SRZD


14/06/2013 15h21

Carnaval 2014: leia a sinopse da Portela
Redação SRZD

Rogério Rodrigues e Alexandre Louzada / foto:divulgação

A Portela divulgou nesta quinta-feira, 13 de junho, a sinopse do enredo "Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião", que será desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, para o desfile do Carnaval de 2014.

Confira o texto na íntegra:

"Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião"

G.R.E.S. Portela

Carnaval 2014

Presidente: Sérgio Procópio

Vice-presidente: Marcos Falcon

Diretor de Carnaval: Luís Carlos Bruno

Carnavalesco: Alexandre Louzada

Autor do enredo: Rogério Rodrigues

"Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião"

Invocação

Sob o axé de Candeia e a proteção de São Sebastião, exaltaremos o povo que se fez transformador de seu destino, de sua cultura e de sua cidade. Cantaremos os encontros da história entre os dois lados do mar, através do canal que os une, a Avenida Rio Branco - aqui retratada como um rio onde navegam dores, sonhos, lutas, prazeres, fantasia e devoção.

Através de seu curso, numa viagem atemporal, idas e vindas de fatos se misturam nessas águas, caminho de mão dupla onde o carioca faz e refaz o seu destino. 

De sua condição servil, com seus braços a construir o reverso da dor ao transformar o porto, outrora palco da chegada da escravidão, em um ancoradouro de cheganças, de boas venturas e de esperança.

A grande Avenida que se abriu no início do século XX foi um marco de 

transformação da cidade e da identidade de seu povo e, no corredor do tempo, serviu de cenário de grandes acontecimentos sociais e políticos do nosso país. 

Acima de tudo, esse eixo histórico testemunhou no correr de suas águas a constante modernização de nossa metrópole.

Porém, é o corpo vivo desse povo diverso, o carioca, que homenageamos neste enredo. É ele quem constrói a sua glória diária e infinita. 

É ele quem, personificado em cada um de nós, desfilantes da Portela, se banha nessas águas de emoção.

Preparem-se, pois a maré vai subir e o mar da Guanabara vai invadir a passarela do samba, desfilando seu rio azul e branco. 

Oh, Mártir São Sebastião! Guiai teus filhos! Livrai-os da tirania, da fraqueza e da falta de fé. Tornai-os para sempre ungidos de luz e alegria.

Rogério Rodrigues

Sinopse do Enredo

Hoje, a nossa alma canta.

E esse canto ecoa forte e faz a águia da Portela voar. Como versos de Jobim, Rio que se mostra sorrindo: prova de amor que encerra "seu céu, seu mar sem fim".

E como onda que avança na maré cheia, invade. Vai e vem no fluxo e refluxo da história incessante a se transformar. Um canal que se abre e transborda em um Rio, que nos carrega, que começa e termina no mar.

Rio de janeiro, de fevereiro e março, carnaval!

De Estácio de Sá e de Aimberê, guerreiro de uruçumirim. De luta e invasão a se tornar casa de branco, "carioca", de um povo que flechado de amor se rende e se reinventa à gloria de São Sebastião.

Rio azul que passa em nossas vidas, a passar. Passado, presente e futuro. Onde o nosso coração se deixa levar. Rio de história que, de mar a mar, nos conta, como contas que nos unem num colar. Rio de fato que nos ata ao porto de suor e sangue, do banzo de Benim, Angola e Congo nos elos da corrente do Cais do Valongo. Da África que veio pro lado de cá. 

Rio, rua e boulevard! Abre-se de cima a baixo e bota abaixo becos, vielas e cortiços, para do "lixo" ao luxo se transformar. Rio que nasce e cresce audaz. Rio que se refaz e alcança a bela época. Rio jardim de França, Rio a beira mar: desfila glamour e elegância.

Rio que se ergue monumental, eclética escultura a esboçar a sua vocação, fina estampa de jornais e revistas. Rio em cena: no abrir do pano a orquestra do dia a dia, ópera do cotidiano, capital da arte e da cultura.

Rio que ri, canta e sonha nas ondas do rádio. Divas, reis e rainhas, vozes que embalam a fantasia da festa tradicional. Rio vivo, via que fervilha. 

Rio que abre-alas pra folia. Sorrio no Rio de alegria, por onde desfila o carnaval.

Rio que se espraia na praça e onde o povo se encontra, se abraça e, na tela, se projeta em sonhos e emoções. Rio de estrelas, de luz, câmera e ação. 

Rio em festa a brindar a vida, a esquecer da lida, na dança das ilusões.

Rio que marcha revolto, de águas passadas, das chibatas a lavar a alma de seus heróis. 

Rio que é voz de um povo que quer ser livre e feliz. Rio de chumbo vai "caminhando e cantando e seguindo a canção", na luta e conquista, caras pintadas, 100 mil na pista. Bravo "coração de estudante" a mudar um país.

