SRZD | Gravações polêmicas | Carnavalesco | Eugênio Leal


Gravações polêmicas

Eugênio Leal | Eugênio Leal | 20/11/2008 14:50

Antes de chegarem às lojas (se é que ainda existe isso) os CDs com os sambas de enredo já causam a maior polêmica. As divergências dos projetos trazem à tona debates acalorados nas listas de discussão e fóruns da internet, onde os áudios já rolam há algum tempo. Isso é muito bom. Quanto mais houver debate sobre os assuntos ligados ao carnaval, mais todos nós estaremos colaborando para melhorar esta festa que tanto amamos.  

O CD com os sambas de enredo do Grupo Especial para 2009 não traz muitas novidades. Se as músicas já eram niveladas na origem, a gravação faz o papel de aproximá-las ainda mais. O caminho escolhido pela GRAVASAMBA é o mesmo dos últimos anos: aquele que despreza a emoção e opta pelo mais quadrado tecnicismo. Não é questão de incompetência dos produtores (que já fizeram discos muito melhores antes), mas de filosofia. O trabalho tem o mesmo padrão da transmissão televisiva da Rede Globo: limpinho, correto, mas totalmente sem graça.

Acredito que a timidez das gravações oficiais tem sua parcela de culpa no processo de diminuição do interesse geral em relação ao samba-enredo. A frieza dos discos produzidos nos últimos anos contrasta com o que muitos esperam do carnaval.

É aí que chegamos à novidade do ano neste tema. Ivo Meirelles assumiu a produção do Grupo de Acesso e, como não poderia deixar de ser, trouxe consigo a polêmica - é a marca dele. O mangueirense apostou alto em dois fatores: bateria e coral da escola. Acertou em cheio. São as duas coisas mais importantes quando se trata deste gênero musical. 

Sem querer diminuir a importância dos cantores, samba-enredo é uma música feita para ser cantada por milhares de pessoas ao mesmo tempo. O puxador é (ou deveria ser) apenas uma voz guia para os componentes. Daí vem o termo "puxador". É o cara que começa o canto, dita tom, ritmo e divisão para que os componentes cantem. O que aconteceu ao longo dos anos foi uma deturpação deste processo com o crescimento do número de componentes e a invasão de pessoas que não sabem cantar o samba. 

O sistema de som da avenida foi desenvolvido de maneira que faz com que hoje o canto dos componentes não seja ouvido durante o desfile. A responsabilidade por entoar o samba-enredo fica quase que exclusivamente a cargo do agora "intérprete" e não mais puxador. 

Ivo acertou ainda mais ao colocar os próprios componentes da escola para cantar. Isso transmite uma emoção única e um clima de alegria que nenhum coral profissional alcançaria. Isso, aliado ao peso das baterias de cada escola faz com que o disco seja muito mais gostoso de ouvir do que o do Grupo Especial. O nível dos sambas é parecido, mas os do acesso são muito mais gostosos de ouvir porque têm essência, emoção, vibração.

Nem tudo são flores, entretanto. Faltou um cuidado maior com detalhes técnicos. Alguns trechos de corais desafinados poderiam ser regravados. Não se pode confundir emoção com erro musical. A opção por começar com o coral sem o cantor da escola fez com que alguns sambas começassem sem força porque os cantores amadores ainda estavam tímidos. 

Na mixagem a voz dos cantores poderia estar um pouco mais alta para facilitar a compreensão da letra dos sambas e as cordas e tamborins também poderiam ganhar maior destaque. 

Há também alguns deslizes como o desencontro das palmas na abertura do samba da São Clemente (que seria facilmente corrigível com mais paciência na hora da montagem) e o corte em alguns gritos de guerra. 

Tais problemas ficam por conta da falta de experiência neste tipo de empreendimento grandioso e cansativo. São compreensíveis e não encobrem o mérito de mostrar que o samba pode, deve e merece ser gravado com mais tesão. A equipe da LESGA e de Ivo Meirelles merece os aplausos e o incentivo para que o trabalho seja aprimorado no próximo ano. 

