Intérprete de samba-enredo: reflexão sobre a valorização nas eliminatórias
Alemão do Cavaco | Alemão do Cavaco | 22/08/2012 15h18
O desfile das escolas de samba, assim como qualquer evento que ocorre durante muitos anos, sofre inúmeras mudanças e transformações.
É muito interessante e ao mesmo tempo preocupante, pensar no rumo em que estas mudanças estão tomando.
Em praticamente todos os setores de uma agremiação que compõe o maior espetáculo do planeta, notamos mudanças drásticas, seja nas baterias, sambas, coreografias, alegorias e também na parte administrativa e organizacional dessa grande festa.
Mas uma das mudanças que vejo com alegria em alguns momentos e com profunda tristeza está no microfone do Carnaval.
Antigamente, tínhamos verdadeiros "guerreiros" cantores, assunto até já mencionado aqui em textos anteriores, mas para pontuarmos aqui, digo que no passado tinhamos muito mais "puxadores" do que intérpretes.
Não havia qualidade em equipamentos de som, muito menos recursos tecnológicos existentes nos dias atuais, sem falar no respeito e consideração a esta função, que é de suma importância para o desfile.
Claro que muitas outras funções também são fundamentais, mas o intérprete ou puxador, é peça preponderante para o sucesso de uma escola na passarela. Até aí, tudo bem, houve uma sensível valorização e reconhecimento, principalmente entre as agremiações do grupo especial, mas a tristeza é quando alguns cantores, acabam achando que são mais importantes do que tudo, até mesmo mais importantes do que o próprio pavilhão. Claro que em toda regra, existem exceções e nesta área, acredito haver muito mais do que exceções. Temos talentosos e excelentes profissionais.
Infelizmente os intérpretes mais novos estão condundindo tudo e acabam ditando uma regra em que se o mercado não perceber, muito em breve, algumas escolas de samba estarão pagando e valorizando mais o intérprete do que a própria entidade.
Volto a dizer, existem diversos cantores acima da média que merecem respeito, espaço, valorização financeira e reconhecimento profissional, mas assim como na vida, tudo tem que ter equilíbrio natural, pois ao contrário, nem para estes haverá mais espaço no mercado.
Tenho muito receio de que, do jeito que a coisa está seguindo, não conseguiremos nem mais ter acesso a esses profissionais.
Principalmente devido aos valores cobrados aos compositores nas disputa de sambas. Existem parcerias que arrecadam 60% da verba para gastar com os "canários", desde estúdio até a desejada final. Muitas vezes, acaba-se pagando mais ao próprio intérprete, do que o próprio prêmio, que em São Paulo ainda está muito longe de poder ser receber o título de premiação.
Tenho muitos amigos intérpretes e sou o primeiro a valorizá-los em relação a importância e talento dessas vozes que nos emocionam. Acredito que eles precisam ser reconhecidos, mas sem exageros. Cabe uma refexão para que essa função continue sempre em evidência.
É fundamental existir o respeito e a humildade do cantor em relação aos outros setores das escolas, senão, principalmente em época de disputa de samba como estamos vivenciando, os compositores voltarão a cantar sozinhos as suas obras, pois não suportarão os gastos e a vaidade de alguns cantores, que muitas vezes mudam de comportamento em razão as obras em disputa.
Depois desta fase dura de eliminatórias, voltaremos ao tema que é muito rico. É muito importante entendermos que os intérpretes são profissionais e buscam, além de respeito, boas condições de trabalho e valorização no segmento, mas a recíproca tem que ser verdadeira quanto ao respeito, identificação com o pavilhão e cultura do Carnaval.
Torcendo pra que cada vez tenhamos mais equilíbrio, deixo um grande abraços a todos os verdadeiros cantores profissionais do nosso carnaval Paulistano.
sidnei
28/09/2012 18:52:31
Alemão, falou tudo term muita gente se achando por ai... Em alguns casos esta ficando insuportável arcar com os caches exigidos. Eu vivi essa época em que nós compositores defendíamos nosso trabalho, cheguei até a ganhar a disputa defendendo meu samba. Realmente temos que nos mexer para tentar mudar isso tudo. Valeu, um grande abraço!
José Roberto Moreira (Filho do Bizóca)
04/09/2012 15:28:41
Seu comentário vem de encontro a tudo aquilo que penso em relação a esses pucha dores de samba-enredo na sua maioria.Hoje,essa molecada pensa que são mais im portantes do que a própria Escola de Samba.Eles acham que o microfone dele tem que estar mais alto do que tudo,se sente um perfeito bambambam e não é assim que funciona.Sou saudosista pra caramba porque sou da época em que o interprete se preocupava com a Escola,tipo,Digê,Zé Maria,Taidão,Osvaldo,Carlão Maneiro,etc. Eu gostaria que no seu próximo comentário,falasse do porque os sambas enredo perderam o refrão por completo.Ninguém sabe cantar o samba enredo por exemplo de 2006,2007.2008 e assim por diante.Lembra do Mareo,Maré levou...
josé rifai daguer
Membro SRZD desde 14/09/2012
29/08/2012 16:53:12
Muito dessa valorização de cantores em eliminatórias, deve-se à própria escola, que por interesses diversos, e muitas vezes em troca de favores, colocam jurados, que não sabem nada de samba. pois se o samba é bom, é bom na voz de qualquer cantor que tenha afinação e rítmo. E quem vai cantá-lo na avenida é o interprete da escola e não o "estrela" contratado a peso de ouro, para cantar 02, ou 03 passagens.
