SRZD


20/02/2013 14h21

Liga divulga justificativas das notas do Carnaval 2013
Redação SRZD

Foto: Walber SilvaAtravés de seu site oficial, a Liga Independende das escolas de samba de São Paulo divulga as justificativas das notas aplicadas pela comissão julgadora nos desfiles de 2013.

Com 268,9 pontos, mesma pontuação que a vice-campeã, Rosas de Ouro, a Mocidade Alegre conquistou o seu nono campeonato com o enredo "A Sedução Me Fez Provar, Me Entregar à Tentação... Da Versão Original, Qual Será o Final???"

Mancha Verde e Unidos de Vila Maria terminaram nas duas últimas colocações e, conforme o regulamento, desfilarão no grupo de acesso no próximo ano.

Pérola Negra e Leandro de Itaquera campeã e vice do grupo de acesso respectivamente, retornam à elite do samba paulistano.

A Unidos de Santa Bárbara teve a menor pontuação no grupo de acesso e foi rebaixada para o grupo 1 da Uesp. No caminho inverso, a Colorado do Brás integrará o grupo de acesso da Liga.

Para estabelecer o desempate, os nove quesitos foram sorteados diante de representantes de todas as entidades filiadas em reunião feita na véspera da apuração, no dia 11 de fevereiro.

A ordem dos quesitos definidos para desempate foi: enredo, casal de mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, harmonia, alegoria, bateria, evolução e comissão de frente.

Neste ano, foram concedidas cinco notas por quesito. A maior e a menor foram descartada.

Clique no nome da escola para conferir todas as justificativas:

* Grupo Especial

- Mocidade Alegre

- Rosas de Ouro

- Águia de Ouro

- Dragões da Real

- Império de Casa Verde

- Acadêmicos do Tucuruvi

- Vai-Vai

- X-9 Paulistana

- Nenê de Vila Matilde

- Gaviões da Fiel

- Acadêmicos do Tatuapé

- Tom Maior

- Mancha Verde

- Unidos de Vila Maria

* Grupo de acesso

- Pérola Negra

- Leandro de Itaquera

- Estrela do Terceiro Milênio

- Camisa Verde e Branco

- Morro da Casa Verde

- Unidos do Peruche

- Imperador do Ipiranga

- Unidos de Santa Bárbara


Comentários
  • Avatar
    24/02/2013 17:22:23alexandre RoniMembro SRZD desde 23/01/2013

    Putis...Os inconformados pode falar o que quiserem, mas as justificativas foram coerentes sim... Revi o Desfile da Rosas (qual considerei lindo e candidato ao titulo) e realmente a porta bandeira não estava conseguindo desenvolver os passos. Também, com uma fantasia monstruosa daquelas, talvez nem tanto pelo tamanho, mas a escola se preocupou tanto com o luxo que devem ter tacado um monte de parafernalhas ali e a coitada da porta bandeira foi quem sofreu, e olha que ela é dançarina heim, imagina se naõ fosse. Parabéns ao Título Mocidade Alegre, a organização é o principal lema para carnavais campeões. E como disseram aí embaixo, estão com raiva da Morada por causa dos titulos sim, mas mais ainda por ser uma escola muito aguardada no Carnaval. Continuem assim que virão muitos títulos pela frente.

  • Avatar
    24/02/2013 13:25:40ROBERTOMembro SRZD desde 13/02/2013

    As notas e justificativas podem mudar o desfile 2014, mas no momento estou preocupado com o radicalismo e falta de sensibilidade da torcida que sempre se utiliza fogos de artifício no desfile de sua agremiação,bem como outras escolas que se utilizam desses artefatos no desfile. A maior comprovação é a soltura desses artefatos próxima a sua quadra no momento do desfile dessa agremiação. Sempre demonstram o radicalismo dos seus lideres. Instituem uma regra e eles tentam burlar ou achar brechas para afrontar a regra. O cerco pretendido pelos organizadas ao Pacaembu e as declarações de apoio aprovação de um dos jogador da equipe profissional (sem autocritica) demonstram o pensamento destes torcedores. Eles fizeram vários atos reprováveis no carnaval Paulistano e não acontece nada, Paciência. É só analisar a diminuição dos integrantes de uma Rosas de Ouro para ver que este carnaval está diminuindo, devido aos acontecimentos do ano passado e outros. Pensem no próximo com bom censo, transparência, solidariedade e ética.