Ainda há o CD do Grupo Rio de janeiro I, o antigo Grupo B, que está saindo esta semana. Pelo que pude apurar ele é um meio do caminho entre os dois grupos acima em termos de produção. Acho que vai ficar bonito. A expectativa é grande. Esta variedade de pensamentos é importante para que se tenha a noção que existem vários caminhos para "oxigenar" os nossos discos. 

O FAMIGERADO JÚRI

Cabem aqui alguns comentários mesmo que tardios sobre o júri do SRZD-Carnavalesco, tão comentado na semana passada. As notas que apliquei a pedido da minha editoria tiveram como base a gravação oficial e também o que já tinha ouvido nas versões dos compositores e nas quadras que visitei. Algumas avaliações mudaram um pouco em relação à época das disputas não apenas porque temos uma gravação nova, com alguns ajustes, como também em função de que as obras estão mais expostas, ou seja: ao invés de ouvir duzentos sambas concorrentes, estou ouvindo agora os doze escolhidos. Com isso os detalhes ficam mais nítidos e coisas que tinham passado despercebidas numa primeira audição se tornam mais evidentes. 

O pedido da editoria foi para que déssemos notas cheias ou com meio ponto, fugindo do padrão de julgamento atual da LIESA. Se houvesse a possibilidade de aplicar tal critério seria mais fácil graduar as diferenças entre os sambas. Quem ganhou 10 poderia ter ganho 9,7 e quem ganhou 8,5 poderia ter recebido 9,1, o que aproximaria ainda mais o julgamento. Repito: há um nivelamento muito grande. 

O resultado apontado pelo júri do "SRZD-Carnavalesco" foi muito criticado, o que é normal, afinal de contas, envolve muitas paixões e interesses econômicos. Cada um tem sua opinião e ela nunca é exatamente igual à de ninguém. Proponho que vocês, leitores, façam suas análises (com nota) de cada samba na área de comentários. Aposto que cada uma delas será diferente. Nenhuma destas opiniões é definitiva. O ciclo de um samba-enredo ainda tem alguns momentos importantes até a chegada ao desfile - onde deve haver o julgamento quanto à sua serventia para o carnaval da escola. 

Há um outro tipo de julgamento, que ultrapassa os critérios técnicos de desfile: é feito pela opinião pública em geral e faz com que um samba de enredo morra junto com o fechamento dos portões da apoteose ou que se consagre eternamente como antológico. Para isto, vale muito seu desempenho nos 82 minutos de apresentação da escola. Há obras que chegaram desacreditadas à Sapucaí e se mostram imortais pelos milagres que acontecem na avenida. Mas nem este é um fator decisivo. Alguns sambas que embalaram desfiles desastrosos continuam em nossas mentes por muitos e muitos anos.  

Por tudo o que foi exposto, não há porque, a esta altura, ficar chateado com esta ou aquela opinião. Muito menos sair atacando, ofendendo, ameaçando este ou aquele crítico. Por mais repercussão que um júri como este possa ter, não vai mudar a opinião de ninguém. O máximo que pode acontecer é uma observação embasada chamar atenção para um ou outro detalhe favorável ou não a este ou aquele samba. As opiniões mal explicadas ou "inexplicadas" não devem sequer ser levadas em consideração. Mas, como quem está na chuva é para se molhar (inclusive nós críticos), as opiniões contrárias fazem parte do processo e podem ser aceitas até como motivação de crescimento futuro. E salve a liberdade de expressão!


| Para receber notícias assine o RSS | Topo

Atenção: Maiúsculas e Minúsculas são consideradas diferentes!. É necessário digitar essa imagem para evitar Spams e mensagens automatizadas.

Declaro que as informações acima são de minha inteira responsabilidade, cabendo a mim toda responsabilidade sobre o conteúdo aqui escrito.

Declaro saber que o SRZD registra informações que possibilitam rastrear a localização e informações reais do autor deste comentário e que estarão à disposição imediatamente sob ordem judicial.


