'Temos que devolver a Sapucaí ao povo', diz Marcelo Freixo

Patrícia Raposo | Carnaval | 29/06/2012 19h36

Disposto a resgatar tradições e a valorização do Carnaval carioca o deputado estadual, e também candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, do PSOL, conversou com o SRZD-Carnaval sobre o manifesto "Nossa Avenida vai além do carnaval", lançado por ele, nesta sexta-feira, 29 de junho, na Câmara Municipal. 

O movimento, que também é uma parceria entre o parlamentar e um coletivo de artistas, consiste em diversas propostas que modificarão todo o processo que engrena o "Maior Espetáculo da Terra", atualmente, além de propor um maior cuidado com as agremiações dos Grupos de Acesso e os blocos de rua.

"O processo que gerou esse manifesto com algumas propostas em defesa do carnaval nasceu de mais de um encontro com pessoas que amam a cultura, a cidade e as escolas de sambas. Nada tenho a temer se não estou sozinho, se não crio propostas só de minha cabeça", afirmou Freixo.

"O Grupo de Acesso, e falo de todos os grupos, desde o A que desfila sábado na própria Sapucaí, até os grupos que desfilam com quase nenhuma estrutura na Avenida Intendente Magalhães, na Zona Norte, devem e terão que fazer parte de toda essa reestruturação. Bloco é bloco e deve ser tratado e repeitado como bloco. Escola de samba é escola de samba e deve ser tratada como escola de samba. Temos que salvar escolas de virarem blocos e vice-e-versa, porque as duas manifestações são importantíssimas para o carnaval", ressaltou.

"Temos que devolver a Sapucaí ao povo, voltar a fazer os componentes das escolas sentirem o calor do público. Isso sem impedir que turistas também possam admirar nossas escolas. Por isso que é importante retomarmos de verdade o projeto original do Sambódromo. Vamos transformar as frisas de um lado da avenida em um grande setor popular. Todos cantando e sambando no pé", completou.

foto:divulgação

O deputado destacou também a importância do incentivo à volta de enredos culturais e o perigo que pode ser essa busca desenfreada por temas patrocinados.

"Nenhuma preocupação apresentada nesse documento é só minha. Essas preocupações são coletivas, de quem vive o carnaval há muito tempo e todos os dias. Mas não precisa ser especialista no assunto para ter noção dos rumos que a festa tomou. É só olhar os temas propostos para o carnaval 2013. Onde está a relevância cultural da maioria dos enredos para o próximo carnaval?", lembrou.

"A busca por patrocínios tem que ter limites, critérios que preservem a história e a importância das escolas de samba, em sua essência, para o Rio de Janeiro, para o Brasil e até para o mundo. As escolas além de seus patrocínios, recebem verbas públicas, e a Prefeitura tem que voltar a ter um papel gerenciador da festa. Os enredos são partes centrais nessa história toda. Temos que libertar as escolas da necessidade da caça a um patrocínio. Não adianta termos o maior espetáculo da terra e culturalmente não falarmos nada e nem deixarmos nada para as futuras gerações de sambistas", avaliou.

Atento a todos os mecanismos que norteiam o Carnaval, Marcelo Freixo comentou ainda sobre os papéis que as entidades que se responsabilizam pelas agremiações, como a Liesa, por exemplo, poderão adquirir.

"Quem deve definir os destinos das entidades representativas são as escolas. As mesmas podem querer que a Liesa e outras associações as representem perante a Prefeitura. Mas se quisermos mesmo uma correção de rota cultural da festa, o controle do evento carnaval e seus desfiles terão que mudar de mãos. A subsecretaria entra aí. Não faz sentido termos o poder público sem ter o controle da maior festa cultural da cidade", detalhou.

Para finalizar, ele questionou a falta de democratização dos meios de comunicação na transmissão dos desfiles.

"Quanto mais canais de divulgação, mais gente curtindo e conhecendo a festa. Não podemos ter uma exclusividade, por exemplo, que impeça quem cobre carnaval o ano inteiro de ter acesso ao ápice do evento, que são os desfiles. Temos que criar mecanismos  de democratizar a transmissão televisiva, e melhorar a posição das coberturas das rádios", concluiu.

Leia também:

- Conheça as propostas de Marcelo Freixo 

Comentários (53)

Quinha da portela

Membro SRZD desde 28/01/2012

05/07/2012 12:04:12

"Olha eu aqui,cheguei agora/cheguei prá levantar o seu astral/posso perder,posso ganhar isso é normal/ 21 vezes campeã do carnaval."Alô rapaziada,na boa,vamos respeitar a opinião dos outros.ofensa não leva ninguem a nada.as acusações estão direcionadas.um querendo mostrar mais cultura que o outro e isso não interessa a ninguem."Portela querida,És tudo na vida prá mim,pra mim."

