SRZD


29/08/2008 19h20

Escolas comentam críticas de Pamplona
Isaac Ismar

As declarações de Fernando Pamplona sobre os recentes enredos das escolas de samba, durante a inauguração da quadra da Vila Isabel, foram recebidas com tranqüilidade pelo Salgueiro e Unidos da Tijuca. Na ocasião, o ex-carnavalesco, que marcou época na vermelha-e-branca tijucana, disse ao SRZD-Carnavalesco que "os enredos sumiram e viraram temas".

Os representantes de algumas agremiações se manifestaram. De acordo com Luis Carlos Bruno, carnavalesco da Unidos da Tijuca, o importante é transformar temas em bons enredos.
 
- Acho que estamos na vidraça para isso mesmo. As críticas devem existir mesmo. O interessante é desenvolver um enredo através de um tema. O carnaval vai oferecendo algumas tiradas legais e é importante usá-las. O Pamplona tem a opinião dele e merece ser respeitado - disse Bruno, que adiantou que a Unidos da Tijuca, assim como nos anos anteriores, não fará festa para apresentar os protótipos.
 
Quem também emitiu a sua opinião sobre as declarações de Fernando Pamplona foi o diretor de carnaval do Salgueiro, Luiz Otavio Novello, mais conhecido como Tavinho.
 
- Respeito muito o Pamplona, ele é um ícone do nosso carnaval. Essas declarações só ele poderia explicar. O enredo do Salgueiro é rico e vamos provar isso. A sinopse, por exemplo, é um soneto, diferenciada e buscou o imaginário da ala dos compositores. Felizmente a safra é ótima. Percebi durante as eliminatórias o crescimento de alguns sambas. Já está difícil para a comissão julgadora cortar algumas obras. Certamente teremos um samba aguerrido - afirmou Tavinho.


Comentários
  • Avatar
    31/08/2008 16:44:39ToniMembro SRZD desde 10/01/2010

    Juliana, eu nem vou consultá-la sobre o meu futuro, pode ser que você diga absurdos e me deixe impressionado, gratuitamente. Você agride a sua cultura e personalidade, pois prova que você não tem opinião própriia e se deixa influenciar por resultados anteriores. Lembre-se que Beija e G Rio(Tenho a impressão q vc torce por uma dessas empresas ) vêm no 'domingão frião', razão pra vc prever que não estão com a bola toda!

  • Avatar
    31/08/2008 14:42:49Helio da IlhaMembro SRZD desde 09/04/2009

    O carnaval, assim como nossas vidas evoluem para melhor, mesmo que as vezes enfrentemos momentos conturbados, mas evoluem. Quando o senhor Fernando Pamplona fazia carnaval eram carnavais para sere assistuido por milhares de pessoas. Carnaval de hoje é para ser assistido por milhões de pessoas no mundo inteiro. Acho que ele se espantaria em fazer um carnaval com carros de movimentos, já que ao fazer carnaval ele era (ou é) acostumado a fazer carnaval com tripé. Senhor Fernando Pamplona, as coisas evoluem, atualmente caiu o muro da vergonha, acabou a ditadura, a capital do Brasil é Brasilia, a Seleção é Pentacampeã, enfim.....o mundo continuou, evoluiu.............enquanto isso o senhor..................... perdoe- me novamente. Abraços

  • Avatar
    31/08/2008 14:33:39Helio IlhaMembro SRZD desde 09/04/2009

    Dizer o que de uma pessoa que parou no tempo? Infelizmente o Senhor Fernando Pamplona parou nos "idos" de 1970....respeito aquela pessoa que se adequa as mudanças de vida. Para ele o carnaval parou no tempo, não evoluiu. Atualmente é outra realidade. Quando ele comentava em uma emissora de televisão que a União da Ilha vinha com o samba "porre de felicidade" e o mesmo aos berros chamava tal samba de "marchinha safada" mostrando todo seu despreparo para evoluir no tempo, enquanto ele aos berros dizia isso o sambódromo inteiro caía no samba. dali pra cá notei que o mesmo estava obsoleto para o carnaval. Respeitava sim o Mestre Aroldo Melodia e o Mestre Jamelão, que souberam como ninguem evoluir e dar o melhor de sí. desculpem-me