Postado por:Cileide guilherme da c. carvalho | 05/12/2008 16:22:06

Na década de 80,90;havia uma coletanea chamada "samba e pagode".Marcou muito a minha família nas reunioes de fim de ano e eu gostaria de ouvir novamente esses sucessos.Gostaria de saber onde encontra-los,por favor me ajudem,é mto importante pra mim isso.Obrigada

Postado por:Luis carlos Magalhães | 26/11/2008 22:47:52

Desculpe atropelar. Qro te mandar 3 biografias do Candeia, Do João Baptista Vargens - 3ª ed. - com Cd de inéditas, para v. sortear em seu programa.

Postado por:XANDE SANTOS | 25/11/2008 09:48:45

Também ouvi o CD do Bessa e achei excelente, melhor a cada ano... Os meus destaques vão para os sambas do Boi da Ilha e Alegria Zona Sul, muito melhores que a maioria dos sambas do Grupo especial.

Postado por:SERGINHO ZONA SUL | 25/11/2008 09:09:11

Concordo com os colegas abaixo: O CD do Grupo B é sem dúvidas o melhor do Carnaval 2009. Quando a bateria entra, parece que estamos em uma quadra de samba ou no início de um desfile na Sapucaí. Show de bola...

Postado por:dudu padre miguel | 24/11/2008 18:55:40

caraca...ouvi todas as faixas do grupo rio de janeiro..que show que aula...é assim que deve ser um cd de samba enredo...sambas valorizados, cantores audiveis, harmonia show...aula do bessa e do chico frota...parabéns!!! samba da cubango muito bom e da unidos de padre miguel bombou..nosso saudoso mestre coé deu show com bateria

Postado por:jade carioca | 24/11/2008 18:51:02

ouvi no site tudo de samba o cd do grupo B...que porrada...sem dú vida é o melhor dos três cds. a primeira passada sem a bateria é show pois parece até que estou na tia doca...uma roda de samba muito gostosa de ouvir aí quando entra a bateria é festa...o nome desse cd deveria ser: "è assim que se faz..."!!!! parabéns bessa mais uma vez dando banho na concorrencia...destaque para o samba da cubango e do boi da ilha e alegria da zona sul

Postado por:Renatinho da são clemente | 24/11/2008 12:54:57

A são clemente vai fazer do circo seu verdadeiro espetaculo de desfile ,a sapucai aguarde ,la vem saõ clemente!

Postado por:Diego | 24/11/2008 10:51:48

Eugênio, concordo com vc. Mas me diga uma coisa o que houve com o Samba da Santa Cruz. Porque o Ivo fez isso com a gente!!! Em 2003 ele nos sacaneou quando era comentarista da Globo. Escutou cobras e lagartos por isso, agora deve ter se vingado. Quem faz isso com o Hino de uma Escola, não poderá ser chamado nunca de profissional. O Presidente Zezo sabia o que estava querendo evitar não aceitando este Produtor!!

Postado por:Monica Araujo | 24/11/2008 07:47:12

AÍ MAGRÃO , DISSE TUDO !!!!!!!!!!!

Postado por:MAGRAO | 23/11/2008 16:42:31

TUDO QUE JA FOI FEITO HOJE NAO É NOVIDADE ALGUMA.GRAVAÇÃO AO VIVO,COROS DE COMUNIDADES TD JA FOI FEITO NO ESPECIAL E TODOS PIXAVAM E AGORA ELOGIAM. ESTE CD DO GRUPO DE ACESSO É MUITO FRACO,BATERIAS ATRAVESSADAS,COROS DESAFINADOS,SEM HARMONIAS E SEM ARRANJOS E A VOZ DO INTERPRETE ENTERRADA,SAMBAS FRACOS, NAO VI BANHO NENHUM NO ESPECIAL QUE ESTE ANO CONTOU COM OS RITMISTAS DAS PROPRIAS AGREMIAÇOES SO NAO FOI GRAVADO AO VIVO.

