SRZD | Estácio de Sá: Recompondo a ala | Carnavalesco | Eugênio Leal


Estácio de Sá: Recompondo a ala

Eugênio Leal | Eugênio Leal | 04/09/2008 16:35

Depois de três anos castigada por reedições a ala de compositores da Estácio está se recompondo com altivez. Já no ano passado a escola teve pelo menos quatro sambas num nível parecido. É perceptível a evolução para 2009. Há sete sambas com chances de vitória. 

Há algumas diferenças entre eles, mas a quadra pode desfazer o desequilíbrio sentido nas gravações. Algumas parceiras investiram mais que outras nos estúdios o que pode deixar uma impressão equivocada de superioridade. 

A análise abaixo segue a numeração oficial da disputa. 

2 - Alexandre D´Mendes, Marechal, Edu Brasil, Aldir Senna e Bira da Globo

Samba alegre, "pra frente", de letra resumida. Deve funcionar muito bem na quadra. Procura facilitar o canto dos componentes, com notas altas e divisão bem espaçada. Não possui, entretanto, um diferencial de poesia ou melodia, um toque extra que o faça brilhar. 

5 - Magrão, Betinho Santana, Luis Fernando, Reginaldo, Pezão, Silvano, Buru Falado, Silvinho e Jefferson

A decisão de fazer o refrão todo em cima de Chacrinha pode dar a idéia errada do que é o enredo. O "velho guerreiro" é apenas uma passagem dentre tantas outras que ganharam menos destaque na letra. A poesia descreve a história da Chita com leves deslizes que não comprometem o todo. Melodia tradicional, fluente, correta, boa para o canto dos componentes - mas sem inovação. 

8 - Osmar, Antonio da Conceição, Magu, Marcelo Buda, Neneu, Hugo Bruno e Lucio Moraes

Belíssima melodia: encorpada sem deixar de ser valente; refinada e ao mesmo tempo alegre. Tem momentos absolutamente originais, o que é sempre bom de ouvir. A letra é descritiva e direta, sem usar de metáforas ou imagens poéticas. Peca apenas por deixar de citar com clareza a tal participação da Chita na democratização do país. Samba de gente grande, sem arestas, sem escorregões.

Vale ressaltar a perfeita interpretação de Nino do Milênio, garoto de Belford Roxo que em breve será um nome conhecido no mundo do samba.   

10 - Wanderley, Rogerão, Robson Ramos, Rafael, Sergio Careca e Gatto

É um samba de avenida, com força melódica e sem correria. Entretanto, faltou fôlego à criatividade dos autores que não conseguiram manter o mesmo nível em toda a obra.   

O refrão principal, por exemplo, começa muito bem ("Esse colorido estampado em seu olhar"), mas se perde a partir do terceiro verso. O mesmo acontece com a segunda parte do samba: quando promete engrenar ("Profano, sagrado, vestiu sem distinção / Do hippie ao Velho Guerreiro"), a inspiração cessa e o samba cai no lugar comum. 

12 - Claudinho Raiz, Niquinho Azevedo, Wagner Cristal, Luis Sapatinho, Tio Gil, Paulinho Costa e Valença

Excelente refrão final. Descreve parte do enredo, é alegre, gostoso e fácil de cantar - o melhor trecho do samba. A obra como um todo é de excelente nível: valente, guerreira e de letra correta. Conta a história de forma objetiva e clara, apesar de, em alguns momentos, usar recursos "batidos" para provocar empolgação como a expressão "Tô que tô".

Precisa de alguns pequenos ajustes melódicos no verso inicial da segunda parte, que lembra demais o samba sobre o SAARA da própria Estácio. Deve ser um dos bons momentos das noites de eliminatórias na Salvador de Sá. 

13 - Thiago Daniel, Dilson Marimba, Diego Nicolau, Marcelo Motta, Diego Tavares e André Fullgaz

Que refrão! Uma pancada! O samba tem uma musicalidade muito forte, especialmente na sua primeira parte, entremeada por variações de entonação muito bonitas, que se casam bem com a poesia. É com certeza a letra mais refinada da safra, buscando a linguagem indireta em várias passagens para ganhar em lirismo. É certamente um diferencial.   

A melodia, muito alegre, perde um pouco a força no refrão do meio (sem a mesma pegada do final) e na segunda parte, ligeiramente acelerada - mas que não deixa de ser bem construída e agradável. Depois volta a crescer com uma boa preparação para a explosão final.  

16 - Caixa D´água, Alexandre Fernandes, Peralta, Rafael, Arnaldo, Roberto Naval e Juvenil

Caixa D´água e Alexandre Fernandes foram campeões na Portela em 2003 em parceria com a atual presidente da Estácio, Lilian Martins. Mas vão precisar trabalhar bem na quadra para que a ex-parceira lhes dê a vitória. A gravação está abaixo da média daqueles que têm alguma chance de vitória. Isso dificulta uma melhor análise da obra - que perece ter seus méritos, mas soa apenas correta. 

O ponto alto está na melodia da segunda parte que tem variações interessantes. A letra é sensível e inteligente embora deixe a sensação de uma ausência de rima no verso final.


Para comentar essa notícia é necessário estar logado. Por favor entre o seu login e senha no formulário abaixo. Caso não possua um, clique aqui para criar o seu.


Postado por:falo mesmo | 16/09/2008 01:18:02

Bando de bobos, a verdade é essa: Sambas com chances políticas! 1- Alexandre D´Mendes e Cia: O samba é uma droga, mas a presidente Lilian é amiga íntima de dois compositores deste samba. 2- Magrão e Cia: O samba de "bloco dos sujos" ganha se o enredo virar "Que Chacrinha Bacana". Se acontecer deles levarem o Cid Carvalho terá enganado todos os outros compositores em sua sinopse e a roubalheira ficará clara. 3- Osmar e Cia: O "samba do morro" foi feito por Wilsinho Paz (Sem assinar), que perdeu a final do ano passado (Injustamente) e agora volta para acertar a dívida que a escola teria com ele... Só que o samba é apenas regular. 4- Caixa D`água e Cia: Mais um miguxo da presidente. Ela e o Caixa foram parceiros na Portela, lembram? Nada melhor que recordar o passado!

Postado por:Vitinho | 14/09/2008 22:50:18

Poca vergonha da porra. O samba já tá dado já. Todo mundo sabe. Mais uma vez a estacio vai levar um samba escroto pra avenida. Foi Fome zero, foi o samba do Futuro............ ou continua reeditando ou aprendam a escolher descentemente. Quando é q nossa escola vai voltar a escolher O MELHOR SAMBA? Cambada de putos.

