SRZD


17/11/2012 14h17

Sangramento vaginal na hora do sexo precisa ser investigado, diz ginecologista
Marina Nardino

O sangramento vaginal durante ou depois da relação sexual pode ter diversas causas. Quando o sangramento ocorre próximo ao período menstrual, é completamente normal. Porém existem outras causas que precisam ser investigadas. A ginecologista Marcele Escocard, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), tirou dúvidas das leitoras do SRZD.

"Todo sangramento vaginal, por mais normal que pareça, precisa ser investigado. A mulher precisa de um acompanhamento médico, precisa realizar o preventivo", explicou a ginecologista.

Foto: Divulgação

Penetração muito profunda pode causar sangramento?

Sim. Pode causar alguma lesão no colo do útero, que cause uma inflamação. A introdução de algum corpo estranho também pode causar o sangramento. Além do tamanho do pênis, que também pode influenciar.

Tive bebê há cinco meses e quando tenho relação sexual continuo tendo sangramento. Pode ter relação?

Não. As alterações pós-parto duram em média 45 dias. Neste caso o sangramento precisa ser investigado.

Tive sangramento durante o ato sexual mas não estou próximo ao período menstrual. É normal?

Não. Muitas mulheres sangram próximo ao período menstrual. Neste caso não tem nenhuma relação hormonal e precisa ser investigado.

Emendei duas cartelas de anticoncepcional e tive sangramento durante a relação. O sangramento pode ter relação com o uso do método contraceptivo?

Sim. Neste caso aconteceu uma alteração hormonal.

Leia também:

- Sangramento vaginal na hora do sexo pode ter diversas causas



Comentários
  • Avatar
    13/04/2014 22:55:49MariaAnônimo

    Olá, eu e meu namorado tivemos relação a alguns dias atrás e na hora ele percebeu que estava sangrando um pouco na mesma hora fui me lavei e parou. Ficamos muito preocupados pois ainda faltava alguns pro meu ciclo menstrual. No dia seguinte ainda tivemos relação mais já mais não sangrou como no dia anterior, só alguns rajos de sangue. Ele se informou com um medico amigo dele e disse que seria bom eu fazer um preventivo para saber direito o que poderia ser. Assim fiquei preocupada, pois a algum tempo venho sentido cólicas muito fortes e bastante dores na região da virilha perto do meu período menstrual e as vezes ate mesmo depois do ciclo menstrual. Ate consultei algumas vezes fins alguns exames e os médicos me disseram que poderia ser inflamação no ovário tomei alguns remédios e pronto, eu ainda sinto essas dores no período menstrual algumas vezes mais não voltei mais ao medico. E agora acontece esse sangramento, teria alguma coisa a ver com esses sintomas¿ Estamos bastante preocupados.

  • Avatar
    10/04/2014 13:50:31Andréia Carla RodriguesAnônimo

    Meu nome é Andréia tive relação com meu namorado e ao terminar fui ao banheiro urinar,então saiu uma pequena quantidade de sangue. No dia seguinte continuou aquele sangramento mas em pequenas quantidades gotas pra ser mais clara, e permaneceu durante 10 dias mas vindo e parando e no 11 dia a menstruação normal desceu, o que pode ser?

  • Avatar
    06/04/2014 18:35:18LeyrAnônimo

    Ola meu nome e Leyr. fiz relação sexual com meu marido e durantea uelação sangrei, e depois vem um pouco de sangre e para ai so vem de novo no outro dia. o que sera isso.. ha e estava faltando apenas 5 dias para a menstruação descer..

  • Avatar
    05/04/2014 15:52:19josefaAnônimo

    Tive minha primeira relacao .e logo no outro dia comecou um sangramento.isto e normal ?

  • Avatar
    25/03/2014 23:15:23juciaraAnônimo

    Olá !!! Queria tirar uma dúvida. Hoje eu fiz sexo ,mas logo depôs eu sangrei veio um sangue ralo e não durou nemnhum minuto só fez pingar . Porém eu não estava menstruada e nem estava próximo de menstruar o quê siginifica?

  • Avatar
    25/03/2014 08:47:13MIRIAM MARIA PEDROSO - Telefone:7788441374Anônimo

    oi bom dia todas as veses que tenho relaçoes com meu noivo sinto dor e aconteçe um pequeno sangramento o que pode ser? eu tomo contraseptivo enjetavel e nao mestrou sera que tem algo a ver?