Postado por:Marcos Fernandes | 23/11/2008 08:43:33

Donga, análise perfeita e imparcial, texto sem palavras rebuscadas e o que é melhor,sem ser prolixo. Forma simples e direta para se fazer entender. Meus parabéns!!!!!!!!! Apareça em Ramos num sábado qualquer, prá beber(Quem toma é viado.Como diria o grande e saudoso jamelão) uma cerveja geladaça na padaria do Manel, pertinho da quadra da Imperatriz.

Postado por:Penelope | 23/11/2008 07:25:12

Digo, letras incompreensíveis.

Postado por:Fernando | 22/11/2008 12:07:09

Só p/ corrigir: Profissionalismo

Postado por:Fernando | 22/11/2008 12:04:31

O CD do grupo A está uma merda, horrível. É brincadeira o que fizeram, não tem profisionalismo nenhum. Péssimo.

Postado por:Penelope | 22/11/2008 07:18:21

Errata: quem disse que as letras ficam imcomprensíveis foi o Pedro. Concordo com a Jade, vamos aguardar o CD do Bessa.

Postado por:Penelope | 22/11/2008 07:12:38

Pelo amor de Deus !!!! Que as opiniões divergem , com certeza, mas Eugênio você querer entubar a idéia de que o CD do grupo A é bom , aí já é demais. Não precisava ser uma obra como um disco da Mariza Monte cantando com a velha guarda da Portela ( que trata-se de coral) , mas o mínimo de cuidado em estudioo deveria ter tido , e esses pequenos erros que você aponta , são próprios de quem enveredou em um projeto em que a idéia é boa , mas fez nas coxas, o problema é justamente este , o artista vem , faz o que quer a mídia promove e um bando de gente diz amém... o CD está péssimo , concordo com o Donga quando ele diz que não se entende a letra... o cara não teve tempo de articular a mesma, tal foi a correria. Concordo quando você diz que se aprende com os erros , ano que vem tenho certeza que virá melhor, assim espero.

Postado por:Mario Jorge | 21/11/2008 22:19:58

Luis Claudio, Não sou a pessoa que você está pensando, nunca fui jurado de coisa nehuma, sou apenas um apaixonado pelo desfile de escolas de samba ao qual acompanho e desfilo desde 79, portanto conheço "um pouco" deste assunto. Também não quis ofender agremiação nenhuma nem tão pouco estou me referindo a avaliação do samba da Mangueira. Quanto a não entender o que falei, não precisa convocar pai -de-santo, basta apenas ler com cuidado as avaliações dos "genios"e suas justificativas. Só para não alongar o assunto, encontrarás pérolas como na avaliação do samba da Portela "um samba com 32 linhas não pode emocionar em apenas uma" nota 8,5. Mocidade - "Samba de letra e melodias requintadas fugindo do oba-oba, com sensibilidade e emoção" nota 10. Vila Isabel - "A letra excelente e a melodia gostosa de se ouvir trazem a marca de André Diniz. Gosto muito do Samba da Vila Isabel. Vi lá ... é um refrão fantástico". nota 10. Fui claro agora?

Postado por:Pedro Migão | 21/11/2008 14:54:06

Caro Eugênio, discordo sobre o Acesso A. Há sambas em que você simplesmente não entende a letra do mesmo. Conseguiram fazer pior que o Especial. Isso, sem contar o crime que fizeram com o samba da Império da Tijuca.

Postado por:jade carioca | 21/11/2008 13:08:23

e´isso mesmo dudu, um amigo meu que é da cubango me disse que tá isso tudo memso que vc falou...vamos aguardar os audios e confirmar, mas as noticias que tive dizem que vem aí um grande cd...tomara.

