Pesquisa diz que consumo de álcool aumenta o risco de câncer
Redação SRZD | Ciências | 22/08/2012 20h26
Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, informaram nesta quarta-feira, no 244º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, a primeira evidência em seres humanos de que o álcool aumenta o risco de tipos de câncer, como o de esôfogo.
Os primeiros estudos sobre o caso ocorreram há quase 30 anos e nunca foi descoberto nenhum indício que relacionasse o álcool com tumores.
Segundo Silvia Balbo, pesquisadora que liderou o trabalho, o corpo humano metaboliza as moléculas de álcool presentes em cervejas, vinhos e destilados, gerando uma substância chamada "acetaldeído", que tem estrutura parecida com o composto cancerígeno "formaldeído". Substância essa que é ligada a tumores no pulmão, cérebro e nariz.
Os pesquisadores observaram também que o acetaldeído pode danificar o DNA, o que pode levar ao câncer.
De acordo com os cientistas, no entanto, a maior parte das pessoas não desenvolverá câncer por beber socialmente.
Leia também:
alexandro
Membro SRZD desde 28/05/2009
22/08/2012 23:12:18
Alem de beber as veses eu faço progressiva nos cabelos das clientes e usa o tal do glutadeide e o formaldeideo e agora sera que eu tenho cancer?
Também sobre Ciências
Conheça a dieta que promete ajudar na luta contra o cigarro
Ciências | 20/05/2013 12h12








Comentários (1)