SRZD


12/10/2012 20h08

Decoração de rua do Carnaval carioca - Quantas saudades
Claudio Rocha de Jesus

Eu lembro que quando eu era criança, quase todas as ruas do Centro da cidade onde os desfiles de blocos, escolas e ranchos passavam, tinham as saudosas, belas e coloridas decorações de rua. E como aquelas imagens me faziam feliz. Uma simples ida ao centro da cidade antes do carnaval, com aquelas formas variadas penduradas pelo caminho, já nos dava o prenuncio de que algo de muito bom mudaria o clima da cidade! Era o carnaval que estava chegando.

O tema Parque de Diversões, no carnaval de 1966.
Destaque para as grandes rodas-gigantes.

Via algumas peças penduradas, eram redondas, ovais, com traços coloridos, esculturas iluminadas, outra com desenho que eram inspiradas no Pierrot, no Arlequim e na Colombina, da Comédia Dell’arte Italiana. Tantas e as mais variadas formas que por si só, era um espetáculo aparte. O céu ficava desenhado e muito colorido. Era assim que eu começava a ver o Carnaval.

O tema O Circo, no carnaval de 1972.

Para escolher o motivo da decoração, a prefeitura realizava um concurso para eleger a proposta vencedora e a cidade era decorada para os dias de folia.

É uma pena hoje a gente não ter uma decoração com a qualidade e beleza espalhada pela cidade como as de antigamente. Hoje o que temos é propaganda.

Tema Debret no carnaval, no 4º Centenário da cidade, em 1965,David Ribeiro, Adir Botelho, Fernando Santoro.

Para os saudosistas de plantão e para aqueles que gostariam de ver fotos da decoração do Carnaval da cidade, tem um lugar onde você poderá matar a saudade e conhecer algumas imagens do que descrevi no texto a cima.

O Arquivo Nacional do Rio de Janeiro possui um acervo na pasta do Correio da Manhã, com dezenas de fotos sobre decoração da cidade.

Vale a pena conferir!

 


Veja mais sobre:Memórias do Carnaval

Comentários
Comentar