SRZD | Da Cidade do Samba à cidade que 'samba' para fazer carnaval | Carnavalesco | Thatiana Pagung


Da Cidade do Samba à cidade que 'samba' para fazer carnaval

Thatiana Pagung | Thatiana Pagung | 29/11/2008 01:13

Lembro como se fosse hoje: no dia 17 de setembro de 2005, com minha câmera digital, registrei a transferência das escolas de samba do Grupo Especial dos armazéns do Cais do Porto para a sonhada Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio. Nossa! Parecia que todos eram campeões! Que vitória!

Dos presentes: presidentes, dirigentes e carnavalescos fui colhendo alguns depoimentos, nos quais ressaltavam a esperança, a alegria, o entusiasmo, a felicidade do sonho realizado, ou seja, apenas pontos positivos com a mudança.

"Esse novo espaço que nós estamos tendo é o espaço que todo sambista planejava ter; é a glória do samba, é tudo aquilo de que o samba precisava e necessitava." - Aniz Abrahão David
 
"Hoje é um dia muito importante para as escolas de samba? Começamos a fazer alegoria debaixo dos viadutos, e hoje pra nós isso aqui é um sonho." - Fernando Horta
 

"O mais importante é a gente poder trabalhar num lugar que tenha uma infra-estrutura que se possa executar o trabalho? Porque você trabalhar naqueles barracões que a gente vinha trabalhando, que não tem o mínimo de higiene? Muita coisa se perde dentro dele, muita coisa não é executável por causa da própria altura? Aqui a gente consegue montar alegoria inteira, administrar o barracão, ter limpeza, consegue dar melhores condições de trabalho a todos os funcionários, receber a própria imprensa, enfim, é tudo de perfeito que a gente sempre sonhou." - Paulo Barros
 
E lá foram os carros alegóricos, apenas nas ferragens ou cobertos por enormes plásticos, passeando em meio ao trânsito da cidade, anunciando a mudança. A primeira a chegar foi a Beija-Flor, pois era a campeã do ano na época. Logo após sua entrada, começou a queima de fogos. Foi um momento emocionante. E, sem dúvida, um marco para o nosso carnaval. Outras escolas chegando - e, aos poucos, aqueles enormes espaços vazios foram preenchidos, ganhando vida.

Ainda com muita obra por fazer, já podíamos vislumbrar seu futuro: com muitos shows e oportunidades de trabalho. Um sonho realizado por meio da parceria entre Liesa e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

No entanto, não posso deixar de registrar o seguinte comentário: como sentir-se realizado e feliz se outras tantas agremiações continuam em barracões cujo estado é lastimável? O que há de errado com o carnaval do Acesso que não consegue também uma Cidade do Samba? Não me refiro ao excelente trabalho da Liesa, mas da Prefeitura em relação as outras escolas de outros grupos.

O Presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, procurado por mim, deu a seguinte declaração: "É um sonho antigo dos sambistas das escolas do Grupo de Acesso ter também uma Cidade do Samba. Existe um projeto, que será encaminhado à Prefeitura, de construir a Cidade do Samba II, ao lado da quadra da São Clemente, ou talvez na aréa onde se concentram algumas escolas, no Carandiru (assim chamado por fazer alusão ao presídio cujas condições de trabalho são sub-humanas). Seria para as escolas do A e do antigo B (hoje Rio de Janeiro I) , que desfilam no centro do Rio. Para as escolas que desfilam em Campinho, entretanto, o problema persistiria, pois se apresentam num local muito afastado do Centro. Certamente, faz diferença um local com mais segurança, estrutura apropriada, sem precisar de adaptações. Não se enfrentaria mais o problema da chuva - problema que já destruiu tantos carnavais... Enfim, estamos trabalhando para que esse sonho venha a tornar-se realidade, como em Cabo Frio, que ergueu a sua Morada do Samba."

