SRZD


18/07/2012 09h01

Aposentado do INSS pode ter aumento maior em 2013
Redação SRZD

O Congresso Nacional aprovou, na última terça-feira, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 com uma emenda acima da inflação, o que garante um reajuste real no ano que vem, para os nove milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de R$ 622, salário mínimo nacional. O percentual será decidido até 31 de agosto.

A ideia principal é usar no cálculo o crescimento da massa salarial dos trabalhadores, com base no Fundo de Garantia (FGTS). No ano passado, o dinheiro depositado pelos empregadores nas contas dos funcionários, teve um crescimento real de 3%, segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), que elaborou a emenda junto com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Com o uso crescimento da massa salarial sendo usado para reajustar os benefícios, o resultado de 2012 entrará no cálculo para o aumento do próximo ano. O aposentado que recebe acima do piso já recebe a inflação acumulada no ano anterior.

Leia também:

- Crescimento do PIB deve ser abaixo de 2% em 2012, segundo analistas


Comentários
  • Avatar
    08/03/2014 10:11:04ALCEU FREITAS DOS SANTOSAnônimo

    os aumentos que a Sra presidente Dilma, tem nos dado para os aposentados e pensionistas do Brasil e do retardo dos pagamentos por causa deste carnaval temos que dar o troco na eleiçao deste ano nós samos eleitores e vamos pedir para os nossos filhos e netos pra não votar para o PT.

  • Avatar
    26/06/2013 22:59:40PaulogomesAnônimo

    Isso é uma pouca vergonha desses políticos corruptos quando é parada uma mereça de aumento aos aposentados falam que vai inflacionar o tesouro nacional mas quando é pra construções super faturadas pela corrupção não há infração bom seria que o Brasil acordasse e parasse totalmente. Essas passeatas ainda é pouco

  • Avatar
    20/06/2013 22:19:54AnônimoAnônimo

    Parabens, pela passeata em todas as capitais brasileiras,reinvidicando baixa das passagens, de onibus, trens, melhores hospitais,educação e saneamento básico. Vem as eleições e o povo deve dar a resposta nas urnas, não votando em ninguem, anulando o VOTO.

  • Avatar
    25/01/2013 22:00:05Sergio OliveiraAnônimo

    continuação: ......marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos; 5. As incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural; 6. As das empresas, incidentes sobre a receita ou faturamento e o lucro ( Cofins e CSLL ); 7. As incidentes sobre a receita dos concursos de prognósticos, da Caixa Econômica Federal; 8. CPMF, que, como sabemos, deixou de existir. Existem outras, ainda. Se o próprio Ministério da Previdência Social cita esta integração entre a Previdência Social, a Saúde e a Assistência Social,formando a Seguridade Social, bem como a integração de suas fontes de financiamento, não é correto, a meu ver, que se apresente, todos os meses, de forma separada, o resultado do Regime Geral da Previdência Social – RGPS, para informar que a Previdência é deficitária, uma vez que o mesmo faz parte desta ” integração “, conforme já explicitado acima. No tal “déficit da Previdência Social” deve ser considerado o resultado altamente negativo da área rural, cujos beneficiários, lá no início, não contribuíram para a formação do fundo e, atualmente, contribuem com um percentual baixíssimo sobre as vendas, sendo de se perguntar se não há muita sonegação, uma vez que a arrecadação desta área é muito pequena, em relação ao total pago como benefícios. Dentro desta maneira de ver a Seguridade Social, de forma integrada, tal como o próprio Ministério explicita, a ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil demonstra anualmente, através de seus relatórios denominados Análise da Seguridade Social, a mentira do déficit da Previdência Social.

  • Avatar
    25/01/2013 21:58:33Sergio OliveiraAnônimo

    Continuação: .....marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos; 5. As incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural; 6. As das empresas, incidentes sobre a receita ou faturamento e o lucro ( Cofins e CSLL ); 7. As incidentes sobre a receita dos concursos de prognósticos, da Caixa Econômica Federal; 8. CPMF, que, como sabemos, deixou de existir. Existem outras, ainda. Se o próprio Ministério da Previdência Social cita esta integração entre a Previdência Social, a Saúde e a Assistência Social,formando a Seguridade Social, bem como a integração de suas fontes de financiamento, não é correto, a meu ver, que se apresente, todos os meses, de forma separada, o resultado do Regime Geral da Previdência Social – RGPS, para informar que a Previdência é deficitária, uma vez que o mesmo faz parte desta ” integração “, conforme já explicitado acima. No tal “déficit da Previdência Social” deve ser considerado o resultado altamente negativo da área rural, cujos beneficiários, lá no início, não contribuíram para a formação do fundo e, atualmente, contribuem com um percentual baixíssimo sobre as vendas, sendo de se perguntar se não há muita sonegação, uma vez que a arrecadação desta área é muito pequena, em relação ao total pago como benefícios. Dentro desta maneira de ver a Seguridade Social, de forma integrada, tal como o próprio Ministério explicita, a ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil demonstra anualmente, através de seus relatórios denominados Análise da Seguridade Social, a mentira do déficit da Previdência Social.

