SRZD | A Lesga e seus regulamentos | Carnavalesco | Luiz Fernando


A Lesga e seus regulamentos

Luiz Fernando Reis | Luiz Fernando | 21/09/2008 23:19

Conforme prometi vou dar continuidade na análise das alterações promovidas pelas LESGA para o próximo carnaval. Antes gostaria de responder a um comentário sobre a minha matéria anterior. Mesmo discordando de alguns pontos do novo regulamento da LESGA, continuo bastante entusiasmado com a sua criação. Para mim, o salto de qualidade que esse grupo estará dando é inegável. 

A festa de apresentação dos enredos, na última segunda-feira, na impecável quadra de ensaios da Estácio de Sá, já é uma mostra de que a LESGA não nasceu pra brincadeira e nem da vaidade de alguns presidentes. Ela não é, simplesmente, uma dissidência política da AESCRJ e sim um grupo que se formou pela necessidade de valorização e plena autonomia do Grupo de Acesso A. 

Até agora, sou fã incondicional da Liga das Escolas do Grupo de Acesso, mas me permitam criticá-la, se críticas, dentro do meu modo de ver as coisas, ela fizer por merecer.

Voltams para análise:

Não é obrigatória a presença da Ala das Crianças no desfile - É verdade que toda obrigatoriedade tem o seu lado irracional, mas me preocupo muito em não ver as crianças nos desfiles do grupo A. Confesso que no Grupo Especial não me incomodaria muito em não ver as crianças, já que as escolas mirins preenchem, de uma certa maneira, essa ausência, pois quase todas, ou todas elas têm sua representação nas escolas infantis. 

Já no grupo A essa representatividade quase não existe. E essa falta de continuidade pode não ser muito interessante para as escolas. Imaginemos um grande clube carioca de futebol terminando com suas equipes de base. Isso não seria muito interessante, pois em breve, a renovação se faria necessária. 

O mesmo vejo para as escolas de samba. É fundamental que nossas crianças tenham amor pelo samba e pelo desfile de escolas de samba. E o momento maior para isso é o desfile na passarela do samba. Só fantasiada e cantando samba-enredo a criança se contagia, como nós, por esse mundo mágico dos desfiles de escolas de samba. O funk está esperando de braços abertos...

Torço para que os presidentes das escolas da LESGA não se deixem levar por essa não obrigatoriedade e continuem levando a alegria da criançada para a Marquês de Sapucaí. A renovação e a continuidade de uma escola de samba começa com a gurizada.

A escola de samba que descer do Grupo Especial irá para sorteio da ordem de desfile. A escola que subir do Grupo B irá abrir o desfile e a vice-campeã do Grupo A poderá escolher o seu horário de apresentação - Ainda não consigo entender o motivo da São Clemente abrir os desfiles de sábado. Toda a escola que vem do Especial vem com uma bagagem e uma estrutura invejável, não apenas material e ou financeira, mas de contingente humano. Alguém ousaria não colocar a escola da Zona Sul como uma das favoritas para subir para o Especial? E por quê ela tem de abrir os desfiles?

A escola que vem do B abre os desfiles - É correto. Aprendemos assim e por tradição já aceitamos isso com naturalidade. 

A Vice-campeã escolhe sua posição em desfile - É coerente, se a campeã foi pro Especial, a vice-campeã é a melhor colocada do grupo e merece escolher sua posição.

E mudando de assunto: Fiquei triste quando li a notícia da saída do Fábio de Mello da Mocidade. Fiquei muito feliz quando o presidente Paulo Vianna e seu diretor de carnaval e meu amigo pessoal José Luiz Azevedo voltaram atrás e reconduziram esse grande profissional ao seu posto. O Fábio de Mello foi o mentor dos shows das comissões de frente e seria muito ruim não termos seu talento na Sapucaí. Parabéns para Mocidade por ter humildade e reconhecer um erro, afinal, um Fábio de Mello não se encontra em cada esquina.

Que voltem os comentários,
contrários ou a favor,
mas agora, por favor
com firmeza, mas com carinho e respeito ao nosso leitor

Um abraço e desculpem o versinho.. Pelo menos rimou
Luiz Fernando Reis


| Para receber notícias assine o RSS | Topo

Atenção: Maiúsculas e Minúsculas são consideradas diferentes!. É necessário digitar essa imagem para evitar Spams e mensagens automatizadas.