A alternativa, muitas vezes, para essas pessoas que não querem trabalhar em ambientes nada propícios é fazer de suas casas um grande ateliê. Muitas alas que apreciamos na avenida não saem de barracões, e sim da casa das pessoas que amam e vivem do carnaval.

A varanda vira o local da costura, na garagem monta-se a fantasia, na cozinha guarda-se o que já está pronto, e assim vai surgindo um carnaval nada famoso, mas que faz a alegria da mesma forma. Muitos dizem ser até mais prazeroso ter participado de tão perto da criação; dizem que dessa forma se tem uma certa liberdade de horário que os barracões não permitem. Será? E o incômodo de ter a própria casa pelo avesso, com um entra e sai sem fim?

A verdade é que tem que ser muito "artista" nos Grupos de Acesso para  colocar um carnaval na rua. Improvisa-se aqui e ali,  tira-se da cabeça o que o bolso não dá. Mas o mais importante para quem trabalha com o carnaval é conseguir sempre ter seu espaço, não importa se é na Cidade do Samba ou nessa outra cidade, menos glamourosa, onde se tem que "sambar" para fazer carnaval.

Fotos da transferência das escolas para Cidade do Samba (Fotos extraídas do documentário de Thatiana Pagung: "Do Barracão à Apoteose, 80 minutos de emoção"):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


| Para receber notícias assine o RSS | Topo

Atenção: Maiúsculas e Minúsculas são consideradas diferentes!. É necessário digitar essa imagem para evitar Spams e mensagens automatizadas.

Declaro que as informações acima são de minha inteira responsabilidade, cabendo a mim toda responsabilidade sobre o conteúdo aqui escrito.

Declaro saber que o SRZD registra informações que possibilitam rastrear a localização e informações reais do autor deste comentário e que estarão à disposição imediatamente sob ordem judicial.


Postado por:Renan S. | 10/12/2008 21:50:57

Primeiramente gostaria de lhe dizer que a amo. Vc é muito linda. Lhe desejo todo sucesso que possa alcançar . Sou seu Fã ... E gostariia qque você desse uma olhadinha nesse video para ver como você evoluiu desde de 2004 para cá. http://www.youtube.com/watch?v=j 9ssPk7Bs-o&feature=related

Postado por:Penelope | 10/12/2008 07:28:57

Que bom né que ela está colhendo material para um filme de carnaval, que comentário mais.... bom deixa pra lá! Thatiana, infra estrutura é bom em qualquer setor, quando os administradores se dão conta deste fato e tem o mínimo de desejo ambição para mudar já é uma tremenda evolução, todos merecem o básico, já estive trabalhando em barracões, que ficava morrendo de medo de pegar fogo tal qual era a quantidade de gambiarras para ligar as máquinas de solda e de costura ao mesmo tempo, era tanto fio desencapado que acho que era só " Jesus em nossas causas !!!!!! " . Parabéns , sempre com foco certo nos assuntos de carnaval !!!!

Postado por:Denise Benevides | 04/12/2008 21:52:00

Parabéns Thati pela belíssima matéria. Concordo com vc, acho que os grupos de acesso merecem ter mais apoio e melhores condições para trabalhar. Eu não sei como essas escolas conseguem fazer carnaval. Só com muita garra e amor ao samba para conseguir e isso essas escolas tem de sobra.

Postado por:Kleber C. Alexi | 04/12/2008 17:59:19

Maravilha de reportagem, diferente e ciente do que que ria falar e mostrar, fora das reportagem comuns de samba, muito criativa e profissional, feita pra quem gosta de samba e carnaval...

Postado por:Zé Carlos Santiago | 02/12/2008 17:26:42

ACHO QUE O ACESSO É MAIS CARNAVAL DO QUE O ESPECIAL,POR ISSO DEVERIA SE INVERTER A POSIÇÃO.O ESPECIAL NO CARANDIRU E O ACESSO NA CIDADE DO SAMBA.

