SRZD


23/02/2009 09h26

Vila faz o melhor desfile de domingo
Alberto João, Guilherme Marques, Isaac Ismar, Rafael Lemos, Rafael Ribeiro

Foto: Divulgação A criatividade foi a aliada do bom gosto no desfile da Vila Isabel, a melhor escola a se apresentar na primeira noite do Grupo Especial, segundo a equipe do SRZD-Carnavalesco. Alegorias impactantes, bem desenvolvidas e criativas foram alguns dos pontos positivos do desfile da azul-e-branca do bairro de Noel, que certamente irá brigar pelo título. Outra azul-e-branca que merece atenção é a Beija-Flor. Mesmo com alguns erros de evolução, a agremiação de Nilópolis, mais uma vez, trouxe requinte nos carros e fantasias. O destaque negativo da noite foi a Grande Rio. Tão aguardada, a tricolor de Caxias se perdeu nos seus próprios erros, ficando mais distante do sonhado primeiro título de campeã do Grupo Especial.

* Comente: Quem fez o melhor desfile no domingo?

* Fotos do desfiles

VILA ISABEL

Terceira escola a entra na Sapucaí, a Vila Isabel encantou. Praticamente sem erros, o desfile brindou a exibição de idéias interessantes, aliando a criatividade com o requinte. Isso pôde ser percebido nos carros alegóricos, quase todos coreografados, e nas fantasias. O abre-alas, por exemplo, que representava o bota-abaixo do Theatro Municipal, uma obra do prefeito Pereira Passos, foi um dos pontos altos. A "poeira" e os "entulhos" criados na encenação são a prova que os carnavalescos Alex de Souza e Paulo Barros realmente pensaram em todos os detalhes. O samba-enredo rendeu positivamente e os componentes cantaram junto com o intérprete Tinga. Outro destaque da Vila foi a comissão de frente, que montou um palco em plena Sapucaí, embora o tempo de apresentação para os jurados tenha sido muito longo, algo em torno de 3 a 5 minutos. Desenvoltura e classe são as palavras que melhor definem a apresentação de Julinho e Rute, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vila. A bateria também passou bem. O único detalhe negativo aconteceu na quarta alegoria, pois o neon da lateral, que simbolizava as cordas do violino, passou apagado.

* Veja como foi cada desfile

BEIJA-FLOR

A Beija-Flor também fez um belo desfile, mas cometeu mais erros que a Vila. Os carros eram suntuosos, como já é padrão na escola nilopolitana. As fantasias luxuosas, mas o peso exagerado de algumas alas prejudicou a dinâmica do desfile. Prova disso foram as apresentações das baianas e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso. A comissão de frente não estava bem ensaiada e a proposta de trazer o travesti na performance não funcionou como o desejado. O canto forte, mérito da comuniddade, pode ser apontado como um dos pontos positivos da Beija-Flor.

Neguinho da Beija-Flor se superou e deu ainda mais força ao samba, sustentado muito bem pela bateria. Já na parte final do desfile, a escola decidiu acelerar a evolução dos componentes, o que gerou alguns deslizes. As alas que estavam à frente do quinto carro deixaram um buraco em praticamente todo o Setor 11 por terem evoluído com uma rapidez desnecessária, pois ainda havia tempo suficiente para a escola encerrar o desfile, que foi finalizado faltando quatro minutos para o tempo máximo. O último carro literalmente deu banho na pista, deixando o local molhado para a Unidos da Tijuca, que desfilou em seguida.

IMPÉRIO SERRANO

Os carros do Império Serrano, primeira escola a se apresentar, eram pequenos e simples, sem muita presença na Sapucaí e contrastando com o nível do Grupo Especial. A escola não cometeu erros, cumpriu bem a missão de abrir a noite, quebrando o estigma da frieza do horário. O canta fluiu bem, mas não houve uma explosão de empolgação no desfile, que começou muito bem. A bateria foi perfeita, sendo um dos trunfos da verde-e-branca. A comissão de frente também se destacou, com importância para a sereia. O casal de mestre-sala e porta-bandeira mostrou mais amadurecimento do que nos ensaios técnicos, no entanto, pareciam ainda um pouco inseguros.