Rio a correr e a recuperar o tempo perdido. Rio aguerrido a enfrentar o presente. Desafio de um povo, da gente do Rio, superação. Rio que se levanta e vai em frente, à frente do tempo, desfaz e faz. Rio vida que segue em seu vai e vem, Rio Branco de paz.

Rio, correnteza afã, ida, vinda e volta, ponto de partida para a chegada do futuro. Rio Mar, na onda da arte de construir o amanhã. Rio porto aberto, de mar a mar para o que vier, para quem quiser chegar e amar.

Rio que abre o coração, cor de maravilha. 

Rio de amor que se eterniza quando acolhe, aquece, abençoa e batiza as águas da Praça com as águas sagradas da Guanabara.

Seu povo em procissão:

Rufam os tambores da Portela à Glória de São Sebastião

Alexandre Louzada


Veja mais sobre:PortelaCarnaval 2014

Comentários
  • Avatar
    19/06/2013 12:21:49JOSE VIDALMembro SRZD desde 24/07/2011

    MUITO BOA MESMO MAS, SEM DÚVIDA OS MELHORES ENREDOS DE 2014 SÃO: ESPECIAL- IMPÉRIO DA TIJUCA MELHOR ENREDO. ACESSO (A)- PORTO DA PEDRA MELHOR ENREDO.

  • Avatar
    18/06/2013 08:52:46Marcio FelippeMembro SRZD desde 13/12/2011

    Vai dar um belo samba? Vai. Tem a cara da escola? Tem. É bonito de se ver e de se ler?. É. Mas não me venham com esse papo de "abordagem diferente": trocaram meia dúzia de coisas e, pra mim, estão repetindo 2011, salvo a presença do São Sebastião pra laurear o padroeiro portelense. Esperava alguma coisa mais original pra uma escola que quer se reerguer. Mas Portela é Portela. Tá jogando no seu camnpo, vai dar seu jeito de voar bem alto.

  • Avatar
    17/06/2013 18:05:20AntonioMembro SRZD desde 28/06/2011

    Vamos aguardar dias melhores para a POrtela.. Axé !!

  • Avatar
    17/06/2013 08:54:12Almir da Silva LimaMembro SRZD desde 11/10/2011

    "Enredo 2014 da Portela é cultural e sem propaganda das obras em andamento no Rio de janeiro" este é o título do texto que postei em almirptmacae.blogspot.com.

  • Avatar
    15/06/2013 17:46:41Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Mô bem... valeu pelas palavrinhas. Mais quero reforçar o seguinte: mermo tendo elementos desse enredo já visto em outros desfiles, ao que me parece, como você mermo disse em seu conciso e pertinente comentário, Louzada conseguiu sintetizar poeticamente aquilo que pretende mostrar na avenida. Encontrou uma maneira nova para refazer algo já tão utilizado. Cê tem razão, Portela merece nossos parabéns. Sobretudo por não ter se rendido ao poder do pinico. PA: não sou conhecedora, só analiso aquilo que as escolas apresentam. Abracinhos!

  • Avatar
    15/06/2013 11:37:58domingos lopezMembro SRZD desde 11/06/2009

    LOUZADA , FOI SINTÉTICO E DIRETO, OPTOU POR UMA LINGUAGEM BALIZADA COM O CONTEXTO DO QUE VAI DISCORRER PLASTICAMENTE DOSANDO-A SUTILMENTE EM POESIAS ... O RIO DE MAR A MAR QUE A PORTELA VAI DESAGUAR NA SAPUCAÍ...NOSSOS PARABÉNS. !!!! PELO FOCO DA AVALIAÇÃO GERAL COM TODAS AS ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL CUJOS ENREDOS VERSAM SOMENTE O JÁ VISTO E CANTADO ANO A ANO ...DONA DOLORES TEM TODA RAZÃO, ELA É CONHECEDORA E VERDADEIRA EM SEUS COMENTÁRIOS.

  • Avatar
    15/06/2013 10:15:26Duquesa Dholores: a nobreza da favela em pessoa!Membro SRZD desde 18/10/2010

    Enredo batido, velho, mas renovado pela força do amor dos portelenses. Com muita sinceridade, gostaria muito de ver a Portela dá um drible nas escolas que já entram na avenida com status de campeã pela força pinico-financeira que ostentam. Numa outra postage eu afirmei que regatar o autêntico DNA da Portela, e das demais escola, será o diferencial. O próprio carnavalesco afirmou que não é preciso dinheiro quando se tem amor. Espero que esse amor seja convertido num super desfile, e que as piniqueiras relutantes revejam suas posições e passem a fazê carnaval de verdade. Muito se fala em copiar essa ou aquela escola pelo nível de organização e poder piniqueiro que se tem. Depois do carnaval 2014, espero ver as demais escolas se espelharem no poder do amor dos portelenses para com a Portela, apliquem esse sentimento em suas agremiações para restaurarmos as raizes dessa festa que é inversão, crítica, sátira, lirismo, romantismo, vanguardismo, enfim, tudo quanto até hoje se fez e garantiu ao povo um belo espetáculo. Também quero fazê uma ressalva: axo o Alexandre um carnavalesco bonzinho. Ficou estagnado no tempo com as mermas soluções em termos de fantasias e alegorias. Mas não posso deixar de reconhecer sua habilidade em descrever um enredo. Nessa área, ele é um dos melhores. Parabéns Portela pelo resgate. Parabéns por não ter se deixado embriagar pelo poder do pinico comercial.