  • Avatar
    31/08/2008 06:55:02FERNANDOAnônimo

    O Grande Mestre, tem razão, e o conheço o suficiente, para lhes dizer que, polemizar ele sempre gostou. Mas com relação aos enredos, quero dizer, TEMAS, ele esta coberto de razão.Daqui a pouco vão pegar o "faqueiro", para ser um "tema", e daí, evoluir para enredo, conforme afirmou o diretor do salgueiro. Corajoso, afirmando que a sinopse, "é um soneto". Soneto é a composição de 14 versos, dispostos, em geral em 2 quartetos e 2 tercetos. Será que nesses poucos anos de "CARNAVAL", ele não conseguiu aprender algo. E ainda diz que tem excelentes obras ( SAMBA-ENREDO ), e que a ala de compositores da escola buscou o imaginário, o que será "imaginário" na cabeça deste "DIRETOR DE CARNAVAL". JÁ PODEMOS IMAGINAR O QUE DEVE VIR POR AÍ..................................... .

  • Avatar
    31/08/2008 01:22:26joao carlos albuquerqueAnônimo

    pamplona vc e um grande icone do carnaval carioca mais gostaria de ver todo seu talentos hj com seus belissimo enredo em escolas de samba no grupo de acesso como imperio da tijuca,sta cruz,cubango,lins imperial ja quis que vc fizesse carnaval dela. pamplona eu quase 50 anos de carnaval tb gostaria de ve-lo hoje fazendo carnaval,critica e muito facil entra na situçao de renato lage,silvio cunha e outros. fazer salgueiro e outras como vc fez tem arrecadaçao de quadra e outras fontes. vai enfrentar barracao do carandiru e outros barracoes como cubango,lins imperial,flor da mina. aguardo vc fazendo carnaval de volta valeu icone. abraço forte

  • Avatar
    30/08/2008 21:32:33FernandaMembro SRZD desde 04/05/2009

    Juliana, Vc q faz previsões futurísticas, pode me dizer se vou me casar? Se o pretendente é loiro, atlético e rico? Se serei bem sucedida nos negócios e se terei no decorrer da minha vida uma doença séria a enfrentar? Consulta sua bola de cristal aí pra mim?! Viradouro, Mocidade e Império correm risco de cair..rs.. E de quebra me passe a sequência de números q serão sorteados no próximo concurso da mega... Ai, ai...

  • Avatar
    30/08/2008 17:53:00Arlequim do CarnavalAnônimo

    A busca por temas/enredos ligados a empresas já é óbvio. Existe explicação para isto, e muitos criticam, assim como eu. Mas muitos também são escolhidos sem esta preocupação ( o do Salgueiro 2009 parece seguir esta linha ). Mas não podemos deixar de comentar que nos últimos anos tivemos sim grandes enredos ( ou temas ??!!! ). Poderíamos apresentá-los, senhor. Este mesmo Salgueiro cantou Candaces, em 2007. A Porto da Pedra nos brindou com Preto e Branco a cores, neste mesmo ano. Em Ramos ouvimos falar em uma grande confusão, a fabulística (2005). E o que dizer de Agudás, Bibi Ferreira e outros mais?? Vamos ver como Chico Buarque da Mangueira acompanhou a Saga de Agotime. Um mouro no quilombo, isto a história registra. Assim como a Cidade Maravilhosa, o sonho de Pereira Passos. João e Marias ( Imperatriz 2008 ) escutam o Imperio cantar " Verás que um filho teu não foge a luta", de 96. E lembrar que a Mangueira foi ao Lácio em 2007 colher a última flor. E quem estava lá, o Indío, o dono da Terra, ao lado de Orfeu, Barbosa Lima Sobrinho, Prestes, Fatumbi, Mercedes Batista, Chatô. A partir daí o sol brilhou eternamente sobre o mundo de língua portuguesa, ajudando-nos a aclamar e coroar o Imperador da Pedra do Reino, Ariano Suassuna, junto a Serrinha!!! Podemos fechar com a volta dos que não foram. Lá no Guaporé. Eis Madeira-Mamoré, Grande Rio, 1997. Existem vários outros a entrar no mesmo livro, basta mais alguém me lembrar.