Postado por:dudu padre miguel | 21/11/2008 13:05:18

estive na audição do cd do grupo rio de janeiro na quarta feira e posso dizer que é exatamente o que o eugenio falou no final...é o meio termo entre a tecnica e a emoção...show de bola mesmo...a primeira passada dos sambas sem a bateria e com muitas percussões (repique de anel,tanta , pandeiro, tamborim, agogo etc...) arranjos de cordas maravilhosos e criativos. voz dos cantores respeitadas e por ai vai...é uma crescente até chegar no momento que entra a bateria ái vira uma festa...o bessa tá mordido mesmo..fez o melhor cd da linha de trabalho dele...parabéns vcs vão ouvir e confirmar o que digo.

Postado por:jade carioca | 21/11/2008 12:59:41

e dizer que o ivo é o midas do samba??? como diz o gerson canhotinha e o datena...É BRINCADEIRA!!!

Postado por:jade carioca | 21/11/2008 12:57:50

é..parece que o ivo e a gravadora estão gastando muito para comprar opniões favoraveis...dizer que emoçao e tesão são sinonimos de desleixo é brincadeira..o cd da lesga foi o erro do ano..uma otima ideia (não é inedita) jogada fora...o samba no cd tem o papel de torna-los conhecidos junto ao publico..sua harmonia suas nuances etc...e o que ouço nesse cd é um total descaso com os sambas de enredo...como já disse antes ..esse cd é um cd de bateria e coral desafinadao..será que é esse o modelo que queremos??? se for isso..parem o mundo que eu quero descer...

Postado por:donga | 21/11/2008 10:24:52

Quanto a esse negócio de júri, isso é pra encher pauta. Como que alguém vai julgar samba em audição de CD ? E ainda mais um Cd mal gravado desse ? Esse Cd é tão estranho, que a parte dos arranjos ficaram bons (exceto o da imperatriz), o rüim são as baterias e a mixagem final, eu tenho um programinha que a gente consegue mexer na mixagem, e eu mexi valorizando e aumentnado a base e vê que é um trabalho de muita qualidade, agora quando joga aquelas baterias fica horroroso. Por isso eu acho até um desrespeito com as escolas e com os compositores que tão fazendo um trabalho na quadra com as baterias e tão sendo julgados por um Cd como esse. Pior é ver gente com a estirpe e da respeitabilidade no mundo do samba como o Haroldo Costa entrar numa dessas. Tem uns que a gente até bate palma e talvez seja divertido discutir a diferença entre tema ou enredo e pior é ver internautas, compositores dando eco a um negócio desses. Não precisa muito, ouve o MP3 dos compositores no samba da imperatriz e compara com o Cd da LIESA, a diferença é monstruosa e na quadra e eu tive lá, o samba tá redondo e muito bom.

Postado por:donga | 21/11/2008 10:07:54

Esse descaso na produção do Especial só mostra o descaso com o samba que virou custo no Especial, vejam vocês, e o Sr. Zacarias ainda diz que só faz esse CD por paixão (só faltou dizer que era favor). E culpa a pirataria que sempre existiu, é fato que com a tecnologia digital, essa pirataria tornou-se mais fácil, mas ela sempre existiu em forma dos antigos K7 e mesmo assim vendia-se mais de 1 milhão de cópias em menos de 90 dias. O Antigo LP era lançado na 1a. ou 2a. semana de dezembro. E hoje com toda a pirataria digital, cantores como Zeca, Arlindo, FDQ, baiana Ivete Sangalo vendem igual água nas lojas, então só existe pirataria pro samba-enredo ? O CD do acesso tá infimitamente melhor que o Especial, o Ivo acertou em soltar as baterias nas mãos dos mestres, mas precisa pro próximo ano controlar mais os coros e principalmente alguns puxadores que resolveram fazer capelas na introdução do samba e só estragaram algumas dessas faixas, o que são as faixas do Tuiuti e Reanscer, por exemplo ? Fala sério, alguns puxadores precisam entender que eles estão gravando para um público e não para dentro das suas respectivas casas. Dois sambas muito rüins, piorados pela falta de bom senso dos puxadores e pela falta de sensibilidade da produção. O Ivo não podia permitir isso, a responsabilidade final é dele, mas vamos dar um desconto pro Ivo que no Geral foi muito bem e foi o 1o. ano, mas esperando que no próximo ano o Ivo controle melhor essa parte.