GRANDE RIO

A grande decepção da noite foi a Grande Rio. Aguardada pelo púbico como uma das postulantes ao título, a escola de Duque de Caxias cometeu alguns erros que podem ter prejudicado o seu sonho do primeiro título do Grupo Especial. A comissão de frente não conseguiu passar com clareza a idéia da coreografia. Para piorar, um integrante, que representava Luis XIV sentado no trono, despencou do alto do tripé no momento em que o grupo se preparava para iniciar a apresentação ao primeiro módulo de jurados. O rapaz ficou preso a uma estrutura de ferro e neon, e precisou da ajuda de algumas pessoas, entre elas, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, para voltar ao lugar. Lamentavelmente, nenhum diretor de harmonia da Grande Rio prestou assistência ao integrante da comissão de frente logo após a queda. Felizmente, ele não se feriu gravemente. O acabamento de alguns carros deixou a desejar, principalmente o abre-alas, cujo chão estava com as madeiras aparecendo, em um total contraste com o requinte de outras partes da alegoria, que representava um palácio. Outro ponto negativo foram as apresentações de Sidcley e Squel, casal de mestre-sala e porta-bandeira. A dupla estava vestida com roupas muito volumosas, que atrapalharam a evolução e o sincronismo deles. O volume de algumas fantasias de alas também prejudicou a evolução dos componentes. O samba-enredo não rendeu como o esperado, assim como o intérprete Wantuir. Apenas a bateria e o carro do Moulin Rouge salvaram a Grande Rio de um desfile pior. Mesmo com todos os problemas, a tricolor tem chances de voltar pelo menos no sábado das campeãs.

MOCIDADE

A Mocidade foi a quarta a desfilar. E já no Setor 1 aconteceu o primeiro problema, que poderia ter se transformado em tragédia. A estrela-guia, símbolo da escola, veio no abre-alas, porém, apagada. O carnavalesco Cláudio Cebola tentou solucionar o problema, subindo na estrutura que levava até à estrela. Quando o carro foi movimentado, ele se desequilibrou e caiu no chão da Sapucaí e foi atropelado pela alegoria. Ele foi sorrido, sem gravidade e encaminhado a um hospital público. Não pôde participar do seu primeiro desfile como carnavalesco da Mocidade. Ainda no início da apresentação, um princípio de incêndio no abre-alas assustou, mas o carro passou pela Avenida sem outros problemas. A comissão de frente, coreografada por Fabio de Mello, estava irreconhecível. Uma coreografia demasiadamente simples que não fez jus ao currículo do coreógrafo e a história da escola de Padre Miguel. A interação com o abre-alas não funcionou, pois os componentes pareciam perdidos. Um grande buraco no Setor 11, bem em frente ao terceiro módulo de cabines, aconteceu porque as alas que estavam à frente da bateria não pararam durante a apresentação de uma bossa dos rimistas. A explicação do enredo ao longo do desfile foi de difícil entendimento em alguns momentos.

UNIDOS DA TIJUCA

Com um início de desfile um tanto quanto complicado, a Unidos da Tijuca conseguiu se acertar. Última a se apresentar, a azul-e-amarela levou um susto com o problema elétrico do seu terceiro carro, ainda na concentração, prestes a entrar na Sapucaí. Isso acarretou em um buraco razoável no Setor 5, bem em frente ao segundo módulo de cabines. A comissão de frente e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, que já tinham se apresentado para os segundos jurados, evoluíram, deixando pra trás o abre-alas, que ficou estacionado por cerca de 5 minutos até que o problema da terceira alegoria fosse resolvido. Depois disso, o desfile fluiu normalmente, com componentes cantando o samba em uma boa estréia do intérprete Bruno Ribas na escola. Em certos momentos, algumas alas embolavam uma na outra, um vacilo de evolução. Os carros apresentaram uma leitura de fácil entendimento, mas a maioria deles não tinha um bom acabamento plástico. Uma pequena falha pode gerar a perda de alguns décimos para mestre-sala e porta-bandeira no terceiro módulo, pois a bandeira deu uma leve enrolada, fato admitido por Rogerinho Dorneles, mestre-sala da Unidos da Tijuca. A bateria de Mestre Casagrande apresentou algumas paradinhas, mantendo o bom ritmo do samba-enredo.

