SRZD


02/11/2008 23h03

É correto o intérprete oficial não participar do concurso de samba?
Luiz Fernando Reis

Com as escolhas dos sambas-enredo entramos numa fase melancólica de nossas escolas de samba. As quadras cheias, festivas e alegres dão lugar ao vazio e a tristeza. O povo se afasta e parece tirar férias de samba e já começa a pensar no Natal e Ano Novo. A coisa só volta ao normal após as festas de fim de ano.

O samba não pode parar e o verdadeiro sambista só vai pensar em fim de ano quando dele estiver bem perto. É hora de ouvir o intérprete oficial dando os retoques finais no hino da escola. Conhecermos o povo da harmonia musical ajeitando a obra final que aos poucos vai ganhando molde com o samba que ouviremos na avenida. 

Enganam-se os amigos que imaginam que a gravação no CD deu por encerrado o quesito samba-enredo. Muita coisa ainda precisa ser acertada, arrumada e ensaiada. Num samba-enredo temos três fases bastante distintas. O samba na voz do puxador no concurso, na voz do intérprete oficial na gravação do CD e finalmente o samba final que só ouviremos na avenida e de hoje até lá muita coisa muda e se adapta até a obra final.

Muda-se até mesmo a tonalidade do samba, adequando-a melhor à tonalidade do coro de componentes da escola, muda-se o seu andamento, acelerando-o, bem mais que o visto na obra comercial do CD. Pra se ter idéia um samba que tenha a duração de 2 minutos no início de um ensaio pode chegar ao fim de umas quarenta passadas com 2 minutos e 8 segundos, 2 minutos e 10 segundos. Isso é normal. Por isso, quase todas as escolas aceleram tanto seus sambas no início de desfile, já que ele cairá no decorrer da apresentação. As marcações e intérpretes, aos poucos, vão dando ar de cansaço e os demais instrumentos e cantores no carro de som vão seguindo e também ficam cansados.

É importante que nessa fase de pós-escolha seja feito o verdadeiro controle de como deve ser a partida do samba para que tenha seu melhor desempenho no desfile e que nessa cadência ideal permaneça o maior período de tempo possível. Então, quando você perceber um diretor de harmonia de cronômetro na mão não pense que isso é apenas exibição, o controle do tempo de cada passada do samba é fundamental para um bom desfile. Nem só de cerveja e mulher bonita vivem nossos ensaios, muita coisa precisa ser acertada até o desfile.

Nêgo

Fiquei muito triste quando soube que a Viradouro havia dispensado meu amigo Nêgo como seu intérprete, mas sorri aliviado quando soube que a diretoria do Império Serrano o convocou de volta. A voz desse grande intérprete faria muita falta em nossos desfiles.

David do Pandeiro

Uma coisa muito boa é saber que teremos o grande David do Pandeiro de volta ao Grupo Especial. Eu peço juízo para o David. Ele é muito bom para estar fora.

Dominguinhos do Estácio

Uma outra noticia que incomodou foi ouvir que o intérprete Dominguinhos do Estácio não sabia que deveria ter aprendido os sambas concorrentes na Inocentes de Belford Roxo. Menos Dominguinhos, menos. Mas acho que o maior erro foi permitir que o intérprete oficial da escola participasse da disputa de samba-enredo. Isso nunca deu certo e nunca dará. E não é a toa que a grande maioria das escolas não aceita a participação de seu puxador oficial no concurso de sambas enredos. E por isso, num acordo cavaleiros, as diretorias permitam que o seu canor ajude parcerias nos concursos das escolas co-irmãs.

E lanço aqui um debate para que nossos comentaristas do site e internautas participem com suas opiniões. O intérprete oficial da escola deve participar como intérprete e/ou compositor do concurso de samba-enredo de sua escola? A minha resposta já dei, mas gostaria de debater esse assunto com os amigos.

Um abraço
Luiz Fernando Reis


Comentários
  • Avatar
    26/11/2012 14:15:43Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    A Inocentes estar no rumo certo para ficar no grupo Especial, e com 2 vozes muito boas para cantar o samba na avenida. o THIAGO BRITO e o WANTUIR.