Postado por:Carmen | 14/09/2008 11:49:09

Conforme escrevi semana passada continuo achando que tem 3 ou 4 sambas com chances de ganhar. Já disse que minha preferência pessoal é o samba nº 5. Agora vamos parar com este negócio de "armação' que o samba "tá no dedo', etc... O samba 5 é excelente e tem todas as condições de vencer, principalmente agora que o Carnavalesco Cid Carvalho deixou bem claro a importância e o destaque que o Velho Guerreiro terá no Enredo. Só para concluir: O samba do Magrão NÃO mudou o tema no refrão, ela apenas enxergou a relevância que o Carnavalesco dará ao Chacrinha...

Postado por:Falando a verdade | 14/09/2008 01:21:50

O samba 5 já tá no dedo. Bobo é quem ainda se ilude. Alô presidente da escola, cuidado com os espertões que te rodeiam! estão armando por trás.

Postado por:Sei da verdade toda | 13/09/2008 23:53:12

Parem de discutir ou debater, pois o samba já está decidido e quem conhece um pingo dos bastidores de Estácio já tem conhecimento do ocorrido. Existe uma predisposição enorme para o samba 5, o que esqueceu que o enredo é a Chita e mudou de tema no refrão. Gente, o samba já está dado. Senhores compositores que frequentam este espaço: Parem de gastar dinheiro inutilmente, pois a decisão já foi tomada. Só espero que esta informação chegue à tempo até a presidente e ela tome uma atitude, pois estão tramando pelas costas dela e da direção de carnaval. Mais uma vez a camaradagem e os amigos do "amigo" do futebol irão fazer prevalecer o corporativismo idiota. Abre o olho, Estácio!!! Desde que o Acyr morreu esta escola não traz mais bons sambas, não que eles não existam, mas eles perdem pros sambas ruins dos colegas e camaradas. A saída é a escola tomar vergonha na cara e escolher a melhor obra ou então continuar reeditando. O recado foi dado, cobrem depois: O samba campeão é o samba 5. Infelizmente. E isso é uma safadeza.

Postado por:Armando | 13/09/2008 19:15:09

Conforme defendi aqui o samba 5 ( Magrão e Cia) acertou na mosca quando valorizou o Velho Guerreiro no refrão. O refrão é inteligente, fácil de aprender e brincalhão como quer o Carnavalesco. Depois que o Cid Carvalho declarou que vai apresentar o Enredo destacando o Chacrinha e apresentando até um Show da Calouros com o troféu Abacaxi este samba se destacou dos demais. Parece que foi o único que alcançou o espírito do Carnavalesco. Ontem teve uma grande aceitação com toda a quadra cantando o refrão. Parabéns...

Postado por:PAULO MARQUES | 13/09/2008 16:32:36

um dos favoritos do eugenio já foi tsc tsc

Postado por:Francisco | 13/09/2008 10:50:41

Ontem mais uma vez o samba 5 ( Magrão,Reginaldo,etc) deu show. A quadra toda cantou o refrão do Velho Guerreiro. Agora que o carnavalesco deixou bem claro o destaque que o Chacrinha tem no enredo acho que este é o grande samba da nossa Estácio. Segunda-feira vai ser apresentado o Enredo numa verdadeira "Discoteca do Chacrinha", e vai ter Show de Calouros e até o troféu ABACAXI...

Postado por:Zequinha | 12/09/2008 11:56:21

São uns desacostumados à civilidade!!! Isso inclusive me envergonha. Eugênio comenta safra de TODAS as escolas, e quando fala da minha Estácio me vem estes mal educados promover essa balbúdia vergonhosa. Ficam todos dando pedradas naquele que é tido por todos como o melhor samba e se engalfinhando aí, um arrumando defeito na obra do outro. Muito triste.

Postado por:Elizeu | 10/09/2008 21:06:04

Caro Eduardo, nad tem de contraditório em afirmar que o brega e cafona pode está na moda. É simples, você já deu uma olhadinha no pai dos burros ( dicionário), CAFONA - segundo o aurelio, que, com aparência ou pretenção de elegância e finura, é ridículo e de mau gosto (pessoa ou coisa). MODA - Uso, hábito ou estilo geralmente aceito, variável no tempo, e resultante de determinado gosto, meio social, região, etc. 2. Uso passageiro que regula a forma de vestir. 3 Maneira, modo. e então, pode ou não, o brega e o cafona estar na moda. A moda quem faz é você, esteja você ridículo ou em alto estilo.

Postado por:Antônio Gentil | 10/09/2008 20:17:45

Ninguém mais respeita a minha Estácio de Sá... Essa ala de compositores a cada ano faz sambas piores. E o pior, ainda ficam discutindo por essas obras pífias. Não sei mais o q fazer, irei me reunir com os presidentes que estão comigo aqui no Paraíso pra fazer uma revolução nesta escola. Vamos derrubar todos esses sambas rídiculos. Vou sugerir pra reeditar a Rádio Nacional ou Chora Chorões.

Postado por:Benevindo | 10/09/2008 20:09:34

Isso aqui virou guerra de parcerias desesperadas. Um querendo comer o outro e todos contra o tal samba 13. So estou entrando aqui porque acho isso um bom humor besterol, mas acabei sendo induzido a obersar o tal samba vidraça e dai vai minha conclusão. Vão dormir um pouco e tentem ano que vem, so se a direção da escola for louca ou o samba na quadra tiver algum problema, fora isso, chega de papo.

Postado por:Chico | 10/09/2008 19:32:19

Só tem samba ruim e todos tem erros. O único samba bom é o do Marcelo Buda. É o samba campeão! Esse samba do Magrão é uma porcaria.

Postado por:Francisco | 10/09/2008 19:07:12

Prezado Eduardo.Estamos numa democracia e respeito,e respeito muito, seu direito de discordar da minha opinião... Não concordo quando voce diz que quem ouve o início do samba do Magrão acha que o enredo é o Chacrinha. Todos sabemos que um samba enredo tem que ser escutado,analisado e interpretado como um TODO e não apenas uma PARTE... A parceria do samba 5 entendeu o espírito do Carnavalesco que vai dar na avenida um grande destaque ao Velho Guerreiro, coisa que parece que nenhuma outra parceria enxergou. Inclusive no refrão do Velho Guerreiro está o espírito divertido e bem humorado que o Carnavalesco quer dar ao desfile da nossa Escola. Parece que as outras parcerias também não incorporaram isto.. Também DISCORDO quando você afirma que o que é cafona não pode estar na moda.Aliás no nosso Brasil o que mais existe são coisas, músicas,etc tachados como CAFONA, mas que estão sempre na MODA...Inclusive o Velho Guerreiro é um grande exemplo de um CAFONA que sempre esteve na MODA. Mas, meu caro Francisco não penso que você nem ninguém tem que concordar com minha opinião, estamos num país CAFONA, porém DEMOCRÀTICO. Mas, espero que você ,ao menos, concorde que enquanto alguns disseram que o Chacrinha estava fora do enredo eu saí em defesa do samba, e isto muito antes do Carnavalesco Cid Carvalho anunciar que vai apresentar o enredo numa verdadeira Discoteca Chacrinha, incluindo o Troféu Abacaxi... Muito obrigado pela sua atenção e um abraço.

