Drinks podem evitar doenças de coração
Redação SRZD | Saúde | 23/09/2008 18:32
Ingerir bebidas alcoólicas moderadamente pode evitar problemas como hipertensão e falência cardíaca. A constatação foi feita pela Harvard Medical School, de Boston, e publicada no "American Journal of Cardiology".
Foram analisadas cerca de 5.150 pessoas, entre 18 e 58 anos, com hipertensão e sem histórico de derrame ou câncer. Comparadas com pacientes que consumiam menos de um drink por semana, as que ingeriam um a quatro drinks por semana tinham 11% menos chances de desenvolver problemas no coração. Já as que bebiam oito ou mais drinks diminuíam 62% dos riscos.
No entanto, ainda não é claro para os pesquisadores como o álcool evita tais enfermidades. Uma possibilidade cogitada é a de que o efeito diurético da bebida previne o acúmulo de volume de líquido no organismo. Outra hipótese é de que ela aumenta os níveis de adinonectina - substância que diminuiu problemas cardíacos em estudo feito com animais - no plasma.




























