SRZD | Análise dos sambas do Salgueiro | Carnavalesco | Eugênio Leal


Análise dos sambas do Salgueiro

Eugênio Leal | Eugênio Leal | 26/08/2008 14:24

O Salgueiro, mais uma vez, tem uma boa variedade de obras para escolher. Fruto da renovação de sua ala de compositores mas, principalmente, de um enredo simples, com essência e bem escrito.

O texto facilitou o entendimento de todos os compositores. Não há viagens, elocubrações, nem situações difíceis de serem explicadas. Pelo contrário, há espaço para criação e um vocabulário repleto de palavras com sonoridade interessante, que valorizam a musicalidade. 

Há uma grande quantidade de sambas num nível muito próximo a estes que vou analisar e poucos são aqueles que vão "encher o saco" do público na quadra. O equilíbrio é tão grande que um dos que eu havia escolhido para comentar já foi eliminado.

O desempenho na Silva Teles, a cada eliminatória (e também na final), será decisivo. Ali a diretoria vai sentir quem melhor se encaixa na bateria, quem mais agrada à comunidade e quem mais se aproxima da proposta de desfile. A ordem da análise segue a numeração oficial da disputa. 

Guilherme Sá, Luizinho Professor, Dartagnan do Salgueiro, Mauro Esperanza e Márcio do Swing

Tem nas suaves e refinadas variações melódicas seu ponto alto. As mais bonitas são na passagem da introdução para a primeira parte do tema ("cantar e revelar o encanto") e na abertura da segunda parte do samba ("tem candongueiro no jogo e caxambu"). À exceção do refrão final a música flui sem grandes quebras o que ajuda o canto dos componentes. A letra é inspirada e casa com a emoção da melodia, formando uma obra de alto nível.

O refrão do meio é excelente e tem um balanço muito interessante, fruto de uma divisão diferenciada na melodia. O refrão principal, entretanto, parece um tanto travado e sem força, talvez em virtude do seu jogo trançado de rimas e do excesso de sílabas no verso "pulsa na força do pavilhão."
 
Vai precisar mostrar na quadra que a melodia, em tom emotivo e romântico, se encaixa no jeitão alegre do salgueirense.

Dudu Botelho, Marcelo Motta, Luiz Pião, Muhammad e Tico do Gato

A Parceria bi-campeã aposta na manutenção de um estilo técnico que deu certo: o equilíbrio entre a empolgação e a cadência. Em 2007 e 2008 esta proposta rendeu bons desfiles à escola. É um samba pra frente e alegre, mas sem correria. A melodia é fluente e no tom certo para o cantar dos componentes.

Os refrãos são muito fortes, como a escola gosta. O segundo deles traz consigo uma proposta poética interessante ao comparar o coração com o tambor. E o intermediário tem pegada e suingue na medida certa.

A letra é correta, sem grandes invenções. Não gosto do verso "o batuque é festa e adorações". Não bate bem no meu ouvido, mas também não compromete o todo da obra que, com certeza, é uma das mais fortes favoritas.

Edgar Filho, Simas, Beto Mussa, Gari Sorriso e Bené do Salgueiro

Nem melhor nem pior. Apenas...  O samba desta parceria se encaixa no slogan salgueirense. Há tempos venho pedindo que as escolas dêem chance a sambas diferentes, que ousem sair do lugar comum. Este samba é para arriscar, marcar, para fazer história - mesmo que não leve à vitória.

Ele consegue juntar uma letra com início, meio e fim - perfeitamente encadeada - com uma melodia lindamente construída e tradicional, que remete a carnavais passados sem ser ultrapassada. Um casamento maravilhoso que gerou um dos sambas mais interessantes do ano.

Destaque positivo, entre tantos, para a o refrão central ("festa na aldeia, lua cheia um clarão...") cuja melodia se encaixa na fantasia da letra de maneira a levar o ouvinte a imaginar a cena. 
 
O ponto negativo é o refrão final. Não gosto dos versos "menina quem foi teu mestre" (muito atropelado) e "um batuqueiro" (melodia simplista demais perto do resto do samba). É necessário subir um pouco o tom do trecho "meu ancestral" (quase impronunciável) e fazer o mesmo em alguns versos da segunda parte que além de baixos quase embolam tamanha a quantidade de sílabas em uma única frase musical (isso compromete o canto dos componentes).   

Josemar Manfredini, Betinho, Michel de Pilares, Miudinho e Líbero

Talvez seja a gravação mais "afiada", com mais cara de quadra de Salgueiro. Os autores contrataram o intérprete (Ito Melodia) que mais se assemelha ao titular da escola e com isso mostram que a obra pode ser interpretada por ele sem dificuldade. A bateria é a que melhor reflete a realidade de quadra e avenida. 

É um samba alegre, valente, fluente e de letra fácil. Tem refrãos fortes que devem produzir efeito devastador na quadra. Mas não traz qualquer novidade melódica ou poética, reproduzindo um estilo que marcou a escola por muitos anos.   

Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite

Outro forte concorrente. Tem melodia mais trabalhada e encorpada do que anterior, mas também possui "pegada" e alegria - embora não apresente inovações. É um samba muito bom para a harmonia do canto. Gosto muito do refrão final, valente e guerreiro, que talvez seja o melhor da disputa. A letra é correta, objetiva e simples.


Adalto Magalha, Andrezinho, Ferreira, Gabriel Moura e Jorjão

Adalto tem história de vitórias na casa. Andou afastado, pelas bandas da Tradição, e agora retorna. O samba que apresenta é alegre, fluente e de melodia agradável. O momento mais interessante é a citação a mestre Louro. É o concorrente que aborda a homenagem de forma mais direta, falando o nome do antigo mestre de bateria da escola ("a bateria não esquece de você, Lourival"). Essa intimidade, como numa conversa com Louro, é emocionante e faz a diferença. Os refrãos são fortes, com a cara da escola.
   
M.André, Walkir, Grassano e Aranha

Depois de um carnaval como presidente da União da Ilha, Márcio André volta ao ofício original de compositor. Bom para o carnaval. Sempre sai coisa boa quando ele escreve - sem desmerecer os parceiros.

Além de ser corretamente construído, como todos os que estão citados aqui, este samba tem momentos diferenciados e de alto nível. Começando pela "cabeça" diferente e sensível "Mãe natureza... cede-me tuas peles e madeiras", passando pelo refrão central que se encerra com uma frase melódica inusitada "a fé sagrada é" e pela emotiva preparação para o refrão final que diz "... é fevereiro já ouço o tamborim e o pandeiro" e culminando com um refrão principal de pegada e força melódica, sem perder a alegria.

Helinho do Salgueiro, Xande de Pilares, Pedrinho da Flor, Mauro Jr. e Zé Domingo

O samba do pessoal do pagode é bom. Tem melodia, tem suíngue, tem força harmônica. Destaque para o verso inicial do refrão "Ecoa meu tambor" e para o refrão central "Rufa o tambor que eu sou de arerê...".

Não me bateu bem a palavra "hospitaleiro". Não é o termo mais preciso para definir mestre Louro, embora ele tivesse esta qualidade. Dá a impressão de ter sido encaixada mais pela métrica do que pelo significado. Há também algumas soluções melódicas previsíveis.


Para comentar essa notícia é necessário estar logado. Por favor entre o seu login e senha no formulário abaixo. Caso não possua um, clique aqui para criar o seu.


Postado por:MAURICO MAGRÃO | 12/09/2008 20:34:54

É REALMENTE VC NÃO DEVE SER SALGUEIRO EXPLODE CORAÇÃO NA MAIOR FELICIDADE É LINDO MEU SALGUEIRO ISSO É REFRÃO E GANHA TITULO O HOMEM JA FOI A LUA, ESTAMOS NA ERA DA INFORMATICA E VC VEM FALAR DE SAMBAS ANTIGOS , FRANCAMENTE JONAS CARDOSO............SE NÃO TIVER UM SAMBA BOM NÃO GANHA NADA JÁ PERDEMOS O TITULO POIS O SAMBA QUE VAI GANHAR É DO MOISES SANTIAGO UM SAMBA ARRASTADO RUIM MESMO SE É ISSO QUE VC QUER PARA O SALGUEIRO EU NÃO QUERO......... SEI QUE SO PODE GANHAR UM SAMBA, MAIS QUE GANHE O MELHOR E SEM ARMAÇÃO DA DIRETORIA ............... SO QUERO VER NO DIA DA APURAÇÃO ....... DEPOIS VC ME FALA .... UM FORTE ABRAÇO.........

Postado por:Tá dado! | 12/09/2008 08:33:18

Tá dado!

Postado por:Jonas cardoso | 12/09/2008 00:06:06

Refrão ? isso ganha samba? Sambas antigos nem refrão tinham... Cara , veja bem , não discordo de vc o samba do magalha era bom, até acredito que tenha caído precocemente, Daí a dizer que perdemos um título...po , samba enredo é uma nota de um contexto inteiro, e ratifico , Salgueiro segue com bons Sambas aptos a representar a academia(Falo como Salgueirense que tbm sou).Pode ter armação? não sei , Talvez! mas só 1 pode vencer ! Um abraço forte Mauricio Magrão! Obs: não sou da diretoria!

Postado por:MAURICIO MAGRÃO | 11/09/2008 20:30:34

com certeza vc nao deve ser salgueiro ou faz parte dessa fraca diretoria nao estou puxando sardinha para lado nenhum vc chegou a ler a sinopse pois são poucos sambas que estao no enredo, vc sabe o que é refrao, pois nao tem um samba igual ao do adalto magalha com um refrao forte,melodia tambem não, so estou reclamando como salgueirense que sou, pois vcs que entendem tudo nao exergam A VERDADE......quero deixar bem claro que perdemos o titulo e quero ver as notas na apuração.......... assim esta um movimento da diretoria par que o samba do moises santiago ganhe nÃO TENHO NADA CONTRA ELE PELO CONTRARIO RESPEITO MUITO O PROFISSIONAL MAIS A DIRETORIA TERIA QUE SER IMPARCIAL COISA QUE ELA NÃO É.......UM FORTE ABRAÇO... JONAS CARDOSO.