Postado por:Eduardo Araújo | 10/09/2008 18:06:06

Caro Francisco... Respeito sua opinião e espero que respeite a minha, diferente do que fez o pessoal do samba 13. Eu até concordo que a figura do velho guerreiro seja bem explorada pelo carnavalesco para contar o tema (Que chita bacana) tanto na apresentação dos enredos quanto na Sapucaí, mas você tem que concordar comigo que quem ouve o início do samba do Magrão acha que o tema é o Chacrinha! E mais, finalizar o samba dizendo "Sou brega, cafona... Tô sempre na moda, fazendo o povo mais feliz" é muito contraditório. Como uma coisa cafona está sempre na moda? Vamos parar de defender amigos para defender o samba da Estácio! Tem muito samba com erro... É só procurar!

Postado por:Francisco | 10/09/2008 16:48:09

Conforme afirmei anteriormente o samba que está mais correto e dentro do Enredo é o do Magrão ( samba nº 5). Teve gente que afirmou que o Chacrinha nada tinha a ver com o enredo. Até o Eugenio Leal no comentário sobre o samba nº 5 disse "fazer o refrão todo em cima do Chacrinha poderia dar a idéia errada do que é o enredo". Hoje, conforme o SRZD Carnavalesco anunciou o Cid Carvalho afirmou que a apresentação do Enredo " será divertida como o saudoso Chacrinha". E, continua o Carnavalesco: "Vou usar a figura do Chacrinha, um ícone da TV brasileira, e que gostava de usar chita. Teremos um show de calouros... Como o Chacrinha estará presente, não poderia faltar as chacretes e o troféu abacaxi." Parabéns Magrão e parceiros. Voces acertaram em cheio... Até no ABACAXI...

Postado por:Marcus Vinicius | 09/09/2008 22:12:12

Estão querendo fazer intrigas nesse espaço.Esse covarde que usou o nome Marcus para falar besteira quer prejudicar nossa parceria (Samba 9). Quem viu meu comentário lá embaixo sabe a minha opinião a respeito dessa coluna, portanto não levem em consideração! Continuamos confiando no "jogo limpo" e na ética! Covardes se escondem como ratos...

Postado por:Marcus | 09/09/2008 17:42:11

Ão, ão, ão, samba 9 é campeão!!!

Postado por:Acyr | 09/09/2008 17:39:18

Cortarei esse samba 9 essa semana. Só pra acabar com essa palhaçada. E tenho dito.

Postado por:Cigana | 09/09/2008 17:38:09

Benevindo disse tudo!!! Aplausos pra ele!!! Coisa de moleque isso que estão fazendo. Fica a mesma pessoinha vindo aqui e escrevendo esse besteirol com milhares de nomes diferentes, sempre atacando os reais favoritos como os sambas 12 e 13 e falando bem da porcaria do samba 9. Não se surpreendam se o boizinho de vocês for cortado ainda essa semana por causa dessa palhaçada toda aqui, hein? Depois não venham dizer que a cigana não avisou. hahahaha!!! covardes.

Postado por:Benevindo | 09/09/2008 16:36:22

Caramba...o pessoal do samba 09 estão desesperados. Não estão vendo que estão mais prejudicando a obra que ajudando? Se o samba for cortado está arriscado eles colocarem fogo na quadra da Estácio de Sá. E mais, ficar tentando desvalorizar a obra dos outros, apontando possíveis erros é de uma falta de ética sem fim, não é e nunca foi postura de sambista e sim de covardes e invejosos. Cuidem da valorizar sua obra na quadra, onde o samba é escolhido.

Postado por:Edson Lopes | 09/09/2008 15:33:36

Eugênio Leal, não sei se você tem acompanhado as disputas na quadra da Estácio, ao citar e comentar os sambas você fala muito na qualidade da gravação e terão que trabalhar na quadra. Samba no cd é de qualidade indiscutível comparado na quadra quando empolga e faz o público cantar. Nestes sambas voce comenta a idéia errada que o samba apresenta como o "Velho Guerreiro"; Deixar de citar a participação da Chita e a falta de fólego à criatividade dos compositores, dando enfaze como os melhores sambas. E não cita o samba de nº 9 que está empolgando cada vez mais quem está na frequentando a quadra.

Postado por:Isabel | 09/09/2008 13:59:25

Nº 09 na cabeça, já é o grande campeão de 2009!!!!!! Talvez não foi comentado por conta da vitória certa, da inteligencia dos compositores e claro do brilho q envolve a quadra quando o samba soa nos nossos ouvidos!!!! Vamos juntos!!!!!!

Postado por:Intérprete Santos | 08/09/2008 16:35:59

bla bla bla wiskas sache. bilu bilu teteia. eu faço sambas melhores. sou parente de Tiradentes e Napoleão. lero-lero. o padre voava em balões. o bispo do rosário era gente fina. eu sou foda.

Postado por:Kelly | 08/09/2008 16:02:05

ah, para de show!!!! qualquer um q vai na quadra ou ouve os sambas na internet percebe q soh tem um samba na disputa. tirando o samba 13 nao tem outro pra ir pra avenida. mas q povo iludido e cara de pau!!!

Postado por:Acyr Pereira | 08/09/2008 15:40:01

Avisem pra esse rapaz que fica escrevendo com vários nomes criticando o Eugênio por não ter comentado o tal samba nove se mancar e perceber que se o Eugênio sequer comentou é porque a obra é muito fraca. É ridículo ficar escrevendo com vários nomes pra tentar criar uma falsa sensação entorno desse samba, que é bastante fraquinho. Parem de falar mal da obra dos outros e enxerguem a amarga realidade.

Postado por:Rafael Souza | 08/09/2008 15:36:18

alguem ja percebeu algo sobre o refrão do niquinho azevedo ? GANHEI IMPORTÃNCIA SOU DEMOCRACIA VESTI PERSONAGENS DE TODO LUGAR NUM TOM MULTICOR CAI NA FOLIA SOU ALEGRIA SOU A ESTACIO DE SÁ.............. bom vamos avaliar .... ganhei importancia sou democracia vesti personagens de todo lugar num tom multicor cai na folia sou alegria sou a.... chita e nao a estácio de sá ... a estácio de sá não é pano pra vestir personagem .... essa falha grave de sentido nesse refrao consegue ser pior que o chita chitinha e chitao .... e nao me venham com ... " ahh na quadra esta lindo" .... com aquela quantidade de gente ate atirei o pau no gato fica bonito .... uma escola tem q avaliar a obra pela qualidade e nao pela quantidade de pessoas q leva ! eu prefiro os sambas 9 e 13 (nessa ordem) o 9 tem a letra mais completa e o 13 tem a letra mais lírica

Postado por:Paula Medeiros | 08/09/2008 15:32:05

Olá, pra mim o melhor samba é o da parceria do Thaigo Daniel, Diego Nicolal e parceiros !!!! Q SAMBA !!!!!!!!