Conheça o Shopping do Carnavalesco


Comentários
  • Avatar
    26/02/2009 11:46:17Maria FantaAnônimo

    A MAIS PURA VERDADE! NINGUÉM, MAS NINGUÉM PODE NEGAR! VILA VITORIOSA, LINDA, E PERFEITA. VC MERECE TODOS OS APLAUSOS. BJS

  • Avatar
    24/02/2009 15:24:53LucasAnônimo

    A campeã será a Beija-Flor!!!!!!!!!! Os jurados odeiam o Paulo Barros e não darão esse gostinho de vitória para ele

  • Avatar
    24/02/2009 07:20:34luigiAnônimo

    A vila veio arrebentando sim, mas fala serio neh, no meio do desfile a única coisa que se via era gente subindo e descendo dos carros. Se isso é criatividade, precisamos mudar o conceito. Sem dúvida eu torço muito para a império continuar, pq foi um desfile simples, com puco luxo, mas emocionante, a bateria arrebentou, o povo aplaudiu, cantou junto, foi um espetáculo. A unidos da Tijuca dispenso comentários. A grande rio foi razoável mas muito cansativa. Todo mundo ta falando da mocidade, mas eu não achei assim totalmente horrivel, pecou em alguma coisa mais em geral não foi tão mal quanto a porto da Pedra ou a mangueira( que sem dúvida foi o pior desfile que eu já há vi fazer). Salgueiro deu um show, Portela tb gostei, ganhar acho que não mas nas campeas sim, viradouro(fala serio neh, esse carnavalesco ainda não viu que ele não combina com carnaval). Imperatriz não veio pra ganhar o título. A beija flor na minhã opinião foi a melhor escola desse ano. Pela primeira vez eu avhei o samba dela fácil, a escola tava impecavél, o publico da apoteose cantou, a comunidade fez-se presente, e estará na briga pelo titulo concerteza!

  • Avatar
    24/02/2009 01:04:12AlanMembro SRZD desde 19/11/2009

    Cebola e carnaval, juntos, não combinam: carnaval é pra festejar, sorrir... e cebola, além de gosto duvidoso, faz chorar. Que saudade da Mocidade dos tempos do Vira virou e do Chuê Chuá...

  • Avatar
    23/02/2009 20:39:25stefanAnônimo

    A melhor realmente foi a Vila, creativa e luxosa ao mesmo tempo. depois sgue a beija, grande rio, tijuca, imperio e mocidade ( que fez um desfile horrivel qe ate parecia de sao paulo, alegorias grandes e super mal acabadas ! )

  • Avatar
    23/02/2009 20:17:11eduardoAnônimo

    ninguem lemra da mia querida Viradouro...melhor amos sorprender a Sapucai>! Ontem a melhor fue Vila Isabel..con diferencia

  • Avatar
    23/02/2009 20:14:08VenâncioAnônimo

    Sem dúvidas MOCIDADE será campeã!!!! AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!!

  • Avatar
    23/02/2009 20:04:56patyMembro SRZD desde 07/04/2009

    luizinho drumond , o samba carioca as verdadeiras escolas te pedem, acaba com essa banca da baixada, mostra pra els e ganha esse carnaval na marra na avenida como em 89, coisa que a beija flor nunca fez e nunca fara na vida.

  • Avatar
    23/02/2009 20:00:50maicosuelMembro SRZD desde 07/04/2009

    deus te abençoe imperatriz vai lá e salva nossas escolas de samba, salva a mocidade o império a portela e a mangueira pelo amor de deus, lava a alma e comemora seus 50 anos.

  • Avatar
    23/02/2009 20:00:30AntenadoMembro SRZD desde 16/04/2009

    Não sei pra que tanta discussão. Linda ou não, com buraco ou não, já está definido: a Beija-Flor NÃO vai ganhar o carnaval este ano. Isto já foi decidido há muito tempo. Podem me cobrar na quarta-feira.

  • Avatar
    23/02/2009 19:59:55maiconsuelAnônimo

    ou vcs são loucos ou são malucos, gente neesse molde do carnaval do ganha quem gasta mais e erra menos, a beija flor é imbativel ainda se especula a vila pois a escola de nilópolis andou vacilando e não foi pouco além do péssimo samba que prejudicou a evolução da escola e o mesmo pode perder pontos valiosos pra ele e bateria que tava fria com paulinho ja demitido no comando. só há uma possibilideade do titulo não ir para nilópolis de novo, essa possibilidade se chama IMPERATRIZ LEPOLDINENSE. é a unica que ta na contramão do carnaval da grana e ta tentando resgatar o que de melhor já passou nessa avenida, a escola vira cheia de bambas de verdade, vivos e mortos representados. e ainda ten força politica na liesa pra quebrar a mafia da baixada. esse ano se a imperatriz confirmar tudo que se espera dela, que quem ama e conhce carnaval esta quietinho só torcendo pra que de certo pra acabar com a mesmice, se ela for memso capaz de balançar novamente a sapucai, o papai de ramos vai brigar feio socar mesa e subir nela se for presico como ja fez em outras oportunidades, quem viver verá, e torcedores de império, mocidade, portela, salgueiro, mangueira deveriam se unir numa corrente em torno da imperatriz, justo ela a maior culpada por esse carnaval atual, faz a meia culpa e tenta salvar o que ainda restou de carnaval. se nada do que escrevi der certo se for utopia minha, iremos ver a beija flor campeã de novo. pois mesmo com bom carnaval portela e salgueiro não serão adversários pra potencia finabceira e armações da escola da baixada. tomara que os deuses do carnaval estejam acordados quando a imperatriz passar, pixinguinha, vila lobos, bide, mano decio, dicró, zeca, beth carvalho, arlindo , o fundo de quintal a magia do caique e rosa magalhães com max, viriato e arlindo rodrigues, esteja juntos e iluminados essa noite. deus te abençoe imperatriz vai lá e salva nossas escolas de samba, salva a mocidade o império a portela e a mangueira pelo amo

