SRZD


11/02/2013 05h51

Portela tinha bom enredo e melhor samba, mas alegorias sem qualidade
Cadu Zugliani

Foto: SRZD - Wilson Spiler

Fica mais uma vez claro que não se faz carnaval em um mês. A Portela tinha, na minha opinião, o melhor enredo e o melhor samba da noite. O samba reagiu e, ao contrário do ensaio técnico, funcionou muito bem, mas carros e fantasias deixaram muito a desejar.

- No ano em que bairro completa quatro séculos, Portela leva Madureira para a avenida

Altos e baixos gritantes de qualidade. A Comissão de Frente estava criativa mas não merecia uma alegoria daquelas. Péssimo gosto e acabamento precário. Aliás, o tamanho destas alegorias precisa ser repensado, elas estragam o conjunto e nem sempre causam efeito.

A bateria do mestre Nilo Sérgio merece destaque. As bossas do Jongo e do Charme foram uma sensação e o ritmo foi mantido com sucesso numa bateria bastante equilibrada. É sempre emocionante ver a Portela, é sempre uma satisfação ver as figuras do samba espalhadas numa escola tão tradicional mas O preço de se fazer um carnaval em tão pouco tempo é sempre cobrado na avenida.

 



Comentários
  • Avatar
    13/02/2013 12:14:37MAURICIO MACHADOMembro SRZD desde 22/02/2012

    CONCORDO COM O MARCOS, ACABAMENTO, CUIDADO, CARINHO NÃO PRECISA DE TANTO LUXO. CARRO DESPENCANDO DETALHES, SUJOS, EMENDAS DE TECIDO APARECENDO, TECIDOS RASGADOS...........ISSO É UMA VERGONHA.

  • Avatar
    12/02/2013 04:30:52MarcosMembro SRZD desde 12/02/2013

    Fui ao Centro ontem para ver os carros da Portela, e como não sou especialista pude analisar apenas comparativamente com as outras escolas. Como Portelense fiquei envergonhado e triste com a águia, os enfeites presos de qualquer maneira tudo sujo. Como ja disse não sou especialista, mais acho que acabamento não envolve dinheiro, não estou falando de qualidade de material estou falando de capricho, de carinho, de cuidado..... Duvido que a escola de Belford Roxo tenha recebido mais recursos que a Portela, Mais os carros dela estavam muito melhor, não vou nem falar dos carros da Ilha, Salgueiro só pra citar dois.

  • Avatar
    12/02/2013 04:08:27PAULO CÉSAR OLIVEIRAMembro SRZD desde 11/10/2009

    Caríssimos e caríssimas. Em uma eleição informal na torcida Portelamor, elegemos as Sete Pragas da Portela: 1. Praga Nilo Figueiredo: destrói tudo o que vê pela frente. 2. Praga da Incompetência: representada pela Diretoria. 3. Praga Polyanna, que acomete vários porteleneses: ?A escola veio pobrinha, mas o chão tava tão lindo!!!? 4. Praga da mediocridade, atinge todo mundo na Portela, um perigo: ?Viemos nas campeãs, puxa, que sucesso!? 5. Praga da omissão: atinge componentes, torcidas, isto é, se espalhou pela escola. 6. Praga do conformismo: ?Tá uma bosta, mas tá bom!?; ?Ano passado tava pior!?. 7. Praga da despolitização: imobiliza todo mundo na escola. Daí que a praga Nilo não larga o osso. E o Egito agora é na Portela. As múmias reinam por lá. Pobre e amada Portela, quem será por ti?

  • Avatar
    11/02/2013 20:33:49MAURICIO MACHADOMembro SRZD desde 22/02/2012

    COM CERTEZA, A PORTELA ESTÁ PERDENDO EM BARRACÃO....É UMA PENA

  • Avatar
    11/02/2013 19:50:47Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Mais uma vez vamos perder no que depender do barracão,aguardem