Postado por:Jefferson e Luis Fernando | 08/09/2008 12:24:45

Boa tarde a todos. Como integrantes da parceria do Magrão ( samba nº 5 ) e em respeito a toda família Estácio de Sá gostaríamos de esclarecer o seguinte: para elaborarmos a letra do nosso samba, além da sinopse participamos de uma conversa informal com o carnavalesco Cid Carvalho. (Acreditamos que as demais parcerias tenham agido da mesma forma, pois foi dada a todas o mesmo tempo com o Carnavalesco). Desta conversa constatamos que o Chacrinha será um personsgem importantíssimo e de grande destaque dentro do Enredo da nossa Escola. Em função disto optamos por colocar o Velho Guerreiro no refrão final do nosso samba. Queremos agradecer as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade que temos recebido,e, aqueles, que por uma opção pessoal, preferem outros sambas, o nosso sincero respeito.

Postado por:Guimarães | 08/09/2008 10:23:46

Bom dia..... Tem certeza que este Sr. é comentarista de Samba-enredo? Como pode um comentarista, deixar de fora os outros sambas concorrentes? É uma falta de respeito com todos os compositores, pois a disputa visa única e exclusivamente a nossa querida Escola, Estácio de Sá. Como pode o samba de nº 09, não ser citado, pois o mesmo, embala todas as torcidas presente na quadra da Estácio de Sá. Ele foi infeliz na sua opinião, com todo o respeito a todos os sambas concorrentes.

Postado por:David Martins | 08/09/2008 08:44:07

Prezados, não é possível! Foi um equívoco do colunista não elencar o samba nº 9 de Eudes-Marcus Vinícius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara. O que está acontecendo??? Na última escolha, era notório o favoritismo do samba nº 9!!!

Postado por:Robson Sena | 07/09/2008 23:11:46

Serei breve. O samba nº 9 de Eudes-Marcus Vinícius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara foi um dos que mais levantou a galera, e quem estava lá sabe do que eu estou falando, e quem não estava pode ir conferir, porque a melhor crítica, digo, julgamento, é aquele que vem da reação do povo. Foi e vai ser sempre de arrepiar !!!

Postado por:Renata Gomes | 07/09/2008 21:15:27

Não acreditei quando li a matéria de Eugênio Leal, jornalista de grande respeito,cometendo esta falta e apenas comentando sobre sete sambas- enredo e deixando de fora o samba que levantou a quadra da Estácio. O samba de n° 9- Eudes ?Marcus Vinicius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara é excelente. O que falar de um samba que contagia e deixa todos em uma alegria incontrolável. Não dá pra parar de sambar com este. O refrão é algo que gruda como chiclete nos ouvidos e BATE FORTE no coração. Tenho absoluta certeza que esse enredo é um dos melhores,quizá o melhor que eu escutei. Tenho ido a todas as eliminatórias e este é o único samba-enredo que menciona na letra a paixão pela Estacio de Sá e em contrapartida aborda muito bem o tema que é a QUE CHITA BACANA! Reparei que todos que estiveram lá na quadra, perceberam que independente deste samba estar em primeiro ou em ultimo ao se apresentar a animação da galera foi a mesma.INABALÁVEL. O samba é simplesmente CONTAGIANTE! Aqui fica o convite pra você, Eugênio Leal, jornalista conceituado e respeitado no mundo do carnaval, para conferir a alegria contagiante da quadra quando o samba de n°9 de - Eudes ?Marcus Vinicius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara entra nos ouvidos e na alma das pessoas da quadra da Estácio de Sá! Um grande beijo dessa admiradora de seu competente trabalho. E que seu comentário seja ainda mais profundo quando for a quadra da Estácio e perceber que cometeu um relapso ao deixar de fora este grande samba de fora seus comentários para favoritos.

Postado por:Geraldo I. Soares | 07/09/2008 18:57:23

O Lá, pessol se o Eugenior não fala de outras escola é por que estas escolas, não em comoda só se fala mal ou bem de alguma coisa guando elas mos em comoda não é? pra que falar da são cremente, se não en comoda ninguem. Dale Estácio

Postado por:Gustavo | 07/09/2008 13:25:27

Realmente foi um erro do colunista não ter comentado todos os sambas concorrentes , o que leva a privilegiar sambas que não são favoritos a coisa nenhuma , não pode basear -se na gravação do estúdio onde existem muitos recursos pra melhoria do samba , tem que ir na quadra e ver como os sambas evoluem ao vivo , ai é outra história ! Não sou o dono da verdade , mas acho que o samba de número 13 não está aceitando as críticas que estão sendo feitas , quem leu a sinopse viu que a chita se apresenta , conta a história dela logo foi um erro sim não terem falado a palavra chita no samba , a maioria dos sambas fala na chita , claro se o enredo é QUE CHITA BACANA tem que falar , porque nós que somos estacianos sabemos mas e as outras pessoas que não frequentam a quadra não sabem tem que ser bem explicado , tenho exemplo disso que aconteceu comigo mesmo ao falar com um amigo sobre o enredo da Estácio , quando eu falei que o enredo era que chita bacana ele logo me perguntou " chita macaca?" é natural as pessoas pensarem isso , esse pano não é tão conhecido ! Acho que tem que aceitar que cometeram uma falha sim como os outros sambas também cometeram ! Não podem achar que o samba é perfeito ! Bom mas a escola sabe o que é melhor pra ela tem critérios , então com certeza vai escolher o samba mais completo e dentro do enredo ! Abraços

Postado por:carmen | 07/09/2008 12:46:33

Acho muito desagradável algumas pessoas definirem um determinado samba como muito melhor, já ganhou,etc.. Tenho acompanhado a disputa e penso que tem 3 ou 4 sambas com reais chances de vitória. A escolha é uma questão de gosto pessoal. Particularmente o que mais me agrada é o número 5 (Magrão, Reginaldo, Betinho, etc, etc). Achei o refrão do Velho Guerreiro genial. Alguém ( por maldade ou desinformação) escreveu que o Chacrinha estava fora do enredo. Mas, NÃO ESTÁ. Chacrinha foi a primeira grande figura nacional a utilizar a Chita, e com toda justiça, será um grande destaque no enredo da nossa Estácio de Sá.