Quinha da portela

Membro SRZD desde 28/01/2012

05/07/2012 06:32:50

"Olha eu aqui,cheguei agora/cheguei prá levantar o seu astral/posso perder,posso ganhar isso é normal/ 21 vezes campeã do carnaval."Propostas esses canditados vão apresentar,vão falar bonito,só que antes de mais nada,meu irmão,ele tem que se eleger.OBS: Pô gente peguem leve,tá uma falta de respeito imensa nos comentários.cada um tem sua opinião e ninguem pose dizer que e certo ou errado,pois ninguem é dono da verdade.Vamos respeitar o colega. "Portela querida/És tudo na vida,prá mim,prá mim."

Sou Mais Minha Mangueira

Membro SRZD desde 03/04/2012

04/07/2012 22:16:30

parece utopia

antonio carlos

Membro SRZD desde 14/06/2012

04/07/2012 18:23:14

Prezada Condessa Dholores. Concordo plenamente com sua visão quanto a postura dos EUA em sua politica externa muitas vezes nefasta a certos povos. Mas também temos que concordar que este pais que hoje faz as vezes de mãe do mundo na maioria das vezes acerta e outras?poucas erra, como por exemplo no caso do Iraque um meio acerto/erro. Mas no contexto da politica externa mundial lá nos anos pós segunda guerra alguém tinha que fazer este papel e dentre os males foi melhor a mãe ser os EUA do que a Alemanha de Hitler ( que tentou ), a China , a antiga Russia e o próprio Japão com aquele ato impensavel de Per Harbor ( um horror ) detonou aquela covardia contra Hiroshima. Mas tudo já está consumado e não podemos fazer mais nada além de gritarmos , opinarmos; o que com o regime de Cuba e Russia e da propria China não poderíamos e estaríamos amordaçados até hoje. Quanto a colocação do amigo Enoque da proteção, do conchavo da Liesa com as escolas tradicionais é uma palhaçada. Muitas destas escolas já era para estar no acesso a algum tempo e outras de melhor nível já assumindo seu lugar e fica essa enrolação e o nivel dos desfiles vão caindo com 4 ou 5 escolas execlentes e o resto parada no tempo e caindo aos pedaços. Aqui em São Paulo não tem moleza. Tem escolas tradicionais de 60 , 70 anos caindo e ficando ou numa gangorra sem fim. No final isso está ocorrendo aí e aqui porque usando o verbo sofisticado do amigo Almir as escolas estão sendo usurpadas, ou melhor dizendo ..........!. As comunidades deveriam lutar contra este tipo de coisa ou patrocinios à parte a Liesa criar um sistema de controle de aplicação da grana para o manter nivel dos desfiles!. Um abraço a todos.

miguel

Membro SRZD desde 15/06/2010

04/07/2012 18:11:23

A CULPA DE TUDO ISSO É DA BEIJA-FLOR.....HAHAHAHAHAHAHAHA.

enock de oliveira torres

Membro SRZD desde 28/01/2012

04/07/2012 17:14:01

Meu jovem Carlito,Graças a Oxalà e ao meu Pai Xangô,Sou negão,Crioulo ou da forma que queiram chamar,pois não ligo prá isso,passei muita forma de preconceito por isso e por ser pobre favelado.isso só me deu força prá encarar de frente e conquistar meu espaço na sociedade.estudei em escola pública e me profissionalizei no Senai como torneiro mecânico e ferramenteiro consegui passar no concurso publico da área naval,terminei minha faculdade e hoje trabalho de engenheiro naval aposentado só que tiveram que chamar o negão de volta por falta de profissionais.Não devo nada prá ninguem,sou respeitado aonde moro,no meu serviço e aonde chego e ti garanto meu querido ninguem me intimidou e não vai ser agora que vão intimidar.nunca precisei de politico prá nada a não ser para cumprir as suas obrigaçôes.se tiver um comício e chamarem o negão vai ter que me escutar e se não tiver um argumento convincente vai passar vergonha.não me prendo a partido,pois não preciso dele,porque não vivo dele.lutei muito para ser o que sou e ganhar o que ganho e posso bater no peito e dizer que não tive que botar dinheiro na cueca ou combinar alguma coisa com bicheiro,porque não pretendo entrar na politica.me orgulho de conquistar o que eu sempre acreditei,por isso eu digo:SOU CRIOULO,SOU,SOU NEGÃO,SOU.POR ISSO QUE EU SOU F/OD/A.desculpe o desabafo e Saudações de um Negão Saugueirense.!!!!!