Postado por:MARINHO | 21/11/2008 04:48:04

CARO EUGENIO LEAL.. É RIDICULO ESSE NEGÓCIO DE FICAR DANDO NOTA A SAMBA QUE NEM FOI AINDA PRA AVENIDA.. SÓ DEPOIS DE PASSAR PELA AVENIDA O SAMBA PODE RECEBER NOTA.. ATÉ POR QUE CD É CD.. NÃO É AVENIDA... E É NA AVENIDA QUE VEREMOS QUAIS SAMBAS IRÃO EMPLACAR E QUAIS NAO..

Postado por:Pablo Fonseca | 21/11/2008 03:23:29

O grande problema dos julgamentos e julgadores destes sites é o insistente e burro apego ao passado. É altamente irritante esse saudosismo sem nexo que todos demonstram claramente sofrer, em suas postagens. Exatamente por isso o samba meia boca do Império, que na ocasião nem foi ovacionado assim, já que sofreu muitas críticas, passou a ser, agora, O SENHOR SAMBA!!!!! Sempre que me deparo com análises e criticas feitas por tais profissionais, ditos, gabaritados, sejam estas a qualquer segmento do carnaval atual, encontro, nestas, uma profunda amargura pelo fato de o carnaval de hoje não obedecer aos parâmetros, às rimas e métricas dos carnavais passados, como se a vida devesse estagnar-se somente para agradar aos saudosistas de plantão. Daí as notas e comentários descabidos de quase todos os tais jurados. O Sr. Pamplona, então, não parou, simplesmente empacou no tempo, quer dizer, no seu tempo e, agora, para este senhor rancoroso, nada que se faça de carnaval nos dias atuais presta. Somente o que se fazia na sua época de atuação e participação carnavalesca era bom!

Postado por:Pablo Fonseca | 21/11/2008 03:22:43

Luiz Fernando Reis, Eugênio Leal, Pamplona, até onde sei desses tais profissionais(?), nenhum deles são músicos ou trabalham com música. Aliás, no corpo de júri, quem estudou música? Eu, sinceramente, não sei de nenhum! Alguém pode me ajudar nessa tarefa? Bárbara Heliodora é uma crítica terrível, dura, implacável em suas análises, mas, pelo menos, estudou e se aprimorou anos a fio no cotidiano teatral. Já os nossos críticos, a grande maioria, jornalistas, se acham altamente preparados para julgar música! É risível, pra não dizer outra coisa! Então, como eu dizia, por serem, estes, pessoas envolvidas e ainda totalmente presas sentimentalmente com o século passado, pessoas que não se abrem para o novo, que se negam a aceitar que a vida é um contínuo avançar, transformar, é que lemos pérolas tais quais as que foram postadas com nome de crítica. Viva o meu carnaval e suas alterações. De passado quem vive é museu.

Postado por:J.M. | 21/11/2008 02:05:52

Acredito que, quanto mais técnico e amarrado ficar a gravação do cds de sambas-enredo, no dias dos desfiles oficiais ficará evidente o estranhamento do público que não costuma ir aos ensaios de quadra e irão perceber o quão é diferente o samba gravado e o cantado ao vivo com suas reais baterias . Na verdade o cd serve para divulgar letras e escolas e não identidades rítmicas e convenções destas, pois quando chegar o grande dia o cd cairá no esquecimento e só nos lembraremos da maneira como foram executados os sambas com o som da Sapucaí.

