SRZD


13/07/2006 00h00

MÚSICA: HYDE - Banda japonesa quer conquistar o "sonho americano"
Samantha Nogueira

Apesar da barreira cultural que separa os dois países, a banda canta em inglês e o sonho de estourar no mercado americano está bem perto de se tornar real. Os ingressos para os shows na Califórnia se esgotaram em apenas dez minutos!

A banda HYDE, que leva o nome do vocalista, é sucesso absoluto no Japão. Eles fizeram quatro shows na Califórnia neste último mês, e levaram os fãs à loucura. A banda de hard rock vendeu todos os ingressos por onde passou e o sucesso estrondoso de HYDE, considerada "esquisita", está sendo comparado ao show de estréia de David Bowie (o então "rei das esquisitices") nos Estados Unidos na década de 70.

Apesar de a banda ser uma mistura de hard-rock com metal, gênero associado à rebeldia, e às vezes ao "satanismo", as letras do HYDE falam sobre os mais variados temas, como por exemplo, a religião. O recém-lancado CD "Faith" (Fé), pelo selo Tofu Records, mostra na capa o vocalista usando uma coroa de espinhos, como Jesus Cristo. Mas não pensem que HYDE é cristão ou católico. Ele se diz interessado em imagens religiosas mas que, apesar disso, não é "religioso".


Curiosidades

O vocalista da banda adora cultivar um ar de mistério. Nunca confirma nada que sai na mídia sobre ele, e adora manter segredos, até mesmo no que diz respeito à coisas banais, como seu verdadeiro nome e sua idade. De acordo com os sites tipo fan-clube, o verdadeiro nome do vocalista é Hideto Takarai, e ele tem aproximadamente 37 anos. Também não se sabe sua altura, e nem seu peso.

Apesar de HYDE se auto-proclamar um "desconhecedor de músicas antigas", quando a banda se apresenta ao vivo, ele canta uma versão rock 'n roll da musica "Lucy in the Sky with Diamonds," dos Beatles, lançada em 1967.

Hyde diz que canta em inglês por que esta é a língua do rock, que ele cresceu ouvindo. De acordo com o cantor, ele comprou seu primeiro disco quando tinha 14 anos. O disco? "The Stranger" do Billy Joel. HYDE também se diz fã de bandas como The Doors, Nirvana, Linkin Park e Journey, uma verdadeira salada de estilos musicais!

O vocalista começou a tocar guitarra aos 17 anos, e já fez parte de várias bandas, entre elas, L'Arc-en-Ciel, que vendeu 34 milhões de discos nos últimos dez anos. Mesmo conquistando o sucesso musical no Japão, HYDE decidiu seguir carreira solo em 2001, para poder "experimentar idéias novas sem ter que pedir o consentimento de ninguém."

A julgar pelo estrondoso sucesso da mini-turnê americana, pode-se dizer que foi uma decisão acertada!

Assista ao video de "Countdown"


Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.