SRZD


20/02/2014 02h19

Cinco primeiras colocadas podem ganhar novo barracão
Redação SRZD

Parte das obras das "Fábricas de Samba", complexo onde serão projetados os barracões das alegorias das escolas de samba paulistanas serão entregue no primeiro semestre de 2014.

Obras da Fábricas de Samba. SRZD - Foto: José Cordeiro - SPTurisA informação de que algumas agremiações poderão preparar seus desfiles de 2015 já em um novo espaço foi passada pela São Paulo Turismo durante a coletiva de imprensa onde foram apresentadas as novidades para o Carnaval de 2014.

"A expectativa é que fosse entregue no final do ano passado mas dependemos do repasse federal para finalizar a obra. O bloco C está praticamente pronto e a ideia é que ele seja entregue ainda neste primeiro semestre para que as cinco primeiras colocadas possam utilizar o espaço", afirmou Ítalo Cardoso que também revelou que a folia paulistana foi o único evento onde a Prefeitura não reduziu investimento financeiro.

- Vídeo: assista a entrevista na íntegra

Com mais de 63 mil m² de área construída, o espaço que fica na Avenida Doutor Abraão Ribeiro, esquina com Marginal Tietê, distante apenas mil e cem metros do sambódromo, abrigará 14 barracões das agremiações do grupo especial, além do Barracão Escola, sede administrativa e estacionamento com 140 vagas.

Em cada um dos barracões, trabalharão em horário comercial, em média, 120 homens e mulheres, com manuseio de produtos químicos, como tintas e materiais diversos, como isopor, inflamáveis, tecido, plástico, vidro, ferro e madeira, entre outros.

Ao propor a criação do projeto que tem orçamento de R$ 126 milhões, a Prefeitura Municipal de São Paulo busca garantir às escolas de samba melhores condições de trabalho, que irão refletir imediatamente na qualidade dos desfiles carnavalescos.

Obras da Fábricas de Samba. SRZD - Foto: Raul Machado

Haverá também impacto positivo na geração e qualificação da mão-de-obra utilizada para a produção do evento, a criação de um novo ponto turístico e a implantação de diversos projetos de cunho sócio-educativos e de inclusão.

A estimativa é que o local atraia turistas de todas as partes do mundo, interessados em conferir como é feita a produção de uma das maiores festas culturais do país.


Veja mais sobre:Fábricas de samba

Comentários
  • Avatar
    28/02/2014 16:28:24Soares GuerreiroMembro SRZD desde 14/05/2013

    Antes de decidir quaisas agremiações que usufruiram dos barracões é preciso planejar a politica cultural a ser implementada. Política que possibilite a inclusão de sócio cultural através da geração de renda e capacitação profissional. Não obstante, é papel da Prefeitura viabilizar os mecanismos para a efetiva participação das representantes das agremiações. Saudações Culturais!!! Soares Guerreiro

  • Avatar
    28/02/2014 15:48:31Soares GuerreiroMembro SRZD desde 14/05/2013

    Antes de decidir sobre a disponibilização dos barracões é preciso pensar na política cultural a ser implementa. Política que permita a inclusão socio cultural do cidadão bem como possibilitar a visibilidade das agremiações junto ao turismo. Saudações Culturais!!! Soares Guerreiro

  • Avatar
    24/02/2014 20:58:52reinaldo nascimento silvaMembro SRZD desde 23/01/2011

    como sempre a injustiça da liga... não se deve dar o direito as cinco primeiras colocadas,,,e sim ter sorteio na frente de todos,,, afinal os jurados não são justos...ou seja a maioria deles se for assim,sempre terão direitos<Vai-Vai,rosas,mocidade,impér io e... ao invés de melhorar tudo,eles querem só que as grandes...tenham previlegios...sera que o samba sambou mesmo...

  • Avatar
    21/02/2014 16:14:26Adauto MedeirosMembro SRZD desde 19/07/2012

    Infelizmente a SPturis não consegue ver que a disputa do Carnaval é feita por 14 agremiações e não 05, como dar condições de igualdade a uma competição, dando prioridade a 05......somente a prefeitura de São Paulo e a Liga das Escolas de Samba fariam uma coisa dessa. Infelizmente o Samba Sambou............... Nikinha

  • Avatar
    20/02/2014 23:03:08LUIZ CARLOSAnônimo

    Não sei o porque desta discussão. Não precisa entender muito de construção para ver que o espaço NO TÉRREO desta fabrica dos sonhos, dado ao gigantismo do carnaval paulistano tem hoje , não cebe nemas alegorias de 10 escolas. Não sei como comportarão 14 escolas.

  • Avatar
    20/02/2014 17:31:10David MartinsAnônimo

    Eu particularmente discordo por completo que seja entregue os primeiros Barracões às 5 melhores colocadas deste ano. Vejamos: por si só elas já terão melhores condições de fazerem um Carnaval de 2015 ainda melhor, e recebendo barracões pertinho do Anhembi, antes das outras????é sacanagem, principalmente as outras que terão que preparar um desfile igual a quem já sai com melhores condições. NÃO É SACANAGEM?????? então o que é. este é o resultado de colocar pessoas que não são do Samba, até quando será assim??????? deve-se entregar todos os Barracões na mesma data, já é muito difícil permanecer no especial imagine com essa deferência.

  • Avatar
    20/02/2014 16:03:07BrenoAnônimo

    verdade concordo plenamente com meu amigo Fabio,injusto ai o barração vai para rosas,mocidade, vai vai que já tem uma grande instrutura e dinheiro, e as escola que tão tentando permanecer no especial ou ate ganhar vai ficar cada vez mais difícil,vamos colocar a boca no mundo dizendo injusto,quem deveria ganhar os barrações seria tom maior, Tatuapé,leandro de Itaquera,perola negra, nene de vila matilde que são escolas que estão lutando para um espaço e que a verba (dinheiro) é curto. força pessoal.

  • Avatar
    20/02/2014 15:44:31CORAÇÃO AZUL E ROSAAnônimo

    Completamente Injusto

  • Avatar
    20/02/2014 10:50:54Marcio AraujoAnônimo

    Se realmente entregarem esses barracões para as cinco primeiras colocadas vai ser totalmente injusto. A ideia principal do projeto era dar condições igualitárias para que TODAS as escolas pudessem usufruir da mesma infraestrutura, e já vão começar favorecendo cinco? Isso sem contar o risco que essas escolas vão correr trabalhando em um local ainda em obras. E se acontece algum acidente? Quem assumirá a responsabilidade? Acho que o mais certo a se fazer é esperar o término das obras e ai sim, com tudo pronto, entregar para as escolas, e nada de poder escolher barracão. Não são todos iguais? Então a campeã fica com o barracão de número 1, a vice com o de número 2 e assim vai

  • Avatar
    20/02/2014 09:03:10Alécio SantosMembro SRZD desde 29/10/2012

    Mas é simples resolver isso, é só as escolas com estruturas inferiores ocuparem os barrações deixados pelas 5 escolas que vão ocupar a fabrica dos sonhos, até que todas possam ocupar a fabrica dos sonhos.

  • Avatar
    20/02/2014 07:57:06FabioAnônimo

    Pode até ser justo as 5 primeiras colocadas ganharem os espaços antes das outras, mas acho que quem deveria ir logo seriam as escolas que estão em baixo de viadutos ou em situação muito precária de barracão. Até por que sabemos que as 5 primeiras classificadas serão na maioria ou em sua totalidade de escolas que já estão bem estruturada.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.