Postado por:josue castilho vieira | 01/12/2008 17:03:53

é isso mesmo,o acesso tb merece seu lugar de destaque.

Postado por:Entusiasmado | 01/12/2008 13:35:19

ÓTIMA MATERIA - E concordo em termos a cidade do samba II sim, ali mesmo no local conhecido como "Carandiru". Assim não precisaria ficar trocando de Barracão qdo se sobe p/ o Especial, pois os do grupo de acesso seriam de igual infra-instrutura. no final não existiriam duas cidades do samba, mais sim "A grande cidade do Samba". E quem sabe um dia construir a mesma estrutura para as escolas que desfilam na Intendente, ou pelo menos, menos insalubres.

Postado por:leo | 01/12/2008 11:58:43

Parabens a voce Pagung pela exelente materia tambem concordo c/ voce a escolas do acesso precisam desse apoio

Postado por:donga | 30/11/2008 21:10:36

Uanderson, na grande SP, que tem o sistema de tempo real do IBOPE, o pico de desfile do Especial do Rio empata tecnicamente contra os picos da transmissão de SP que são os times de futebol. Que convenhamos não é qualquer coisa. Vc empatar com o desfile do Corinthians na Grande SP ?!?!?. A Liga-SP quase todos os anos alardia e diz que bateu o Rio na TV, a famosa notícia sem análise e tendenciosa. De fato , os desfiles dos clubes dão os maiores picos, sendo que somente na Grande SP... E numa diferença em torno de dois pontos em relação ao pico no Rio na grande SP, que caracteriza empate técnico. Mas os desfiles de SP só dão audiência na Grande SP e com os times de futebol, pode parecer pouco, mas não é, visto que SP detém 80 % do faturamento do mercado publictário. Mesmo que a Globo consiga perder em todo o país, se ganhar na grande SP, já vale a transmissão. E NA REALIDADE é que você nos trouxe um dado importantíssimo, pois houve uma grita geral das afiliadas, porque tavam perdendo audiência com SP, e o Sul conseguiu se impôr.

Postado por:Denise | 30/11/2008 14:04:02

Acho que cabem mais escolas no Especial e, por conseguinte, na cidade do samba.

Postado por:Andre | 29/11/2008 22:36:02

Concordo quando Thatiana diz que poderíamos ter também uma Cidade do samba II pois não há uma infra-estrutura decente para os grupos de Acesso A e o antigo B. Só mesmo quem gosta muito de carnaval para ceder parte de suas casa para confecção e armazenagem de fantasias, pois nestes grupos realmente as coisas se tornam mais dificeis. E o que dizer então dos grupos da Intendente? O nosso verdadeiro carnaval ó!

Postado por:LUIZINHO DA CUÍCA | 29/11/2008 21:18:17

Caro Willian, voce leu e não entendeu, essas fotos são nas casas de pessoas que confeccionavam fantasias na época, o faziam em garagens, como ela própria diz, leia por favor mais uma vez, e quanto a beleza dela, isso é inquestionável, abraços

Postado por:Willian viradouro | 29/11/2008 19:40:52

Será que só eu enxerguei que ela citou os caras lá em cima, porque ELES estavam no DIA da tranferência? Caramba, leiam galera! Ela ainda diz que estava lá a serviço de seu filme. Naquele dia ela filmou isso, em outros, outras realidades, que lá em baixo tá aparecendo, nas fotos, como barracão sujo e cozinha com fantasia. A questão é que por mais que ela faça, vai incomodar sempre alguém, pois é mulher e lida, e isso, não desce pra muitos.

Postado por:Uanderson Aquino | 29/11/2008 19:17:52

So para constar, a Globo não transmite os desfiles de São Paulo para o Brasil inteiro, no Rio Grande do Sul na sexta e no sábado de carnaval a RBS TV( afiliada da Globo) transmite os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre que ocorrem nos mesmos dias e horários dos desfiles de São Paulo, e no sábado a RBS Santa Catarina, transmite os desfiles das escolas de samba de Florianópolis. Por tanto com exceção do Paraná, o restante da região Sul não acompanha a transmissão dos desfiles de São Paulo na tv aberta.

