SRZD


02/11/2008 23h03

É correto o intérprete oficial não participar do concurso de samba?
Luiz Fernando Reis

Com as escolhas dos sambas-enredo entramos numa fase melancólica de nossas escolas de samba. As quadras cheias, festivas e alegres dão lugar ao vazio e a tristeza. O povo se afasta e parece tirar férias de samba e já começa a pensar no Natal e Ano Novo. A coisa só volta ao normal após as festas de fim de ano.

O samba não pode parar e o verdadeiro sambista só vai pensar em fim de ano quando dele estiver bem perto. É hora de ouvir o intérprete oficial dando os retoques finais no hino da escola. Conhecermos o povo da harmonia musical ajeitando a obra final que aos poucos vai ganhando molde com o samba que ouviremos na avenida. 

Enganam-se os amigos que imaginam que a gravação no CD deu por encerrado o quesito samba-enredo. Muita coisa ainda precisa ser acertada, arrumada e ensaiada. Num samba-enredo temos três fases bastante distintas. O samba na voz do puxador no concurso, na voz do intérprete oficial na gravação do CD e finalmente o samba final que só ouviremos na avenida e de hoje até lá muita coisa muda e se adapta até a obra final.

Muda-se até mesmo a tonalidade do samba, adequando-a melhor à tonalidade do coro de componentes da escola, muda-se o seu andamento, acelerando-o, bem mais que o visto na obra comercial do CD. Pra se ter idéia um samba que tenha a duração de 2 minutos no início de um ensaio pode chegar ao fim de umas quarenta passadas com 2 minutos e 8 segundos, 2 minutos e 10 segundos. Isso é normal. Por isso, quase todas as escolas aceleram tanto seus sambas no início de desfile, já que ele cairá no decorrer da apresentação. As marcações e intérpretes, aos poucos, vão dando ar de cansaço e os demais instrumentos e cantores no carro de som vão seguindo e também ficam cansados.

É importante que nessa fase de pós-escolha seja feito o verdadeiro controle de como deve ser a partida do samba para que tenha seu melhor desempenho no desfile e que nessa cadência ideal permaneça o maior período de tempo possível. Então, quando você perceber um diretor de harmonia de cronômetro na mão não pense que isso é apenas exibição, o controle do tempo de cada passada do samba é fundamental para um bom desfile. Nem só de cerveja e mulher bonita vivem nossos ensaios, muita coisa precisa ser acertada até o desfile.

Nêgo

Fiquei muito triste quando soube que a Viradouro havia dispensado meu amigo Nêgo como seu intérprete, mas sorri aliviado quando soube que a diretoria do Império Serrano o convocou de volta. A voz desse grande intérprete faria muita falta em nossos desfiles.

David do Pandeiro

Uma coisa muito boa é saber que teremos o grande David do Pandeiro de volta ao Grupo Especial. Eu peço juízo para o David. Ele é muito bom para estar fora.

Dominguinhos do Estácio

Uma outra noticia que incomodou foi ouvir que o intérprete Dominguinhos do Estácio não sabia que deveria ter aprendido os sambas concorrentes na Inocentes de Belford Roxo. Menos Dominguinhos, menos. Mas acho que o maior erro foi permitir que o intérprete oficial da escola participasse da disputa de samba-enredo. Isso nunca deu certo e nunca dará. E não é a toa que a grande maioria das escolas não aceita a participação de seu puxador oficial no concurso de sambas enredos. E por isso, num acordo cavaleiros, as diretorias permitam que o seu canor ajude parcerias nos concursos das escolas co-irmãs.

E lanço aqui um debate para que nossos comentaristas do site e internautas participem com suas opiniões. O intérprete oficial da escola deve participar como intérprete e/ou compositor do concurso de samba-enredo de sua escola? A minha resposta já dei, mas gostaria de debater esse assunto com os amigos.

Um abraço
Luiz Fernando Reis


Comentários
  • Avatar
    26/11/2012 14:15:43Mauricio SantosMembro SRZD desde 01/02/2011

    A Inocentes estar no rumo certo para ficar no grupo Especial, e com 2 vozes muito boas para cantar o samba na avenida. o THIAGO BRITO e o WANTUIR.

