SRZD



Valdeci

Valdeci

Jornalista da área de política com atuação em jornais, rádios, assessorias de imprensa e produção de TV. Já trabalhou para "O Popular", de Goiânia, e para "Correio Braziliense", "Jornal de Brasília" e "JB". Foi repórter de rádios como "CBN", "BandNews FM" e "Jovem Pan", em Brasília, e noticiarista das rádios "Araguaia FM", "Executiva FM", "Anhaguera AM" e "Terra FM", de Goiânia.

* Os textos desta seção não representam necessariamente a opinião deste veículo e são de responsabilidade exclusiva de seu autor.



18/12/2013 16h05

Aécio Neves, candidatura e cocaína
Valdeci Rodrigues

Depois de lançar sua pré-candidatura à Presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deu uma rápida entrevista coletiva, na saída do Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 17. Ali, percebi a vontade de vários repórteres perguntarem-lhe sobre o tititi a respeito de cocaína. O motivo: na quinta-feira da semana passada, 12, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez a ligação do nome do tucano ao pó.

Na abertura do 5º Congresso Nacional do PT, o ex-sindicalista profissional e agora profissional da política Lula - mesma profissão de Aécio - fez um questionamento diante de seus fanáticos seguidores, que os  denomino de evangélico-petistas. Por que a "grande imprensa", "golpista", dá mais espaço aos presos petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por causa do mensalão do que à apreensão de uma grande quantidade de cocaína num helicóptero da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG) recentemente?

Lula, estou convicto disso, não fez a indagação à toa. Fala-se em todos os cantos do Congresso Nacional que o também ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves usa cocaína. E, claro, Zezé Perrella é aliado político do pré-candidato tucano à Presidência da República.

Nenhum repórter tocou no assunto. E haveria motivo porque no dia em que Lula quis dar "lição" de como fazer jornalismo, seus fieis seguidores entoaram um refrão no auditório onde estava sendo realizado o congresso dos petistas:  "Sou brasileiro e não me engano. A cocaína financia os tucanos".

Confesso-te, leitor, que não fiz a pergunta ao senador Aécio Neves durante a coletiva porque não estava ali como repórter e temi por novos problemas, como os que enfrento por escrever sobre corrupção nos governos petistas.

Na sexta-feira passada, redigi aqui artigo em que afirmo que Lula lançou um raciocínio torto e enviesado, e que o mensalão, o maior esquema de corrupção da história do país, merece, sim, espaço em qualquer veículo de comunicação. Isso aconteceria em qualquer parte do mundo onde não houvesse censura.

Afinal está atrás das grades um ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; um ex-presidente do partido da presidente da República, Dilma Rousseff, e do próprio Lula, encontra-se em prisão domiciliar; e um ex-tesoureiro do partido que está no poder é também um dos encarcerados no Presídio da Papuda, em Brasília. E em breve, um ex-presidente da Câmara e ainda deputado, do PT, João Paulo Cunha, poderá ir fazer companhia aos "companheiros" na prisão.

Acredito que Aécio Neves já tenha na ponta da língua uma resposta para tal questionamento sobre uso de cocaína. A menos que não tenha nenhum amigo para lhe dizer o que se fala sobre seu suposto vício por todos os lugares.  

Seguidores do petismo, seguindo a linha de ligar Aécio ao pó, não perderam a oportunidade de postarem no facebook, um artigo escrito por José Serra, que desistiu de concorrer novamente à Presidência da República em favor de Aécio Neves, publicado na Folha de S. Paulo, sob o título: "Drogas pesadas no Brasil, inépcia e ideologia".

No texto, José Serra afirma que o "debate sobre o consumo de cocaína no Brasil pode e dever ser uma grande pauta em 2014". Muitos petistas e não petistas enxergaram aí uma cutucada em Aécio Neves. Aliás, Aécio disse nesta terça-feira, que não é verdade que ele e José Serra não conversam um com o outro. Afirmou, até, que os dois dialogam mais do que muitos imaginam.

Aécio Neves lançou as "diretrizes do programa de governo do PSDB", fazendo uma contraposição ao governo petista. Inclusive arrancando aplausos ao afirmar que num governo tucano os médicos cubanos receberão aqui mesmo no Brasil seus vencimentos e não terão seus salários enviados para o regime comunista de Fidel Castro.

Um colega meu perguntou sobre as insinuações de Lula ao deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE), senador e ex-presidente do partido, cargo hoje ocupado por Aécio Neves. Sua resposta: "Eu acho que isso é uma bela demonstração do que não deve ser feito. Este tipo de comentário nesta forma é muito menos uma peça de ação política e eleitoral. É algo que compromete e não interessa a ninguém, não ser a quem o fez,  o presidente Lula".

O senador Cícero Lucena (PSDB-CE) disse que "isso começa a demonstrar que é um gesto, um ato, no mínimo, de desespero, para não dizer de indelicadeza ou mesmo irresponsabilidade". E acrescentou que o partido não responderá a provocações deste nível.

Então, tá.