Postado por:Uanderson Aquino | 29/11/2008 19:15:07

So para constar, a Globo não transmite os desfiles de São Paulo para o Brasil inteiro, no Rio Grande do Sul na sexta e no sábado de carnaval a RBS TV( afiliada da Globo) transmite os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre que ocorrem nos mesmos dias e horários dos desfiles de São Paulo, e no sábado a RBS Santa Catarina, transmite os desfiles das escolas de samba de Florianópolis. Por tanto com exceção do Paraná, o restante da região Sul não acompanha a transmissão dos desfiles de São Paulo na tv aberta.

Postado por:LUIZINHO DA CUÍCA | 29/11/2008 19:09:36

Pedro Ayres, meu caro, perdoe minha franqueza, mas foram só doze ( 12 ) anos de Jornal do Brasil, convivendo com pessoas fantásticas. Quem me dera se ele existisse como antes, abraços.

Postado por:Uanderson Aquino | 29/11/2008 19:02:48

donga, voce disse que o acesso ganha da Globo na transmissão pela CNT, gostaria de saber mais sobre esses dados, ou quem puder falar melhor sobre isso, isto porque, todos os anos procuro saber a audiencia dos desfiles do acesso e do grupo especial, mas não encontro nada, a impressa so divulga o ibope da grande São Paulo, que costuma dar de um a dois pontos a mais para os desfiles de São paulo em relação os daqui do Rio. Se isso que voce falou for verade, ou seja, que os desfiles de acesso dão mais audiencia do que os de São Paulo( fora da grande São Paulo), reforça minha tese que se a Lesga tivesse transmissão por uma emissora com amior abrangencia como a Rede TV!, os desfiles de acesso talves daria tanta audiencia como os do grupo especial. Quem souber da audiencia dos desfiles da escolas de samba a pelo Brasil a fora, por favor gostaria que nos informasse.

Postado por:Pedro Ayres | 29/11/2008 18:40:49

*corrigindo: haja jornalistas

Postado por:Pedro Ayres | 29/11/2008 18:39:29

LUIZINHO DA CUÍCA, concordo com suas ressalvas e, claro, não considero em nenhum momento que seja possível transmitir um drama pessoal sem que se faça um esforço de conhecer o cotidiano de tal pessoa e conversar o máximo possível com ela. Concordo plenamente. O que eu não acho é que devamos ser taxativos ao ponto de dizer que apenas quem vive de fato determinado drama possa falar sobre ele. Pois, se for assim, os desigualados socialmente não terão voz. Bem, isso é um conceito histórico. Não se faz revolução sem a burguesia...o que é preciso, volto a dizer, é que hajam jornalistas interessados em procurar conhecer as realidades desiguais, que serão diferentes da dele por motivos históricos de exclusão social. Um abraço e obrigado pela atenção.

Postado por:Robson - | 29/11/2008 18:14:33

FERNANDO NÃO ESTOU CONSEGUINDO COLOCAR O LINK.COLOCA NO GOOGLE "Do Barracão à Apoteose, 80 minutos de emoção", QUE VC PODERÁ ASSISTIR O TRAILLER.

