SRZD


28/09/2013 11h36

União do Parque Curicica: leia a letra oficial do samba para 2014
Redação SRZD

Get the Flash Player to see this player.

Foto: Ricardo Almeida

A União do Parque Curicica consagrou as parcerias de Claudio Russo e Washngton Motta na madrugada da última sexta-feira e já divulgou as alterações na letra do samba.

Segundo o diretor de carnaval Sérgio Costa, os ajustes foram com o intuito de aumentar ainda mais a qualidade da obra.

"Alteramos algumas palavras nos refrões. Nosso objetivo é que o samba se torne ainda mais fácil e bonito. As mudanças vão colaborar também para deixar o hino mais integrado ao enredo desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes. Estamos felizes com o resultado da disputa de 2014 e temos certeza que a comunidade vai empolgar a Sapucaí com o resultado da junção de sambas eleitos", explicou.

Clique no player acima e ouça o hino da Curicica para o enredo "Na Garrafa, no Barril, Salve a Cachaça! - Patrimônio Cultural do Brasil", do carnavalesco Mauro Quintaes.

- Curicica junta dois sambas para homenagear a cachaça em 2014

- Vìdeo: veja a festa na Curicica após o anúncio dos sambas campeões

- Alessandra Mattos é a nova rainha de bateria da União do Parque Curicica

Leia a letra oficial do samba da escola para o Carnaval 2014:

Autores: Washington Motta, Junior Bebezão, Thiago Silveira, Fael Cachinho, Vagner Silva, Bola, Pitimbu, Dudu da Tijuca, Zé Luis e Cláudio Russo

CANA...
FONTE DE RIQUEZA DESTA TERRA
ERA VERDE VIROU OURO E AGUARDENTE
A MISTURA SAGRADA E PROFANA
DEU SAMBA...
DE PORTUGAL APORTOU E COLONIZOU
TROUXE A ESCRAVIDÃO
FEZ O NEGRO PLANTAR E A MOENDA GIRAR
NÃO PODE PARAR A PRODUÇÃO
O VERDE DO NORDESTE DÁ O TOM
NO ENGENHO ATRAIU COBIÇA
DEPOIS QUE A GARAPA FERMENTOU

ACALMA A ALMA, O CORPO E A FÉ
NA SENZALA OU NO ARRASTA PÉ
PRO SOLITÁRIO QUE ESTÁ NA MULTIDÃO
A BRANQUINHA É PURA PAIXÃO

 

PINGOU A DANADA CACHAÇA
TRAZENDO RESSACA PRA COROA IMPERIAL
SE TORNOU UM FEITIÇO, PRO ÍNDIO UM SUSTO
ESTA ÁGUA É FOGO, É COISA DE BRUXO
MINERAÇÃO... NOVA ILUSÃO
AQUECE O BARROCO NA ARTE DAS MÃOS
BRASIL INCONFIDENTE, INDEPENDENTE VARONIL
O MARAFO DÁ FORÇA À NAÇÃO
É SÃO JOÃO ... FESTANÇA
QUERO BEBER PARATY
E MISTURAR COM LIMÃO
CACHAÇA NÃO É ÁGUA NÃO

 

BATE O TAMBOR QUE O SAMBA VAI COMEÇAR
ALÔ GARÇOM TRAZ A MARVADA PRA CÁ
E SE TEM CACHAÇA O POVO FICA,
O POVO FICA NO EMBALO DA CURICICA



Comentários
  • Avatar
    01/10/2013 10:21:44Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Renata, estimada parceira de mundo do samba & amante da União do Parque Curicica, dou atenção ao seu fundamentado comentário, apesar de você identificar-se apenas pelo prenome. Eu pensava que eu tivesse deixado claro isso. Filosoficamente falando, em um meio mercantilizado como o mundo samba, um enredo patrocinado, por si só, não significa mazela. Agora, cá entre nós, você crê mesmo que o enredo 2014 da União do Parque Curicica não seja patrocinado de alguma forma? Quanto ao fato do ?hino? oficial 2014 da agremiação ser uma junção de dois sambas concorrentes, e eu considerá-la como um ?Frankenstein? (Rsrsrs). Minha querida Renata, não considere isso uma desrespeitosa desqualificação de duas obras musicais. Trata-se, digamos, de uma bem humorada análise & crítica filosófica... Rsrsrs... Você mesma afirma que o até então samba concorrente de número 06 é belo por si só. Então, embora eu democraticamente respeite a sua opinião, eu discordo dela quando você contraditoriamente diz: ?Acho que com certos ajustes essa junção de sambas concorrentes pode crescer muito mais?. Minha querida Renata me permita prosseguir com bom humor e falando figuradamente. Um samba-enredo ?Frankenstein? (rsrsrs) conforme a literatura notadamente a cinematográfica, Frankenstein por si só já é grande (Rsrsrs). Imagina, neste caso concordando com você, caso esse samba-enredo ?Frankenstein? venha a crescer ainda mais, de fato ficará melhor do que muitos do grupo de acesso ou da Série A. Beijos! Almir de Macaé.

