SRZD


17/11/2008 13h20

Compositores da Vila Isabel fazem convite para os críticos dos sambas
Isaac Ismar

Depois de Viradouro e Imperatriz, decidimos ouvir os compositores da Vila Isabel, cujo samba-enredo ficou na oitava colocação, de acordo com a análise do júri convidado pelo SRZD-Carnavalesco.
 
Dois jurados (Fernando Pamplona, que é ex-carnavalesco e Hélio Turco, ex-compositor da Mangueira) consideraram a obra fraca, uma das piores da safra. Eugênio Leal, que é radialista da Rádio Tupi e colunista do SRZD-Carnavalesco, discordou da idéia do refrão final. 
 
- Este samba tem trechos belíssimos alternados com outros empolgantes. Tem tudo para funcionar muito bem na avenida. Mas possui passagens que repetem soluções já vistas em obras anteriores da escola e da parceria. A letra também é confusa no refrão final, que fala da nova sede da escola e termina com 'a centenária maravilha'. Como assim? - questiona Eugênio.
 
André Diniz, diversas vezes campeão na escola do bairro de Noel, aceitou algumas críticas, mas fez questão de também expor sua opinião:
 
- Respeito a análise do Eugênio, mas o refrão final é um brinde ao Municipal e à nossa quadra. Isso está muito claro. Por que não posso repetir o "Vi lá" mais uma vez? Imagina se os compositores da Mangueira pararem de rimar o verde e rosa com verso e prosa? Cada parceria tem o seu estilo.
 
Já as críticas de Pamplona não foram bem absorvidas por André, que reclamou da forma como o ex-carnavalesco tem se comportado após a aposentadoria. Pamplona escreveu em sua análise que o samba da Vila "é o pior de todos". O Martinho precisa voltar urgentemente. Espero que ele volte logo, pois a escola está precisando dele". Ele deu nota 7, a mais baixa.
 
- Está na hora do Pamplona parar de ser atiradeira. Depois da década de 1970, ele não fez mais nada pelo carnaval. Ele precisa descer do palco e ajudar a fazer alguma coisa pelo carnaval. Todos os compositores e carnavalescos estão de saco cheio de pessoas que só criticam e nada fazem para melhorar a festa - desabafou o compositor, que deixou um convite para Aydano André Motta (membro da coluna Ancelmo Gois) e Hélio Turco irem à quadra.
 
Ele admite que a gravação ficou aquém do esperado. A opção por um ritmo mais cadenciado, segundo ele, tirou um pouco da animação da obra.
 
- Nós (compositores), juntamente com o Laíla, fizemos uma opção de gravação mais cadenciada. Como o samba já é animado, decidimos apostar nesse diferencial. Mas o resultado não ficou legal. Eu também não gostei da mixagem que foi feita.
 
Parceiro de André, Arthur das Ferragens afirmou que o clima nos ensaios técnicos é o melhor possível.
 
- Os críticos deveriam ir à quadra, pelo menos uma quinta-feira à noite, durante os ensaios técnicos, para sentirem que a escola está feliz com o samba - garantiu.


Comentários
  • Avatar
    23/11/2008 00:31:11Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    Hum... Tenho que me atualizar; então a letra do samba desse ano foi alterada para só cantar o "VI LÁ" na avenida? Vão ser 82 minutos de "VIIIIIIIIIII LÁAAA, VIIIIIIIIIIIII LÁAAA VIIIIIIIIIIIII LÁAAA" direto no dia do desfile? Nossa, que esquisito! Devo estar por fora mesmo, como as coisas mudam depressa neste nosso mundo do samba... Sim, pq até no último ensaio de quinta tínhamos um samba fortíssimo que o componente já estava cantando a plenos pulmões, dava gosto de ver! Sendo assim, vou ter que ir no próximo ensaio para ver como ficou essa mudança tão drástica!!! Poxa, q-u-e-p-e-n-a, até pq, o samba original já estava dando um senhor sacode por onde quer que passasse, ficando impossível ficar parado, que dirá dormir... a menos que a pessoa seja narcoléptica ou surda... aí, são outros 500...hauhauhauhauhauhauhau :P

  • Avatar
    22/11/2008 11:33:38Rixxa JrMembro SRZD desde 04/10/2009

    Não vai ter Cristo que agüente escutar VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILÁÁÁÁÁÁÁÁ. .. por 70 ou 80 minutos. Que pena que este será o terceiro samba a passar na noite de domingo. Se fosse um pouco mais tarde, meu cochilo já estava garantido... VOLTA, MARTINHO!!!!