Postado por:LUIZINHO DA CUÍCA | 29/11/2008 18:10:17

Thatiana, vou tentar te passar o que eu entendi sobre o comentário do Fernando, posso lhe garantir que não foi uma tentativa de esculhanbar sua matéria, que por sinal foi muito bem feita. Assim como ele e tambem não concordo com as entrevistas com o Anísio e com Paulo Barros, e esse ponto, acho eu, é o que ele tentou enfocar. No meu entender voce deveria sim, ir a campo, e procurar por quem viveu aquilo, quem passou por maus bocados naquela época muito ruim, e o que é hoje a cidade do samba. O que Paulo Barros pode dizer a respeito do que eram aqueles galpões ? Notei no comentário do Pedro Ayrees, em que ele cita que qualquer um pode fazer uma matéria sobre a Aids, até pode, mas entrevistando um aidético, para saber dele, o que é estar contaminado e como é seu dia-dia, em sociedade. Pode sim Pedro falar sobre a doênça, tudo bem, mas ninguem esta na pele de um aidético para saber o que ele passa em seu cotidiano, e acredito que voce não deva ter a noção exata do que é ser discrimanado constantemente, só por estar doente, e saber que a qualquer momento tudo pode se acabar, mas infelizmente é essa a cultura do nosso povo. Voltando ao assunto dos galpoes, eu lhe digo que eram verdadeiras armadilhas, e que alguns perderam suas vidas, para proporcionar momentos de alegria e emoção para muitos de nós. A sala de muitos presidentes de agremiações, tinham já naquele tempo, ar condicionado, freezer, televisões, poltronas confortáveis e etc. Entendi perfeitamente o comentário do Fernando, e me desculpem alguns por defende-lo, só acho que ele não soube se expressar, me perdoe tambem Fernando por ser entrometido, só estou tentando traduzir o que eu entendi.

Postado por:Robson - | 29/11/2008 18:09:48

http://www.google.com.br/search?sourceid =navclient&aq=t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T 4ADBF_pt-BRBR295BR295&q=Do+Barrac%c3%a3o +%c3%a0+Apoteose%2c+80+minutos+de+emo%c3 %a7%c3%a3o%22%29%3a

Postado por:LUIZINHO DA CUÍCA | 29/11/2008 18:08:28

Thatiana, vou tentar te passar o que eu entendi sobre o comentário do Fernando, posso lhe garantir que não foi uma tentativa de esculhanbar sua matéria, que por sinal foi muito bem feita. Assim como ele e tambem não concordo com as entrevistas com o Anísio e com Paulo Barros, e esse ponto, acho eu, é o que ele tentou enfocar. No meu entender voce deveria sim, ir a campo, e procurar por quem viveu aquilo, quem passou por maus bocados naquela época muito ruim, e o que é hoje a cidade do samba. O que Paulo Barros pode dizer a respeito do que eram aqueles galpões ? Notei no comentário do Pedro Ayrees, em que ele cita que qualquer um pode fazer uma matéria sobre a Aids, até pode, mas entrevistando um aidético, para saber dele, o que é estar contaminado e como é seu dia-dia, em sociedade. Pode sim Pedro falar sobre a doênça, tudo bem, mas ninguem esta na pele de um aidético para saber o que ele passa em seu cotidiano, e acredito que voce não deva ter a noção exata do que é ser discrimanado constantemente, só por estar doente, e saber que a qualquer momento tudo pode se acabar, mas infelizmente é essa a cultura do nosso povo. Voltando ao assunto dos galpoes, eu lhe digo que eram verdadeiras armadilhas, e que alguns perderam suas vidas, para proporcionar momentos de alegria e emoção para muitos de nós. A sala de muitos presidentes de agremiações, tinham já naquele tempo, ar condicionado, freezer, televisões, poltronas confortáveis e etc. Entendi perfeitamente o comentário do Fernando, e me desculpem alguns por defende-lo, só acho que ele não soube se expressar, me perdoe tambem Fernando por ser entrometido, só estou tentando traduzir o que eu entendi.

Postado por:Robson | 29/11/2008 18:07:09

http://br.youtube.com/watch?v=Kf79N1HA7b 4

Postado por:Robson | 29/11/2008 18:03:22

FERNANDO VEJA AI O TRAILLER DO FILME:http://br.youtube.com/watch?v=Kf79 N1HA7b4

Postado por:Robson | 29/11/2008 17:57:46

FERNANDO: Se vc ver o trailler do documentário da Thatiana, verá que ela entrevista de presidente ao mais humilde trabalhador,além de ,com certeza, ter visitado os barracões do acesso.Pra seu conhecimento ela também é rainha da Inocentes de Belford, escola que está no acesso, mas que antes era de um grupo mais abaixo. Então, vc acha que ela não conhece este universo?

