SRZD


18/06/2013 14h48

Grupo Especial: qual escola tem o melhor enredo para 2014?
Redação SRZD

sapucaí / foto:riotur

Todas as escolas de samba que integram o Grupo Especial do Carnaval carioca já definiram o tema que apresentarão na Marquês de Sapucaí, em 2014. 

Relembre os enredos escolhidos pelas escolas:

União da Ilha: "É Brinquedo, é brincadeira. A Ilha vai levantar poeira!" - Carnavalesco: Alex de Souza

Beija-Flor: "O astro iluminado da comunicação brasileira" - Comissão de Carnaval

Imperatriz: "Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz" - Carnavalesco: Cahê Rodrigues

Império da Tijuca: "Batuk" - Carnavalesco: Junior Pernambucano

São Clemente: "Favela" - Carnavalescos: Gringo Cardia e Bia Lessa

Salgueiro: "Gaia, a vida em nossas mãos"  - Carnavalescos: Renato e Marcia Lage

Unidos da Tijuca: "Acelera, Tijuca" - Carnavalesco: Paulo Barros

Portela: "Rio, de mar a mar. Do valongo à glória de São Sebastião - Carnavalesco: Alexandre Louzada

Mocidade: "Pernambucópolis" - Carnavalesco: Paulo Menezes

Grande Rio: "Verdes olhos sobre o mar, no caminho: Maricá" - Carnavalesco: Fabio Ricardo

Mangueira: "A festança brasileira cai no samba da Mangueira" - Carnavalesca: Rosa Magalhães

Vila Isabel: "Retratos de um país plural" - Carnavalesco: Cid Carvalho

E você? O que acha dos enredos escolhidos?

Qual agremiação fez a melhor escolha?

Deixe sua opinião no espaço abaixo destinado aos comentátios. 

Participe!



Comentários
  • Avatar
    12/08/2013 14:23:59Paulo JúniorMembro SRZD desde 11/08/2013

    Eu também vou fazer um ranking para vocês verem!!!! Mais esse e o ranking certo!!!! 10°-Grande Rio 9°-Mocidade 8°-Mangueira 7°-Imperatriz 6°-Portela 5°-Império da Tijuca 4°-São Clemente 3°-Unidos da Tijuca 2°-Vila Isabel e em 1°-Beija Flor de Ninópolis!!!!

  • Avatar
    12/08/2013 14:14:19Paulo JúniorMembro SRZD desde 11/08/2013

    Gente pelo amor de deus vocês ficam ai criticando as escolas de samba mais todo mundo sabe que cada um tem sua preferencia e ai ficam falando das outras escolas !!!! Eu particularmente torço para a Beija-Flor de Ninópolis no Rio de Janeiro e pelo Vai-Vai em São Paulo !!!! Mais o fato e que vocês podem falar o que quiser pois quem decide quem vai ser campeã é primeiramente DEUS e em segundo os Jurados!!!! SÓ PRA RELEMBRAR A CERTAS PESSOAS!!!!

  • Avatar
    25/07/2013 23:40:04João PáduaMembro SRZD desde 24/10/2012

    Segunda-feira também é dia de carnaval ! Mocidade é uma incógnita ! Possui um bom enredo e acho que pode surpreender os críticos ! A União da Ilha tem que voltar a ter a graça de antes, se não, nenhum enredo e samba ajudam, mas possui um enredo muito bom ! Terceira a desfilar, a atual campeã Vila Isabel ! Essa sim pode ser a grande decepção ! Possui um bom enredo, mas não sei, acho que o público ou amará ou odiará seu desfile ! A Imperatriz eu não coloco a minha mão no fogo ! O Cahê Rodrigues deverá fazer um desfile plasticamente correto (como a União da Ilha tem feito), mas apesar do Zico ter sido um grande jogador de futebol, pra mim, considero o pior enredo de 2014 ! A Portela, pode surpreender. Chão, mais o excelente trabalho de Alexandre Louzada deverá colocar a Portela, pelo menos, entre as campeãs ! Já a Unidos da Tijuca, encerrando o carnaval é outra incógnita. Sua sinopse é a pior que temos para 2014, mas e o show comandado por Paulo Barros ? Como é que fica ? Não vou fazer nenhum ranking, mas 2014 será um ano bom !