Postado por:Salve os LP´S com sambas de outrora | 21/11/2008 01:15:30

Não sei quem esta certo,mas uma coisa e fato,os cds do grupo especial esta uma porcaria (me desculpe os técnicos que ficam horas e horas),mas esta faltando emoção nas gravações há muito tempo. Esta na hora de caras novas na produção do cd´s do especial,com sambas arrastados e muitas das vezes nem parecido com samba-enredo fica com cara de marchinha de baile de carnaval (pelo menos nos ensaios e muito mais pra frente). Do grupo especial nessa qualidade,eu prefiro mil vezes esperar acabar o carnaval e algumas semanas depois escutar ao vivo (olha... quem gosta ouve o ano inteiro).Sambas ao vivo de 73 a 2008 e gostar muito. Parabéns pro Ivo pela iniciativa,gostei e muito do acesso,claro quem tem falhas mais nada que 1 ano de experiência não resolva. Cd do Acesso... nota... 10. Cd do Especial... nota...(eu tenho minha nota,vocês darão as suas.) rsrsrsrsrsrsrs. Como esta no nome ?SALVE OS LP´S COM SAMBAS DE OUTRORA?,quem conhece e gosta sabe o que estou falando. Abraços.

Postado por:LUIZ CLAUDIO | 20/11/2008 23:03:54

MARIO JORGE, se és quem imagino, o ex-jurado de bateria, que como julgador és um grande técnico de som, porque de bateria conheces muito pouco. Se puderes ser mais específico, ou mais claro e definido, conseguiras atingir seu objetivo e nos fazer entender o que queres dizer em seu texto abaixo, porque nem o pai-de-santo que convoquei aqui, conseguiu entender o que tentastes dizer, em seu enorme texto.

Postado por:LUIZ CLAUDIO | 20/11/2008 23:02:06

MARIO JORGE, se és quem imagino, o ex-jurado de bateria, que como julgador és um grande técnico de som, porque de bateria conheces muito pouco. Se puderes ser mais específico, ou mais claro e definido, conseguiras atingir seu objetivo e nos fazer entender o que queres dizer em seu texto abaixo, porque nem o pai-de-santo que convoquei aqui, conseguiu entender o que tentastes dizer, em seu enorme texto.

Postado por:JOSE CARLOS | 20/11/2008 23:00:47

O Mario Jorge, tais de picuinha com a Mangueira de novo né, depois quer ir até lá tomar um whiskizinho, fumar um charutinho, tenha carater e diga em linhas retas o que tens a dizer, escreve tudo por metáforas, achando que por aqui as pessoas são burras, ledo engano, diga com clareza, o que voce tem para falar, o Luiz Claudio tem toda razão.

Postado por:LUIZ CLAUDIO | 20/11/2008 22:52:10

MARIO JORGE, se és quem imagino, o ex-jurado de bateria, que como julgador és um grande técnico de som, porque de bateria conheces muito pouco. Se puderes ser mais específico, ou mais claro e definido, conseguiras atingir seu objetivo e nos fazer entender o que queres dizer em seu texto abaixo, porque nem o pai-de-santo que convoquei aqui, conseguiu entender o que tentastes dizer, em seu enorme texto.

Postado por:Mario Jorge | 20/11/2008 19:41:37

Com todo respeito que se tenha pelas pessoas convidadas a emitir suas opiniões e dar notas para os sambas e também por mais que se preze a liberdade de expressão, devemos também dizer que tais pessoas ficam sujeitas a críticas pelos seus comentários, alguns inclusive pelo fato dos comentários chegarem a ser ridículos. Alguns comentaristas, não sabemos se por interesse ou até por antipatia com determinadas escolas tentam formar opinião de que sambas extremamente mal escolhidos, fato este reconhecido pelos próprios integrantes das referidas escolas, são obras primas e emocionam, ao contrário sambas que deram verdadeira prova de qualidade e foram muito bem escolhidos são sambas longos, não contam o enredo, a escola e o enredo mereciam um samba melhor etc... como se tais comentaristas quisessem fazer alguém acreditar que leram detalhadamente as sinopses distribuída aos compositores de cada escola. Desta forma estas pessoas acabam perdendo a credibilidade. É certo que existirão sempre opiniões diferentes de pessoa para pessoa, porém dentro de uma escala de variação do bom e do ruim e não uma total inversão de valores, onde o bom se torna ruim e o ruim se torna bom.