Postado por:Mocidade | 29/11/2008 17:47:42

A Mocidade é inovadora ate em colunista.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. valeu Pagung, a sua estrela sempre vai brilhar..............

Postado por:Eduardo Mattos | 29/11/2008 17:14:37

Parabens Thatiana,belo texto, como sempre voce nos supreendendo. parabens a Mocidade por tela como rainha,pelo texto voce nos mostra que nunca será uma rainha" loura", beijos

Postado por:Pedro Ayress | 29/11/2008 16:53:45

Uma ótima coluna. Lamento, porém, a falta de discernimento de alguns comentaristas e a falta de coerência no pensamento das pessoas que cometem essa espécie de preconceito às avessas, condenando o repórter que conta uma realidade que não é a dele. Se o repórter, por mais que tenha nascido em uma cobertura na Vieira Souto, tiver o ímpeto de correr atrás de pautas que denunciem realidades desiguais, ótimo! Afinal, se não for assim, quem vai fazer? Vale lembrar que a educação chega ao beneficiados, apenas...e estes precisam lutar para espalhá-la e igualar essa nação. Então...esse papinho antiquado de que quem não viveu é bon vivant interessado em fazer bravata antropologica não ta com nada. Nessa linha, apenas contaminados pelo HIV podem fazer reportagem sobre a Aids? Tempo, amigos! E, mais uma vez, parabéns, rainha Pagung!

Postado por:junior oliveira | 29/11/2008 13:21:29

thatiana .parabens .falou tudo ..lembrando q quem esta em cima hoje pode estar em baixo amanha ( acesso ) ..ai sim a escola q desce reclama..so depois q desce . a dificuldade principalmente das que sao de longe . santa cruz .niteroi padre miguel etc.. muita dificuldade ir vir e ficar . na cidade do samba poxa é tudo de bom . mais uma vez parabens pela sua coluna nota 10 . bjss zona oeste rj.

Postado por:donga | 29/11/2008 12:51:48

Acredito que esse espaço para o Acesso deva sair. Hoje o Acesso sem qualquer 'empurrãzinho' da Globo se tornou líder absoluto de audiência, onde chega o sinal da CNT. O Acesso cresceu muito plasticamente e em termos populares devido a grandes escolas como Estácio e Ilha e império que subiu. E cresce porque o povo se identifica. Quando o Especial ainda era frequentado pelo povo, pouco se falava nesse desfile. Falava-se mais até no desfile de NRI do que no Acesso A. Mas com o fenômeno de 'despopularização' praticado no Especial, o povo correu para o Acesso A e para o caranval de rua. Pra se ter uma idéia da força desse grupo, SP tá desde 96 em rede nacional na Globo e já vai para o seu 14o. ano e até hoje não se firmou em rede nacional, mesmo apelando pra clubes de futebol no seu desfile. SP só tem audiência na Grande SP, quando esses clubes desfilam. O Acesso A teve seu desfile transmitindo em rede nacional pela última vez em 00 e ganhou da Globo, perdendo apenas para o corinthians naquele ano e na grande SP. E oha que o Acesso é um desfile que não sai uma nota mínima, nem no RjTv da Globo , que pelo menos, como concessionária pública deveria prestar o Serviço de uitilidade pública no dia do desfile, mas nem isso a Globo faz e com tudo isso, a CNT humilha a Globo a partir das 19 hs de sábado de carnaval, onde chega o seu sinal.

Postado por:Willian viradouro | 29/11/2008 12:07:35

No documentário dela, fica claro que ela entrevistou de A a Z... Até quando tentam ajudar, criticam, aff... Parabéns por vc ser tão dedicada assim, amamos vc!