  • Avatar
    23/02/2013 21:24:12Edivaldo JuniorMembro SRZD desde 21/01/2013

    Tudo bem eles colocaram as justificativas e as justificativas estavam coerentes , mais ha uma certa diferenca em criterios ,e foi grande no acesso , o camisa perdeu 0,2, 0,3 pois tinha uma pessoa sem cantar e na leandro tinha uma ala que so tinha um costeiro correto e os caras tiram 0,1 , uma ala com metade sem canta tira 0,2 , varias alas com costeiro danificados e tira 0,1 é um pouco tendencioso e esta se acabando com o carnaval com isso

  • Avatar
    22/02/2013 17:32:39Geovani NiloMembro SRZD desde 22/10/2012

    Gente acorda é claro que tem um tapinha nesse carnaval, todo ano tem, por que esse seria diferente a única diferença é que esse ano foi mais cara de pau, Vila maria merecia 5° de novo mancha 7° e Rosas campeã, acesso a dragões e Tatuapé.

  • Avatar
    21/02/2013 17:29:44Mauricio Birelo FurlanetoMembro SRZD desde 04/01/2013

    Outra coisa interessante é q as 3 primeiras colocadas do acesso, Pérola, Leandro e 3o Milênio, tiveram maiores pontuações do q as 3 primeiras do especial. Considerando q são os msmos jurados. Há algumas diferenças como o número de compenentes, alegorias... mas é evidente o equilíbrio e a grandeza do carnaval de SP de hoje. Desfilar no acesso tbm é sinal de grandeza, e não o contrario...

  • Avatar
    21/02/2013 15:46:27JulioMembro SRZD desde 20/02/2011

    A coisa não é tão bonitinha, como alguns dizem..... Eu vi, uma Tatuapé fazer um desfile pifio (e olhe que o enredo era a diva Beth Carvalho), mas em alegorias nunca vi uma escola vir tão fraca. Gosto do Tatuapé,mas nunca foram lá a escola mais rica, por isso sempre tem problemas em acabamentos de alegorias. ....... Será que a Vila Maria veio tão ruim assim, pra cair de um 5ºlugar, pra um 14º? (Sendo que a maioria dos sites, e das pessoas dava ela como um dos destaques da segunda noite).... Claro, que a Vila teve seus defeitos, mas ano passado ela estava perfeita pro um 5ºlugar, esse ano, ela já não serve mais pra G. Especial, e vai pro 14º? ... ESTRANHO! .... Uma escola num ano é postulante ao título, no ano seguinte ela se torna tão incompetente,tão ruim, que já precisa ir pro acesso? ... ESTRANHO! ... mas a quem, queira convencer que fucinho de porco é tomada! ... vai entender?

  • Avatar
    21/02/2013 13:30:02Abre Alas!Membro SRZD desde 24/11/2011

    Concordo com Rodney e Mauricio. Hoje o carnaval é decidido por detalhes e ganha quem errar menos ou não errar. Por 1 minuto a Águia deixou o titulo escapar. Ao invés de criticarem o titulo da Mocidade e dizer que deveria ter um desfile só da Mocidade como a senhorita Simone disse, as escolas deveriam corrigir erros grotescos. Como que uma escola como a Mancha permite que um componente do carro abre alas leve uma bolsa, que uma composição de alegoria tire a cabeça e o outro a sandália e deixem expostos para os jurados. Componentes de uma determinada ala da Vai Vai fazendo posse para a TV e a diretoria empurrando componentes, isso não pode ocorrer. Eu estava presente no Anhembi e vi esta conduta da agremiação. Era evidente para quem estava no sambódromo que o casal do Rosas estava com problema, a porta bandeira andava na avenida. Ai a Mocidade com a sua competência e profissionalismo, com poucos erros se torna a grande campeã. Até a campeã teve os erros evidenciados pelos jurados, como a bateria, harmonia, comissão de frente (por um detalhe que faltava na bota de um integrante).Não vejo ninguém beneficiando a Mocidade. A Tatuapé fez um desfile correto, sem erros como a Vila (com fantasias quebradas, carros mal acabados conforme apontados pelo jurado) e Mancha, assim permanecendo no especial por mérito. Então não vejo nada errado como algumas pessoas choronas dizem. Tudo dor de cotovelo. Vamos corrigir os erros e melhorar sempre. A vitória vêm da luta, a luta vêm da força e a força da união.