  • Avatar
    01/03/2009 12:00:38JSANTOSAnônimo

    Quero parabelizar a todos componentes do G.R.E.S BAMBAS DO RITIMO, pelo belo desfile realizado neste carnaval de 2009. Não importa o resultado, pois acho que uma escola de samba além de desfilar pelo titulo, mas o importantes e que ela desfile para o público pois este é que lhe dará a verdadeira vitória. Verdade esta, que no desfile das campeãs ela se superou, provando que é uma verdadeira campeã dignificando seus 11 TÍTULOS DE CAMPEÃ?, meus parabéns e continuem com esta garra, pois só os enobrecem pelas suas ações. Vamos partir para 2010 com toda garra e comquistar o 12 TITULO. De um sincero fã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FUI QUE FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!

  • Avatar
    01/03/2009 11:49:41JSANTOSAnônimo

    Quero parabelizar a todos componentes do G.R.E.S BAMBAS DO RITIMO, pelo belo desfile realizado neste carnaval de 2009. Não importa o resultado, pois acho que uma escola de samba além de desfilar pelo titulo, mas o importantes e que ela desfile para o público pois este é que lhe dará a verdadeira vitória. Verdade esta, que no desfile das campeãs ela se superou, provando que é uma verdadeira campeã dignificando seus 11 TÍTULOS DE CAMPEÃ?, meus parabéns e continuem com esta garra, pois só os enobrecem pelas suas ações. Vamos partir para 2010 com toda garra e comquistar o 12 TITULO. De um sincero fã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FUI QUE FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!

  • Avatar
    06/11/2008 07:47:50Sérginho Isidro (Santos - SP)Anônimo

    NA MINHA HUMILDE OPNIÃ?O O INTÃ?RPRETE OFICIAL NÃ?O DEVERIA PARTICIPAR DO CONCURSO DE SAMBA DE ENREDO DA PRÃ?PRIA AGREMIAÃ?Ã?O, POIS ISSO, NÃ?O DEVERIA, MAIS PODE INFLUENCIAR NA HORA DA ESCOLHA. A AGREMIAÃ?Ã?O TEM QUE FICAR ATENTA NA ESCOLHA DO CORPO DE JURADO PARA O CONCURSO, TEM QUE DAR SUPORTE PARA QUE OS MESMOS TENHAM CONHECIMENTO DO ENREDO, E COM ISSO TER UMA OPNIÃ?O MUITO BEM FORMADA, PARA QUE O SEU VOTO VENHA DE ENCONTRO COM O QUE A AGREMIAÃ?Ã?O ESPERA DE UM BOM SAMBA DE ENREDO.

  • Avatar
    05/11/2008 10:43:33Luiz RangelMembro SRZD desde 13/04/2009

    Eu vou mais além. O Intérprete oficial de qualquer escola do grupo especial não deveria nem defender sambas concorrentes por outras escolas. Isso estah gerando uma comparação na forma de interpretar o samba o que na minha opinião explica essa dança das cadeiras.

  • Avatar
    05/11/2008 01:32:59FLAVINHOMembro SRZD desde 07/04/2009

    NÃ?O SÃ? O INTERPRETE DE SAMBA ENREDO QUE NÃ?O DEVERIA PARTICIPAR DE DISPUTA DE SAMBA, MAS TAMBEM NENHUM TIPO DE DIRETOR DA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PRESIDENTE DE ALA DE COMPOSITORES... Ã? BRINCADEIRA DISPUTAR SAMBA CONTRA O PRESIDENTE DA ALA, QUE Ã? UM DIRETOR DA ESCOLA E O PORTA VOZ DOS COMPOSITORES PERANTE A DIREÃ?Ã?O DA AGREMIAÃ?Ã?O.. DURANTE A DISPUTA VC FICA SEM SABER COM QUEM FALAR POR QUE O SEU PRESIDENTE DE ALA QUE SERIA SEU ALIADO E DE TODOS OS COMPOSITORES Ã? SEU ADVERSÁRIO... Ã? BRINCADEIRA!! SALVE JORGE!!

  • Avatar
    04/11/2008 23:16:18Anderson SouzaAnônimo

    Saudações! Acho que o intérprete pode compor e concorrer na Agremiação desde que não defenda seu samba na quadra na época da disputa. Se o samba dele não for o escolhido fica um clima esquisito.