Postado por:FERNANDO | 29/11/2008 11:45:13

È - rainha - é muito fácil, num ar condicionado, sucos ao lado e tudo mais, falar sem ter passado por situações totalmente sub-humanas, narrar algo sem se quer ter vivido aquilo, é muito comodo, e deve ser fácil. Quando se tem conhecimento de causa, aí sim, devemos dar créditos para este ou aquele que escreve, ou narra tão bem os acontecimentos, fatos reais. Mal comparando, seria como se alguem de ipanema, narrasse a vida de alguem que mora no alemão, totalmente descabido, ridículo, quando não se passou por aquilo. Voce Thatiana, deveria ter entrevistado alguem que pegou no pesado, e não alguem que só dava ordens, passava por lá, resumindo, não tenha sofrido na pele o que eram aqueles galpões. Hoje, como já disseram abaixo, TUDO SÃO FLORES.

Postado por:drkuika | 29/11/2008 11:16:50

minha rainha e com enorme satisfação que olho suas cronicas, alem de inteligentes, algumas nos faz viajar no tempo e recordar como era dificil fazer carnaval, e a rivalidade era guase mortal, hoje fazer carnaval e uma alegria, fora do carnaval, as velhas reunidas, tem eventos todos finais de semana, as feijoadas nas escolas e a mais pura confraternização de uma parte da sociedade que somente quer se divertir numa cidade em guerra. sambista quer paz, sambista quer ouvir o ronco da cuica

Postado por:LUIZ FRAGOSO | 29/11/2008 10:55:01

TATIANA. ANTES, ACHAVA QUE VC FOSSE MAIS UMA"FAMOSA-QUEM?" QUERENDO APARECER NA MÍDA UNICAMENTE E ATRAVÉS DO CARNAVAL COMO RAINHA DE BATERIA. HOJE, QDO VEJO VOCÊ BRILHANDO NA MOCIDADE, MENTALMENTE, PEÇO DESCULPAS A TI, PELO QUE EU PENSAVA. VOCÊ, AOS POUCO, ESTÁ CONQUISTANDO UM ESPAÇO NO MUNDO DO SAMBA DURANTE O ANO INTEIRO. ISSO SE DEVE A SUA PERSEVERANÇA, INTELIGÊNCIA, CARISMA E OUTRAS COISAS MAIS. VOCÊ ESTÁ DIFERENTE DESSAS "RAINHA?" QUE SÓ APARECEM NA ÉPOCA DE CARNAVAL. GOSTO DE LER SUAS CRONICAS. LEGAL VOCÊ TOCAR NESSE TEMA SOBRE A VESGA, OPS, DESCULPE, LESGA. QDO EU TROCO O NOME HORRÍVEL DESSA LIGA, É PROPOSITAL APESAR DA BRINCADEIRA. JÁ FALEI E TORNO AFALAR: ESSA LESGA NESCEU VESGA POR NÃO CONSEGUIR ENXERGAR DIREITO AS VERDADEIRAS NESSECIDADES DOS SAMBISTAS (NÃO DOS DIRIGENTES) DO GRUPO DE ACESSO. GOSTARIA QUE VOCÊ FIZESSE UMA PESQUISA COM OS SAMBISTAS DO GRUPO DE ACESSO SOBRE A DECISÃO DA VESGA, OPS, TROQUEI NOVAMENTE, DE ACERTAR COM A TAMBÉM HORRÍVEL CNT, A TRANSMISSÃO DO DESFILE. PAREBÉNS E SUCESSO COM SUA COLUNA NESTE SITE. PS: OS RITMISTAS E PASSISTAS DA NOSSA MOCIDADE TE ADORAM. GOSTO DE VER VC "DANDO NAS CADEIRAS" NOS ENSAIOS. VOCÊ É LINDONA E GOSTOSONA (COM TODO O RESPEITO). ABRAÇOS E MAIS SUCESSOS

Postado por:Juliane Brandão | 29/11/2008 10:42:43

Parabéns Thatiana, pelo belíssimo texto. É sempre muito importante que se exalte todas as enormes dificuldades que os grupos de acesso passam para colocar seus carnavais na avenida. E torço muito para que a Lesga, junto à Prefeitura do Rio de Janeiro possam se unir em torno desse projeto, uma nova Cidade do Samba para o tão competente e digno carnaval dos grupos de acesso.