Almir da Silva Lima

Membro SRZD desde 11/10/2011

04/07/2012 16:52:46

Prezado Carlito BF, a preliminar é que considero inadequado usar este democrático espaço para o salutar debate de idéias quando a notícia em questão não exige isso. Esse é o caso quando voce se refere às questões envolvendo o estado operário burocratizado, consequentemente, o regime socialista deturpado existente em Cuba. Assim, em 1º lugar, embora democraticamente voce se refira a mim, não fui eu quem quem propôs - repito - este salutar debate de idéias, porém, em um espaço inadequado. Em 2º lugar, sobre o mínimo de consciência política que artistas, poetas, sambistas e mesmo amantes de carnaval devem ter, é justamente para que não sejam confundidos com "analfabetos políticos". Os quais, cá entre nós, quando são aludidos a alguém, não identifico como "ofensas". Inclusive até já sugeri a leitura desse poema de Bertold Brecht. Em 3º lugar, na democracia burguesa, isto é, na democracia representativa de sociedades divididas em classes sociais, que é a mais perversa das opressões, conscientes ou inconscientemente parte do eleitorado e de seus representantes assumem os valores da classe social dominante, a burguesia. Para não me alongar, sugiro-lhe tratar-me apenas por Almir. Não precisa do tratamento Senhor. Como seu E-mail está em minha lista, sempre lhe enviarei outros textos, com satisfação.Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

ROBSON DE SANT ANNA

Membro SRZD desde 07/04/2009

04/07/2012 09:04:57

Senhores, Bom dia, Gostaria de lembrá-los que estamos em ano de eleição. Este senhor e outros senhores iram tentar vender a imagem de bons moços. O samba continua do jeito que sempre foi e sempre será nas mãos dos patronos, mesmo que indiretamente. Não se deixem levar por palavras de impacto ponha indúvida nossas instutições. O carnaval esta sendo gerido de forma correta e quase idonia. Imagine senhores o nosso samba nas mãos de deputados e vereadores, com certeza nao conseguiremos frenquentar nossas quadras e muito menos passar próximo a sapucai . É epoca de eleição cuidado com os contos de fada.

Almir da Silva Lima

Membro SRZD desde 11/10/2011

04/07/2012 07:37:40

É quase inacreditável que prezados amantes do maior espetáculo da Terra em pleno Século 21, sendo pertencentes ao povo trabalhador, não tenham o mínimo de consciência de classe social. Esclareço, sei que não se deve exigir consciência política de artistas, poetas, sambistas mesmo de amantes do samba/MPB cujos compromissos são com a excelência em Arte & Cultura, que acabam ficando para a História. Porém, atenção, nada impede de que se tenha um mínino de consciência. Minha sugestão é que leiam o poema "Analfabeto Político" de Bertold Brecht, para que alguns e algumas não se sintam ofendidos ou ofendidas. Mais uma vez lembro o mestre Candeia no sambão obra-prima intitulado Testamento de Sambista: "O sambista não precisa ser membro da academia. É natural que com sua poesia, o povo o faça imortal". Para não me alongar mais, esclareço, como tenho convicções democráticas, é óbvio que aceito outras opiniões. Mas, o fato historicamente falando é que a burguesia e suas instituições do estabelichment estadunidenses são imperialistas. No leste europeu a revolução bolchevique acabou traída pelos estalinistas dos PCs, acarretando no falso Socialismo através de estados operários burocratizados os quais ruíram na década de 1990. Empreguismo, fisiologismo, nepotismo enfim a corrupção não é exclusividade do estado (governos). Corrupção também existe na iniciativa privada. Quem garante, inclusive, que na carcomida LIESA não existe corrupção? Haja vista, alguns cargos têm sido trocados sumariamente de ocupantes. Por quê isso tem ocorrido? Saudações carnavalescas, Almir portelense de Macaé.

enock de oliveira torres

Membro SRZD desde 28/01/2012

04/07/2012 07:03:00

É,Antonio Carlos,aqui você não pode expressar a sua opinião que está sendo chamado de analfabeto político e tudo.Todas as escolas tradicionais fazem parte da LIESA,ou na administração ou no conselho fiscal.Se as escolas estivessem se sentindo prejudicadas,com certeza,já teriam reclamado. Ali é lobo com lobo,se tiver alguma falcatrua,todos sabem como vai terminar mas, se for para mão do governo,não teremos como modificar,vai virar cabide de emprego prá parentes e amigos. Não é que eu quero que fique com a LIESA mas, não existe um orgão do governo do estado ou do municipio que seja confiável,todos eles tem corrupção e safadeza e será mais uma dor de cabeça.Saudações Mangueirense!!!!!!!!