  • Avatar
    25/01/2013 21:56:45Sergio OliveiraAnônimo

    NÃO PODEMOS ESQUECER. Todo ano, quando os aposentados que recebem mais que o mínimo são aumentados pela previdência social, eles se aproximam, cada vez mais, do salário mínimo. A defasagem nos últimos governos: FHC (26,6%); Lula (42,61%) e Dilma (13,14%). A alegação sempre é o “déficit da previdência social”. Leiam: SEGURIDADE SOCIAL A Constituição de 1988, quando trata da Seguridade Social, no Capítulo II – Da Ordem Social, diz, no artigo 194, que a mesma ” compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência social e à assistência social. Segundo um dos slides de um Programa de Educação Previdenciária, da Secretaria Executiva do Ministério da Previdência Social, de julho de 2004 “ a previdência social, a saúde e a assistência social, compõem, de forma integrada a Seguridade Social. A Seguridade Social é financiada, também de forma integrada, pela folha-de-salários, Cofins, CSLL e CPMF, além de outras fontes.” Outro curso da Secretaria de Previdência Social do mesmo Ministério ( Curso Formadores em Previdência Social ) também cita esta mesma definição. As fontes de financiamento eram, até então, as seguintes: 1. Das empresas, incidentes sobre a remuneração paga, devida ou creditada aos segurados e demais pessoas físicas a seu serviço, mesmo sem vínculo empregatício; 2. As dos empregadores domésticos, incidentes sobre o salário-de-contribuição dos empregados domésticos a seu serviço; 3. As dos trabalhadores, incidentes sobre seu salário-de-contribuição; 4. As das associações desportivas que mantêm equipe de futebol profissional, incidentes sobre a receita bruta decorrente dos espetáculos desportivos de que participem em todo o território nacional em qualquer modalidade esportiva, inclusive jogos internacionais, e de qualquer forma de patrocínio, licenciamento de uso de marcas

  • Avatar
    07/01/2013 11:24:09Rúbia MoraisAnônimo

    Qual será o aumentos, para os beneficiários no inss no ano de 2013?

  • Avatar
    04/01/2013 02:09:47luzAnônimo

    AI GALERA,OS POLITICOS SO VAO ACORDAR QUANDO O POVAO SAIR AS RUAS A QUEBRAR TUDO,DEIXAREM DE SER BOBAOS,AI OS CARAS VAO ACORDAR.

  • Avatar
    01/01/2013 11:43:10maria helena becker egerAnônimo

    estou muito triste porque aposentado depois de trabalhar tanto fica sempre para traz.... ei governantes diminui o salario dos deputados e de para os pobres que trabalharam mesmo e garanto que nunca fomos corruptos .. desculpe mais é meu pensamento fui 25anos e 3meses professora municipal... olha tenho certeza que mereço mto mais feliz 2013..... que temos nós aposentados boas respostas salarial....que tenhos que merecemos com muita dignidade sem mais para o momento obrigado

  • Avatar
    28/12/2012 21:05:01antonia araujo feitosaAnônimo

    é uma vergonha saber que os senadores tem aumento sem esforso ; e os aposentados trabalham a vida toda; eu digo a vida toda; poque o nosso salario é uma morte.precisamos ainda trabalhar porque o que ganhamos prá quem trabalhou muito é uma miseria. a cada ano diminue onde vai parar isso?eu nem sei ainda quato vou receber; quando sai os valores quero saber?

  • Avatar
    20/12/2012 15:33:47Marta OliveiraAnônimo

    É uma vergonha !!! Um país , onde pagamos uma carga tributária altíssima, e os donos do dinheiro público, vem com deculpas chula e esdruxular dizendo que não tem deinheiro para aumentar o salário, para que ganha acima do mínimo. Entretanto ? Para senadores, deputados, ministros e presidenta, e os funcionários das duas casas, tem dinheiro sem contar com o mensalão de josé dirceu, romary o dinheiro chega até sobrar. Mais para quem se matou de trabalhar não tem ? ???? Este É O MEU PAÍS BRASIL BRASIL BRAZIL BRAZIL BRAZIL ZIL

  • Avatar
    18/12/2012 19:28:26Maria de Jesus Fiusa Castelo BrancoAnônimo

    Como é que o governo explica o nosso salário se desvalorizando a cada ano?isso é uma falta de respeito!

  • Avatar
    12/12/2012 17:25:48JOAO DA CRUZ HONORATOAnônimo

    GOVERNO SO LEMBRA QUE NÓS APOSETANDOS EXISTEM NA EPOCA DAS ELEICOES, ISSO E UMA SACANAGEM

  • Avatar
    08/12/2012 01:24:11antonia lucia de souza cerqueiraAnônimo

    Realmente,o PT em quem depositamos uma grande expectativa,acabou com conosco.

  • Avatar
    07/12/2012 13:11:21João BatistaAnônimo

    sou aposentado por invalidez desde 2001,gostaria de saber quando é que irei receber os atrasados que o inss me deve...?

Comentar

Isso evita spams e mensagens automáticas.