  • Avatar
    01/10/2013 10:19:57Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Tatiana Nogueira, estimada parceira, eu dialogo com você, esclarecendo logo que não tenho propósito de ser dogmático nem de ser ?provocativo? com as pessoas adeptas da Inocentes e da Deusa da Passarela. Sobre fusão de sambas concorrentes, reafirmo meu conceito & opinião conforme ocorreu na União do Parque Curicica. No caso da Inocentes, o enredo tem excelência na qualidade. Assim eu estou de acordo que o ?hino? oficial 2014 da respeitável agremiação de Belford Roxo deveria ser o da parceria liderado pelo compositor Billy Conti. Em outras palavras, não será a fusão de sambas concorrentes que fará o ?milagre? de transformar partes de dois sambas concorrentes como um Frankenstein em um samba-enredo com a excelência do da parceria liderada pelo compositor Billy Conti. Agora, sem ser dogmático e ou provocativo, eu já afirmei anteriormente que identifico ?sinais? de enfraquecimento da fábrica organizada, competitiva e vitoriosa da Deusa da Passarela. Quer dizer, de 2003 para cá, é a 1ª vez que a mais gloriosa & vitoriosa agremiação da era sambódromo fica dois desfiles sem ser campeã. Os números não mentem, confirmam isso. A propósito, o ?Frankenstein? do samba-enredo 2012 da Deusa da Passarela, que se intitulou ?São Luiz ? o poema encantado do Maranhão? felizmente não obteve nota 10 unânime nem entre os julgadores da LIESA. O que falta agora é constatar isso no resultado do desfile 2014 do Grupo Especial e do grupo de acesso ou Série A. Ou seja, em relação tanto a Deusa da Passarela quanto à Inocentes. Almir de Macaé

  • Avatar
    30/09/2013 21:49:38RENATAMembro SRZD desde 30/09/2013

    Até onde sei, o enredo não é patrocinado, não, caro Almir! E não consigo imaginar a Curicica como uma escola que faz enredo com a única e exclusiva intenção de ser patrocinado. A escola é muito bem administrada e não precisa desse desespero. Tbm não achava que haveria uma junção, tendo em vista que o samba 6 era bonito sozinho. Mas tbm não acho que a junção ficou Frankestein como vc afirma. Acho que com certos ajustes ele pode crescer muito mais. Aliás, o samba da Curicica é melhor do que de muitas outras escolas do grupo.

  • Avatar
    29/09/2013 10:55:53Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    A escola de samba União do Parque Curicica é merecedora do devido respeito & exaltação, assim como as demais do mundo do samba, o maior espetáculo da Terra, um meio comunitário de excelência em Arte, Cultura e Dignidade. Então, filosoficamente falando, apesar disso eu não considero de excelência na qualidade uma agremiação optar por um enredo patrocinado como esse ?Na garrafa, no barril salve a cachaça! Patrimônio cultural do Brasil? e ainda por cima fazer junção de dois sambas concorrentes. O que, por si só, resulta em um samba-enredo ?Frankenstein?. Ou seja, se figuradamente falando, os pacientes levados à cirurgia (os sambas concorrentes) não têm beleza em letra & melodia, não será a junção que operará o ?milagre? de transformá-los em um belo samba-enredo Frankenstein. Esse é o caso do hino? oficial 2014 da respeitável União do Parque Curicica. Outra questão que deve ser filosoficamente criticada é o fato de agremiações como a União do Parque Curicica escancarar democratisticamente sua Ala de Compositores para sambistas que não tem vínculo (identidade) com a agremiação. Tais sambistas-compositores muitos deles a despeito de serem bambas, são produtos do mercantilizado mundo do samba (show business) que mostram serem granaleiros. Isto é, mostram serem escravizados pela ambição de ganhar a grana preta de direito autoral paga pela gravadora de disco da LIESA, quando inscrevem sambas concorrentes em diversas agremiações. Não é preciso nem nominá-los nesse ?hino? oficial 2014 da respeitável escola de samba União do Parque Curicica, pois, é público e notório de quais estou falando. Almir de Macaé.

Comentar