Postado por:jonas cardoso | 10/09/2008 16:28:34

GALERA , VAMOS SER IMPARCIAIS! SÓ UM SAMBA PODERÁ REPRESENTAR A AGREMIAÇÃO PARA 2009 ! AGORA TODO SAMBA QUE CAI A GALERA PUXA SARDINHA PRO SEU LADO, DIZENDO QUE ERA O MELHOR PRO SALGUEIRO E TAL, ISSO É FEIO , SÓ PRA JUSTIFICAR UM BAIXO RENDIMENTO OU UM FRACASSO ? É MAIS FÁCIL FALAR QUE TEM ARMAÇÃO DO QUE ASSUMIR QUE O SAMBA DE OUTRO É MELHOR ! NA DIRETORIA NÃO TEM NINGUEM BURRO E NINGUEM INCOMPETENTE, NINGUEM É MALUCO DE LEVAR UM SAMBA DESASTROSO PARA A AVENIDA! AINDA SEGUEM BONS SAMBAS NA DISPUTA! VAMOS SER MENOS PASSIONAIS!!!

Postado por:Tico | 10/09/2008 10:01:07

Pois é Maurício. Mas pelo visto a armação é geral! Também cortaram o samba do meu amigo Niquinho Azevedo. Uma obra que tinha a cara do Salgueiro... Uma tremenda falta de ética! Não falo como amigo do cara, falo como salgueirense que sou. Não esperem título esse ano. Vamos ficar na fila mais uma vez se continuar essa palhaçada! Não deixaram o samba crescer mais... Uma pena!

Postado por:MAURICIO MAGRAO | 09/09/2008 15:14:53

CORTARAM O MELHOR SAMBA QUE ERA DO ADALTO MAGALHA PENSEI QUE ESSA DIRETORIA FOSSE SERIA JA VI QUE NÃO É OUVI NA QUADRA QUE ESTA TUDO ARMADO PARA O SAMBA DO MOISES SANTIAGO GANHAR É BRINCADEIRA ..... SO PODE SER QUERO QUE FIQUE REGISTRADO ISSO POIS NA APURAÇÃO COM ESSE SAMBA RUIM QUERO VER AONDE VAI FICAR O MEU SALGUEIRO...........

Postado por:Larissa | 06/09/2008 15:46:52

Só analisa os sambas das parceiras " de nome " ? E o resto dos compositores não merecem respeito ? Um exemplo é ter deixado de fora o samba de número 32 da parceria de Niquinho Azevedo , Paulinho Costa , Eudes , Anderson Benson e Paulinho Valença ! Um sambaço , a cara do Salgueiro , com 2 refrões lindos ! Depois de diversos cortes o samba permanece na disputa e está entre os 11 melhores , realmente se não fosse um samba bom teria permanecido todas essas semanas ? Acho que você deve ter mais cuidado e critério ao analisar os sambas ! E assistir as apresentações dos sambas na quadra !

Postado por:Sergio Aquinio | 06/09/2008 15:43:31

Eugênio, acho que você esqueceu o samba do Niquinho Azevedo, Eudes, Aderson Benson, Paulinho Costa e Valença. Para com essa mania de comentar só alguns sambas... Ou você comenta de todos ou não comenta de nenhum! O Samba deles é muito bonito. Imagina o Quinho cantando essa obra prima? Caraca, show! "O meu tambor tem magia / Que arrepia / Salgueiro é axé, é comunidade! / Salgueiro é felicidade!" Imagina o povo na avenida! Esse refrão mexe com o salgueirense! Vai na quadra pra depois comentar!

Postado por:Ruy | 04/09/2008 00:42:28

E aí Eugenio, já caiu um dos seus favoritos...dessa vez foi o Adato Magalha. Daqui a pouco cai mais uma dessas malas que vc colocou como favoritos. Deixa de ser invejoso e assume que foi injusto.

Postado por:Andre tamborim | 02/09/2008 18:02:49

Rose, claro que isso não importa, são ótimos, mas que não são, não são! certeza disso... agora, Helinho do Salgueiro e Pedrinho dah Flor estes eu tenho plena certezA!

Postado por:ROSE COSTA | 02/09/2008 17:39:51

SERÁ MESMO? ANDRE TAMBORIM PROCURE SABER, DEPOIS VC ME FALA OK? , E SE NÃO FOREM SALGUEIRENSE, NÃO TEM PROBLEMA.SÃO BONS COMPOSITORES, ISSO É O QUE IMPORTA VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por:MARCOS DE SOUZA SABINO | 02/09/2008 15:08:41

QUERIA LER O COMENTÁRIO DO EUGÊNIO LEAL,COM A RELAÇÃO A PARCERIA DO NIQUINHO AZEVEDO. NÃO SEI SE VC EUGÊNIO TEM IDO A QUADRA,MAS PELO Q VEJO LÁ,O SAMBA É MUITO BOM,COM UMA PEGADA MUITO FORTE,DOIS REFRÕES EXCELENTES,A MELHOR SEGUNDA PARTE DE TODOS OS CONCORRENTES.GOSTARIA DA SUA ANÁLISE POR FAVOR.