  • Avatar
    01/03/2009 12:00:38JSANTOSAnônimo

    Quero parabelizar a todos componentes do G.R.E.S BAMBAS DO RITIMO, pelo belo desfile realizado neste carnaval de 2009. Não importa o resultado, pois acho que uma escola de samba além de desfilar pelo titulo, mas o importantes e que ela desfile para o público pois este é que lhe dará a verdadeira vitória. Verdade esta, que no desfile das campeãs ela se superou, provando que é uma verdadeira campeã dignificando seus 11 TÍTULOS DE CAMPEÃ, meus parabéns e continuem com esta garra, pois só os enobrecem pelas suas ações. Vamos partir para 2010 com toda garra e comquistar o 12 TITULO. De um sincero fã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FUI QUE FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!

  • Avatar
    01/03/2009 11:49:41JSANTOSAnônimo

    Quero parabelizar a todos componentes do G.R.E.S BAMBAS DO RITIMO, pelo belo desfile realizado neste carnaval de 2009. Não importa o resultado, pois acho que uma escola de samba além de desfilar pelo titulo, mas o importantes e que ela desfile para o público pois este é que lhe dará a verdadeira vitória. Verdade esta, que no desfile das campeãs ela se superou, provando que é uma verdadeira campeã dignificando seus 11 TÍTULOS DE CAMPEÃ, meus parabéns e continuem com esta garra, pois só os enobrecem pelas suas ações. Vamos partir para 2010 com toda garra e comquistar o 12 TITULO. De um sincero fã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FUI QUE FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!

  • Avatar
    06/11/2008 07:47:50Sérginho Isidro (Santos - SP)Anônimo

    NA MINHA HUMILDE OPNIÃO O INTÉRPRETE OFICIAL NÃO DEVERIA PARTICIPAR DO CONCURSO DE SAMBA DE ENREDO DA PRÓPRIA AGREMIAÇÃO, POIS ISSO, NÃO DEVERIA, MAIS PODE INFLUENCIAR NA HORA DA ESCOLHA. A AGREMIAÇÃO TEM QUE FICAR ATENTA NA ESCOLHA DO CORPO DE JURADO PARA O CONCURSO, TEM QUE DAR SUPORTE PARA QUE OS MESMOS TENHAM CONHECIMENTO DO ENREDO, E COM ISSO TER UMA OPNIÃO MUITO BEM FORMADA, PARA QUE O SEU VOTO VENHA DE ENCONTRO COM O QUE A AGREMIAÇÃO ESPERA DE UM BOM SAMBA DE ENREDO.

  • Avatar
    05/11/2008 10:43:33Luiz RangelMembro SRZD desde 13/04/2009

    Eu vou mais além. O Intérprete oficial de qualquer escola do grupo especial não deveria nem defender sambas concorrentes por outras escolas. Isso estah gerando uma comparação na forma de interpretar o samba o que na minha opinião explica essa dança das cadeiras.

  • Avatar
    05/11/2008 01:32:59FLAVINHOMembro SRZD desde 07/04/2009

    NÃO SÓ O INTERPRETE DE SAMBA ENREDO QUE NÃO DEVERIA PARTICIPAR DE DISPUTA DE SAMBA, MAS TAMBEM NENHUM TIPO DE DIRETOR DA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PRESIDENTE DE ALA DE COMPOSITORES... É BRINCADEIRA DISPUTAR SAMBA CONTRA O PRESIDENTE DA ALA, QUE É UM DIRETOR DA ESCOLA E O PORTA VOZ DOS COMPOSITORES PERANTE A DIREÇÃO DA AGREMIAÇÃO.. DURANTE A DISPUTA VC FICA SEM SABER COM QUEM FALAR POR QUE O SEU PRESIDENTE DE ALA QUE SERIA SEU ALIADO E DE TODOS OS COMPOSITORES É SEU ADVERSÁRIO... É BRINCADEIRA!! SALVE JORGE!!

  • Avatar
    04/11/2008 23:16:18Anderson SouzaAnônimo

    Saudações! Acho que o intérprete pode compor e concorrer na Agremiação desde que não defenda seu samba na quadra na época da disputa. Se o samba dele não for o escolhido fica um clima esquisito.

  • Avatar
    04/11/2008 22:19:53Alfredo Claudio RosaMembro SRZD desde 11/04/2009

    Eu como interprete do G.R.E.S.Acadêmicos de Nova Brasília(Nova IguaçU),acho interprete não deve participar do concurso nem como interprete e nem como compositor,pois no final a opinião dele para a escolha do hino oficial também será levada em conta.

