SRZD


17/08/2013 12h16

Análise dos enredos 2014: Vila Isabel
Redação SRZD

Unidos de Vila Isabel Foto: ReproduçãoA Unidos de Vila Isabel será a terceira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval. O enredo da agremiação foi analisado pelos blogueiros do SRZD-Carnaval Rachel Valença e Hélio Ricardo Rainho.

Na série, o tema de cada escola do Grupo Especial para o Carnaval 2014 será comentado, concluindo com a Série A. A publicação dos vídeos seguirá a ordem dos desfiles das agremiações.

A azul e branca de Vila Isabel levará para a Avenida o enredo: "Retratos de um país plural".

Assista ao vídeo:

 



Comentários
  • Avatar
    20/08/2013 23:23:27Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    É, parece que essa coisa queimou a língua, como sempre! Na próxima vai conferir o mapa das notas, se souber ver isso! Aguardando a próxima pérola e as "notas máximas" em enredo que minha escola levou!

  • Avatar
    20/08/2013 22:32:57Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Nogento... 9.9, 9.8, pros mulambos que tua escola apresenta é nota máxima!

  • Avatar
    20/08/2013 17:49:16Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    Ã?, E as "notas máximas", minha escola tá esperando até hoje as tais!! Tô dizendo...

  • Avatar
    19/08/2013 12:56:10Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Pois é querido. Veja que Loucura. Comparar Vinícius a um cavalo metido a besta. Isso só pode ser possível na cabeça das Brancas de Neve ou dos juradinhos liesianos, né?

  • Avatar
    19/08/2013 10:38:07Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    Cara, a loucura não tem fim mesmo nem limites! Ainda estão falando sobre enredos de 2013, que no final da apuração tiveram as mesmas notas, dois 10 e dois 9.9 (Mangalarga e Vinícius)Engraçado, o povo não tem nem a preocupação de antes dar uma olhada no mapa de notas, vai direto aqui dizer babaquices "Tirar notas máximas" sendo que isso nem aconteceu! É pra rir mesmo...! kk. To aguardando a próxima pérola...

  • Avatar
    18/08/2013 23:16:22Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Acabei de ler a sinopse da Vila deste ano. Eu a achei muito bem delineada e clara. É claro que tem interferência pois eu já vi o desfile, mas mesmo assim acho que ficou muito clara a sinopse. Sobre a sinopse de 2014, o parâmetro que eu indico a vocês é a impressão que me causa logo na primeira vez que eu leio. Vou dar um exemplo de outras escolas (obrigada Duquesa rs), as sinopses da União da Ilha, Portela, Mocidade, Mangueira e São Clemente foram para mim as melhores pois eu consigo enxergar claramente como vai ser o desfile, além de ter material suficiente para elaborar bons sambas. Já as sinopses do Salgueiro e da Vila Isabel eu tive que ler várias vezes para poder entender completamente. Da Vila, por exemplo, eu tive que ler 4 vezes para entender. Do Salgueiro, li uma segunda vez e consegui entender legal. Embora a sinopse da Vila esteja um pouco complexa, ainda sim acho que vão gerar ótimos sambas, tão bons quanto as escolas que eu citei terem as melhores sinopses. Eu apenas achei que, para a Vila ter um enredo imbatível, teria que fazer uma sinopse um pouco mais enxuta. Quanto ao nosso debate, acredito que possamos discordar uns dos outros e não perder o nível da conversa. Sempre fui assim e claro que eu estou incluída no clube rs, pois amo carnaval tanto quanto vocês.