  • Avatar
    24/03/2014 19:57:19LarissaAnônimo

    A quinze dias depois da minha menstruação tive relação sexual com o meu marido, no outro dia percebi que tive um pequeno sangramento oque pode ser!!!

  • Avatar
    23/03/2014 15:53:16MarcosAnônimo

    Boa tarde, meu nome é Marcos e há 5 meses comecei ter relação com minha namorada. Na 1ª primeira relação que tivemos ela era virgem mais não houve sagramento, esses dias minha parceira tem reclamado de ardência logo após o sexo. No entanto o principal motivo de está aqui hoje é porque na ultima relação surgiu um pequeno sagramento, uns 6 dias antes da menstruação. Naquele momento pensávamos que poderia ser a menstruação, mais após o banho parou o sagramento e já faz 3 dias. O que poderia ser as causas desse sagramento? Só mais uma coisa a nível de informação, usamos preservativos mais já transamos sem camisinha.

  • Avatar
    20/03/2014 12:05:43Helenice GalvãoAnônimo

    Boa tarde, toda as vezes que tenho relação sexual, ocorre um sangramento que fica muitos dias , o que pode ser, não tenho dor nenhuma . Grata

  • Avatar
    17/03/2014 12:46:45SilvaAnônimo

    Olá. Tive relação com minha parceira esta semana e ouve um sangramento forte. Faltando mais de 7 dias ainda para o período menstrual dela. O que poderia ter acontecido?

  • Avatar
    12/03/2014 10:48:48vanessaAnônimo

    Oi, Me chamo Vanessa, eu tomava anticosepicional, minha mestruação vinha certa, ai tive aprimeira filha e a minha e a minha mestruação vinha todo mês certinho. Quando ela fez 8 meses engravidei de novo. Agora tenho 2 filhas uma de 1 ano e 2 meses e a outra vai fazer 10 meses! Quando a minha filha mais nova vez 2 meses começei a tomar injeção, o nome e contracepp. Nos primeiros dias estava vindo 2 vezes no mês, mais agora esta decendo pouco da uma parada e no outro dia volta de novo... Será que tenho algo grave. Estou com medo...

  • Avatar
    07/03/2014 00:45:08maria alvesAnônimo

    mudei meu contraseptivo injetavel por anticonsepcional e na hora da relaçao sesual estou sangrando e normal...

  • Avatar
    06/03/2014 07:27:09FernandaAnônimo

    olá! Fiquei mãe a 43 dias atrás, fiz parto normal, e tive sangramento ate os 39 dias... após dois dias tive minha primeira relação sexual,não senti dor como haviam me dito, porém o sangramento voltou mas em grande quantidade. Estou tomando comprimidos, e minha ginecologista havia me dito que eu nao iria mais ter sangramento.Isso seria normal?

  • Avatar
    04/02/2014 17:24:36BabiAnônimo

    Comecei a ter relações sexuais com meu primeiro namorado quando tinha 16 anos. Na primeira vez tive um sangramento que é normal na primeira relação, depois nunca mais tive sangramentos. Agora com 22 anos tive sangramentos em 3 ocasiões com parceiros casuais e com períodos bem espaçados entre as relações, mas com proteção em todas elas. Duas foram próximas ao período menstrual e a terceira não estava próximo de menstruar nem foi logo após a menstruação. Meus exames preventivos estão em dia, qual pode ser a causa? Obs. Após o fim do meu primeiro namoro fiquei 2 anos sem ter relações sexuais e todas as outras após tiveram um longo espaço de tempo entre elas.

  • Avatar
    04/02/2014 17:17:45BabiAnônimo

    Comecei a ter relações sexuais com meu primeiro namorado quando tinha 16 anos. Na primeira vez tive um sangramento que é normal na primeira relação, depois nunca mais tive sangramentos. Agora com 22 anos tive sangramentos em 3 ocasiões com parceiros casuais, mas com proteção em todas elas. Duas foram próximas ao período menstrual e a terceira não estava próximo de menstruar nem foi logo após a menstruação. Meus exames preventivos estão em dia, qual pode ser a causa?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.