SRZD


17/11/2012 14h17

Sangramento vaginal na hora do sexo precisa ser investigado, diz ginecologista
Marina Nardino

O sangramento vaginal durante ou depois da relação sexual pode ter diversas causas. Quando o sangramento ocorre próximo ao período menstrual, é completamente normal. Porém existem outras causas que precisam ser investigadas. A ginecologista Marcele Escocard, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), tirou dúvidas das leitoras do SRZD.

"Todo sangramento vaginal, por mais normal que pareça, precisa ser investigado. A mulher precisa de um acompanhamento médico, precisa realizar o preventivo", explicou a ginecologista.

Foto: Divulgação

Penetração muito profunda pode causar sangramento?

Sim. Pode causar alguma lesão no colo do útero, que cause uma inflamação. A introdução de algum corpo estranho também pode causar o sangramento. Além do tamanho do pênis, que também pode influenciar.

Tive bebê há cinco meses e quando tenho relação sexual continuo tendo sangramento. Pode ter relação?

Não. As alterações pós-parto duram em média 45 dias. Neste caso o sangramento precisa ser investigado.

Tive sangramento durante o ato sexual mas não estou próximo ao período menstrual. É normal?

Não. Muitas mulheres sangram próximo ao período menstrual. Neste caso não tem nenhuma relação hormonal e precisa ser investigado.

Emendei duas cartelas de anticoncepcional e tive sangramento durante a relação. O sangramento pode ter relação com o uso do método contraceptivo?

Sim. Neste caso aconteceu uma alteração hormonal.

Leia também:

- Sangramento vaginal na hora do sexo pode ter diversas causas


Veja mais sobre:SexoSaúde da mulher

Comentários
  • Avatar
    26/04/2016 14:57:50moniqueAnônimo

    Olá Dr tenho 25 anos e um filho de três dia 18 de Março fiz um ultravaginal e a medica disse q estava tudo normal em seguida minha menstruação veio normalmente no dia 28 durou 5 dias o q e normal mas depois toda vez q tenho relação com meu esposo está sangrando so na hr msm e esse mês esta atrasada 3 dias e ela nunca atraza sempre vem antes ontem tive relação e aconteceu o msm achei q fosse vim mas até agora nada será q pode ser algo grave? Desde já agradeço

  • Avatar
    24/04/2016 13:12:26AmandaAnônimo

    Olá,gostaria de saber o pq ainda faltava 4 comprimidos pra acabar meus anti concepcionais e quando tive relação com meu esposo sangrei um pouco,e isso nunca tinha acontecido,depôs disso ti e relação mais duas veses e voltou a acontecer só q é so na hora do sexo, depois eu não Sángro mais,estou esperando a menstruação e nada dela vim,pq as veses q aconteceu isso no passado eu nangrei na hora e logo a menstruação desceu, isso pode ser q eu esteja grávida? Mês passado eu era pra ter tomado os comprimidos com 7 dias de intervalo só q a menstruação só desceu no dia deu iniciar novamente q era o sétimo dia,aí acabei tomando no 9 dia,

  • Avatar
    23/04/2016 07:12:19emillyAnônimo

    Olá meu bebê esta com quase 3 meses, ja tomei o anticoncepcional injetavel a 1 mes e meio .. fui ter relaçao sexual e tive sangramento durante a relaçao agora com quase tres meses que tive parto normal , fiquei os 40 dias do resgardo menstruando e depois que tomei a injeçao fiquei mais 20 dias ... isso é normal?

  • Avatar
    08/04/2016 08:13:41MoniqueAnônimo

    Olá tenho 25 anos e tenho um filho de 3 anos,esse mês fiquei menstruada normalmente so q estou tentando engravidar de Novo e ontem tive relacao com meu marido e sangrou e tem cinco dias q acabou minha menstruação será q tem alguma coisa a ver ou pode ser algo sério?

  • Avatar
    23/03/2016 14:54:06andressa alvesAnônimo

    oi tenho 21 anos e Durante pouco tempo começei a sentir algo extranho na relação pois qndo mantenho relação eu sangro mas não sinto dor mas as vezes desce um líquido cm um xeiro desagradável oq pode ser??

