SRZD


17/11/2012 14h17

Sangramento vaginal na hora do sexo precisa ser investigado, diz ginecologista
Marina Nardino

O sangramento vaginal durante ou depois da relação sexual pode ter diversas causas. Quando o sangramento ocorre próximo ao período menstrual, é completamente normal. Porém existem outras causas que precisam ser investigadas. A ginecologista Marcele Escocard, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), tirou dúvidas das leitoras do SRZD.

"Todo sangramento vaginal, por mais normal que pareça, precisa ser investigado. A mulher precisa de um acompanhamento médico, precisa realizar o preventivo", explicou a ginecologista.

Foto: Divulgação

Penetração muito profunda pode causar sangramento?

Sim. Pode causar alguma lesão no colo do útero, que cause uma inflamação. A introdução de algum corpo estranho também pode causar o sangramento. Além do tamanho do pênis, que também pode influenciar.

Tive bebê há cinco meses e quando tenho relação sexual continuo tendo sangramento. Pode ter relação?

Não. As alterações pós-parto duram em média 45 dias. Neste caso o sangramento precisa ser investigado.

Tive sangramento durante o ato sexual mas não estou próximo ao período menstrual. É normal?

Não. Muitas mulheres sangram próximo ao período menstrual. Neste caso não tem nenhuma relação hormonal e precisa ser investigado.

Emendei duas cartelas de anticoncepcional e tive sangramento durante a relação. O sangramento pode ter relação com o uso do método contraceptivo?

Sim. Neste caso aconteceu uma alteração hormonal.

Leia também:

- Sangramento vaginal na hora do sexo pode ter diversas causas


Veja mais sobre:SexoSaúde da mulher

Comentários
  • Avatar
    04/07/2016 18:50:35IzabelAnônimo

    Tenho 56 anose e estou na menopausa a mais de 10 anos, faz mais ou menos 2 anos que não relação sexual,agora tive mas não conseguir ir até o final sentir muita dor e sangramento. Izabel

  • Avatar
    04/07/2016 14:12:59NataliAnônimo

    Olá tenho 21 anos e ganhei bebê a 6 meses, estou tomando cerazette mas mês passado acabei não tomando o mês todo agora toda vez que tenho relação eu tenho um sangramento. Isso é normal ?

  • Avatar
    19/06/2016 22:07:27RAYSSAAnônimo

    Eu sou lesbica e quando tenho relação com minha namorada sangra, só q não pode ser a unha dela pois ela nem tem unhas grandes pode ne explicar.

  • Avatar
    05/06/2016 10:34:07CarolAnônimo

    Bom dia Dr(a) Então faz 10 dias que a minha menstruação desceu. Dia 25/05 ela parou de descer, hoje é dia 05/06, e depois que eu tive relação, na madrugada de 04 pra 05, ai começou q sangrar de novo. Já que não é a primeira vez que isso me acontece, o que pode ser ? Me dá um pouco de medo. Aguardo sua resposta. Obrigada

  • Avatar
    04/06/2016 10:23:12Gabriela santosAnônimo

    Quando me masturbo eu sangro porque isso e causado ?

  • Avatar
    26/05/2016 20:40:35FERNANDAAnônimo

    estou no meu periodo menstrual, porem estou com um fluxo muito pequeno, quase nem suja o absrovente, sinto colica e outros sintomas da mesntruação, porem somente dut=rente a relaçaõ que tenho um fluxo muito intenso. estou tentando engravidar ha 2 meses. oq sera?

  • Avatar
    26/04/2016 14:57:50moniqueAnônimo

    Olá Dr tenho 25 anos e um filho de três dia 18 de Março fiz um ultravaginal e a medica disse q estava tudo normal em seguida minha menstruação veio normalmente no dia 28 durou 5 dias o q e normal mas depois toda vez q tenho relação com meu esposo está sangrando so na hr msm e esse mês esta atrasada 3 dias e ela nunca atraza sempre vem antes ontem tive relação e aconteceu o msm achei q fosse vim mas até agora nada será q pode ser algo grave? Desde já agradeço

  • Avatar
    24/04/2016 13:12:26AmandaAnônimo

    Olá,gostaria de saber o pq ainda faltava 4 comprimidos pra acabar meus anti concepcionais e quando tive relação com meu esposo sangrei um pouco,e isso nunca tinha acontecido,depôs disso ti e relação mais duas veses e voltou a acontecer só q é so na hora do sexo, depois eu não Sángro mais,estou esperando a menstruação e nada dela vim,pq as veses q aconteceu isso no passado eu nangrei na hora e logo a menstruação desceu, isso pode ser q eu esteja grávida? Mês passado eu era pra ter tomado os comprimidos com 7 dias de intervalo só q a menstruação só desceu no dia deu iniciar novamente q era o sétimo dia,aí acabei tomando no 9 dia,

  • Avatar
    23/04/2016 07:12:19emillyAnônimo

    Olá meu bebê esta com quase 3 meses, ja tomei o anticoncepcional injetavel a 1 mes e meio .. fui ter relaçao sexual e tive sangramento durante a relaçao agora com quase tres meses que tive parto normal , fiquei os 40 dias do resgardo menstruando e depois que tomei a injeçao fiquei mais 20 dias ... isso é normal?

  • Avatar
    08/04/2016 08:13:41MoniqueAnônimo

    Olá tenho 25 anos e tenho um filho de 3 anos,esse mês fiquei menstruada normalmente so q estou tentando engravidar de Novo e ontem tive relacao com meu marido e sangrou e tem cinco dias q acabou minha menstruação será q tem alguma coisa a ver ou pode ser algo sério?

  • Avatar
    23/03/2016 14:54:06andressa alvesAnônimo

    oi tenho 21 anos e Durante pouco tempo começei a sentir algo extranho na relação pois qndo mantenho relação eu sangro mas não sinto dor mas as vezes desce um líquido cm um xeiro desagradável oq pode ser??

  • Avatar
    20/03/2016 14:28:55Ana CristinaAnônimo

    Oi me chamo Ana gostaria que me tirasse uma dúvida eu mestruei dia 2/3 fiquei até dia 8/3 sendo que dia 6 comecei a tomar meu anticoncepcional aí parou só q quando tenho relação cm meu marido sangra sai um sangue preto aí vou tomar banho e mesmo assim continua saindo tipo uma gosma preta gostaria de saber se é normal?? Ou o que pode ser???

  • Avatar
    27/02/2016 17:45:44SabrinaAnônimo

    Oi tenho 18 anos já faz dois anos que comecei minha vida sexual,nesse período só tive um parceiro só ,e nunca aconteceu nada mais nas últimas 3 vezes q tivemos relações eu tive sangramento,e na última vez que isso ocorreu durante o sexo sangue e no dia seguinte urinei sangue o dia todo ,será que tenho algo grave ?

  • Avatar
    25/02/2016 22:43:37LauraAnônimo

    Minha mestruacao ja faz 5 dias que acabou e comecei tomar meu anticoncepcional e hj durante a relação cm meu namorado sangrei bastante, quero saber se corro risco de está grávida ou ser algum Tipo de doença?

  • Avatar
    14/02/2016 01:20:10RosangelaAnônimo

    ola meu nome é Rosangela tive um sangramento que durou 15 dias parou mas toda semana sangra um pouquinho e para no sangramento de 15 dias tinha coágulo oque pode ser eu tenho 40 anos o g

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.