SRZD


29/01/2013 23h36

'BBB 13': confira discurso do Bial na eliminação de Aslan
Redação SRZD

"Pessoal... Há quem veja vocês com generosidade, e aí enxergue beleza nesse certame maluco, uma beleza insuspeitada. Sabe que tipo de beleza? A beleza da liturgia. Romano Guardini, um dos filósofos católicos mais importantes do século vinte, definiu a liturgia como 'vida tornada arte'. O melhor exemplo é o dos monges beneditinos, que consagram tudo a Deus, tudo é culto divino: Não apenas a arquitetura dos mosteiros, a escultura, a pintura, os paramentos, a música e os cantos dedicados ao senhor, mas também, e principalmente, cada passo, cada gesto, cada palavra... Viver a vida como quem constrói uma catedral. E liturgia não é privilégio da religião.

O que buscaram os roqueiros, que fizeram a revolução de costumes da década de sessenta, gente como o Jorge Mautner, que vocês conheceram ontem? Foram jovens que buscaram fazer de sua própria vida a maior obra de arte. Vocês podem ser vistos como uma simulação, uma imitação desse desejo de fazer da vida, arte. Pois, além de fazer arte, no sentido infantil do termo, travessuras, como vocês fazem à beça, podemos, com um pouco de generosidade, entender a história que vocês acabam por escrever e desenhar aí dentro, como um produto artístico. Na maior parte das vezes, de maneira involuntária, sem querer... Artistas acidentais.

Talvez como pintar um mural, no escuro. Pode-se chegar a um monte de rabiscos, ou pode-se chegar a rabiscos que contam um história, a um quadro que prenda os olhos de quem vê, e possa vir até a comover... E comove. Aí, nesse arremedo de mosteiro pagão, a vida de vocês se torna arte. Arte involuntária, pequena, pobre... Mas arte. Amadora. Como quem leva um elefante para passear na coleira. Isso aí dentro é o palco do não-ator. BBB 13, BBB Crazy: onde o aluno dá aula, o musculoso é o mais frágil, o homem vira menino, a menina vira mulher, o favorito é eliminado, a moça sexy é puritana, o sem vergonha fica vermelho. E o profissional perde para o amador. Volta para cá, Aslan."

Leia também:

- ?Enquete BBB 13?: leitores do SRZD preferem eliminar Aslan do reality


Veja mais sobre:BBB

Comentários
Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.