Postado por:andre tamborim | 02/09/2008 12:38:50

Compositores sim , Agora, Salgueirenses nem todos...aí tu forçou! xande de pillares e mauro jr. se bobear é a primeira vez que pisam no salgueiro em dia de samba!

Postado por:ROSE COSTA | 01/09/2008 14:37:38

ESTIVE NA QUADRA DO SALGUEIRO ESTE FINAL DE SEMANA, E PUDE OBSERVAR OS SAMBAS CONCORENTES, E SEM DUVIDA O SAMBA DE NUMERO 30 É COM CERTEZA O CAMPEÃO, MESMO COM A QUADRA COM POUCAS PESSOAS O SAMBA EVOLUIU, E MANTEVE O RITMO DO COMEÇO AO FIM. JÁ VEJO AS ARQUIBANCADAS DA APOTEOSE, TODA DE PÉ CANTANDO ESTE SAMBA, EXATAMENTE COMO FOI, O EXPLODE CORAÇÃO. PARABENS A TODOS OS COMPOSITORES DESTE MARAVILHOSO SAMBA. PS: MOSTRE PARA ESSAS PESSOAS QUE CRITICAM O SAMBA POR SER DE AUTORIA DE PAGODEIROS, QUE ACIMA DE TUDO VCS SÃO COMPOSITORES E SALGUEIRENSE. BOA SORTE!!!!!!!

Postado por:FABIO | 31/08/2008 12:02:15

O SAMBA Nº 30 DO SALGUEIRO É O MELHOR DE TODOS!!! A UNIÃO DE VÁRIOS COMPOSITORES JÁ CONSAGRADOS SÓ FORTALECE O SAMBA!! PARABÉNS AO COMPOSITORES (HELINHO DO SALGUEIRO, XANDE DE PILARES,MAURO JR ZÉ DOMINGO E PEDRINHO DA FLOR) ESTÃO TIRANDO ONDA!!!!!! ABRÇS E SAUDAÇÕES SALGUEIRENSES...

Postado por:Arlequim do Carnaval | 30/08/2008 13:15:01

Crônica do Arlequim 1 Pra mim, o que mais importa é o deslumbramento que cada um pode ter por isso chamado CARNAVAL, seja o de ontem ou o de hoje. Tenho críticas a fazer sobre os últimos acontecimentos sim. Da mesma forma que meu pai tinha a décadas atrás. Ora era o microfone que pipocava, ora era a fantasia da bateria que não chegava. Mas ele brincava, pulava... sentia-se feliz. Até porque esperava o ano inteiro pra isso. E me ensinou assim. Meu filho, carnaval é pra se iludir, se apaixonar, brincar.......... essa é a essência...Mas, peraí, pai! Essa brincadeira hoje virou negócio pra muitos, virou indústria. Uma máquina. Todos os quesitos em forma de organograma. Os enredos são escolhidos em leilões. Presidentes esperam algum Rei Midas se pronunciar para acatarem o que for indicado. Em breve aguardem a história sobre o palito de fósforo. Alguém injetará cifras para que isto aconteça. E assim, a Unidos do Vamos Lá vai contar a criação do palitinho na caixinha desde antiguidade até os dias atuais.. Os sambas parecem ser compostos por softwares. Mecanizados. As métricas estão ali, não importa a palavra necessária a ser encaixada. E quando o sistema está fora, meu Deus, vai qualquer coisa no refrão e a composição logo é assinada pelo Crioulo ( o doido ). Tome um CD, vinte cópias da letra e R$ 100,00. Alô bateria: Viajando eu vou Na caravela que me faz delirar Toda essa magia me seduz Vou encaixar um ôôôô pro verso aqui terminar Meu amor... E alô para as baterias, coitadas... apenas tentam acompanhar o ritmo do samba quase eletrônico ( umas mais, outras menos )... juro que no meio de algumas destas a magia do carnaval ainda sobrevive... Fantasias e adereços, ahhhh...NOTA DEZ. Melhoraram muito. Isso faz parte da evolução... E quero falar de luz também. O brilho de algumas fotos são idênticas. Pegue duas imagens de mestre-sala e porta-bandeira de ontem e de hoje. A alegria é a mesma. SALVE !!!

Postado por:Arlequim do Carnaval | 30/08/2008 13:12:17

E salvem estas fotografias do esquecimento. E fotógrafos, não morram. Vocês são um dos poucos profissionais que ainda podem perpetuar o sorriso do verdadeiro pavilhão, da mulata, porque a televisão só consegue avistar o global, o "projaquiano", mesmo este também tendo direito a desfilar, e porque não. Que este pule junto com o anônimo, que coisa mais genial. Ou estaria eu sonhando??? E um recado final vai para a minha colombina. Eu te amo! E diga aos foliões, que não deixem de brincar, pois somos nós que fazemos o verdadeiro carnaval.