  • Avatar
    11/02/2013 19:47:33MAURICIO MACHADOMembro SRZD desde 22/02/2012

    DESCULPE, PORTELA SERÁ SEMPRE PORTELA, É UMA DAS POUCAS QUE MANTÉM VIVA A CHAMA DE GRANDES SAMBAS DE VERDADE, MAIS SEM MALDADE, MUITO PELO CONTRÁRIO, ACHO QUE SE NÃO FOSSE PELO CHÃO E GARRA DOS COMPONENTES A ESCOLA, SEGUNDO PADRÕES ATUAIS, ESTARIA EM APUROS. E SE FORMOS VER NA HISTÓRIA DA PORTELA, ELA SEMPRE FOI UMA ESCOLA LUXUOSA, ATÉ SE BRINCAVA QUE SE O COMPONENTE PUDESSE COLOCARIA PAETÊ NA SOLA DOS SAPATOS, MAIS A CADA ANO PARECE QUE A ESCOLA ENTRA EM DIFICULDADES DE ACABAR SEU CARNAVAL E APARECE COM ALEGORIAS E FANTASIAS, QUE NÃO SÃO FEIAS, NEM ESTÃO FORA DO ENREDO, ATÉ PORQUE O CARNAVALESCO ATUAL É BOM, MAIS ESTÁ MUITO RUIM O ACABAMENTO E ESSE ANO DE 60 ANOS DE PORTELA, HOMENAGEM A MADUREIRA E A PAULINHO DA VIOLA, NÃO CONSEGUIR TER UMA ÁGUIA À ALTURA DAS TRADIÇÕES PORTELENSES E NEM O AZUL E BRANCO APARECEU, NÃO FOI LEGAL. FORA ESSES PROBLEMAS, QUE SÃO JULGADOS, A PORTELA É GRANDE, LINDA,MARAVILHOSA, SEU POVO PROVA ISSO E SUPERA AS DIFICULDADES, MAIS EXISTEM NOTAS PARA ALEGORIAS, ADEREÇOS, FANTASIAS, CONJUNTO...........AÍ PEGA. PARABÉNS POVO PORTELENSE, AULA DE DESFILE, COMO FEZ O IMPÉRIO SERRANO SÁBADO TAMBÉM.

  • Avatar
    11/02/2013 19:04:15PORTELA SEMPREMembro SRZD desde 07/12/2012

    Este Wander Luiz diz que a Portela estava de dá pena, no entanto o que dá pena é seu comentário maldoso em relação à uma verdadeira escola de samba que não é escola de carnaval, nem, tão pouco, é uma grande sociedade, como antigamente. Só pode ser torcedor de uma outra escola que gostaria de ter 21 títulos. Estamos no páreo; salve o grande desfile que a Portela fez, salve o samba, o enredo, o casal de mestre sala e porta bandeira, a harmonia, o conjunto e as fantasias diferentes daquela mesmice de sempre, Não acredito que as alegorias possam tirar o título da Portela, embora saiba que as notas são dadas por shows de mágica e imensas alegorias. Considerando que o desfile é de Escolas de Samba e não de Sociedades: 1º - Portela; 2º- Mocidade.

  • Avatar
    11/02/2013 18:20:36PORTELA SEMPREMembro SRZD desde 07/12/2012

    Considerando que o desfile é de Escolas de Samba e não de Sociedades: 1º - Portela; 2º- Mocidade

  • Avatar
    11/02/2013 16:02:31Quinha da portelaMembro SRZD desde 28/01/2012

    Alô comunidade da Portela estão de parabéns,muito canto,muita garra e só.O público viu que era a Portela porcausa do samba e da garra da comunidade,no mais foi aquilo que todo mundo viu.Quarta- feira independente do resultado,vou descer a p/o/r/r/a/d/a em muita gente,me aguardem,Saudações Portelenses,Valeu.!!!

  • Avatar
    11/02/2013 15:59:44wander luizMembro SRZD desde 30/01/2012

    Que abre-alas horrivel foi esse da portela, alias a escola estava de da pena. Salve o samba e bateria.

  • Avatar
    11/02/2013 15:59:43wander luizMembro SRZD desde 30/01/2012

    Que abre-alas horrivel foi esse da portela, alias a escola estava de da pena. Salve o samba e bateria.