  • Avatar
    21/02/2013 08:26:05Mauricio Birelo FurlanetoMembro SRZD desde 04/01/2013

    Com ctz Rodney!! As escolas estão fazendo desfiles mto iguais visualmente, somente o olhar técnico é que decide, nos detalhes... a Mancha esqueceu do tal copo na comissão e o Vai-Vai não colocou um adereço... perderam ponto em todos os jurados... a Mancha não teria caido e o Vai-Vai iria para as campeãs.... Mtas escolas perderam pontos cruciais com fantasias danificadas. Hoje qualquer meio ponto faz muita, e muuuita diferença. 0,9 foi a diferença entre uma rebaixada e a 5a q foi para as campeãs....

  • Avatar
    21/02/2013 00:24:59Rodney William EugênioMembro SRZD desde 26/09/2012

    A lógica é: ganha quem erra menos! Queremos uma avaliação técnica ou apaixonada? A mim, o critério técnico parece mais justo. O Carnaval de São Paulo já cometeu muitos erros ao longo de sua história: jurados vips, personalidades do samba carioca, enfim, julgadores sem nenhum entendimento profundo dos quesitos. Profissionalizar o Carnaval significa tornar mais "profissionais" não só as escolas de samba, mas também os jurados. Nesse sentido, o caminho está correto. Quando vi o desfile da Águia de Ouro, com um olhar técnico, tinha certeza que os jurados fariam uma boa avaliação da escola, mas diante de sua falha, as chances seriam remotas. Logo, após assistir aos outros desfiles com o mesmo olhar técnico, só restava uma escola pra ganhar o Carnaval: a Mocidade, que foi a mais correta, apesar da surpresa com as notas da bateria (afinal, a ousadia tem seu preço). Tinha certeza que a Rosas de Ouro perderia no quesito mestre-sala e porta-bandeira, pois esta, provavelmente com o peso da fantasia, se arrastou pela avenida. Portanto, o resultado foi justo e a Mocidade vai continuar sendo odiada por muitos anos, pois, pelo andar da carruagem, ainda vai arrebatar muitos títulos. Será odiada por ganhar, com a mesma intensidade com que foi amada nos 23 anos em que apenas cumpriu tabela no Carnaval paulistano. É apenas a História cumprindo seu curso, já que todos odiavam a Camisa Verde e a Vai-Vai quando foram bi, tri e tetracampeãs. Por que seria diferente com a Mocidade? Mas gostem ou não, um dia todos vão reconhecer os méritos da Morada do Samba!

  • Avatar
    20/02/2013 21:51:04Simone PadoansalesMembro SRZD desde 20/02/2013

    o ano que vem só fazem carnaval com o mocidade assim os jurados não terão trabalho de avaliar!!! e sim continuar todos os anos mocidadE!!!

  • Avatar
    20/02/2013 20:31:11vinicius dalanesiMembro SRZD desde 13/12/2011

    mas ainda tem gente despreparada, um jurado no quesito samba enredo pros gavioes, escreveu dezenhos melodicos, ai fika complicado. E na Tucuruvi em comissao de frente um jurado escreveu q o guarda chuva nao fazia parte da coreografia, ja dois jurados escreveram q a coreografia foi bem feita e deram 10, ai fika mais complicado ainda.

  • Avatar
    20/02/2013 18:31:34Rogerio CarvalhoMembro SRZD desde 09/01/2013

    concordo com muitas notas que foram dadas, algumas achei um tanto duvidosas.., mas no geral foi razoável.

  • Avatar
    20/02/2013 15:48:15Rodrigo TascaMembro SRZD desde 20/02/2013

    Consegui ver as justificativas das notas da Mancha Verde. Nos quesitos que esta escola perdeu pontos, como alegoria, onde os jurados alegaram estar faltando pedaço de fantasia ou alegoria, até vai... Mas no quesito EVOLUÇÃO, por exemplo, a nota é subjetiva... Eu posso entender que a evolução está perfeita, outra pessoa pode achar que não... Enfim, os jurados têm o poder...

  • Avatar
    20/02/2013 14:34:20marcosMembro SRZD desde 19/01/2013

    bom dia, voces colocaram as escolas com suas justificativas, porem só abre a mocidade, rosas, dragoes e imperio liberemas outras do especial e do acesso , obrigado

Comentar