Postado por:Marcos Ribeiro | 07/09/2008 11:50:56

Porque não colocaram o samba número 9 de Eudes-Marcus Vinícius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara, como um dos favoritos? é um samba muito bom, samba de primeira qualidade, no meu entendimento é merecedor do seu comentário também e estar nessa lista dos melhores sambas que estão disputando.

Postado por:Marcelo Reis | 07/09/2008 11:49:27

Só pra concluir: O samba 9 começa falando "Sou chita, sou cor sou encanto / Da Estácio sou manto vou me apresentar / Surgi na terradas especiarias / E vim da Índia no balanço do mar ". Acho que é uma boa sacada na hora de falar em primeira pessoa e começar a contar a história.

Postado por:Marcelo Reis | 07/09/2008 11:36:48

Estava lendo a sinopse agora e encontrei o trecho: "Ih! Quase ia me esquecendo, deixe me apresentar. Todos me conhecem por chita..."   Portanto não cabe a justificativa de "nós optamos por não colocar chita", está na sinopse: A chita se apresenta. O Cid Carvalho não escreveu isso a toa. Se não conseguiram encontrar uma rima pra essa palavra isso é problema dos compositores! Vamos ser sérios e torcer pelo melhor. No começo da disputa eu gostava muito do samba que o Rico Medeiros canta, mas acho que está perdendo empolgação na quadra. Por isso, ainda estou em dúvida. O bom é que eu tenho uma segunda opção: Como todo bom Estáciano, torço pelo bem da Estácio. Por isso "BATO NO PEITO!!!" hehehe

Postado por:Kaka | 07/09/2008 10:04:33

continuando... "redundância e o que pode ou não ser suprimido enquanto se fala em primeira pessoa. Baby, é isso. Sorry."

Postado por:Kaka | 07/09/2008 10:01:15

Gente, como assim? Então quer dizer que um samba em primeira pessoa, precisa obrigatoriamente dizer do que é que está falando? HAHAHAHAHA pra vcs!!! Nunca ouviram dizer que um bom ator não precisa dizer o nome do personagem? E que um bom humorista não precisa dizer quem ele está imitando? Sim, pois quando o cara é bom todo mundo percebe. Quando o samba é bom e conta a história com precisão isso tb se torna desnecessário. Então quer dizer que um samba em primeira pessoa precisa, necessariamente, começar com "OI,EU SOU A CHITA"??? Gente, genialidade é para poucos!!! As grandes sacadas, as grandes idéias da humanidade surgiram de uma minoria de iluminados. Infelizmente nem todos nascem com a mesma competência intelectual, certo? Isso me lembra aquela piadinha do "ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?". Pareec que estão querendo que se faça um desenho do samba, só pode. Ou então estão usando de má-fé mesmo, uma vez que todas as obras para estarem na quadra tiveram que passar pelo crivo da direção de carnaval, carnavalesco e harmonia. Ou não foi assim? Então, logo se a melhor obra de todas adotou um caminho e as demais foram por outro é sinal de que nem todos tiveram sensibilidade, imaginação e criatividade suficiente pra encontrar o "ponto G" do enredo e nos brindar com um sambão com sacadas geniais como esse. Ficar procurando defeito onde não tem pra justificar o que não tem justificativa é muito feio, e até o Engenio, jornalista sério, ser atacado por causa dessa dorzinha de cotovelo é uma coisa muito triste da gente ver. acontecer. É a mesma coisa que dizer que o time feio do Íbis é melhor que a seleção de 70, e como justificativa pra isso dizer que o Pelé tem cabelo duro, por isso a outra equipe era melhor. É um argumento totalmente escroto e que não cabe. rsrsrs E eu acho que vcs estão precisando de umas aulinhas de português pra entender minimamente o que é linguagem figurada, o que é veia poética, redundância e o que

Postado por:Eugênio Leal | 07/09/2008 01:36:01

Como não sou dono da verdade e muita gente está apontando o samba nove como um real candidato, falo sobre ele: é um samba redondo, pra frente, de letra correta sem ser brilhante. Tem como ponto alto o final da segunda parte "Hoje desfilo em nova passarela...". É um samba que, bem cantado e embalado por uma torcida animada, pode render bem na quadra. Imagino que seja o que está acontecendo devido aos pedidos.

Postado por:Luciane Vieira de Farias | 06/09/2008 21:50:07

O que houve com o samba nº9???? Não aparece nem comentário sobre ele?????!!!!!!!! Todos os concorrentes não deveriam estar aqui?!?!?!?!

Postado por:Marcus Vinicius | 06/09/2008 21:01:45

Alô rapaziada! Sou um dos autores do samba número 9 e gostaria de agradecer ao apoio das pessoas que gostam do nosso samba e parabenizar toda ala de compositores da Estácio de Sá por suas obras. Só que também quero dar um puxão de orelha naqueles que estão usando termos pesados aqui nesse espaço! Assim não dá... Não acho certa a atitude do Eugênio Leal de expor sua opinião em tempos de disputa de samba de enredo. E pior, de excluir 5 sambas dos seus comentários. Isso tem influência sim no trabalho que está sendo feito, até porque qualquer coisa pode se tornar uma bomba nas mãos de fofoqueiros e maliciosos. Nossa parceria e as demais concorrentes estão investindo em torcida e no palco e sinceramente não é pouca coisa, mas acreditamos na ética da direção da escola. Acreditamos que eles saberão julgar corretamente e serão totalmente imparciais. Ficamos decepcionados com a atitude do colunista, mas não dá pra se prender em uma coisa tão pequena! Vamos continuar na disputa com a mesma disposição e sempre com respeito aos adversários e seus sambas. Não vamos estragar os ensaios com "picuínhas". Gosto é gosto e cada um tem o seu! Então por favor, vamos todos manter o nível e a calma. A disputa está muito bonita dentro da quadra e é lá que as coisas se decidem! Um forte abraço a todos!

Postado por:luisa paiva | 06/09/2008 20:58:04

Gente, tadinho do Eugenio. Faz os comentários sérios, abalizados, de gente que entende e vem um monte de sem-noção criticar, tacar pedra e reclamar pq o samba do namoradinho não foi comentado. Não foi? Então é pq nao mereceu. Liga nao, geninho... vc falou o que todo mundo que é sansato pensa. Mas tem gente que prefere se iludir. Fazer o que?

Postado por:fernandão da 12 | 06/09/2008 20:53:52

poucas vezes vi numa disputa de samba uma obra ser tão superior às outras e se destacar como esse samba 13 no Estácio. Deve ser por isso que está causando tanta dor de corno na oposição. gente, nao adianta ir pra internet falar mal. a solução é melhorar o nível, fazer samba melhor e tentar disputar em condição de igualdade. no próximo ano.