  • Avatar
    04/11/2008 22:19:53Alfredo Claudio RosaMembro SRZD desde 11/04/2009

    Eu como interprete do G.R.E.S.Acadêmicos de Nova Brasília(Nova IguaçU),acho interprete não deve participar do concurso nem como interprete e nem como compositor,pois no final a opinião dele para a escolha do hino oficial também será levada em conta.

  • Avatar
    04/11/2008 21:30:33João Valentão é brigão!Anônimo

    não tenho nada contra,o que vale e o bom senso da escola

  • Avatar
    04/11/2008 14:22:59almeidinhaMembro SRZD desde 16/06/2009

    Saudação a todos!!! Respeito a opinião de todos, mas acho que temos que acabar com essa hipocrisia de dizer que intérprete não pode fazer ou defender samba-enredo. Imaginem uma situação em que só apareçam bois-com-abóbora, só baba para concorrer e o intérprete faz um samba antológico e não pode competir?? Falem sinceramente: será que preferiríamos desfilar com um bagaço do que cantar um hino. E essa coisa de intérprete influenciar Diretoria e torcida....Em primeiro lugar torcida não ganha ou não deveria ganhar samba, e em segundo, Diretoria que se deixa influenciar pelo intérprete é Diretoria que não honra as calças que veste. O que acontece é que já contamos com a desonestidade da Diretoria ou com sua incapacidade de escolher bons sambas, além do que, muitos compositores toda vez que perdem a disputa para o cantor da Escola acham mais fácil dizer que foram roubados do que admitir que o adversário era melhor. Com todo o respeito às opiniões em contrário, digo assim: Que o ganhe o de melhor qualidade, independentemente de quem seja o autor. obs: Não sou intérprete, nem diretor.

  • Avatar
    04/11/2008 14:07:26Edmurfhy RoncalleAnônimo

    Ao Sr° Luiz Fernando gostaria de parabeniza-ló pelo topico em destaque aqui no site, e aproveitar e dar a seguinte ideia de reportagem no mesmo, é vista a admiração da comunidade da escola ao ex interprete, esse morador aqui da nossa localidade, conhecido por todos, frequentadores e não frequentadores da Nossa Inocentes, gostaria de sugerir a vcs um topico sobre o que a comunidade acha sobre o retorno de temtem, desde já agradeço a atenção, sou a partir de agora frequentador assiduo do referido site Parabéns a vcs pela cobertura ao carnaval carioca!

  • Avatar
    04/11/2008 10:40:41Plinio da PazAnônimo

    Olá a todos, bm eu me cahamo Plinio da Paz sou interprete de samba enredo e composito no carnaval Paraense a minha opinião quanto ao interprete oficial da escola é o seguinte: Eu acho que o interprete oficial não deve participar do festival de sua escola pois na minha opinião o samba ja entra com 50% de vantagens dos outros concorrentes e tambem eu acho ante ético o cantor participar pq em caso de vitoria do mesmo vai ficar o falatório de que a diretoria armou com o cara pra ganhar o festival, isso tem muito aqui em Belém mas eu sempre procuro tentar a mudar este quadro aqui. quero aqui deixar o meus parabens pelo site é muito legal as enquetes as matérias é isso que o nosso carnaval precisa a Mídia que não temos mais. felicidades atodos que o carnaval de 2009 seja maravilhoso! abraços, Plinio da Paz

  • Avatar
    04/11/2008 08:39:32Eleandro(Genê)Anônimo

    Olá, Luiz Fernando! Sou intérprete do G.R.E.S. BAMBAS DO RITMO, de Três Rios-RJ e estamos em fase de escolha de samba das 06 escolas que aqui desfilam. Concordo que o intérprete Oficial não possa participar do concurso realizado em sua escola (como a Diretoria do Bambas do Ritmo e outras agremiações fizeram). Acho q pode influenciar no resultado do concurso e causar um mal estar, caso este samba perca.

  • Avatar
    04/11/2008 02:57:54Amante do CarnavalAnônimo

    Caro Luiz Fernando, concordo plenamente que intérprete oficial ñ deveria de maneira nenhuma participar de disputa de samba enredo na agremiação a qual ele defende, ñ só ele como também os diretores responsáveis das alas de compositores, ou pq vc acha que o SR. PC PORTUGAL (Viradouro) todo ano quando ñ ganha uma disputa esta sempre chegando na final? sem a participação destas celebridades citadas acima nas agremiações as disputas com certeza terão mais credibilidades...

  • Avatar