  • Avatar
    20/03/2016 14:28:55Ana CristinaAnônimo

    Oi me chamo Ana gostaria que me tirasse uma dúvida eu mestruei dia 2/3 fiquei até dia 8/3 sendo que dia 6 comecei a tomar meu anticoncepcional aí parou só q quando tenho relação cm meu marido sangra sai um sangue preto aí vou tomar banho e mesmo assim continua saindo tipo uma gosma preta gostaria de saber se é normal?? Ou o que pode ser???

  • Avatar
    27/02/2016 17:45:44SabrinaAnônimo

    Oi tenho 18 anos já faz dois anos que comecei minha vida sexual,nesse período só tive um parceiro só ,e nunca aconteceu nada mais nas últimas 3 vezes q tivemos relações eu tive sangramento,e na última vez que isso ocorreu durante o sexo sangue e no dia seguinte urinei sangue o dia todo ,será que tenho algo grave ?

  • Avatar
    25/02/2016 22:43:37LauraAnônimo

    Minha mestruacao ja faz 5 dias que acabou e comecei tomar meu anticoncepcional e hj durante a relação cm meu namorado sangrei bastante, quero saber se corro risco de está grávida ou ser algum Tipo de doença?

  • Avatar
    14/02/2016 01:20:10RosangelaAnônimo

    ola meu nome é Rosangela tive um sangramento que durou 15 dias parou mas toda semana sangra um pouquinho e para no sangramento de 15 dias tinha coágulo oque pode ser eu tenho 40 anos o g

  • Avatar
    24/01/2016 10:11:13JéssicaAnônimo

    Oi, meu nome é Jessica e tenho 25 anos. Faz um tempo que tive relação com meu namorado em outubro e ele gozou dentro, e tomei a pilula de duas dozes de uma vez só, mais fiquei muito na duvida se podia pois uns dizem que não e outros que sim, após uma semana ficamos novamente e ele ficou em duvida referente se tinha gozado dentro, e acabei tomando outro só que o de uma dose. Como sou dessegulada fiquei quase 3 meses esperando descer pra voltar a tomar meu anticoncepcional, em janeiro logo após descer, voltei a tomar e mantive relação com o meu parceiro creio que umas 3 vezes durante a cartela de anticoncepcional, mais ocorreu sangramento só no ato do sexo e depois parou, gostaria de saber se isso é normal?

  • Avatar
    24/01/2016 01:10:08Adriana magalhaesAnônimo

    oi tenho 27 anos e Durant pouco tempo começei a sentir algo extranho na relação pois qndo mantenho relação cm meu marido eu sangro mas não sinto dor mas as vezes desce um líquido cm um xeiro desagradável oq pode ser??

  • Avatar
    24/01/2016 01:08:40Adriana magalhaesAnônimo

    oi tenho 27 anos e Durant pouco tempo começei a sentir algo extranho na relação pois qndo mantenho relação cm meu marido eu sangro mas não sinto dor mas as vezes desce um líquido cm um xeiro desagradável oq pode ser??

  • Avatar
    19/01/2016 00:20:47ThaysAnônimo

    Ultimamente ao ter relaçao com o meu noivo estou tendo sangramento, na ultima vez foi dois dias apos ter terminado meu periodo menstrual e sangrou muito, e depois no dia seguinte parecia q eu estava com infexao de urina, pois doia pra urinar, pra toma banhu, e secrecoes mal cheirosa... Oq pode ser!?

  • Avatar
    18/01/2016 22:09:47ErianeAnônimo

    Quando eu tinha 5 anos eu fui abusada aí depois q tive minha primeira relação com15 eu sangrei e aí desde então toda minha relação eu Sangro mais já fiz diversos exames e não da em nada

  • Avatar
    03/01/2016 15:44:25Kellinha guimaraesAnônimo

    Fiz uma cirugia tenho 24 anos tirei o ultero a um ano e tem uns3 meses q vou fazer relaçao com meu esposo sangra muito e doi e normal oq devo faver tou muito preoculpada mas ginicologista aqui e estinçao

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.