Postado por:Eddy | 06/09/2008 20:49:04

Concordo que há um número maior de sambas com chances, mas eu incluiría o samba " Número 9 de Eudes-Marcus Vinícius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara, como uma das fortes candidatas. Abraço

Postado por:Carlinhos | 06/09/2008 20:47:06

Não sei pra que tanto rebuliço nos comentarios. até parece que isso vai influenciar alguma coisa, ate parece que vai mudar alguma coisa. é ate questao de bom senso saber reconhecer que existe um trabalho bem melhor que o seu. e isso que estao fazendo aqui é mto feio, ficar atacando a obra que é reconhecidamente a melhor de todas e a que tem se apresentado melhor na quadra. soa falso e artificial todo mundo se juntar pra bater no melhor. e digo mais: o cara que se diz estácio, que diz torcer e amar a escola deveria sim, reconhecer que existe um melhor e querer o melhor pra escola. ou nao? duvido que um cara que prefira ver o melhor samba perder só pro boi com abóbora dele ir pra avenida de fato ama e torce pela bandeira da escola. é muita mesquinharia. a escola deveria estar acima disso tudo.

Postado por:Rodrigo | 06/09/2008 19:08:49

Vocês fizeram a maior sacanagem com o samba 09!!!!!!! Ou então vcs escreveram texto "pronto" que mandaram pra vcs!!!! Um samba que tem tudo para ser o samba da Estácio (letra dentro do enredo, samba pra frente, refrão forte, etc...) NÃO ESTAR ENTRE OS SETE!!!!!!!!! PQP.... ISSO É SACANAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ! TEM TRAIRAGEM NA ÁREA !!!!!!!!!!

Postado por:Walter Nicolau | 06/09/2008 19:04:42

As posturas que são tomadas por torcedores não deveriam ser levadas em contas nas disputas, mas, invariavelmente as direções das escolas acabam tomando conhecimento dessa pacionalidade e posturas sem ética já prejudicaram muitíssimo mais que ajudaram as parcerias. Acho que o Eugênio faz o seu trabalho, embora eu não concorde com críticas feitas a distância, uma vez que parece que ele não foi uma vez sequer a quadra ver a disputa para fazer sua análise, o faz pela gravação de divulgação e isso é injusto, pois a obra pode ter sido mal gravada e estar muito bem ao vivo. Pessoalmente acho que todos os sambas, até serem cortados, são os melhores pra escola, pois todos eles podem a vir a ser o campeão.

Postado por:diego tavares cordeiro | 06/09/2008 16:40:17

nao deveria responder ao eduardo mas vou responder : nao disse q os outros estao errados nem certos quem decide isso eh a direção da escola .... so acho q se por nao falar o nome chita meu samba estivesse tao errado quanto vc fala ele nao estaria na disputa pq sambas q falam o nome da chita ja sairam. A nossa escolha foi essa se certa ou errada nao cabe a vc julgar ... nem a mim na verdade . Eu apenas fiz mto mais do q deveria e parei e perdi tempo pra te explicar o pq preferimos nao colocar o nome chita sobre as ofensas a outros sambas e outros compositores repito peço por favor pra q parem com isso.... pra quem gosta do nosso samba saber q isso atrapalha mais do q ajuda pois pode atrapalhar o otimo clima q esta imperando na disputa

Postado por:Diego Nicolau | 06/09/2008 16:38:03

Bom, primeiramente vamos ao assunto: EU GÊNIO LEAL é amigo de DIEGO NICOLAU. Bom, ainda que fosse meu amigo pessoal, o que de fato não é, somos companheiros de samba - único local onde o vejo, o cumprimento e mais nada - seria natural que ele elogiasse se é realmente o que ele acha. Prova disso, é que ano passado concorri na Mocidade independente, e ele não julgou que meu smaba fosse o melhor para a agremiação, onde sua rpeferência era o samba que após as eliminatórias veio se tornar campeão. Ou seja, essa discussão é vazia demais. Depois sobre a observação do colega sobre a ausência da palavra CHITA. Companheiro, samba-enredo é assim, cada parceria escolhe um caminho, sua crítica é construtiva e de repente nos dá a oportunidade de esclarecer uma dúvida de muitos. Chita é uma palavra feminina e poderia direcionar muito o canto do componente para a personificação feminina. Durante toda a letra você perceberá que não utilizamos palavras femininas e isso foi uma decisão pessoal nossa pensando no componente masculino que irá cantar o samba. Não deixamos de contar nenhuma passagem do enredo e até agora ninguém veio nos perguntar o que era o enredo. Temos sambas memoráveis em primeira pessoa em que o personagem não precisa dizer: Olha eu sou o fulano. Isso está intrínseco no enredo. Aliás, é bom que todos saibam que todas as parcerias que quiseram, tiveram a oportunidade de mostrar o samba ao carnavalesco da agremiação e tirar dúvidas. Nada contra quem usou a palavra CHITA, mas o que seria do rosa, se todos usassem azul, não é? Um abraço a todos!

Postado por:DEISE CAMILO | 06/09/2008 16:23:47

Nao estou aqui para discutir com ninguem , mas estive ontem na quadra com minha familia e indiscutivelmente ficou claro que o samba de LUIZ SAPATINHO , WAGNER CRISTAL , E CLAUDINHO RAIZ , eh sem duvida o melhor de todos ,...... gente ....foi um massacre aos outros concorrentes . se nao ganhar vai ser sacanagem. vc sentia a quadra respirando felicidade.

Postado por:Suzaninha | 06/09/2008 16:07:19

Ah paara Tavares. O eugenio é amigo do nicolau sim, e eu tenho provas disso!

Postado por:Eduardo Araújo | 06/09/2008 16:04:01

Direcionado ao Diego: Cara, então tenho que me retratar com vocês. Porque 17 sambas foram escritos errado. Só o de vocês é bom! Ah, fala sério... Como eu posso falar em primeira pessoa sem dizer quem eu sou? Tá de brincadeira! Pensa que o povo é burro? Mesmo a Chita mais conhecida, que é aquela macaca precisaria ser apresentada mano

Postado por:diego tavares cordeiro | 06/09/2008 15:46:33

ahhhhhhhh eu nao conheço (e nem ning da minha parceria conhece) o eugenio inclusive tenho a tendencia de discordar disso q ele faz visto q ele comenta as eliminatorias de tds as escolas menos da sao clemente .... só pq la ele tem amigos .... oq eu acho incoerente com o papel dele como jornalista minha unica relação mais proxima com ele foi quando concorremos na sao clemente no ano do enredo barrados no baile ( eu na minha parceria e ele na dele é logco)