  • Avatar
    04/11/2008 21:30:33João Valentão é brigão!Anônimo

    não tenho nada contra,o que vale e o bom senso da escola

  • Avatar
    04/11/2008 14:22:59almeidinhaMembro SRZD desde 16/06/2009

    Saudação a todos!!! Respeito a opinião de todos, mas acho que temos que acabar com essa hipocrisia de dizer que intérprete não pode fazer ou defender samba-enredo. Imaginem uma situação em que só apareçam bois-com-abóbora, só baba para concorrer e o intérprete faz um samba antológico e não pode competir?? Falem sinceramente: será que preferiríamos desfilar com um bagaço do que cantar um hino. E essa coisa de intérprete influenciar Diretoria e torcida....Em primeiro lugar torcida não ganha ou não deveria ganhar samba, e em segundo, Diretoria que se deixa influenciar pelo intérprete é Diretoria que não honra as calças que veste. O que acontece é que já contamos com a desonestidade da Diretoria ou com sua incapacidade de escolher bons sambas, além do que, muitos compositores toda vez que perdem a disputa para o cantor da Escola acham mais fácil dizer que foram roubados do que admitir que o adversário era melhor. Com todo o respeito às opiniões em contrário, digo assim: Que o ganhe o de melhor qualidade, independentemente de quem seja o autor. obs: Não sou intérprete, nem diretor.

  • Avatar
    04/11/2008 14:07:26Edmurfhy RoncalleAnônimo

    Ao Sr° Luiz Fernando gostaria de parabeniza-ló pelo topico em destaque aqui no site, e aproveitar e dar a seguinte ideia de reportagem no mesmo, é vista a admiração da comunidade da escola ao ex interprete, esse morador aqui da nossa localidade, conhecido por todos, frequentadores e não frequentadores da Nossa Inocentes, gostaria de sugerir a vcs um topico sobre o que a comunidade acha sobre o retorno de temtem, desde já agradeço a atenção, sou a partir de agora frequentador assiduo do referido site Parabéns a vcs pela cobertura ao carnaval carioca!

  • Avatar
    04/11/2008 10:40:41Plinio da PazAnônimo

    Olá a todos, bm eu me cahamo Plinio da Paz sou interprete de samba enredo e composito no carnaval Paraense a minha opinião quanto ao interprete oficial da escola é o seguinte: Eu acho que o interprete oficial não deve participar do festival de sua escola pois na minha opinião o samba ja entra com 50% de vantagens dos outros concorrentes e tambem eu acho ante ético o cantor participar pq em caso de vitoria do mesmo vai ficar o falatório de que a diretoria armou com o cara pra ganhar o festival, isso tem muito aqui em Belém mas eu sempre procuro tentar a mudar este quadro aqui. quero aqui deixar o meus parabens pelo site é muito legal as enquetes as matérias é isso que o nosso carnaval precisa a Mídia que não temos mais. felicidades atodos que o carnaval de 2009 seja maravilhoso! abraços, Plinio da Paz

  • Avatar
    04/11/2008 08:39:32Eleandro(Genê)Anônimo

    Olá, Luiz Fernando! Sou intérprete do G.R.E.S. BAMBAS DO RITMO, de Três Rios-RJ e estamos em fase de escolha de samba das 06 escolas que aqui desfilam. Concordo que o intérprete Oficial não possa participar do concurso realizado em sua escola (como a Diretoria do Bambas do Ritmo e outras agremiações fizeram). Acho q pode influenciar no resultado do concurso e causar um mal estar, caso este samba perca.

  • Avatar
    04/11/2008 02:57:54Amante do CarnavalAnônimo

    Caro Luiz Fernando, concordo plenamente que intérprete oficial ñ deveria de maneira nenhuma participar de disputa de samba enredo na agremiação a qual ele defende, ñ só ele como também os diretores responsáveis das alas de compositores, ou pq vc acha que o SR. PC PORTUGAL (Viradouro) todo ano quando ñ ganha uma disputa esta sempre chegando na final? sem a participação destas celebridades citadas acima nas agremiações as disputas com certeza terão mais credibilidades...

  • Avatar