  • Avatar
    30/08/2008 16:31:16luccaAnônimo

    Na minha opinião o melhor enredo de 2009 é do Salgueiro, e acredito muito no trabalho do Renato Lages. Acho que o Pamplona é um ícone do carnaval carioca, mas as coisas evoluirão e temos que escolher enredos novos p/ não cair na mesmice.

  • Avatar
    30/08/2008 13:24:53Flávio LuizMembro SRZD desde 07/04/2009

    Realmente isso está acontecendo pois cada dia o carnaval fica mas caro e para conseguir patrocinio o carnavalesco precisa focar um tema para conseguir verba e perde o conteudo de um enredo bem elaborado e focado nas suas caracteristicas.

  • Avatar
    30/08/2008 11:28:22HelioAnônimo

    Julianna, o Imperio Serrano é uma grande escola de samba, a chance de cair pode ser zero, você vai ver um grande carnaval que a escola vao apresentar em 2009.

  • Avatar
    30/08/2008 09:33:48JuliannaAnônimo

    O carnaval está bem previsível. Voltam no sábado: Tijuca, Beija-flor, Grande Rio, Salgueiro e Imperatriz. Tentam voltar no sábado: Vila Isabel e Mangueira. Não voltam no sábado e não caem: Portela e Porto da Pedra. Ameaçadas de cair: Viradouro, Mocidade. 99% de chances de cair: Império Serrano.

  • Avatar
    30/08/2008 05:09:50Thiago SouzaMembro SRZD desde 03/11/2009

    Criticar é facil!!! Mas qual séria a diferença entre TEMA e ENREDO? Wikipédia ENREDO:O esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Miniaurélio TEMA:Proposição que vai ser tratada ou demontrada. Isso se apresenta para min como parte de um só corpo....

  • Avatar
    30/08/2008 03:25:27EdsonAnônimo

    Me desculpe o Tavinho, diretor de carnaval do Salgueiro....mas samba não tem nada a ver com a colocação do Pamplona... Enredo, tema e desenvolvimento da história é uma coisa, samba é outra.... O que Pamplona falou foi sobre desenvolvimento de enredo, e não construção de sambas... Acordaaaaa

  • Avatar
    30/08/2008 01:03:05renato dos santosMembro SRZD desde 17/08/2009

    O mais engraçado de tudo é ouvir todo ano de diversas pessoas do mundo do samba, uma frase que já virou moda entre elas que estão sempre querendo aparecer! " Ai que saudade dos carnavais de antigamente!!!" É tão simples se eles têm saudades, porque ao invés de querer aparecer à sombra das grandes escolas, elas simplesmente podem ir matar as saudades, na av enida Rio Brando, Intendente Magalhães, ou lá em qualqur lugar onde ainda se pode ver a pobresa dos desfiles do passado e curtir o máximo que puderem, e com certeza seria ótimo, porque elas precisam do apoio dessas pessoas demagogas que gostam de aparecer!!!

  • Avatar
    29/08/2008 23:18:56Eduardo s franciscoAnônimo

    tem gente que num se enxerga rsrsrsrrss o cara surtou e ainda vive em ritimo de presidente vargas ..... aLô estamos na sapucaí, carnaval feito para o mundo e não para apenas algumas mil pessoas nas arquibancadas da pres vargas . achu isso um despeito que nenhuma escola quer ele como carnavalesco....acho que qualquer escola preferia joão 30 do que ele jão do geito que está num fala besteira e a dois anos atras foi campeão com louzada na vila entaum pamplona fica com seu legado, e seus pensamentos nos carnavais de outrora que só isso que vc tem na história e a fala bobagens melhor vc ir mesmo viajar e sumir de vez . lugar de velho é no azilo e velho frustrado ne sei aonde deve ficar rsrsrsrsrs meu cada uma....

Comentar