Postado por:diego tavares cordeiro | 06/09/2008 15:43:48

alguns comentarios 1- gostaria de por favor as pessoas q por acaso venham a gostar do nosso samba fale bem do nosso samba sem criticar outros ... o clima da disputa esta mto bom e ontem na quadra vieram me perguntar sobre isso , gostaria q nao acontecesse mais , sinceramente ... 2- sobre o samba nao tem a palavra chita .... caso a pessoa q comentou isso nao tenha percebido o samba está em primeira pessoa .... a chita conta a historia dela ... achamos q nao cabia (e ainda temos esa certeza) uma apresentação maior do q a q fizemos visto que poderiam haver erros de concordãncia de tempo verbal .... a chita ao contar sua historia nao precisa se apresentar ... sua peculiar e interessante hstoria fala por si só 3- o zé paulo é SENSACIONAL

Postado por:Jéssica | 06/09/2008 15:11:11

Não desmerecendo a qualidade dos sambas citados , mas o samba de número 9 de Eudes , Marcus Vinicius , Nego Wando , Nando de Sá , Anderson Benson e Flazil Câmara deveria ter entrado na lista dos favoritos a vencer a disputa ! É só participar dos ensaios e ver como o samba sacode a quadra e empolga todas as pessoas ! Acho que deveria ter mais cuidado e comentado todos os sambas concorrentes ou pelo menos se informado melhor sobre as parcerias favoritas a vitória !

Postado por:Eduardo Araujo | 06/09/2008 15:09:57

Queridos!O site Carnavalesco sempre traz materias muito interessantes. Por isso sempre acompanho suas notícias. Mas nesses comentários do Eugênio Leal nota-se um rasgação de seda forte. Ele é amigo do pessoal da parceria 13. O samba do Nicolau. Justamente o samba, que dizem ser "maravilhoso", não cita a palavra mais importante: CHITA. Como pode? Todos falam... Esse não! E assim mesmo é o melhor? faz me rir! O melhor é o que se apresentou por último ontem. Eudes, Marcus Vinicius, Nego Wando, Nando de Sá, Anderson Benson e Flazil Câmara levantaram a quadra que já estava ficando "cansada" pelo horário. E o que é aquele gordinho cantando? O cara canta demais... Brinca com o samba! Serginho do Porto também iria deitar e rolar! A diretoria tem que aceitar a vontade do povo que frequenta a quadra e não meia dúzia de "coleguinhas" que falam besteira.

Postado por:Thiago Morganti | 06/09/2008 15:01:39

Opa! Eugenio, sempre pretigiei com muito prazer os teus comentarios! Achei até que foram muito pertinentes em relacao ao sambas da Estácio. Mais você deixar de fora o samba do Marcus Vinicius e cia. O samba 09, foi realmente um grande erro! Um samba, que estão comentando até fora do Estácio, que está crescendo a cada eliminatoria. E é um dos graaaaaaaaanndes favoritos ao lado do Diego, e você simplesmente menosprezou. Ai está o meu recado

Postado por:Ingrid | 06/09/2008 14:47:24

Onde está o samba 09????????? Pq não publicaram e nem comentaram???????

Postado por:Léa Rosa | 06/09/2008 14:32:07

SE CONTINUAR ASSIM, JÁ GANHOU O 13. OS OUTROS PRECISAM REAGIR. COMO PODE O SAMBA SER O PRIMEIRO E NENHUM DEPOIS CONSEGUIR SUPERÁ-LO? DEVIAM TER APROVEITADO O FATO DO 13 TER SIDO O PRIMEIRO, MAS ISSO SÓ O AJUDOU. DEIXOU CLARO QUE É O MELHOR MESMO.

Postado por:Sebastian silva | 06/09/2008 14:31:22

Porque vocês não colocaram na lista o samba do Eudes-Marcus Vinícius-Nego Wando-Nando de Sá-Benson Fernandes-Flazil Câmara?

Postado por:Ana Carolina Gille | 06/09/2008 14:24:27

Prezados, excelente a idéia de comentar os sambas. A crítica é um excelente instrumento para a evolução, seja do que for, mesmo (e principalmente) as negativas.... Agora, "indiferença" é um assunto muito delicado... Não sei os motivos que os levaram a não comentar os outros 5 sambas de ontem, mas não comentar o samba 09, da autoria de Eudes - Marcus Vinícius - Nego Wando - Nando de Sá - Anderson Benson - Flazil Câmara, e não inserí-los na lista dos sambas candidatos ao título, coloca em xeque a credibilidade de um site tão apreciado e influente como o Carnavalesco.com. Um samba que está super bem falado em importantes seguimentos da escola (harmonia, bateria, comunidade...) e que vem enchendo a quadra nas apresentações, nunca poderia estar fora dessa lista... Desconhecimento???? Descuido????? Torço e rezo a Deus para que seja!!! Pois o Carnavalesco.com tem o dever de zelar pelo "Bom Senso", "Lisura" e "Respeito", ou o que ainda resta desses itens em nosso Carnaval!!!!!! Prezados, foi uma "Pisada na Bola"!!

Postado por:Francisco | 06/09/2008 14:10:02

Criticar o refrão que fala do Chacrinha é uma grande "asneira". O Chacrinha ( gênio da comunicação) foi o primeiro e maior ícone brasileiro a utilizar a Chita nas suas roupas,e, terá um grande destaque no enredo da Estácio... Parabéns Magrão. O samba 5 é o melhor.

Postado por:Almeida | 06/09/2008 13:29:10

Dentre tantos sambas ruins apenas um se destaca: É o samba 13. Fico decepcionado em ver uma safra tão abaixo de nossas expectativas. Que bom que temos o samba 13 na disputa, senão o jeito seria devolver a sinopse e mandar refazer os sambas. Nenhum digno de ir pra avenida num desfile da nossa escola. Realmente a diferença entre a obra de Thiago e Diegos para os demais é gritante. Não cabe nem comparação.

Postado por:Cintia Paula | 06/09/2008 12:52:29

REfrão falando do Chacrinha. kkkk q isso, gente? acho que eles leram outra sinopse. rsrs Eugenio, vc foi perfeito. o samba 5 errou a mão feio no refrão.

Postado por:Fernando César | 06/09/2008 12:50:11

O samba 13 é absurdamente superior aos outros. É impossível acreditar que alguém realmente prefira outra obra. Esses comentários aí que dizem o contrário devem ser de gente amiga dos compositores dos demais sambas. Com certeza. Tanto na quadra, quanto no cd, ou apenas lendo as letras a superioridade é absurda. Nossa, nunca vi uma diferença tão gritante assim numa disputa de samba. Acredito que nem uma fatalidade tira esse samba da avenida. E ainda mais agora com o cantor da Caprichosos, que eles levaram e deu um show na quadra ontem. Cara, aquilo veio abaixo! É ESTACIO DE NOVO, NOS BRAÇOS DO POVO CANTA MEU LEAO!!! parabens eugenio pelos comentarios sensatos. os outros sambas podem até contar o enredo, mas nao tem poesia, inspiração e o diferencial que esse tem. se perder ficarei muito decepcionado com minha escola, que já fez aquela escolha horrorosa ano passado.

