SRZD


23/01/2009 10h32

Torcida do Fluminense

Segundo as pesquisas, o tamanho da torcida do Fluminense oscila entre a 5ª e a 12ª colocação dependendo do critério utilizado. Este tipo de levantamento, que começou a ser realizado em 1983 pelo Instituto Gallup, seguido pelo Ibope e DataFolha, entre outros, aponta na maior parte delas a torcida do Flu oscilando entre a 10ª e a 12ª colocação, tendo sido apontada como a quinta maior em 1993.

Em quatorze pesquisas já realizadas no RJ entre 1954 e 2008, a torcida do Fluminense foi apontada como a terceira maior em doze, tendo sido apontada uma vez como a segunda, em 1954 e como a quarta em 2004.

A torcida do Fluminense é comumente apontada como uma torcida de elite, dado as mesmas pesquisas apontarem um maior número de fãs do clube nas classes A e B da sociedade (de maior poder aquisitivo).

Público nos estádios

Os jogos do Fluminense em sua história levaram por pelo menos 79 vezes mais de 90.000 pessoas aos estádios, inclusive em jogos contra torcidas de times pequenos ou de fora do Rio de Janeiro. O Campeonato Carioca que o Flu levou mais torcedores aos estádios foi o de 1976, quando  1.339.007 aficcionados pagaram ingressos em 32 jogos para ver a chamada Máquina Tricolor . Uma média de 41.843 torcedores por partida, ou 43.844 considerando apenas os 30 jogos no Maracanã. No ano anterior já havia levado 1.202.718 torcedores pagantes em 31 jogos, média de 38.958. No Campeonato Brasileiro de 1976, a Máquina Tricolor continuou arrastando grandes públicos aos estádios e 847.480 espectadores pagaram ingressos para assistirem os 22 jogos do Fluminense, uma média de 32.976 ou de 43.541 considerando apenas os 13 jogos em que o Flu jogou no Rio de Janeiro para 566.033 pagantes.

Nas principais conquistas tricolores, o público também foi muito elevado. Na Copa Rio de 1952, o Flu teve 341.583 torcedores presentes em 7 jogos, média de 48.797. No Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970, 631.297 pagantes em 19 jogos, ou média de 33.224, no Maracanã, 11 jogos com público total de 444.495, média de 40.408. E na conquista do Campeonato Brasileiro de 1984, 860.229 pagantes em 26 jogos, média de 33.085, ou 482.367 em 10 jogos no Maracanã, média de 48.236 no grande estádio. A maior média de público do Flu no Maracanã entretanto, foi no Campeonato Carioca de 1969, média de 85.146 (em 10 jogos) e já no segundo Campeonato Carioca da Era Maracanã , em 1951, o Flu teve uma média de 69.812 espectadores nos 12 jogos realizados neste estádio.

Na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores da América 2008, a média de público do Fluminense no Maracanã foi de 52.801 torcedores presentes (49.011 pagantes).

No Brasil, só o Flamengo leva vantagem sobre o Fluminense na hora de se medir grandes públicos. Com o Vasco há equilíbrio e o Botafogo fica bem para trás, mesmo sendo o quarto clube brasileiro neste quesito. O Campeonato Carioca é a competição que estimula mais a presença de público dos cariocas, como pode-se ver entre os maiores públicos do Brasil, uma vez que as rivalidades locais ainda são muito fortes.

Torcidas organizadas

O Fluminense possui entre seus adeptos, um grande número de torcidas organizadas . As mais representativas são a Young Flu e a Força Flu , ambas criadas em 1970. Além destas, apoiam o time nos estádios pelo Brasil a Flunitor, Fiel Tricolor, Império Tricolor, Jovem Flu, Garra Tricolor, Flu Mulher, Fluburgo, Macaé-Flu, Sampa-Flu, Fluruguay, Flu Tchê e Axé-Flu, entre as torcidas organizadas de maior expressão, visto existirem outros grupos menores.

Além destas há também o Movimento Popular Legião Tricolor, que não é considerado torcida organizada, mas tem presença efetiva em todos os jogos do Fluminense desde sua criação em 2006.

Fonte: Wikipédia


Comentários
  • Avatar
    06/10/2011 21:09:21EtpauloAnônimo

    Esses bandos de carniça de torcida de outro time são bando de mariquinhas, to dizendo a torcida do Flu é a única do mundo que tem raça e dedicação para vencer e ser campeão, neste 2011 o Fluminense é campeão. Eo eo o Fluminense é campeão

  • Avatar
    06/10/2011 21:04:02EtpauloAnônimo

    O flu sempre foi um time do coração,não desiste de nada e ainda foi o primeiro time do brasilerão a subi da 11º colocação para a 5º colocação!!!!!!!!!

  • Avatar
    17/04/2011 12:44:52MarcioAnônimo

    hahahahhahahahahahhahahaha,equilibrio com a torcida do vasco, sei, 1 de abril ja passou.