Postado por:Paulo Pegado | 29/08/2008 04:41:39

Se existe nos últimos anos nesta agremiação um compositor injustiçado chama-se, Sr. Helinho do Salgueiro. Esperamos em 2008 q o mal seja reparado.

Postado por:FERNANDO | 29/08/2008 03:44:47

TODOS VOCES JÁ DEVEM TER LIDO O QUE O MESTRE DOS MAGOS, FERNANDO PAMPLONA, FALOU SOBRE ESSE ENREDO, DESCULPA, É TEMA, E NÃO ENREDO, NÃO SEI!? AGORA É QUE EMBARALHOU TUDO, IMAGINEM A CABEÇA DOS " JURADOS ".É SALGUEIRO, COLOQUEM TUDO DE BOM, POR QUE, TEMA NÃO É QUESITO A SER JULGADO, POR TANTO................MUITO CUIDADO...............................

Postado por:luiz carlos | 28/08/2008 19:00:34

OLHA...MEU DEUS...QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO CONHEÇO NENHUM DOS CONCORRENTES...ESSE SAMBA ..DO EDGAR FILHO,SIMAS E ETC...É PRA ENTRAR PRA HISTORIA..POR FAVOR...GENTE DO SALGUERO....ESCOLHAM ESSE SAMBA ,MUDEM AQUELE REFRÃO FINAL,"MENINA NÃO SEI O QUE"O CALCANHAR DE AQUILES DO SAMBA , E CORRAM PRO ABRAÇO NA AVENIDA!!...TAMBOR É DOR,É LAGRIMA,É SUOR,É ALMA.POR FAVOR ..EU COMO SIMPLES OUVINTE E AMANTE DE SAMBA ENREDO.ESPERO NÃO TER QUE OUVIR ESSES SAMBAS QUE O SALGUERO FAZ PRA "ANIMAR" "LEVANTAR" E... ESQUECER NO DIA SEGUINTE DO CARNAVAL..QUERO SEXO COM AMOR! ESSE SAMBA É O EXEMPLO DE AINDA EXISTE VIDA NO SAMBA ENREDO,QUE SE CONTINUAR A FAZER SAMBA PULA-PULA.VAI SE TORNAR UMA LINGUA MORTA.

Postado por:PEDRO VALPASSOS LENAS DE ABREU | 28/08/2008 19:00:14

EUGENIO, VC COMO COMENTARISTA DE SAMBA ENREDO É UM EXCELENTE REPÓRTER ESPORTIVO. NÃO FAÇA POUCO CASO DE QUEM REALMENTE É BOM. PAPAI DO CÉU CASTIGA!

Postado por:Ruy | 28/08/2008 18:38:02

Caro Eugenio, Um repórter deveria se abster de dar o seu comentário a respeito de um samba ou de outro, no meio de uma competição onde se investe muito e que está chegando na reta final com uma qualidade indiscutível, e principalmente sabendo que esse comentário pode influenciar diretamente na escolha do vencedor. Não sei qual o seu interesse nisso...mas condeno essa atitude que vai contra a tudo que se aprende na faculdade de comunicação, no que diz respeito à ética profissional. Falo isso porque também sou repórter. Fica aqui o meu protesto, com um alerta aos leitores: Ele deixou de fora o samba mais bonito. Mas prefiro não citar em respeito aos concorrentes. Gostaria que esse meu comentário fosse democraticamente postado. Um abraço! Continuarei sendo seu leitor.

Postado por:Bruno Ribeiro | 28/08/2008 16:01:11

Não tem pra ninguém. O samba de Simas, Beto Mussa, Edgar Filho, Gari Sorriso e Bené do Salgueiro é, disparado, o melhor da disputa. Se o Salgueiro quiser fazer um desile inovador e inesquecível, deverá escolher este samba de olhos fechados!

Postado por:Flávio Arruda | 28/08/2008 12:30:51

Com certeza o samba do Márcio André e parceiros é o melhor, alegre, refrões fortes, letra e melodia maravilhosa, se for o vencedor com certeza o Salgueiro fará um belo desfile e vai lentar a Sapucaí com esse samba. Eu sou mais o meu Salgueiro Quando bate o seu tambor Pulsando o coração guerreiro Encarnado de amor...... Mãe Natureza Sua riqueza embala a vida Cede-me suas peles e madeiras Mostre seu batuque na avenida.... O poder de uma batida tem axé Cura o corpo e lava a alma quem tem fé A Fé , sagrada é Parabéns aos compositores pelo maravilhoso samba.

Postado por:Marcos | 28/08/2008 00:41:56

Dudu Botelho e cia! Sem duvida. "Eu trago dentro do peito, o "tambor da emoção" Sacada de gênio!!

Postado por:Bruno Derani | 27/08/2008 23:07:38

Salgueiro, Salgueiro...

