SRZD


03/10/2008 10h10

Aids começou a se espalhar no início do século XX
Redação SRZD

Representação gráfica da molécula do HIV

Pesquisadores norte-americanos afirmaram na última quarta-feira (1) que o vírus da Aids começou a se espalhar entre os seres humanos no início do século XX, em regiões da África Subsaariana. Os estudiosos acreditam que o crescimento das cidades, associado aos riscos da vida urbana permitiram que o vírus se expandisse.

A pesquisa foi feita baseada na análise de seqüências de moléculas do HIV de um homem e uma mulher que viviam no Zaire. As amostras foram recolhidas entre 1959 e 1960, e estavam guardadas em laboratórios. O pesquisador da Universidade do Arizona, Michael Worobey, disse que com as duas moléculas, é possível fazer comparações e tirar conclusões.

"Quando comparadas, é possível perceber que as duas seqüências são muito diferentes, o que significa que o vírus já tinha sofrido modificações, e estava na região bem antes de 1959".

Worobey acredita que o vírus começou a contaminar os seres humanos entre 1884 e 1924. Os pesquisadores concluíram que a Aids foi transmitida dos chimpanzés para as pessoas em Camarões. Eles acreditam que, depois, o vírus se espalhou para o Zaire, país de origem das pessoas cujas amostras de sangue foram analisadas.

A pandemia de Aids começou a ser reconhecida em 1981, e hoje mais de 33 milhões de pessoas estão infectadas. O estudo foi publicado na revista científica "Nature". 


Comentários
  • Avatar
    15/12/2010 16:42:07monicaAnônimo

    estou querendo saber como as primeiras sitomas dela.

  • Avatar
    18/05/2010 16:53:57maria de lourdes silva benedictoAnônimo

    excelente a pesquisa sobre a aids. gostaria de receber outros informativos

  • Avatar
    01/05/2010 14:58:37Aureo Matos PradoAnônimo

    A AIDS não teve sua cura ainda por falta de vontade de investir. O vírus pode ser incubado e ser feita uma vacina, o problema é encontrar que confie nesta possibilidade. Todas as tentativas não tiveram sucesso porque não chegaram a atingir o núcleo do vírus HIV, onde encontra-se seu maio potencial, que é a defesa. A AIDS pode ser mais simples de ser curada do que uma Gonorréia. Basta confiarem e investir um pouquinho, não investimento alto.

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.