  • Avatar
    20/11/2008 13:43:40LUIZ CLAUDIOMembro SRZD desde 07/04/2009

    Esta aí um garoto chamado IVO MEIRELES, que deu um verdadeiro SHOW na produção dos sambas de enredo do grupo de acesso, porque esperar, e já não convida-lo para produzir os sambas do grupo especial em 2010. É .........pode ser que apareça alguem e diga que ele, todos sabem, por ser mangueirense, irá puxar a "sardinha" para o lado da Verde e Rosa. Assim fica difícil né, mas tenho certeza que se ele pegar essa produção já em 2010, se a LESGA o liberar, o CD do especial tera um formato bem diferente do de hoje em dia.

  • Avatar
    20/11/2008 13:06:14AmiltonAnônimo

    Calma minha gente, " respeite quem pôde chegar onde a gente chegou". Respeitem Pamplona, Cravo Albim, Helio Turco e outros, ou vocês não conhecem a história das escolas de samba e do carnaval? É inegável a decadência do gênero samba enredo. É só comparar com alguns sambas das décadas de 70 e 80, para ficar só nisso, e nem precisa ser os melhores, basta pegar de qualquer escola de 2° ou 3° grupo. Me parece que uma das causas dessa decadência é a pasteurização da estrutura do samba na melodia, letra, andamento. Todos os sambas hoje são mais ou menos assim: uma cabeça de umas 8 linhas, um refrão de quatro ou cinco, uma segunda com mais 8 e um refrão final com quatro e cinco. E a melodia, logicamente tem que se enquadrar nessa estrutura, aí fica tudo igual. Voce ouve todos os sambas e parece que ouviu um só. Esta é a fórmula para um samba ser vencedor hoje em qualquer escola de samba. Se sair disso, está fora da disputa. Não existe mais samba com bis em um ou dois versos no meio, não existe mais sambas que se sustentavam em todo seu conteúdo, sem precisar de um refrão esquentadinho para sustentar a mesmice do resto...Enfim, é mais ou menos isso queria deixar aqui para reflexão dos nossos sambistas. Abraço a todos.

  • Avatar
    19/11/2008 21:00:25Marcos FernandesMembro SRZD desde 14/04/2009

    prezado Costa,vamos bater firme nesse tema:LAÍLA NA PRODUÇÃO DO CD DAS ESCOLAS DE SAMBA. Se fizermos uma reflexão sobre esse assunto, concluíriamos que seria a mesma coisa que colocar uma raposa dentro do galinheiro.Até quando essa patifaria vai perdurar? Depois criticam dizendo que o samba da VILA, e da Imperatriz, são uma merda.

  • Avatar
    19/11/2008 17:20:59leonam marquesAnônimo

    Só quem vai às quadras pode realmente dizer como vão os sambas. O CD não ficou bom pra ninguém! O samba da VILA vai funcionar muito bem no desfile, pois está animado, com a comunidade vibrante e participante, além de ser de fato um bom samba! A prova de que quem não vai a quadra não deveria julgar um samba, está na VIRADOURO, que tem seu samba criticadíssimo ( de fato parece uma colcha de retalhos, ou de frases!) e na quadra está um ESPETÀCULO!!! Os ensaios estão bombando e vai dar trabalho na Sapucaí!

  • Avatar
    19/11/2008 08:36:59andréMembro SRZD desde 07/10/2009

    Eu estou muito feliz com o samba da minha escola, o vídeo da apresentação do cd foi só a ponta do pepino que mta gente vai ter que engolir falando mal do samba... quita-feira, o dia da semana que é mais alegre, o dia que fecho com chave de ouro, azul e branca XD Pessoas que ficam criticando o samba, passem na quadra! ou preferem engolir o pepino em plena sapucai?