Postado por:FERNANDO | 27/08/2008 21:01:11

EUGENIO, este samba ( dudu botelho-marcelo-Pião-Tico....) é capenga, quebrando por diversas vezes a melodia, "SE A HERANÇA ( o tambor ) vem dos ancestrais, porque falar em civilizações ( não é a mesma coisa ), não estariam, os "ancestrais", nestas civilizações, não tem o porque.Voce EUGENIO, disse em seu texto, acima, que não há viagens, "EU TRAGO DENTRO DO PEITO, O TAMBOR DA EMOÇÃO", (que viagem, heim). Se são SAGRADOS CULTOS, é claro que são RELIGIÕES.A repetição, é constante, e voce EUGENIO, diz que é um dos favoritos. Só se voce, está querendo enterrar a escola, depois de um belo vice-campeonato, é isso.....................

Postado por:PAULO | 27/08/2008 20:23:22

PQ ESTE SAMBA FOI CORTADO? TEM SAMBA PIOR QUE ESTE NA DISPUTA. Samba 19 - João Pedro, Hiran e Cláudio Emiliano

Postado por:Antonio Carlos | 27/08/2008 20:20:12

Concordo com a Solange. Não havia me atentado para esse "descuido" do samba do Moises. Apesar de tb já estar achando-o um pouco "arrastado" na ultima apresentação. mas pensei que fosse coisa da minha cabeça. Realmente, "TEM batuque, TEM magia, TEM axé, o poder que contagia quem TEM fé..." é bem complicado e pode mesmo prejudicar. Pensando por esse lado fico com os sambas de Dudu Botelho e M. André O do Dudu pelo conjunto da obra, bela melodia sem atropelos, letra perfeitamente encaixada na sinopse e dois refrões maravilhosos e o do M. André pela sutileza de sua letra e melodia. Obs: Realmente vc julgar indo a quadra como alguns aqui é muito mais sensato e verdadeiro, não que os outros não tenham o direito de dar suas opiniões.

Postado por:Ricardo Dias | 27/08/2008 20:07:35

Eugênio Leal, por favor, guarde suas análises para depois do desfile oficial. Você está influenciando a pessoas destas agremiações a só terem ouvidos aos sambas que você comentou. Pense bastante no que está fazendo. Há sambas que antes do desfile é o máximo, mas no dia "d" não acontece e vice-versa. Se liga irmão. Se é do ramo, se liga!

Postado por:china da estacio | 27/08/2008 19:01:41

é eugenio vc ta esquecendo do samba n:32 DO PAULINHO VALENÇA é assim mesmo é muito trabalho,mas da uma olhada um abraço rsrsrsr.

Postado por:Solange | 27/08/2008 18:33:45

Vou dar minha opinião sincera, pois sou SALGUEIRENSE DE CORAÇÃO. Esta é a opinião de quem está acompanhando estas eliminatórias, dentro da quadra.Dentre os sambas favoritos, concordo com Eugênio quanto aos versos que se atropelam em alguns deles; comprometem mesmo o nosso canto. Quanto ao samba do Moisés, sinto arrastado e acho que a tendência com o aumento das passadas, é que se arrate, cada vez, mais. Sem contar que a palavra "tem" aparece quatro vezes no refrão do meio, para mim foi um grande descuido da parceria . Estou falando de sambas bonitos, mas que para mim, não tem chance.Dentre estes considerados favoritos, o que vejo como vencedor é o samba de Dudu e parceria. Samba perfeito, refrões excelentes e que se canta com garra e fica na mente durante toda a semana.A cada semana gosto mais desse samba!!!!! Só desejo o melhor para minha Escola.

Postado por:FERNANDO | 27/08/2008 17:21:56

dudu, tenho certeza que voce deve ser, um dos autores, de algum desses sambas concorrentes aí, porque, primeiro voce se dói, segundo perde a linha, e por terceiro, tambem sou SALGUEIRO, MAS não sou SURDO, e muito menos CEGO. Para ouvir e ler, letras que não condizem com o que já foi feito pela escola, quando tinha, realmente, uma ALA DE COMPOSITORES. Esquece a MANGUEIRA, vamos ver lá na avenida. Tambem sou SALGUEIRO meu querido, e respeite os leitores do site, poupe as pessoas que entendem alguma coisa e que tem opinião própria, vivemos num PAÍS DEMOCRÁTICO, E NÃO ANÁRQUICO, e o próprio site, com esse seu palavriado, CASO NÃO CONSIGA, FINJA QUE É EDUCADO, pois o verdadeiro SALGUEIRENSE, tem o ESPÍRITO CARIOCA, ALEGRE, BRINCALHÃO, NUNCA MAL EDUCADO, ABRAÇOS.

Postado por:junior | 27/08/2008 16:51:04

e o resto? dá pra comentar? obrigado. SÃO 13 SAMBAS. COMO DIZ O CELINO: DÁ PRA RESPEITAR?????

Postado por:junior | 27/08/2008 16:49:16

e o resto? dá pra comentar? obrigado. SÃO 13 SAMBAS. COMO DIZ O CELINO: DÁ PRA RESPEITAR?????

Postado por:Carlos Eduardo | 27/08/2008 15:56:57

O MELHOR SAMBA É O Nº 29!!!!! SAMBA ALEGRE, PRA CIMA, EMPOLGANTE!!!!