  • Avatar
    25/07/2013 23:26:15João PáduaMembro SRZD desde 24/10/2012

    Data de desfile pra mim, não rola ! É desfilar e ponto ! Fazer CARNAVAL ! Abrindo a noite de Domingo, a Império da Tijuca ! Acredito no potencial da escola para fazer um bom carnaval, aliás, possui um enredo excelente. A Grande Rio (a qual sou torcedor fiel), segunda escola da noite, deve fazer um dos melhores carnavais de 2014, pois será de forma poética que a escola contará a história de Maricá, vista aos olhos da cantora Maysa, o que deverá emocionar o público com muitas surpresas, afinal, Maricá é muito bonito. A São Clemente é uma das grandes apostas de 2014, pois ela deverá mostrar de forma irreverente que é uma escola de comunidade. A nova Mangueira possuiu um dos melhores enredos de 2014 e com o trabalho de Rosa Magalhães, fará um grande carnaval ! O Salgueiro, logo em seguida, possuiu também um grande enredo e com certeza virá mais quente o ano que vem. Para fechar o dia de Domingo, vem a Beija-Flor com um enredo sobre o astro Boni, porém, andei acompanhando a safra de sambas concorrentes da escola para 2014 e confesso que a decepção foi geral. A Beija-Flor e Boni mereciam mais, embora eu acho que a escola fará um grande carnaval !

  • Avatar
    30/06/2013 21:59:59Guilherme BorgesMembro SRZD desde 13/10/2012

    Em nome da Família Tigre, agradeço aos comentários. Mesmo citando G Especial nos comentários citaram a Porto da Pedra e seu enredo. Obrigado, voltaremos o mais rápido possível.

  • Avatar
    30/06/2013 10:25:41lenilson ozorio dutraMembro SRZD desde 16/02/2012

    Que deixar uma mensagem ao nobre amigo Oscar santos, que fez o seguinte comentário da minha Vila Isabel. " Primeiro, não sei o que você tem contra o grêmio recreativo Escola de Samba unido de Vila Isabel. Será que você também fez algum comentário das coirmãs: Portela, mangueira, Padre Miguel, São Clemente, Viradouro, Porto da Pedra, Ilha do governador, e outras mais, que tiveram problemas no passado, ou você não gosta da Vila Isabel. Olha meu amigo, o Poeta maior, já dizia " Quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do céu, que palpite infeliz! Salve Estácio, Salgueiro, Mangueira, Oswaldo Cruz e matriz. Que sempre souberam muito bem, Que a Vila não quer abafar ninguém, Só quer mostrar que faz samba também.

  • Avatar
    23/06/2013 10:16:16Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Prezadíssimo parceiro Verde-Rosa FT, a minha “Mangueira” (rsrsrs) vai muito bem, obrigado. Por isso, a minha amada, e apaixonada pela Estação 1ª de Mangueira, mulher Ivânia sempre canta pra mim: “É! Você é um negão de tirar o chapéu/Não posso dar mole/Se, não, você créu! Me ganha na manha e babau/Leva meu coração (...)” que é o início do sambão da parceria dos compositores Nenéo e Paulinho Resende. Meu caro Verde-Rosa FT, eu considero que você tem razão em relação ao enredo 2014 da gloriosa a mais vitoriosa agremiação da era sambódromo, que por si só tem tudo a ver com o presidente de “honra” da Deusa da Passarela. Que, dizem as más línguas, a outra metade do coração dele é verde-rosa... Rsrsrs... Observe, em meio ao “fanatismo pentecostal” dos adeptos e adeptas da Deusa da Passarela, existe equivocado adepto da madrinha Majestade do Samba que ao solidarizar-se com tal fanatismo prova que o mesmo é de direita, pois, usa a frase “O fim justifica os meios” pertencente ao filósofo criador do pensamento de direita, Machiavel.

  • Avatar
    22/06/2013 20:36:22VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Olha, vou fazer um "ranking" dos enredos, só pra apimentar mais esta democrática conversa! Lembrando que as análises aos enredos variam em determinadas "etapas" do carnaval. Estamos na época de entrega das sinopses, então vou me basear nelas ou no possível desenvolvimento dito pelos carnavalescos e integrantes das agremiações. Vou me basear em uma análise particular e independente do ineditismo. Obs: não vou incluir a Mocidade no meu "raking" particular, já que ainda não sabemos muito de seu enredo. 1: Ilha / 2: Mangueira / 3: Império da Tijuca / 4: São Clemente / 5: Vila / 6: Portela / 7: Beija-Flor / 8: Salgueiro / 9: Grande-Rio / 10: Imperatriz / 11: Unidos da Tijuca. Considero os enredos, em seu total, até que bons. Todos tem seus pontos altos e pontos baixos. Os meus "favoritos" vão desde a primeira colocação (Ilha) até a oitava (Salgueiro). Vamos ver... VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    22/06/2013 20:20:54VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    E grande Almir, como vai "sua Mangueira"? Rsrs... Abraços, amigo!

