SRZD


16/02/2009 15h53

Livro mostra os preparativos de uma escola de samba e história do carnaval para crianças
Redação SRZD-Carnavalesco

O Carnaval é sinônimo de alegria para muitos brasileiros e também para Sambista, um simpático cachorro que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque e protagoniza o livro A Escola do Cachorro Sambista, lançamento da Editora Ática. O cãozinho não sabe sambar nem cantar, mas conhece o Carnaval como ninguém. E é pelo olhar dele que as crianças descobrem os preparativos para a mais famosa festa brasileira, enquanto aprendem sobre a história do Carnaval carioca e os personagens que marcaram sua trajetória, como Jamelão, Martinho da Vila e Mestre André.

Sambista apresenta ao leitor o funcionamento de uma escola de samba, desde a definição do tema para o desfile de Carnaval até o dia de mostrá-lo na avenida. Em um alegre passeio pelo barracão e pela quadra da Unidos do Batuque, o cachorrinho explica as funções de cada integrante da escola, como os passistas, as porta-bandeiras, o puxador, os costureiros e as baianas, e também os diversos componentes do desfile, como as alas, as alegorias e o samba-enredo.
 
Ao longo das páginas, boxes informativos com textos acessíveis às crianças fazem uma ponte entre o real e a ficção com fatos e imagens que notabilizaram o Carnaval brasileiro. O clima de festa fica ainda mais divertido com as ilustrações cheias de charme de Mariana Massarini. Ao fim da história, ao abrir a orelha do livro, o leitor se depara com uma grande ilustração que detalha o desfile na avenida - mostrando em grande estilo o resultado de todos os preparativos. Com direito à letra do samba-enredo para a criançada cantar.


Comentários
  • Avatar
    12/03/2009 22:10:12neusa rodriguesAnônimo

    Ana Maria, achei muita coincidência um livro sobre escola de samba, muito parecido com o que escrevi. Não sei quem você é. Só sei que um representante da editora esteve com o diretor do centro de referência de carnaval, na UERJ, levando o meu livro, para que ficasse no acervo e na ocasião ele de posse do livro, não fez comentário nenhum a respeito da semelhança. Pra mim está tudo bem, livros sobre carnaval numa linguagem infantil é sempre bem vindo, ganham as crianças. A propósito, Tequinho o menino do samba já é sucesso, já foi vendido para vários municípios.

  • Avatar
    18/02/2009 10:51:29ana maria santeiroAnônimo

    Cara Neusa Maria Rodrigues, Seu livro "Tequinho, o menino do samba" não foi plagiado. O texto de "A Escola do Cachorro Sambista" está escrito desde 2002, mais precisamente 08.04.2002, ou seja, temos como provar se for necessário. Além do que, o livro em questão não é uma ficção, é um livro de referência sobre como funciona uma escola de samba. Seu livro foi publcado e janeiro e o nosso livro em fevereiro, logo, estavam sendo produzidos ao longo de 2008. Sou agente literáro há 30 anos e a idéia desse livro foi proposta ao Felipe Ferreira e a Mariana Massarani por mim. Em 2000 já havia conversado com o João Trinta sobre ele, portanto, não poderia nunca ter copiado o seu livro. Aliás, idéias não tem donos. Idéias desenvolvidas, sim. Aqui, ninguém fez trabalho sujo. Ainda não conheço o seu livro. Espero que ele seja tão legal quanto o nosso. Meus votos de muito êxito para ele e para você. Abraço Cordial, Ana Maria Santeiro AMS Agenciamento amsr@openlink.com.br T/F 2222-6425

  • Avatar
    17/02/2009 18:36:43Neusa Maria RodriguesAnônimo

    Fico feliz em saber que plagiaram meu livro Tequinho o menino do samba, lançado pela editora Rovelle em 23 de janeiro de 2009. Até a velha guarda é da Mangueira, onde se passa a minha história.É sinal que a história é boa. Só me entristece saber que meu livro foi escrito ha dois anos e que durante esse tempo ele fez parte de todos os meus trabalhos da Pós em Carnaval e Cultura. Alguém fez esse trabalho sujo

  • Avatar
    16/02/2009 22:16:35Marcelo MachadoAnônimo

    Gostaria de comprar este livro. Moro em Porto Alegre( Rio Grande do Sul). Aguardo Contato

  • Avatar
    16/02/2009 21:02:58Ronaldo FlavioAnônimo

    Bela iniciativa!!!O governo federal deveria adquirir exemplares desse livro e distribuir nas escolas públicas...vou procurar comprar e presentear meus sobrinhos...

  • Avatar
    16/02/2009 16:09:44thiago rodrigoAnônimo

    estou de luto pelo menos hoje o samba agonizou e morreu pra min. lutopela juliana , ASSASINADA NA QUADRA DA MINHA ESCOLA, OU BALA PERDIDA NÃO É ASSASINATO HEIMMMM.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.