Declaro que as informações acima são de minha inteira responsabilidade, cabendo a mim toda responsabilidade sobre o conteúdo aqui escrito.

Declaro saber que o SRZD registra informações que possibilitam rastrear a localização e informações reais do autor deste comentário e que estarão à disposição imediatamente sob ordem judicial.


Postado por:Antonio Reis | 01/10/2008 00:00:57

Grande Luiz Fernando Vc faz falta nessa época de mesmices nos desfiles, pq vc não faz mais escolas de samba?

Postado por:pablo | 25/09/2008 15:59:55

contesto o trecho "escola que vem do B abre os desfiles - É correto. Aprendemos assim e por tradição já aceitamos isso com naturalidade. " ou seja, so é natural aquilo que é conveniente? só aceitamos com naturalidade aquilo que não nos incomoda? e porque vc. nao aceita com naturalidade a escola descer do especial pro acesso a abrir o sábado de carnaval? uma regra é natural, a outra é absurda, só porque são em grupos diferentes? quanta parcialidade!!!!!!!!

Postado por:Murilo | 24/09/2008 17:45:33

Gostei da ideia do Amilton de que a escola que quase caiu do grupo abrir o carnaval e a que subir se a segunda

Postado por:Eliane marin | 24/09/2008 12:58:52

Olá, Luiz Fernando. Li o seu comentário sobre as mudanças feitas pela LESGA e concordo com você: as crianças não devem ficar de fora dessa folia! Não tenho dúvida, que os desfiles de sábado irão melhor muito com essas novas mudanças, mas uma questão me preocupa, como ficará o preço dos ingressos? Será que o povão irá ficar de fora? Gostaria de saber sua opinião. Um abraço, Eliane.

Postado por:CHICO LIBERATO - CABO FRIO | 23/09/2008 19:46:08

Amigo Luis Fernando concordo com com a Alas das Crianças e em relaçao a colocaçao das Agremiaçoes Campea do Grupo B , deveria Abrir o Desfile , Ultima Colocada do Grupo Especial poderia Desfilar em Segundo ou Ficar para Sorteio e Vice Campea do Acesso A Escolher sua Posiçao. Chico Liberato

Postado por:Amiltoni | 22/09/2008 17:31:40

Pra mim é coerente a seguinte situaçao A vice campea escolher a posiçao: pois em a campea subindo para o grupo especial, ela, vice assume pra sí o cargo de atual de melhor do grupo, entao nada mais justo que ela escolha. Que a última colocada no grupo A( a que fica na posiçao logo acima a do rebaixamento) abra o desfile: como uma penalidade para que ela mostre que tem força para continuar no grupo. Que a escola que desceu do especial seja a segunda a desfilar, pois ela tem que mostrar que tem força para voltar ao especial, e tb porque nao merece ser tao favorecida com uma melhor posiçao só porque veio do especial. Porém abrir o acesso A seria crueldade demais. As demais deveriam ir pra sorteio, inclusive a campea e vice do acesso B.

Postado por:Junior | 22/09/2008 10:43:23

Só para registrar sobre o texto, a Império da Tijuca, ressaltando o fato de ser uma Agremiação que traz no próprio o nome - Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca - a questão de ser uma Escola Educativa, levará para a Sapucaí sua ala de crianças completa e diga-se de passagem, lindamente fantasiada no contexto do enredo de Mestre Vitalino.

Postado por:Juninho | 22/09/2008 10:17:37

Luiz Fernando...concordo plenamente com suas palavras em relação ao fato da não obrigatoriedade da ala das crianças... Em relação a ordem dos desfiles, tb concordo... Mas tenho uma opinião em relação ao acontecido com Fabio de Melo e Mocidade... Esse desacerto foi mais um episódio de uma administração confusa que vem derrubando aos poucos a Mocidade... Só para este carnaval já teve tb aquela sinopse muito ruim...agora isso... me parece uma escola desarticulada e já credenciada para a briga entre as que não querem cair...Muito pouco para a Mocidade...

Patrocínio