PS: Voltarei ao tema da baixaria em campanhas eleitorais e ao uso de cocaína por tanta gente bacana, bonita e bem situada que não se sente, por um segundo sequer, como responsável pelos crimes e barbaridades gerados pelo narcotráfico. Ia esquecendo-me. Lula, quando era presidente da República, quis expulsar um repórter do The New York Times porque escreveu reportagem sobre suas bebedeiras.


Comentários
  • Avatar
    18/04/2014 00:17:09EdmarAnônimo

    Interessante, 9 em cada 10 que falam mal do governo Petista, melhoraram de vida nos últimos 12 anos. Essas pessoas ficam ouvindo a Globo, lendo a Veja, Folha de São Paulo, e acham que o certo é repetir o que a imprensa brasileira divulga.

  • Avatar
    10/02/2014 19:15:07leopardoAnônimo

    nao sei se vcs tem conhecimento aki no estado de mg, a censura e pesada, nao pode falar mal do governo do aecim, e de seus asseclas, que sao mafiosos profissionais!! sujeira , imperialismo, tem secretario que agem como coroneis, construindo feudos tucanos na zona da mata!! bem o pt pelo menos tem mudado este paiz, e se os congressistas de brazilia fossem brasileiros , mudariam as leis,porque a presidente e refem de partidos, acho que poderia voltar o bi partidarismo!! seria mais economico do que negociar.

  • Avatar
    28/12/2013 18:44:36tobias gonzagaAnônimo

    é, tá danado.

  • Avatar
    21/12/2013 01:07:04Pincha fogoAnônimo

    Bebum desqualificado esse molusco lula, chefe de gangue,amigo de cocaleiros, criminosos e ditadores que estão transformando países em quartéis generais do trafico internacional.

  • Avatar
    20/12/2013 10:47:37JanaínaAnônimo

    De novo isso? Até onde eu sei, Perrella é do PDT > Dilma foi uma das fundadoras do PDT, partido do Perrella > logo, se alguém tem ligação com esse cara aí é a Dilma! Essa cambada de petralha fica forçando essa ligação QUE NÃO EXISTE entre helicóptero com cocaína e Aécio Neves. Jogo sujo, jogo barato, campanha de baixo nível (a cara do PT). Que tal falarmos das Farc?

  • Avatar
    19/12/2013 21:57:02carlos camposAnônimo

    Nas cidades do nosso interior ,os homens e mulheres estão morrendo de tanto ingerir CACHAÇA, aprenderam com o LULA.

  • Avatar
    19/12/2013 21:33:02Cara de PauAnônimo

    Imagine, se PSDB ganhar o Povo vai ficar Doidão.

  • Avatar
    19/12/2013 19:22:41carlos camposAnônimo

    Lula sabe bem do que está falando, da Bolivia, das FARCS, do bolivarismo decadente, das nossas Forças Desarmadas, da violência catastrófica nestes 12 anos de PT, dos mortos assassinados nas grandes e pequenas cidades, das estradas que matam e aleijam os brasileiros, das fronteiras desguarnecidas, não adianta focar um fato para ser usado politicamente, tá desesperado, vendo seu PT se desmanchando ante a esteira de escândalos, uma COPA , em 2014 ,absurdamente cara para o pobre brasileiro pagar a conta, Inflação alta, Juros estratosféricos, PIB ridículo, o Brasil não está parado, simplesmente andamos para trás.

  • Avatar
    19/12/2013 19:08:46mariaAnônimo

    Pra mim envolvida com cocaína é a dilma que tem ligação com a AS FARC. PT é tão sujo tão canalha que quiseram ligar o caso do helicóptero ao Aécio, o que não tem cabimento algum, pois o Perrela é aliado do governo.

  • Avatar
    19/12/2013 14:50:53AlbertoAnônimo

    Difamação,dossiês e outros do gênero são especialidades do PT.O sr Lula é valente em âmbito restrito a petistas,fora dalí nada sabe,nada fala,nada fêz.Na terra do faz de conta é parte do contexto,portanto nenhuma novidade.

  • Avatar
    19/12/2013 13:32:05juvenalAnônimo

    o PT espalha irresponsavelmente mentiras sobre seus adversarios. Isso deve ser medo de perder e além de uma tentativa ridicula de desviar o foco dos inumeros escandalos de corrupçao que estao envolvidos.

  • Avatar
    19/12/2013 13:28:39corruPToinassiodaciuvaAnônimo

    POI ZE! é o Harold kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar
    19/12/2013 11:36:30POI ZÉ !Anônimo

    Não sei como o "aético never" do PÓ com um pífio 16% em várias pesquisas "está incomodando". Só mesmo aqui no rola-bosta Valdeci (nome horrível!).

  • Avatar
    19/12/2013 00:19:21FabianiAnônimo

    Falácias do pt.

  • Avatar
    18/12/2013 21:00:50RenataAnônimo

    Quem é Lula para julgar alguém por alguma coisa, faz parte de um partido e um Governo de escândalos homéricos, de corrupções vergonhosas. Vamos jogar limpo e lutar pela vitória de forma honesta, sem ofensas.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.