Postado por:Gustavo Maia | 20/11/2008 18:02:40

Alguém tem alguma explicação razoável para a insistência nesse estilo de gravação do cd do grupo especial? É inacreditável! Todo ano todo mundo diz a mesma coisa: que chatice esse CD! E não muda. O que o Ivo fez não foi nenhuma inovação, revolução... Foi só aquilo que todo mundo quer ouvir: um mínimo de emoção nos sambas. Estou errado? No mais, concordo com o Eugênio, menos quando diz que a transmissão da Globo é correta e limpinha. Aquela iluminação fake na sapucaí e todos aqueles "efeitos especiais"...

Postado por:Wagner | 20/11/2008 17:44:16

Pois é... tanto é que eu não concordo que o CD do grupo de acesso seja melhor... pois a bateria tapa tudo... acho muito mais bonito o CD "Técnico" do Grupo Especial...

Postado por:LUIZ CLAUDIO | 20/11/2008 17:19:41

E mais a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, esta aí, mas favor não confundir, DEMOCRACIA com ANARQUIA, o RESPEITO ao próximo e a opinião dele, devem sempre existir, e prevalecer. Podemos tranquilamente DEBATER, fica até melhor essa palavra, do que propriamente DISCUTIR, qualquer assunto sem xingamentos, ofensas morais ou contra as escolas que somos, sim somos apaixonados, não há porque. Por tanto amigos esta aí mais um assunto para debatermos com a razão predominando sobre a emoção, por favor heim, até.

Postado por:LUIZ CLAUDIO | 20/11/2008 17:02:38

Sabe Eugenio, acredito que deva lembrar-se dos antigos vinis, nos quais muitas gravações, e até a introdução do samba começava assim, com aquele coral, como voce já disse, desfinado. E não concordo quando voce afirma que a marca do Ivo seja a "POLÊMICA", essa palavra esta mais para voce do que para ele, Ivo Meireles. Mas sei que voce faz, e até muito bem feito, seu papel de polemizar tudo aquilo que voce coloca nas suas matérias. O Ivo é um revolucionário, tipo MIDAS, e tudo que faz sempre da certo. E a emoção deste CD do acesso esta justamente nesses corais, que voce chama de desafinado, mas que na verdade deram vida, a alguns sambas caidinhos, os quais me reservo a não cita-los, para não receber "porradas", de alguns internautas daqui. Muitos aqui falam da saudade dos sambas antigos, se não me falha a memória, voce é desses, certo, então porque dizer que houve "erro musical", naquele tempo não havia isso, e todos nós temos saudades, até voce já citou isso. Mal comparando voce a uma " barata ", é porque dizem que a barata, morde e depois assopra, esse é o teor de suas palavras acima. Voce por exemplo não cita o samba do I.Serrano, regravado pelo especial, com outro andamento e outra entonação, por que ? Devemos sim é não tapar o sol com a peneira, o CD do acesso dá de 10 x 0 no do especial, ou alguem tem alguma dúvida sobre isso. Cade aqueles sambista que a todo momento estavam aqui falando dos sambas do passado ? O IVO fez, o que muita gente já pedia a muito tempo, voltar as raízes e ele nos mostrou que é possível sim, basta ter vontade para se fazer um belo tarbalho, assim como ele o fez. OBRIGADO IVO MEIRELES POR EXISTIRES, E POR TER FÉ NAQUILO QUE FAZ, E O FAZ SEMPRE BEM FEITO.

Postado por:Alberto João | 20/11/2008 16:21:58

J.M, você tem razão. Já corrigimos os minutos. Obrigado pela participação.

Postado por:J.M. | 20/11/2008 16:10:30

122 minutos de apresentação? Não são 82 minutos para cada escola? Fica aqui minha dúvida.

Postado por:I.R.S.S | 20/11/2008 15:03:09

É isso aí! Opiniões devem ser respeitadas e nunca rejeitadas!