ALBERTO FORT

Membro SRZD desde 17/09/2011

04/07/2012 00:58:21

VALEU GALERA DO SINDICATO E SAMBA DE ESCRITÓRIO. CANSARAM DE GANHAR NA MÃO GRANDE AGORA VEM QUERENDO SE MOSTRAR DE BOM MOÇO. PAREI..... PRA VOCÊS EM 1ª MÃO PORTO DA PEDRA INFELIZMENTE VAI REEDITAR SAMBA, SÓ ISSO QUE SEI ATÉ AGORA.

antonio carlos

Membro SRZD desde 14/06/2012

03/07/2012 22:34:50

Não concordo com a posição da nobre Condess Dholores que está metendo o pau nos EUA como sendo o mau maior do mundo. Muito pelo contrario é sim um pais exemplo para o mundo. O Brasil hoje em termos de honestidade é um dos maiores maus exemplos. Imagine se nas decadas de 60 e 70 os comunas tivessem tomado conta desses paises desestruturados das Américas. Seria o caos social. Veja o exemplo passados em Cuba, na antiga Russia e Alemanha Oriental. Lá nos EUA se um rico rouba, sonega ou comete ato falho é cana , multa e todo o rigor da lei. Aqui, em Cuba, na Venezuela é tudo uma pouca vergonha. Roubam e fica por isso mesmo e riem da nossa cara. E nossa juventude assistindo a toda esta pouca vergonha só sabe protestar quando a passagem de onibum sobe de R$ 2,90 para R$ 3,00 queimando onibus e destrindo prédios públicos.., Realmente este nosso país é o pais do carnaval. Esta sim é uma festa que somos os melhores. Quanto ao candidato pelas propostas só está afim de ganhar a eleição. Depois tudo muda como sempre foi. Agora quanto aos patrocinios concordo com a nobre Condessa. Tem escola que só faz enredo patrocinado há décadas. Deveria haver umaintervenção com uma regra digamos por exemplo de 3 por 1, sendo permitido um enredo patrocinado por tres não patrocinados. O carnaval infelizmente está virando um comercio e ficando muito chato. Saudades dos tempos dos bicheiros. Saudações paulistanas.

Ted

Membro SRZD desde 12/04/2012

02/07/2012 13:34:33

Não entendo as pessoas, são contra dinheiro das empresas patrocinadoras, já outros são contra o dinheiro dos bicheiros. Ué então quem vai pagar a conta da festa? carnaval custa caro, muito caro. Eu particularmente preferia o tempo em que o carnaval era financiado apenas pela dinheiro dos bicheiros, sei que esse dinheiro vinha de todo tipo de armação possivel (não sou ingênuo). Mas mesmo assim o carnaval era muito melhor, o carnavalesco pensava num enredo e o chefão da contravenção pagava. O carnavalesco podia fazer um "Chue-Chua", um "Big Bang explosão do universo", era ótimo. Hoje em dia até o chefão tá correndo atrás das empresas patrocinadoras. Com isso ficamos limitados a ver produtos de mala direta de publicidade, e os enredos estão morrendo, se não pelo menos agonizando. Como tudo tem um lado bom, as escolas que sempre tiveram que contar ocm o bicheiro, aí depois que o cara morria a escola ficava perdida. Com o patrocinio as escolas parecem estar se soltando dessa dependencia do bicheiro, porém isso é só um aparência, isso não garante nada, pois tem escola que já perdeu o bicheiro, tem enredo patrocinado e mesmo assim não consegue nada na hora dos resultados.

enock de oliveira torres

Membro SRZD desde 28/01/2012

02/07/2012 13:30:04

O gostoso é isso você opina,tem uns que gostam e outros não.faz parte da democracia meia falsa,porque se fosse verdadeira eu não precisaria sair de casa para votar. o voto é obrigatório.Na verdade o freixo só quer voto,ele não vai se meter com a cachorrada, é tudo pit bull.palavra de negão.Saudações Mangueirense!!!!!!!

Ted

Membro SRZD desde 12/04/2012

02/07/2012 13:24:07

Enock, concordo com todas as suas palavras..... Infelizmente tem pessoas aqui neste espaço que para se sentir superior aos outros, chamam os outros de semi-alfabetizados. Ué, agora se uma pessoa não concorda com uma pessoa, ela vira semi-alfabetizada por isso? A única coisa que o referido candidato a prefeito quer é arranjar alguns votos, caso ganhe quem garante que ele fará isso mesmo? Quem garante ques e ele ganhar ele não vai entupir de filhos, sogra, namoradas dos filhos, os cargos da futura secretaria do carnaval e escolas de samba? ... Quanto ao FHC é isso memso, não passa de um cana-lha que desgraçou o nosso país, eu e minha familia por pouco não passamos fome, graças a Deus e a meu pai Ogum isso não aconteceu!... O Lula muitos até o vaiaram, mas ele pode não ter sido nehum santo, mas ajudou muito a vida do pobre brasileiro. Digo por isso, porque depois que Lula assumiu a situação financeira da minha casa melhorou muito.