  • Avatar
    05/02/2011 22:06:05Edson da silva marquesAnônimo

    Torcer pelo Fluminense é uma dadiva de Deus, sorrimos, choramos é o time que enpolga os nossos corações os acreanos amam o fluminense

  • Avatar
    28/01/2011 18:44:14MARCELO SOARESAnônimo

    FEDRAÇÂO DOS ESTUDANTES ( FESN ) A TODOS OS TORCEDORES DE FUTEBOL SE VOCÊ É´ESTUDANTE DE QUALQUER CURSO,COLEGIO,OU FACULDADE TIRE SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE ESTUDANTIL COM ELA VOCÊ PAGARA MEIA ENTRADA EM TODOS OS ESTADIOS DE FUTEBOL CINEMAS,TEATROS SHOWS,ROCK IN RIO E MUITO MAIS. TEL 021 95707426 EMAIL msoares.fesn@gmail.com

  • Avatar
    17/12/2010 18:46:11seedirfAnônimo

    É verdade luciano lins, é só andar pelas ruas que vc v mais botafoguenses do que tricolores, o plobrema é que vc ANDA, a torcida do flu na sua maioria passeia com seus carros próprios, aí vc não v mesmo! desculpe mais é fato; agora pode ir se não vc perde o BUZÃO.

  • Avatar
    12/12/2010 12:04:07Luciano Lins MoutinhoAnônimo

    não é por eu ser botafoguense não, mais acho q a do botafogo é um pouco maior do que a do flu é só vc andar pelas ruas q vc encontra mais pessoas com a camisa do botafogo do q com a do fluminense, e a maioria das pesquisas a torcida do fogão tá na frente, fluminense tem o passado vergonhoso caindo para a terceira divisão e o botafogo subiu no campo, a do botafogo com certeza é um pouco maior !!!! saudações Alvinegras

  • Avatar
    20/08/2010 15:08:23ManoelAnônimo

    OLHA! A ÚLTIMA PESQUISA, TEVE CERCA E 11 MIL ENTREVISTADOS. COM 11 MIL DÁ PARA DIMENSIONAR 180 MILHÕES? NO AMISTOSO DO BRASIL ANTES DA COPA, CONTRA A TANZÂNIA, TINHA UM TANZANIANO COM A CAMISA DO FLU. O CARA É DELA E TORCE PARA O FLU. ONDE VC VAI PELO MUNDO, VÊ UM TORCEDOR DO FLU. DEVE SER PESQUISA "ENCOMENDADA" POR UM CONCORRENTE DA UNIMED. SÓ PODE SER. ÚLTIMA PRA TERMINAR: QUANDO O FLU JOGA NO ESPÍRITO SANTO, É UMA LOUCURA! COMO O SANTOS QUE NÃO ENCHE NEM O PACAEMBU, TEM MAIOR TORCIDA, E COM UM ESTÁDIO DA VILA PRA 15 MIL CABEÇAS DE PEIXES?

  • Avatar
    10/06/2010 12:58:10jaquesAnônimo

    Para quem conhece um pouco de futebol ´pe inadimissivel que times como Santos, Boatafogo e Inter sejam apontados como tendo mais torcedores que o FLU....só para ficar em âmbito regional, todos os cariocas sabem que o Botafogo é a 4 força no Rio tanto em títulos quanto em torcida o que por si só não é um demérito mais sim fato.... O Flu que na primeira metade do século passado foi a 2 maior torcida do Rio perdeu espaço para o Vasco principalmente à partir dos anos 80...algo que com certeza o FLU retomará em um futuro muito próximo....Saudações tricolores

  • Avatar
    31/05/2010 20:30:40oziAnônimo

    o ex presidente do botafogo era presidente do ibop ou ainda é nao sei , dizer que a torcida do bota é maior do que a do flu é ridiculo , o flu tem que tomar o engenhao deles pra gente lotar aquele estadio , o santos tb pelas pesquisas tb tem mais torcida que o flu , nao conheço nenhum torcedor do santos aqui em brasilia ,nem vejo camisas na rua , atl mineiro , cruzeiro , inter , estao de sacanagem com o flu , o unico geito de saber realmente , seria se no dia das eleiçoes a pessoa digitasse o clube de coraçao , acho que ficariamos em quinto

  • Avatar
    11/04/2010 12:28:52Rafa FluAnônimo

    Eu nau acredito q o Botafogo o Santo principalmente tem mais torcida q o fluminense,e eles falam q tem se tem por que eles nau colocam mais pessoas no estádios deve ser por que eles nau tem dinheiro por que e a unica explicação!

  • Avatar
    06/02/2010 10:09:05anonimoAnônimo

    A torcida e realmente bonita mas deixa a desejar na cantoria !

  • Avatar
    03/02/2010 15:53:59anonimoAnônimo

    O problema e que a elite nao sabe fazer a festa no maraca eles cantam baichinho e tudo chato e previsivel vai ver um fla e vasco e bem diferente frequento o maracana desde 1975

  • Avatar
    04/01/2010 15:05:05Alexandre CostaAnônimo

    Não acredito quando falam que a torcida do meu Fluzão é a 12 maiaor do Brasil! Sendo assim, não pode ser maior e sim menor! basta verem a presença dentro nde qualquer estádio. Acho uma grande furada essas pesquisas, não é possivel uma torcida diminuir tanto assim. O Fluminense deve ser aproximadamente hoje a 6 ou 7 do país. UM ABRAÇO.....

  • Avatar
    01/12/2009 19:00:33luiza geraldiAnônimo

    A torcida do fluminense é a mais linda do MUNDO. sou tricolor de s2!!!!!!!

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.