  • Avatar
    18/11/2008 23:55:46Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    Desde quando é vergonhoso um compositor convidar um crítico para ouvir o samba num ensaio de comunidade? (aí, pode ser na quadra, na 28 de Setembro, na praça sete, na Sapucaí, onde e como queiram, não importa). Desde quando é errado um samba ser avaliado à vera, sem banho ou prejuízos de estúdio, com seu andamento correto, entrosamento com a bateria e sua aceitação pelos componentes? Então alguns de vcs consideram o CD da LIESA como parâmetro inconteste e instrumento único para avaliação de um samba-de-enredo? Aquele mesmo, tão criticado por todos por não ser feito para sambistas? Então os compositores, vendo o prejuízo causado pela gravação à sua obra e a discrepância em relação ao que está sendo verificado nos ensaios, não pode atentar para o fato e solicitar que seu samba seja avaliado em condições mais condizentes ao que será de fato na Avenida? Vergonha não é o convite em si, mas a necessidade de fazê-lo! Afinal, todo crítico (e criticóide) que se preze sabe que na Sapucaí (ainda...) não se toca "playback" do CD, e portanto, deveriam sim priorizar o desempenho dos sambas NOS ENSAIOS antes de dar um parecer efetivo. Talvez, assim, nos voltem com análises mais coerentes e, posteriormente, não leríamos pérolas em justificativas, do tipo "o samba é uma catástrofe", "uma síntese do que é mais errado no gênero atualmente", ou então "o samba tal não é excelente, mas tb não é ruim", "nota X e ainda é muito"... entre outras abobrinhas do tipo.

  • Avatar
    18/11/2008 21:21:01Ana OrsinaAnônimo

    Desfilo há 20 anos e jamais vi o Sr. Pamplona em nenhuma das mais de 20 escolas onde frequentei. Está esclerosado e ranzinza. André tá certo...dá um tempo, Pamplona...vai jogar dominó na praça.

  • Avatar
    18/11/2008 21:17:43CostaAnônimo

    Com isso o Sr. Laíla, o dono do carnaval carioca, consegue o que queria. Fez uma gravação de merda de um dos melhores sambas do ano e minimizou a diferença pra merda de samba que sua escola escolheu. Não dá....um cara envolvido com uma escola e com interesses em jogo como ele é não pode produzir o disco...isso é o maior dos absurdos.

  • Avatar
    18/11/2008 18:16:36Caio FonsecaMembro SRZD desde 17/07/2009

    Só concordo com a idéia de que quem critica tem que tentar fazer alguma coisa... até pq, se dependermos de qm está fazendo... bem, a coisa tá feia!

  • Avatar
    18/11/2008 18:15:00Caio FonsecaMembro SRZD desde 17/07/2009

    André que já nos brindou com grandes sambas ultimamente tem decepcionado. Esse "convite" dele é uma vergonha. Rendimento depende de muitos fatores e a qualidade dos amba é só um deles. Os jurados do srzd avaliaram a opinião deles sobre a qualidade do samba e nisso concordo com eles: o samba da Vila é muito fraco! Volta, Martinho! Volta, André de 1994!

  • Avatar
    18/11/2008 15:48:59ReiAnônimo

    Roberto Rivelino, logo vi ,teu negócio é futebol! Tô desconfiado que vc é o Tiago.

  • Avatar
    18/11/2008 13:48:47ROBERTO RIVELINOAnônimo

    "concordo com o andré diniz tem cara que só sabe "secar" e não compõe pn...parceiros o samba é lindo de uma essência maravilhosa e a meu ver é um estilo de cadência maravilhoso, ouvi a gravação antes do festival da vila e após acho que é um samba excelente,vcs são iluminados e parabêns pela obra, chega de baba ovos no carnaval! TEM GENTE QUE FALA DE SAMBA E NÃO SABE O QUE DIZ.

  • Avatar
    18/11/2008 10:50:24JoelAnônimo

    este tiago deve ser um dos compositores deste boi com abóbora. Infelizmente a diretoria deve ter o rabo preso com esses compositores. Vamos mandar os julgadores de samba-enredo sairem da sapucaí e irem para a quadra,porque, segundo o nosso amigo tiago,o samba só é bom na quadra.Me poupe.

Comentar