Postado por:Tino da caixa portelense | 29/11/2008 09:40:32

Como disse nosso querido eterno Rei Momo Alex de Oliveira, que melhor que ninguém, por ser hoje carnavalesco de uma escola do B, Jacarezinho, vc foi extremamente oportuna, pois sempre será louvável que se coloque em evidência a questão do Acesso. Parabéns.

Postado por:LUIZINHO DA CUÍCA | 29/11/2008 03:50:18

Só quem realmente trabalhou num galpão daqueles ali perto do cais, pode dizer com certeza o que era aquela coisa horrorosa, tipo ter que dormir num tapume de madeira, e quando voce abria os olhos, via um tremendo ratão te encarando. A cidade do samba é hoje algo extraordinário, não ha tantas goteiras, até que nenhuma, como havia antes, voce tinha quer dormir e de vez enquando dar uma olhadela para o teto, era para ver se não estava desabando, é porque volta e meia caía uma telha de amianto, um pedaço de madeira, irmão o bagulho era doido. E para tirar os carros dali, era muito ruim, isso quando não quebrava uma alegoria, que tinha que ser consertada as pressas, já quase dentro da avenida. Hoje tudo são flores, Paulo Barros se voce trabalhasse ali na decada de 80, se pegou o finalzinho deles e já com algumas reformas. Essa cidade do samba é a melhor e maior maravilha da vida de um sambista, que esta ali nas 24hs do dia, hoje então, trabalhasse com um prazer inenarrável. Só vejo o grupo de acesso conseguindo isso, através de muita organização, vide Liesa, e um trabalho político forte, insistindo com a prefeitura, e porque não o governo de estado, basta querer, que o sonho se tornará realidade. Sucesso para voces da Lesga, torço para que transformem este sonho em realidade, que ele se concretize o mais rápido possível, sorte pra todos, e FÉ EM DEUS

Postado por:PAULINO DA BEIJA | 29/11/2008 02:28:22

BACANA VOCE SE PREOCUPAR COM ESTE TEMA,AINDA MAIS QUE A MIDIA NAO DA VALOR AO GRUPO DE ACESSO.

Postado por:Alex de Oliveira Silva | 29/11/2008 01:40:14

Extremamente oportuna, nesse exatos 90 dias antecedentes da folia, parabenizo a querida Tathiana Pagung e, principalmente por estar, justamente, vivenciando todas essas dificuldades inerentes aos grupos de menos recursos, mas nem por isso, menos importantes....Afinal, samba que faz com sambistas de alma e coração!

Postado por:Carlos Henrique | 29/11/2008 01:36:44

Lembro bem deste dia.Que bom que foi registrado.Parabéns pelo texto também.

Postado por:Dulce | 29/11/2008 01:36:08

Thatiana, a sua presença no site Carnavalesco como colunista é um orgulho imenso para todas as mulheres do mundo do samba. Vibro aqui em casa quando leio suas colunas. Beijinhosss

Postado por:Cassius | 29/11/2008 01:34:35

Boa reportagem, imparcial, apontando problemas com os responsáveis, sem precisar só ficar falando mal dos tempos atuais, como parece ser moda dos colunistas de carnaval. Gostei do final, o importante é ter esse espaço e - mesmo que com problemas e desigualdades -, ele ainda há.

Postado por:Paul | 29/11/2008 01:24:54

Perfeito..........nada mais a dizer se tudo foi dito por voce. Fica então um alerta para o novo prefeito. Parabéns

Patrocínio