  • Avatar
    18/08/2013 22:31:15VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Demorei, mas cheguei! Que beleza de debate entre Cláudia, Duquesa e o mais novo colega, Leandro. Seja bem-vindo! Está de parabéns. Em relação ao Salgueiro, concordo com a Duquesa quando diz sobre o desenvolvimento do Renato no seu enredo, ele foi muito feliz. Levou para uma linha mais brincalhona, mais Carnaval. Foi de um traço, de uma leveza, de um felicidade e espontaneidade... O Lage é muito bom! "Esse cara é fera, hein!". Sobre o setor 6, Pleasure Island, realmente foi um setor que vimos claramente seu direcionamento à Ilha de Caras, patrocinadora do enredo. É um ponto fraco do enredo a se destacar. As alas eram para encher linguiça, todas com nomes havaianos - como Aloha - e fantasias do mesmo estilo tropical. Mas não deixemos de destacar a beleza desse setor, o primeiro ou segundo mais bonito do Salgueiro este ano. Cláudia, não podemos direcionar a culpa da não-canetagem de merxiãnndaysye aos jurados. Segundo o Manual do Julgador (livrinho muito curioso, entregue a eles antes dos desfiles, que aponta como deve ser feito cada julgamento), tanto na parte dos quesitos Enredo e Samba-Enredo, quanto nos quesitos plásticos de Fantasia e Alegorias/Adereços, está escrito em não levar em consideração ao julgamento: "a inclusão de qualquer tipo de merchandising (explícito ou implícito)". Isso aí é com o órgão responsável da LIE$A mesmo, não na canetagem. Sobre onde achar a sinopse, Cláudia, joga no Google algo do tipo: "sinope Vila-Isabel 2013". Vai achar vários resultados, principalmente em sites de Carnaval.

  • Avatar
    18/08/2013 22:16:49Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Cráudia... os desfiles são julgados através também de comparação. Eu falo do julgamento oficial. Eu não gosto muito desse mecanismo. Comparar uma escola com a outra fica meio difícil, porque cada uma apresenta um tema diferente. Mas a comparação é inevitável. Por isso, não há pobrema em falarmos de outra escola aqui mesmo que o post seja da Vila. O processo de comparação, muitas vezes se faz necessário. Fique à vontade para citar qualquer escola quando quiser argumentar de maneira plausível. As vezes comparar nos dá uma ideia mais próxima da realidade dos fatos. Nos ajuda entender melhor certos processos. Quanto à sinopse da Vila 2013, cê pode colocar no google e escrever: sinopse da Vila Isabel 2013. Em algum site o google encontrará.

  • Avatar
    18/08/2013 21:38:58VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Eu não desgosto do enredo da Vila. Para mim, está lá no meio. Acho um enredo brasileiro, que pode ter muito conteúdo bom para apresentar. Mas, assim como os blogueiros, isso também me deixa preocupado. O enredo sendo, bastante abrangente - até tinha abordado essa opinião antes, na análise do Beija-Fro - pode gerar alguns problemas em seu desenvolvimento. Só depende do carnavalesco de como ele irá abordar o tema e o que ele vai resolver pincelar na avenida. O Cid sai de um grande ano na nossa Mangueira (seu melhor trabalho solo, em minha opinião), e tem muita coisa boa pra contar com esse enredo. Acredito que o principal foco dele é mostrar os biomas em sua fauna e flora, com suas relações com a sociedade que ali vive. Acho a sinopse muito bem escrita e muito bonita. Tem um ar poético que eu gosto muito, para mim é uma das melhores desse ano (mesmo que, em minha opinião, a maioria das sinopses estão ótimas). Não vejo a Vila como uma das fortes concorrentes ao título ano que vem, mesmo tendo contratando grandes profissionais, como Alex, Gilsinho, Giovanna, Marquinhos e Cid. Mesmo sendo grandes profissionais, ainda não possuem a essência e o entrosamento que os antigos tinham com a escola, devido aos anos passados lá. Parabéns e boa sorte, Vila. VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    18/08/2013 20:53:20Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    Cláudia, o site não permite que eu envie o link, mas tem no: galeria do samba / escolas de samba / Vila Isabel / carnavais / 2013. Está lá. Abs.

  • Avatar
    18/08/2013 20:45:58Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Duquesa e Leandro, não vi a sinopse de 2013 da Vila. Vocês sabem onde eu posso encontrar? Quero comparar com a do Cid Carvalho. Não sabia que foi criticada a sinopse. É que comecei a acompanhar realmente de perto o Carnaval do Rio pela internet a partir de março deste ano. Se puderem me ajudar ficarei grata.