Renan bier
Membro SRZD desde 26/11/2009
29/08/2012 13:25:33
Mas os interpretes de SP ainda naõ sabem se valorizar ou negociar seu talento... Boa sorte a todos...
Fernando
27/08/2012 16:45:56
Basta escolherem gente da própria comunidade, que façam isso pelo amor a agremiação. claro ganhando sua remuneração pela participação. mas também resta dizer as esscolas que se querem grandes cantores como funcionário... realmente tem de pagar bem..... pois já houvi a história de entidades que dizem a seus componentes, "bandonem tudo para se dedicar a escola", senão não vai para a avenida! virou negócio feudal, tanto que raramente um presidente de escola é trocado e sim negócio de núcleo familiar ou de um seleto grupo fechado. e tudo isso porque estes geralmente vivem do dinheiro que as escolas arrecadam! e se assim for, tem de pagar muito mais aos intérprete!
Renan bier
Membro SRZD desde 26/11/2009
24/08/2012 16:57:31
Exatamente, isso. Os compositores querem nomes e não vozes... então gostam o olho da cara e muitas vezes nem na final chegam... Infelizmente é a nossa realidade... e esse também é um dos motivos do carnaval paulistano não revelar novos interpretes, pois ñão dão espaço nem oportunidades... Salve Sambistas de São Paulo...
Souza Niu
Membro SRZD desde 22/08/2012
24/08/2012 15:04:15
Acho que ninguém pega dinheiro no bolso de ninguém, se os compositores pagam preços exorbitantes é porque não querem perder para outros compositores que tem o suporte para tal investimento, por querer nomes e não vozes. Existem muitos intérpretes bons que não são tão caros, mas por não terem tanto "nome" não são requisitados. Encerro meu parecer dizendo que: se os compositores destinam 60% do seu orçamento ao palco , nada é mais justo já que concordamos que 85% da aceitação da obra depende da interpretação.
Allan Gustavo
Membro SRZD desde 19/07/2012
23/08/2012 12:44:24
Concordo plenamente com tudo que foi dito no texto. Só que no meu ponto de vista, esta iniciativa teria que partir dos compositores. Concordo também que estamos entrando num caminho sem volta. Como exemplo simples: os jogadores de futebol. Ainda há tempo de reverter isso. Porque intérprete famoso/conhecido não ganha samba sozinho e muito menos faz uma escola ser campeã. Ele apenas é uma engrenagem do motor.
Matheus
23/08/2012 10:37:54
Perfeito Alemão, perfeito mesmo, o resultado disso é o refletido no numero de sambas que ano a ano as escolas recebem, chegaremos ao ponto que teremos 3 sambas em disputas ou 1 samba só feito pela casa... Ou as escolas comecam a pensar em outras formas para equilibrar isso, ja que a forma esta tomando normas economicas, a forma de balancear esse valor cobrado ser alto, seria as escolas repensarem e fazer suas eliminatorias pelo CD, ou seja, baratearia as coisas e o numero de sambas aumentariam, vide Mancha Verde... A banana esta comendo o macaco e se não pararem pra pensar a coisa vai ficar ainda pior!!!
Leandro Donato Nascimento
Membro SRZD desde 01/10/2012
22/08/2012 19:52:30
Concordo plenamente com os comentários do Alemão do Cavaco e faço questão deixar um registro nessa página aos 02 - Interpretes Oficias de minha querida G.R.E.S Colorado do Brás. Sr. Rodrigo Atração e Sr. Chitão continuem essas pessoas maravilhosas que vocês são, pois vocês são exemplos de profissionais diferenciados, que horam verdadeiramente o pavilhão e vestem a camisa da escola que estão com muuuito orgulho, quanto a qualidade musical acredito que dispensam apresentações, meu muito obrigado por fazerem parte de NOSSO TIME !!!!!!!! Abraços, Leandro Donato Nascimento " QUEM SONHA NÃO DESISTE DE LUTAR "
edimar assis santos
Membro SRZD desde 30/03/2013
22/08/2012 16:25:07
até que enfim surgiu alguem que entendesse isso,pois a realidade hoje é dura e como foi frisado ai no texto existem uns cantores que realmente se sentem o dono da escola e do samba e tambem ten ums cantores que nao respeitam o compositor,se achando o máximo ,esses caras deveriam eram ter dignidade e carater de humildade para com o compositor,pois digo isso porque eu nasci em escola de samba muito ao contrario ai da maioria dos que vejo hoje que nem sabem o que é um terreiro de samba e nem sabem diferenciar um samba exaltação e um samba de quadra para um samba enredo obrigado pelo meu espaço aqui e pela minha reatliação a estes profissionais que no meu ve não são todos assim,mais o mercenarismo toma conta do samba em qualquer parte do planeta, e alguns ainda se dão o direiro de querer mudar a letra do compositor,estão sendo pagos e querem ser o dono da obra ....meu muito obrigado edimar assis santos




Comentários (11)