocada abaixo da glândula mamária, ocorre de fato uma leve projeção da glândula para cima, mas sem alterar a pele. Portanto, a única indicação para a prótese é o aumento mamário. "O que ocorre é uma ilusão de ótica que tira o foco da flacidez e o dirige para o volume, dando a impressão de que a pele está menos flácida", explica a médica. Para ela, a hipótese de se colocar silicone durante a amamentação está descartada, pelos riscos que envolvem o procedimento. Para esclarecer as dúvidas sobre a intervenção mais indicada para cada caso, nada melhor que uma boa conversa com o cirurgião.

Leia também:

- Cinco dicas para manter a escova lisinha por muitos dias

- Mulheres com roupas vermelhas ficam mais atraentes, diz pesquisa

- Americanos estudam vacina contra câncer de mama


Comentários
  • Avatar
    19/05/2016 13:03:22vanessaAnônimo

    tenho 23 anos tenho um bb dw 1 ano e 6 meses eu fiquei com a barriga grande e com estriaas apos a gravides por favor uma ajuda pra mim voltar a minha vida laite e com animo de novo

  • Avatar
    09/05/2016 23:39:14MelissaAnônimo

    Eu engravidei aos 21 minha filha tem 9 meses, tive o maior cuidado com a pele, principalmente com a barriga. Mais nada adiantou, pra minha tristeza, tive estrias em muitas regiões do corpo, como coxa na parte interna, panturrilha e bumbum. Auto estima p baixo. Pra piorar fiquei com uma barriga de 2 meses

  • Avatar
    19/01/2016 14:52:46SHIRLYAnônimo

    Boa tarde!!! Faz 2 anos que tive minha filha e fiquei com a barriga um pouco flácida e algumas estrias brancas, existe algum tratamento cosmético e exercício físico bom pra diminuir a flacidez? Fico grata se tiver uma resposta.

  • Avatar
    19/01/2016 12:57:37ciceraAnônimo

    boa tarde, minha barriga é cheia de estrias devido a gravidee ja fazem 18 anos q não uso um biquine e não a nenhum clube e só vou a praia sozinha. mesmo indo de maio tenho muita vergonha. meu sonho seria fazer uma abdominoplastia mas não tenho condições. será q existe algum tratamento que possa amenizer a aparencia dessas abençoadas estrias? ficarei muito grata se tiver uma resposta.

  • Avatar
    05/01/2016 17:15:22Valéria de OliveiraAnônimo

    Bom eu tenho duas filhas uma de 9 e outra de 6,eu tenho muita estria na barriga e ela ficou flacida,deu tipo umas rugas na região do umbigo,gostaria muito da minha barriga bonita de volta,oq devo fazer pois eu queria um procedimento que funcionase,me ajude

  • Avatar
    26/10/2015 11:14:03Ana Lucia Rocha da Silva VasconcellosAnônimo

    fiquei gravida aos 17 anos e depois q minha filha nasceu fiquei com muita estrias na barriga, já se passaram 15 anos, tenho muita vergonha da minha barriga gostaria de saber como resolver isso.

  • Avatar
    23/08/2015 22:22:43LucianaAnônimo

    Me sinto horrivel so tenho 21 anos e minha barriga inteira ate perto dos seios tem estria fora a barriga super flacida.

  • Avatar
    30/04/2015 09:46:31luanaAnônimo

    ola me chamo luana tenho 21 anos, tenho um filho de 6 anos, durante a minha gravidez não tive estrias no incio mas quando chegou os 8 meses começou a nascer muitas minha barriiga e cheia de estrias, ja fiz carboxterapia mas nao adiantou. fui mae aos 14 anos de idade e hoje sofro muito com essas estrias na barriga. me ajuda o que eu faco.

  • Avatar
    30/04/2015 09:45:59luanaAnônimo

    ola me chamo luana tenho 21 anos, tenho um filho de 6 anos, durante a minha gravidez não tive estrias no incio mas quando chegou os 8 meses começou a nascer muitas minha barriiga e cheia de estrias, ja fiz carboxterapia mas nao adiantou. fui mae aos 14 anos de idade e hoje sofro muito com essas estrias na barriga. me ajuda o que eu faco.

  • Avatar
    23/03/2015 02:06:06marciaAnônimo

    Doctora quero contato com a senhora pra termos uma conversa pode ser Liga si 07499689189

  • Avatar
    30/10/2014 01:24:55ketuly horrani gonçalves ferreiraAnônimo

    bom vou resumir minha historia por que quero tanto perder a barriga. tenho 17 anos sou cada há 3 anos quando eu comecei a namorar com o meu marido nos saiamos todos os finais de semana para praia mas depois que eu engravidei eu fiquei com o meu corpo flácido e eu era bem magrinha e durinho e depois que engravidei eu fiquei feia, comecei a chorar, nos sai e eu brigo com o meu marido por que eu tenho muito ciumes dele por que eu to feia e eu tenho medo de que ele não queira ficar comigo por que eu to gorda. eu queria ter aquela barriga durinha pernas tonificadas bumbum durinho e grande assim eu irei me amar, eu e meu marido agente não sai de casa por que eu tenho vergonha do meu corpo eu olho para as outras garotas com a minha idade e eu choro por que também queria ter um corpo desejável por mim. eu olho para as mulheres da tv e vejo que elas usam aqueles biquinis pequenos com um corpo bonito eu choro tanto, eu reclamo para o meu marido não olhar, nos ja quase nos separemos por cauda disso

  • Avatar
    26/08/2014 16:40:19carlaAnônimo

    Poxa sofro muito com isso minha filha tem 10 anos e não sei o que é mais ir a praia,fiquei com barriga muito flacida apos minha gravidez, preciso de ajuda =.

  • Avatar
    23/07/2014 15:25:19jade teles cardoAnônimo

    Eu tive o primeiro filho e passei muito óleo de amêndoas e só quando ele nasceu é que as estrias apareceram aí eu tive o segundo e fiz a mesma coisa e ficou pior ....não tenho coragem de ficar com meu marido nua e nem vou a praia de biquíni tenho muita vergonha....Infelizmente eu não tenho condições quer pagar uma plástica mas quem sabe um dia deus não olha por mim e eu tenha oportunidade....bjs

  • Avatar
    23/07/2014 08:41:10franAnônimo

    Tenho 23 anos,e tenho uma filha de 4 anos, sempre fui bem ezibida, pois antes da gravidez tinha um corpo muito bonito. Só que minha barriga ficou flácida e com estrias e sofro muito, nao sei o que é uma praia e por ter pessoas muito bonitas ao meu redor fico com muita vergonha, me sinto muito feia e nao me aceito,fiquei com peitos caidos e flacidos tambem.por favor gostaria de saber o que posso fazer.obrigada

  • Avatar
    26/06/2014 23:35:19keilaAnônimo

    Ola, tenho uma filha de 10 meses, nao engordei muito na gravidez, porem minha barriga ficou enorme, minha filha nasceu com 3030kl, . depois da gravidez minha barriga ficou imper flacida e cheia de estrias enormes e pra completar tou engordando muito e nao consigo emagrecer.. tou me sentindo um lixo.. que tipo de tratamento posso fazer sem precisar de cirurgia? Drenagem linfatica pode fucionar? Me ajuda..

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.