  • Avatar
    18/08/2013 20:38:23Cláudia BauerMembro SRZD desde 19/01/2013

    Na realidade temos visões diferentes, Duquesa. Narrar em primeira pessoa pra mim foi muito interessante. Agora eu acho também que não precisa colocar toda a evolução do cavalo pq senão ia ficar muito massante. E outra coisa, não acho que se deve tolerar uma alegoria que soe merchandising, como foi o caso do Salgueiro. Questão de canetada, o Salgueiro também não foi canetado nesse sentido, pois tudo o que é merchandising deve tirar ponto e no caso do Salgueiro não foi. Concordo contigo com relação à União da Ilha, mas isso agora não vem ao caso na minha opinião. Acho que devemos comentar do enredo da Vila Isabel, pois este fórum é sobre este assunto. Falei sobre outras escolas pois queria te dar satisfação, e me desculpem os outros comentaristas se estou falando de outras agremiações.

  • Avatar
    18/08/2013 20:35:10Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Verdade Leandro... a sinopse da São Cri Cri, elaborada por um compositor vilaisabelense, é de uma beleza emocionante. Pra eu, a melhor. E o tema também. Juntamente com a Mocidade Independente. Fique sempre de olho sempre. E eu também tenho a merma opinião sua em relação a sinopse 2013. só não teci críticas mais contundentes porque estava ela sob o crivo da Rosa. Mas foi sim emaranhado de informações não bem construídas. Abracinhos.

  • Avatar
    18/08/2013 20:30:17Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Olha... o espaço tá ficando cada vez mais interessante com a presença da Craudia e do Leandro. Claro, não dispreso o Tedyzinho que eu gosto muito, embora tenha me chamado de burra hoje. Mas ele está descontrolado. Perdeu a compostura porque sabe da verdade. Cráudia... não precisa pedi perdão, coloque sempre sua opinião sem temor algum. Leandro, sua inserção em nosso meio é como uma lâmpada a nos iluminar. Tedy, um dia, quando cê for mais maduro, talvez me dê alguma razão. Por enquanto, continue simpático como sempre foi. Não se deixe levar pelo ódio alheio do americano rumbeiro. Abracinho a todos.

  • Avatar
    18/08/2013 20:27:09Leandro BarrosMembro SRZD desde 20/07/2009

    Dholores, como meu novo avatar sugere, estou sempre de olho... rs. Sinceramente, também não entendi essa celeuma toda criada pelos comentaristas para a compreensão do enredo. Eu mesmo, que não tenho nem 5% da bagagem cultural deles, compreendi na primeira leitura! E você em duas linhas, definiu o tema com muito mais precisão que eles em sete minutos. Talvez outros fatores, alheios ao tema, tenham influenciado na crítica, mas seria leviano de minha parte afirmar. Ao tema, que considero muito bom, faço poucas ressalvas, ao contrário de uns e outros que disseram que acho tudo lindo e maravilhoso. Existe – e aí concordo também com a Cláudia – um excesso de elementos na narrativa, tornando-a muito ampla, o que poderia prejudicar a compreensão dos compositores. Isso poderia ser mais enxuto sim. Mas se resolve com as explanações do carnavalesco. E o fechamento da sinopse, embora pertinente, poderia ser melhor explorado. No mais, apenas por ser construído em cima da obra de Câmara Cascudo, já é um tema que se valida pela sua relevância cultural. Nem todos podem dizer o mesmo. E sim, o Varella anda precisando dar uma recliclada. Em casa mesmo temos pessoas que saberiam fazer este trabalho de “terceirização da sinopse” muito bem, vide São Clemente e sua sinopse muito elogiada, escrita por dois compositores vilaisabelenses. Ainda, citei a sinopse de 2013, porque esta à época foi muito criticada e hoje, pelas conveniências da memória de cada um, aparece como referência de qualidade quando nunca foi! Eles se esquecem, mas era um texto incompleto, pesado e mal resolvido, muito mais que o deste ano! A excelência do samba reescreveu o enredo, que todos hoje consideram ótimo, na época da apresentação da sinopse, só levou pedrada. Abraços.

Comentar