Postado por:ROSANGELA MARIA DA COSTA | 27/08/2008 15:52:26

O MELHOR SAMBA É O NUMERO 30. COM CERTEZA. VAI DAR OS PAGODEIROS, COMPOSITORES E TALENTOSOS. PRA CIMA DELES, SAMBA 30!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado por:Glaucio Gonçalves | 27/08/2008 15:49:15

Boa tarde, gostaria de deixar meus elogios referente ao samba enredo dos compositores Marcio André, Walkir, Grassano e Aranha, pois a letra e a musica são muito boa, leve e alegre.

Postado por:Fernando | 27/08/2008 15:34:27

Legal a observação sobre o plural da palavra refrão. Muito bom ver que nem só de samba do crioulo doido vive o mundo do samba. Há amantes do samba preocupados com a defesa da correta expressão escrita da nossa língua. Todos nós erramos, e o Eugênio, mesmo sendo jornalista, pode errar também. O principal, que é se fazer entender, ele faz muito bem. Como contribuição, outra pequena correção no texto: o correto é ELUCUBRAÇÃO e não elocubração como lá está escrito.

Postado por:Rafael | 27/08/2008 15:33:51

o melhor samba pra mim é o do Edgar Filho & Cia... não estou aqui para criticar samba de ninguém... apenas pra dizer o qual eu mais gostei e que acho que mereça ganhar... Fui !!!

Postado por:helinho do salgueiro | 27/08/2008 15:33:14

VALEU!!! EUGENIO GOSTARIA MUITO DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE AS 300 MUSICAS QUE EU TENHO GRAVADAS E LHE AGRADECER O ELOGÍO QUE VC FEZ AO MEU SAMBA E LHE PEDIR DESCULPAS SE NÃO ALCANSEI A SUA TOTAL SATISFAÇÃO...É IMPOSSIVEL AGRADAR A TODO MUNDO NÉ!!! Ah!!!! ESSE NEGOCIO DE SAMBA DO PAGODE NÃO FICOU LEGAL, PORQUE SOMOS COMPOSITORES, MUSICOS, E INTERPRETES, PAGODEIRO É MUITO PREJORATIVO...UM ABRAÇO,,, HELINHO DO SALGEIRO...

Postado por:PAULO RODRIGUES | 27/08/2008 15:24:21

NA MINHA OPINIÃO, O MELHOR SAMBA, AQUELE QUE EMPOLGA E VAI LEVANTAR A AVENIDA,E QUE TEM A CARA DO SALGUEIRO, COM CERTEZA É O SAMBO MÁRCIO ANDRÉ, GRASSANO, WALKIR E ARANHA! A MELODIA, TUDO É PERFEITO!

Postado por:Augusto Carazza | 27/08/2008 15:17:34

O melhor samba, para mim, é o do Edgar Filho. Como disse Eugênio foge do lugar comum...

Postado por:Penelope | 27/08/2008 13:51:48

Ok , vou sim.... samba na Manga é tudo....

Postado por:Luiz | 27/08/2008 12:58:42

Dos que persistem, o do Adalto Magalha, Gabriel Moura e cia. é o melhor e já mostrou isso na quadra, com bela defesa do Igor Vianna.

Postado por:RICARDO | 27/08/2008 11:13:01

PENELOPE, APARECE LÁ NA MANGA, SÁBADO, ESTOU CURIOSO, PARA CONHECE-LA, E JAMAIS BRIGUEI COM VOCE, RESPEITO SUA OPINIÃO, E DE TODOS.MAS NEM SEMPRE CONCORDO, o que seria do VERMELHO se não existisse o VERDE. FRATERNO ABRAÇO, OK !!!!!

Postado por:FERNANDO | 27/08/2008 11:03:23

dudu, tenho certeza que voce deve ser, um dos autores, de algum desses sambas concorrentes aí, porque, primeiro voce se dói, segundo perde a linha, e por terceiro, tambem sou SALGUEIRO, MAS não sou SURDO, e muito menos CEGO. Para ouvir e ler, letras que não condizem com o que já foi feito pela escola, quando tinha, realmente, uma ALA DE COMPOSITORES. Esquece a MANGUEIRA, vamos ver lá na avenida. Tambem sou SALGUEIRO meu querido, e respeite os leitores do site, poupe as pessoas que entendem alguma coisa e que tem opinião própria, vivemos num PAÍS DEMOCRÁTICO, E NÃO ANÁRQUICO, e o próprio site, com esse seu palavriado, CASO NÃO CONSIGA, FINJA QUE É EDUCADO, pois o verdadeiro SALGUEIRENSE, tem o ESPÍRITO CARIOCA, ALEGRE, BRINCALHÃO, NUNCA MAL EDUCADO, ABRAÇOS.

Postado por:Penelope | 27/08/2008 10:45:54

Ricardo , não vamos brigar desta vez !!!!!!

