SRZD


21/02/2013 19h21

Dilma 'dificilmente não será reeleita', diz especialista
Redação SRZD

Foto: DivulgaçãoO Partido dos Trabalhadores está há dez anos no governo federal e as comemorações começaram esta semana. De 2003 a 2010 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de 2011 até agora com a presidente Dilma Rousseff. E como será o futuro do partido? O SRZD conversou com dois especialistas, que concordam que a reeleição de Dilma é uma possibilidade de acontecer se não houver uma novidade de outros partidos. Nas próximas eleições, em 2014, a candidatura à reeleição de Dilma já está lançada.

Para o professor de Relações Internacionais da UFF Adriano de Freixo, a presidente "dificilmente não será reeleita, a não ser que ocorra um fato novíssimo. Não vejo o PT perdendo o poder presidencial, pelo menos pelos próximos quatro anos". Quanto aos outros partidos, Freixo acredita na possibilidade de chegarem ao poder apenas nas eleições de 2018. "Tanto a oposição quanto partidos da base aliada, que planejam um voo próprio, como o PSB com o Eduardo Campos, eu só vejo despontando no horizonte em 2018, até porque, após 16 anos de poder, um partido fica desgastado", opina. 

Ainda segundo o professor de Relações Internacionais, é necessária uma novidade no PSDB para chegar ao poder. "Até o momento a oposição parece um tanto quanto perdida, mesmo quando o Aécio Neves faz uma crítica mais dura, não traz nenhuma inovação, só repete de forma contundente críticas que o PSDB já vinha fazendo. A oposição não traz nenhuma novidade, continua sem discurso, sem definição programática clara, atirando para todos os lados, mas sem acertar o alvo. Além disso, as pesquisas indicam alta popularidade da presidente Dilma", conclui. 

Já para o professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Kramer, candidaturas fortes podem tirar o PT do governo nas próximas eleições. "O governo Dilma, ou de forma mais geral, o lulo-petismo, - com Lula com a parte mais densa e popular que o próprio PT - já devem estar atentos à possibilidade que se desenha no horizonte de, nas eleições 2014, contar com concorrentes fortes, que poderão levar mais uma vez a decisão para o segundo turno, e com consequências mais imprevisíveis que nos anos anteriores. Aliás, como sempre, o PT só ganhou as eleições que disputou para a presidência em segundo turno". Segundo Kramer, o resultado pode não ser por um petista ou tucano. Para ele, as eleições são "imprevisíveis, porque além da Marina Silva, há também o fator Eduardo Campos, do PSB. Ainda não se sabe se o partido calibrará todo o ardor de sua base deslocando a vice-presidência da república ou se o partido lançará sua candidatura".

Quanto ao PSDB, Kramer acredita que é necessário que o partido surpreenda para chegar ao poder federal. "A oposição e o PSDB ainda não me surpreendem. Na minha visão de analista, se surgir alguma candidatura competitiva contra a eleição de Dilma, é provável que seja da própria base governista".

Leia também:

- Sidney Rezende: 'Ignorar Eduardo Campos é erro do PT'

- PT comemora 10 anos no poder


Veja mais sobre:Dilma RousseffLula

Comentários
  • Avatar
    07/12/2013 16:16:53AdalbertoAnônimo

    Eu também pensava mal dos EUA, do "Capitalismo Selvagem", dos militares. Há tempos eu mudei de ideia, e para isso bastou eu pesquisar, estudar e chegar às conclusões próprias. As melhores distribuições de renda estão no países capitalistas as piores nos socialistas. O que concentra rendas são os regimes socialistas, no bolso dos políticos, né. Veja o Brasil, que na verdade é mais pra socialista que capitalista e o povo não enxerga isso, meu. Faz a conta de quantos Lula tinha antes de ser presidente e agora. São coisas que estão na cara. Outro ponto é que o PSDB é grande oposição, é sim, haha, é direita do PT mas dentro de uma esquerda maior.

  • Avatar
    19/03/2013 21:55:11PauloAnônimo

    PSDB, partido das falcatruas não apuradas (privataria tucana), arrocho salarial, desemprego, juros mais alto do mundo, verdadeiro defensor da elite e do capitalismo selvagem...

  • Avatar
    01/03/2013 12:02:19luAnônimo

    Gentil Kramer, não queira ser surpreendida(o), pelo PSDB, você pode se arrepender amargamente, e amargar por anos como eu que tive meus ganhos comprometidos pelas surprêsas do FHC de Higienólpolis, e ate hoje me surpreendo com os descasos e espertezas da telefonia, privatizada, pelo PSDB e que era patrimônio do pocvo brasileiro, prefiro me surpreender com essa grande MULHER DILMA

  • Avatar
    01/03/2013 11:55:37luAnônimo

    Nós nordestinos temos clareza do incomodo que causamos nos paulistas não suportam um nordestino vindo da base da sociedade que não cursou USP, muito menos Sorbone e tem a maior aceitação da hist´ria, sabemos que cursar boas universidades deveria ser direito de todos, mas isto so não basta para o" ser político"se manifestar , pois se assim fosse , FHC e o PSDB não teria entregue as telecomunicações do povo , construidas com o dinheiro do povo , para o capital internacional com seu equivocado neo liberalismo,e de quebra chamou meus pais e outros aposentados de VAGABUNDOS, com sua falta de educação e falta de gentileza, torcemos para que o Mensalão do PT e PSDB sejam julgado e punido, pois não queremos falcatruas de um lado nem do outro, Mas é DILMA que queremos e depois LULA de novo é isso ai ADEUS PSDB

  • Avatar
    22/02/2013 21:57:19silvioAnônimo

    Olha ai rapaz ! a múmia deu sinal de vida, ei !, caosauberto volta pro sarcófago, tu já foi e não sabe, OLHA O POSTE !, quer saber tu não verás mais candidato do PIG ser eleito, não preciso dizer porque Ne !. PT. Saudações !

  • Avatar
    22/02/2013 12:59:25corruPToinassiodaciuvaAnônimo

    O H...d,Amoral Nato ou Caos Aberto ou...... KKKKKKKKKKKKK.Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiii

  • Avatar
    22/02/2013 10:32:47Caos AbertoAnônimo

    "Não vai ter prá ninguém"!!!!! O cheira-pó aético never não ultrapassa as montanhas de minha Minas Gerais pois seu "assessor" (fhc) é o maior filho de quenga atualmente vivo , muito embora seu atestado de óbito já tenha sido expedido pois é um zumbí..... O Dudu teria chance em 2018 se o LULA o levasse como seu vice em 2014. A "novaudenista" marina já nasceu morta com a seita que criou ! Serão mais 10 ANOS DE PT NO COMANDO!!!!!!!!!!

  • Avatar
    22/02/2013 00:14:51carlos albertoAnônimo

    Serão + 4 anos de "chinelização"...........não é o planeta que está em perigo, somos nós.

  • Avatar
    21/02/2013 21:23:53Carlos EréAnônimo

    Realmente o candidato do PSDB, ou quaisquer outros candidatos, entrarão no couro, Salve Dilma.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.