  • Avatar
    22/06/2013 20:16:41VerdeRosaFTMembro SRZD desde 08/04/2012

    Cecília, não compreendo. Fez uma análise - até que com fundamento, admito - aos enredos de todas as escolas, menos do Beija-Flor. Você falou que seu comentário é baseado nas sinopses e nos comentários de torcedores, não? Pois bem, a sinopse do Beija-Flor foi muito criticada, até mesmos pelos seus torcedores, assim como seu título, que não condiz com o foco principal do enredo, que é a COMUNICAÇÃO. Veja bem, não estou dizendo que não gosto do enredo nem da escola, pelo ao contrário. Sei que a Comissão de Carnaval e a diretoria da escola irão fazer um belíssimo trabalho plástico e um belíssimo trabalho de comunidade. Mas, o enredo também tem suas falhas, como o próprio título e a logo (que deveriam ser algo muito menos apelativos, como o título "O Beija-Flor posa na comunicação, abrindo asas ao mundo de imaginação") e sua sinopse (muito confusa, com coisas jogadas ao ar...). Tenho certeza que o desenvolvimento no desfile será diferente, mas o enredo não é essa belezura toda não... VerdeRosaFT olé

  • Avatar
    22/06/2013 18:18:07Carlito BFMembro SRZD desde 09/02/2010

    Fabiano amigo, concordo com vc. Espero que os outros importantes quesitos, possam fazer a diferença no carnaval 2014. Porque pelo que foi apresentado até agora já estou pensando em 2015.

  • Avatar
    22/06/2013 14:55:23Oscar SantosMembro SRZD desde 10/04/2012

    Melhores enredos: Portela (disparado), Ilha, Mangueira, Império da Tijuca. Se a Vila Isabel tivesse escolhido falar sobre "O Calote", com certeza seria forte concorrente ao bicampeonato. Faltou imaginação. Se a magnífica Rosa Magalhães não recebeu, imagina você.

  • Avatar
    22/06/2013 14:02:20Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Também gostei das análises do Carlito BF: Curtas, objetivas e imparciais. A verdade é que se passarmos o pente fino nesses enredos, não sobrará nenhum. Vamos torcer, pelo menos, para bons sambas e bons desfiles. O fim justifica os meios!

  • Avatar
    22/06/2013 09:24:32Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    Alô Cecília, será mesmo este seu acovardado e incompleto nome próprio? Conforme disse anteriormente a gloriosa/mais vitoriosa agremiação da era sambódromo tem uma claríssima incidência de adeptos e adeptas de “fanáticos e fanáticas” que não se envergonha de ficar exibindo “fundamentalismo pentecostal”. E você é a prova disso. Se, não, vejamos: Cega por causa desse “fanatismo” você comete cacofonia (uso de palavra com sentido pornográfico) quando se refere equivocadamente a mim desta maneira: Almir vc coloca sua (sic) Mangueira (rsrsrs) e as outras 5 que estão mais longe do caneco.... Atenção, Cecília, sou quem está no direito de dar muitas e boas risadas... Rsrsrs... Não é possível que você não saiba que eu sou torcedor-amante da Majestade do Samba, da Águia Altaneira ou ainda da Águia Guerreira de Oswaldo Cruz e Madureira. Em outras palavras, eu sou adepto da agremiação com mais torcida organizada, a mais coirmã-madrinha inclusive da que você é “fanática”. Isto é, eu sou torcedor-amante da agremiação mais gloriosa/vitoriosa do Carnaval Carioca. Por fim, esclarecendo-lhe Cecília, o meu comentário é claro como água: As seis agremiações que citei são as que eu considero com enredo que mais me agradam, estando grafadas entre aspas como “as favoritas para voltar no Sábado das Campeãs”. Aqui, o significado é: As seis que estão com enredo que eu considero os melhores. Você, Cecília, não entende isso devido ao seu “fanatismo pentecostal”.

  • Avatar
    22/06/2013 08:48:44Carlito BFMembro SRZD desde 09/02/2010

    Obrigado Igor....um abração.

Comentar