Postado por:Armando | 06/09/2008 11:40:32

Gostaria de avisar ao Aldo que assisti a apresentação de todos os 12 sambas. Não gostaria de criticar nenhum , pois reconheço o esforço de todos, mas " TÔ QUE TÔ " não é para o nível da Estácio...

Postado por:Aldo Jr. | 06/09/2008 10:54:14

Pôxa... que pena que o Francisco e o Armando não ficaram até o fim das apresentações. Perderam a exibição do samba do Claudinho Raiz... é para se lamentar!!!! Refrão vibrante, alegre e que contagiou todos na quadra. Não tiro o mérito do samba do Magrão, que por sinal é bom, entretanto, o samba do Claudinho na voz do Ciganerey e do Leandro tá perfeito.

Postado por:Armando | 06/09/2008 08:48:38

Estive ontem na quadra e o samba que empolgou mesmo foi o segundo a se apresentar, samba nº 5 ( do Magrão). Concordo com o Francisco: o refrão do Velho Guerreiro é demais e levanta a quadra Não tem pra ninguém, este vai ser o campeão.

Postado por:Dodi | 06/09/2008 04:07:17

O QUE FOI A APRESENTACAO DO PRIMERO SAMBA HOJE? LEVARAM O CANTOR DA CAPRICHOSO HOJE E O CARA DEU UM XOU, COM AQUELE REFRAO DO ESTACIO DE NOVO NOS BRAÇOS DO POVO CANTA MEU LEAO. DEPOIS UM MONTE DE SAMBA CHATO SO UM QUE FOI LEGAL MAS ESQUECI QUEM CANTA DA CAMISA ESTAMPADA MAS MESMO ASSIM O OUTR SENDO PRIMEIRO CONSEGUIU MARCAR COM SUA APRESENTACAO. PARABÉNS PRA ESSE SAMBA.

Postado por:Francisco | 05/09/2008 19:53:10

Tenho acompanhado na quadra as eliminatórias,e, acho que o samba 5 ( parceria do Magrão e Reginaldo que já foram campeões na Estácio ) é o que mais empolga. O refrão do Velho Guerreiro é um achado. Com toda certeza será finalista.

Postado por:Junior | 05/09/2008 16:36:05

É samba 13 na cabeça!

Postado por:pedro paulo | 05/09/2008 06:37:12

"caminhando contra o vento colori um movimento superbacana com ares de galmour na passarela ditando moda eu ousei no visual" nesse país onde encontrei meu chão eu sou a chita sou chitinha sou chitão" desculpa mas ter na sinopse nao significa ter poesia ... e o segundo trecho postado nao tem poesia nenhuma ! melhor refrao , melhor letra e melhor melodia estácio de novo nos braços do povo

Postado por:DURVAL REIS | 05/09/2008 05:01:53

Gostei dos comentários no geral, mas é nitido na quadra que o samba 13 e seu refrão acabam com as chances dos outros. É só analisar a sinopse e a letra e acabam as dúvidas. Esse samba aí que estão chamando de espetáculo não é nada demais. O outro bom samba da disputa é o de Alexandre D'Mendes. O único que faz frente ao ESTÁCIO DE NOVO, NOS BRAÇOS DO POVO, e mesmo assim perde na final.

Postado por:Tulio humberto | 04/09/2008 23:03:40

Fico entristecido qdo alguem faz um comentario sem ter nenhuma base para comentar. nosso amigo que postou abaixo denominado PEDRO PAULO perdeu uma grande chance de ficar sem se manifestar , mas preferiu escrever besteira. (infelizmente eh um leigo) mas deixe estar. ``sou a chita , sou chitinha , sou chitao ``esse verso eh explicativo a diversas denominacoes que o tecido tem em varias regioes do Brasil . em algumas regioes e conhecida como chita ///em outras como chitinha///e em outras eh conhecida como chitao. portanto me caro amigo Pedro Paulo ,, faca como eu leia a sinopse antes de fazer qualquer comentario inoportuno. sou frequentador da escola e acompanho as disputas de samba enredo .portanto eu nao sou amigo dos compositores, mas conheco e admiro suas obras inclusive essa em disputa . NIQUINHO AZEVEDO//CLAUDINHO RAIZ (parceria finalista do ano passado com um lindo samba e vencedores de diversas disputas de samba de quadra em diversos locais), WAGNER CRISTAL ( campeao de samba enredo da Estacio de Sa em 1999 e tambem ja foi campeao na Imperio da Tijuca e diversas vezes finalista onde quer que esteja disputando se vc quiser eu lhe apresento a eles ( junte-se aos bons e um dia seras um deles) realmente O SAMBA EH UM ESPETACULO UMA OBRA PRIMA.

Postado por:Ruy | 04/09/2008 21:39:08

Pô cara, de novo vc comete a mesma injustiça... comenta apenas alguns sambas e faz pouco caso dos outros. Você deixou de fora bons sambas, que mereciam o mesmo tratamento e respeito. Coisa feia!

Postado por:pedro paulo | 04/09/2008 20:56:44

nao consigo entender tantos elogios a um samba com o seguinte verso " eu sou a chita sou chitinha sou chitão" quem postou abaixo deve ser mto amigo dos compositores

Postado por:Tulio Humberto | 04/09/2008 20:17:01

Comentarios precisos , porem cabe ressaltar que os comentarios atribuidos ao samba de nº 12 de Luis sapatinho , Claudinho Raiz , Wagner Cristal , Niquinho Azevedo. etc..... foram um pouco timidos pois a obra eh de uma qualidade incomparavel as demais composicoes, por mais que haja um esforco dos outros conjuntos eles nao conseguem alcancar o nivel de espetaculo que esse grupo vem fazendo , quem houve o samba na quadra e fecha os olhos se imagina ja na passarela desfilando. quanto aos ajustes melodicos citados , tenho certeza que se houver necessidade os compositores encontrarao uma forma correta para resolver o assunto pois sao muito talentosos . A OBRA NUM TODO ESPETACULO .

Postado por:Claudio | 04/09/2008 17:28:39

Sábios comentários. Porém, vc esqueceu de citar o samba 09 de autoria de Eudes, Marcus Vinicius, Nego Wando, Nando de Sá, Anderson Benson e Flazil Câmara. Esse samba junto com o samba 12 (Claudinho Raiz, Niquinho Azevedo, Wagner Cristal, Luis Sapatinho, Tio Gil, Paulinho Costa e Valença), são os favoritos para o título. Com certeza a Escola estaria bem servida em samba-enredo com um dos dois.

Postado por:Marcelo Barros | 04/09/2008 17:25:24

Aqui é sempre um show! Vou lá só pra ouvir pacientemente os sambas indicados, ok? Um super beijo.

Galeria do Carnavalesco