SRZD


11/02/2013 10h37

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado no final de fevereiro
Redação SRZD

Foto: DivulgaçãoO Papa Bento XVI anunciou, durante o consistório para a canonização de três mártires, que irá renunciar a seu pontificado no dia 28 de fevereiro. A notícia foi confirmada pelo Vaticano, que informou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido.

Através de um comunicado, Bento XVI disse que irá deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana por ter uma idade avançada e porque "não tem mais forças" para exercer o cargo. O pontífice ainda acrescentou que está ciente dos grandes problemas que a igreja católica enfrente e que tem total consciência da gravidade de seu ato.

O alemão Joseph Ratzinger assumiu o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos, substituindo João Paulo II. A renúncia será oficializada às 20h locais (17h do horário brasileiro de verão), do dia 28 de fevereiro.

A decisão do Papa pegou todos de surpresa, até mesmo as pessoas do seu círculo mais próximo. Até a Páscoa, no dia 31 de março, será feito um conclave para escolher o sucessor de Bento XVI, mas ele mesmo não participará do processo.

Veja também:

- Confira na íntegra o discurso de renúncia feito pelo Papa Bento XVI


Veja mais sobre:Papa Bento XVI

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.