  • Avatar
    23/02/2009 19:46:32TONI (Pernambuco)Anônimo

    Valeu João da Tijuca e Rodrigo que me informaram sobre as alegorias da Portela na Pres. vargas. me deu um aliviada. Apesar dde que é na avenida que se ganha ou se perde carnaval, haja vista ontem: tanto luxo e pompa (E a resposta da vida ao sr. CAHE que trocou a Portela, em busca do eldorado de Caxias). parabens Imperio, foi extase mesmo na pobreza. tA CHEGANDO A HORA DAS TRADICIONAIS REPETIREM A DIGNIDADE DO IMPERIO! vAI NA GINGA PORTELA!!!

  • Avatar
    23/02/2009 19:38:13Luís Fernando de CarvalhoMembro SRZD desde 04/05/2009

    No passado a Vila quse desceu, principalmente com uma nota de 8,5 na harmonia, mas este ano realmente surpreendeu a Sapucaí! Problemas e imprevistos acontecem com qualquer escola (o último carro da Vila no ano passado teve problemas). Todas as escolas que desfilaram ontem, estão de parabéns! Parabéns especial para a Império Serrano, que fez um Carnaval, com poucos recursos financeiros, mas graças a seu samba, animou a Sapucaí! Segurem a Vila que eu quero ver...

  • Avatar
    23/02/2009 19:27:20CarlosAnônimo

    Lendo um pouco dos comentarios...as pessoas dizem que a Vila veio com criatividade.....a mesma encontra em carnavais passado, como na Viradouro lembram da pista de gelo, da Tijuca no DNA.....sem falar na comissão um repeteco do carnaval da Tijuca.....se ser creativo e repetir tudo dos outros carnavais...então prefiro a criatividade da Beija-Flor....como no futebol...não se mexe em time que esta ganhando...o carro confuso de desce e sobe da Vila.....que significava a reconstrução do municipal segundo a Rede Globo....foi terrivel...as pessoas se preocupavam mais em subir e descer do que evlouir....foi muito triste ver o corre, corre dos componentes...vou esperar para ver a Portela e o Salgueiro...mas se vacilarem a Beija é Tri...como todo ano quem quizer ganhar carnaval...vai ter que ganhar da Berija-Flôr.

  • Avatar
    23/02/2009 19:23:41Alessandro CarlosAnônimo

    Ih, o arnavalesco não disse q abriria o carnaval 2009, que não queria os funcionários do barracão dobrando d turno, q a escola tinha organização, q ele poderia testar diversos tipos d material sem se preocupar em economia d materiais? Então, como seus carros estavam tão mal acabados? Estive na CS no sábado e vi quando os carros da escola d Caxias deixavam o barracão e achei tudo d um mau gosto ímpar! Não basta ter dinheiro quando o aasunto é escola de samba. Agora, kd aqueles engraçadinhos q andaram postando aquelas sandices aqui menosprezando as outras escolas? Kd aquela coisa chamada Maria Fanta? Mas não há d ser nada, todos sabemos q os jurados da LIESA fecharão os olhos para os erros da GRANDE ESCOLA, DE TUDO, MENOS DE SAMBA, DE CAXIAS. Quanto ao Cebola o q esse camarada fez com a Mocidade? Cadê a direção da escola pra dar explicações aos torcedores da agremiação? É impressionante como as pessoas q postam nesse site primam pela ignorância e se perdem em comentários q só demonstram alienação: duas baianas da Beija-Flor caíram sim em frente às cabines de rádio e uma escada colocada em um dos carros da escola para consertar o esplendor de uma das composições só foi retirada quando a alegoria chegava ao setor 3. Antes d atacar aos outros e às Escolas dos outros, devemos nos informar sobre o q acontece com a nossa.

Comentar