  • Avatar
    15/06/2013 09:52:23QUINHA DA PORTELAMembro SRZD desde 28/01/2012

    FABIANO DA VILA FORTE BOM DIA,É ISSO AI MESMO MEU IRMÃO,NÓS PROTELENSES TEMOS É QUE ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHARMOS PARA RESGATAR O QUE NOS FOI ROUBADO.ESSE É O PENSAMENTO DE TODO O PORTELENSE,AQUELES QUE ESTÁ NA ESCOLA 365 DIAS LUTANDO, TRABALHANDO,ACOMPANHANDO TODOS OS DIAS O QUE ACONTECE NA ESCOLA.NÓS PORTELENSES,LUTAMOS E CONSEGUIMOS RETIRAR O CÂNCER QUE DEIXAVA A NOSSA ÁGUIA DOENTE,AGORA ELA PODE VOAR MAIS ALTO E BRIGAR DE IGUAL PRÁ IGUAL COM QUALQUER UMA.TEMOS QUE NOS UNIR E NOS PREOCUPARMOS SÓ COM A NOSSA ESCOLA PARA PODERMOS FAZER UM DESFILE EM 2014 DIGNO DE UMA PORTELA.COMENTÁRIOS NEGATIVO VÃO HAVER,FAZ PARTE DA DEMOCRACIA,MAS NÃO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM ISSO,A EQUIPE É BOA,VEM GABARITADA DE OUTRAS AGREMIAÇÕES,O RESTANTE JÁ CONHECEMOS,UMA COMUNIDADE FORTE E GERREIRA QUE NÃO DEIXOU A PETECA CAIR NOS PIORES MOMENTOS QUE A ESCOLA PASSOU.RECUPERAMOS A NOSSA ESCOLA,A NOSSA DIGNIDADE,AGORA É TENTARMOS RECUPERAR OS TÍTULOS QUE NÃO VEMOS A MUITO TEMPO.UM ABRAÇO E SAUDAÇÕES PORTELENSES,VALEU.

  • Avatar
    15/06/2013 09:49:20ligadMembro SRZD desde 13/04/2012

    Louzada é dez, só falta a portela mostrar serviço!!!!!Parar de pilantragem administrativa e priorizar a arte do samba que é que paga as contas de todos os envolvido. É dificil entender isso? Se uma escola não fizer vista ela fica de sacreditada e tudo fica desacreditado. É prioritário show, vivem do show da avenida, entendam isso por favor e não coloquem aqueles carros horrorosos c omo foi deste ano, Do levantar a roda quebrado, do mercadão de madureira parecendo docas do cais do porto. A imperatriz colocou uma alegora domercado do Pará que mais parecia o mercado de madureira muito melhor do que feito pelos proprios portelenses, parece que eles , os potelenses nunca foram no propio mercadão.Aprendam, façam arte!!!

  • Avatar
    14/06/2013 18:11:23Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    ERRATA: Onde escrevi "França Tropical", leia-se "Paris Tropical". Fui...

  • Avatar
    14/06/2013 18:09:20Fabiano de Vila-ForteMembro SRZD desde 15/10/2009

    Confesso que, agora lendo a sinopse, entendi melhor o enredo. Faz sentido, pois a Av. Rio Branco,antiga Avenida Central, ou melhor, a Boulevard planejada por Pereira Passos para ser a principal via da França Tropical (o Rio de Janeiro), realmente faz a ligação da Zona Portuária à Glória. "Rio de Mar a Mar: do Valongo a Glória de São Sebastião". Bom enredo, belo texto e bela sinopse. Agora, vamos arregaçar nossas mangas de camisa e resgatar aquilo que foi ROUBADO da Portela nas administrações anteriores. Saudações portelenses.

  • Avatar
    14/06/2013 17:28:04Igor FreitasMembro SRZD desde 21/02/2011

    Belo texto!! Sucesso a Portela, que recomeçe seu caminho muito bem na disputa de título!!

  • Avatar
    14/06/2013 16:36:14EDSON RICARDO LOPES GUEDESMembro SRZD desde 28/02/2013

    BELA SINOPSE,DIGNA DE UMA IMENSA ESCOLA GUERREIRA E POÉTICA.PARABÉNS LOUZADA .....E SUCESSO !!!!!!!!!!!!!!! 2014 ANO DA VIRADA PORTELENSE.AXÉ.

Comentar