  • Avatar
    11/02/2013 15:05:42ROBERTOMembro SRZD desde 11/04/2009

    Q SAUDADE DAQUELA ÁGUIA TODA DE PENA Q VINHA MEXENDO AS GARRAS,COM Á ASA ABERTA EM MOVIMENTO PRA CIMA E PRA BAIXO Q TOMAVA TODA EXTENSÃO DE AVENIDA E AINDA GRITAVA, POXA, SERÁ Q ELA VOLTA UM DIA ?. ONTEM EU NEM VI A ÁGUIA, ELA VEIO? ONDE? ALGUÉM SALVE NOSSA MADRINHA PORTELA POR FAVOR,PELO AMOR DE DEUS, Saudações Nilopolitanas

  • Avatar
    11/02/2013 14:22:39PRETAMembro SRZD desde 22/02/2011

    OS PORTELENSES TEM QUE PARAR DE SE ACOMODAR COM SEXTA LUGAR OU EM SE MANTER NO GRUPO ESPECIAL....A PORTELA VEIO COM GARRA, PORÉM NÃO SE GANHA SÓ COM GARRA E SIM, COM UMA ESCOLA IMPECAVEL EM FANTASIAS, ALEGORIAS E CRIATIVIDADE....MEU SANGUE É PURO AZUL E BRANCO DE NILÓPOLIS, MAS TENHO CARINHO E RESPEITO PELA PORTELA...

  • Avatar
    11/02/2013 14:20:06MAURICIO MACHADOMembro SRZD desde 22/02/2012

    DESCULPE PAULO CESAR, MAIS VC TEM RAZÃO, É TRISTE DIZER ISSO. A PORTELA NÃO MERECE ESSE DESFILE. SORTE TER UM POVO QUE CHORA, REZA, SAMBA E CANTA, SENÃO.............GRANDE ENREDO, BELO SAMBA, GRANDE CARNAVALESCO E FANTASIAS E ALEGORIAS SOFRÍVEIS, DE ACABAMENTO MUITO, MAIS MUITO RUIM, MOMENTOS EM QUE NÃO SE VIA PORTELA E SIM OUTRA "COISA" QUALQUER QUE TRANSFORMARAM ESSE ÍCONE DO CARNAVAL BRASILEIRO, PORTELA QUE SE CONFUNDE COM A PRÓPRIA HISTÓRIA DO CARNAVAL NÃO PODE VIVER ASSIM...........E POR FAVOR, EM UM ANO QUE SE FALA DE MADUREIRA, DE PAULINHO DA VIOLA, DA PRÓPRIA PORTELA A ESCOLA NÃO VEM AZUL E BRANCA!!!! VERMELHO, CORAL, VERDE, AMARELO, TUDO MENOS AZUL E BRANCO, ÁGUIA, QUAL? PARECEU QUE A ESCOLA USOU O QUE TINHA SOBRADO, COMO NÃO SOBROU MATERIAL AZUL E BRANCO, PLUMAS, TECIDOS ETC, SÓ OUTRAS CORES O CARNAVALESCO TEVE QUE SE VIRAR COM O Q TINHA. POR FAVOR, RESPEITEM A PORTELA

  • Avatar
    11/02/2013 13:05:44PAULO CÉSAR OLIVEIRAMembro SRZD desde 11/10/2009

    Como portelense apaixonado, membro de uma torcida apaixonada, a Portelamor, só posso dizer que este ano a diretoria, com minúsculas, por favor, tem que largar o osso e deixar a escola seguir seu caminho. O que se apresentou hoje, com alegorias e fantasias foi vergonhoso, um abre-alas medonho, um conjunto pavoroso, que só pode ser salvo do rebaixamenteo pelo chão da escola, maravilhoso, pelo excelente samba, que merecia estar em mãos melhores do que a de Nilo Figueiredo e sua comissão de incompetentes. Qualquer diretoria que venha a dar apoio a esse erro que lá está há oito anos fará os portelenses mais apaixonados se afastarem da quadra. Estamos disputando não cair e se vier um sexto lugar, como diz o colega abaixo, pode parar Madureira e comemorar campeonato. É o resultado dessa administração pífia, suspeita, melancólica, jamais vista, nem nos piores tempos de Carlinhos Maracanã, que até nos deu um 2º lugar, com o injustiçado "Gosto que me enrosco". Que os sócios votantes tenham a consciência de que é preciso mudar o horror que lá se instalou. E que venha um carnavalesco urgentemente, pois a escola não tinha nenhum, pelo que se viu. Nem tudo é dinheiro.

Comentar