Postado por:Otoniel | 27/08/2008 08:47:48

"Samba na avenida tem que ser alegre espontâneo pra cima, alto astral." Lendo os comentários, me deparei com essa pérola escrita por um "entendido". Quer dizer que um samba como "Os Sertões" não era samba para avenida. Um jóia como "Quizomba" também não era samba para a avenida. E para não falarem que são outros tempos, os sambas da Beija-Flor também não eram sambas para a avenida, apesar dela ter sido vitoriosa cinco vezes em seis anos. Faça-me o favor. Cláudio Russo você está completamente equivocado quando faz sambas, segundo a ótica contemporânea do nosso amigo "entendido".

Postado por:Dias E. | 27/08/2008 08:35:41

Só analisa os sambas de figurões? E o restante que tá na briga ? não se dá ao trabalho? Sua análise é muito tendenciosa!

Postado por:dudu | 27/08/2008 07:44:36

uma porrada de entendido,puts,não sabem nem a diferença do cú pra bunda,entendem tanto que só sai merda ,faz o seguinte seus bandos de entendidos???botem samba na quadra?mais botem samba?não essas merdas quê eu vejo por ai!!!!que a muito não se ver samba na avenida!!!!!e mais,estamos falando sobre o salgueiro seu pélas,não mangueira

Postado por:RICARDO | 27/08/2008 03:21:21

O do desenho animado, voce não é mais salgueirense do que EU, por tanto, afirme que os sambas são ruins, nada comparado, por exemplo, a sambas do BALA, DIDI, DJALMA E OUTROS TANTOS. Com relação ao do ano passado, não tem comparação, são fracos mesmo. Mas cada um tem aquilo que merece.

Postado por:Penelope | 27/08/2008 01:49:24

A safra é bem melhor que da Mangueira , mas ainda não é o melhor do carnaval , acho que a Tijuca tem mais musicalidade. Dos que ouvi até agora , o menos pior é o do Moisés.

Postado por:FLAVINHO.. | 27/08/2008 00:19:53

FALA AÍ EUGENIO.. PO VC ESQUECEU O SAMBA DO PAULINHO VALENÇA.. MUITO MELHOR QUE VÁRIOS AÍ DE CIMA AMIGÃO.. MAS TA TUDO BEM VC É QUEM MANDA AHAH ABRAÇOS

Postado por:Fernando Ferreira, de Três Rios-RJ | 26/08/2008 23:56:26

Sabe àquele samba que quando acontece a primeira audição já mexe com a gente? Pois é, o samba do Josemar Manfredini, Betinho, Michel de Pilares, Miudinho e Líbero é um forte concorrente. O samba do Dudu na primeira audição eu não gostei muito. O do Adauto não é lá essas coisas. O Moisés vem beliscando mas batendo na trave; é um samba bom, mas não mexe com a gente. Enfim, Josemar e parceiros é o meu samba favorito.

Postado por:RICARDO | 26/08/2008 23:17:29

Primeiro assino embaixo, o que foi dito por JOSE C. NETO, por que a distinção? A MANGUEIRA É TÃO GRANDE QUE NEM CABE EXPLICAÇÃO. Agora CAIO, meu amigo, dizer que o Salgueiro é diferente, tudo bem, mas não diga que não tem escritório na parada. Conheço alguns daí mesmo, valeuuuuu, e ainda em tempo, o EUGENIO tá ruim abessa pra comentar sobre samba-enredo, será que é porque ele nunca mais consegui escrever nada. Alias, nunca foi de escrever, e sim de achar que escrevia, LAMENTAÇÕES...............DÁ NISSO AÍ.................

Postado por:Claudio Kraisk | 26/08/2008 23:10:00

Acho que a safra esta bem bacana de sambas. Porém uma coisa tem que ser pensada. Existem bons sambas mais não tem jeitão de render na avenida. Samba na avenida tem que ser alegre espontâneo pra cima, alto astral. Tem sambas ai pra se ouvir em outros momentos e não na avenida. Porém de todos acho na minha simples opinião de desfilante e apreciador da Escola que o Samba de Dudu e cia leva o caneco mais uma vez.

Postado por:Caio Fonseca | 26/08/2008 22:15:59

Mas, cara, os teus comentários sobre o samba do Edgar são profundamente pasteurizadores. As mudanças que você sugere são típicas do padrãozinho de hoje em dia e digo mais, o efeito dos versos mais corridos - o que é MUITO DIFERENTE de "atropelados", pois a melodia encaixa perfeitamente em cada sílaba - é justamente o que dá a sonoridade de um "tambor" à melodia do samba. Aí é que tá a genialidade da obra: a melodia lembra a musicalidade de um tambor, lembra a batida de um tambor, com suas variações, seu jeitão "pesado" e suas "corridinhas". Isso é coisa de gênio! E o refrão final é lindo, não tem atropelo algum... é anti-convencional, tem uma proposta diferente... se fosse outro colocaria "meniiiiiiiiinaaaaa, quem foooooooi teu meeeeeeeestre?", aí ficaria comunzão. Conseguiram manter a linha dos amba e encaixar perfeitamente a melodia. Sambaço! A propósito, o mais interessante é que no Salgueiro aparentemente não temos escritórios ou pelo menos não se sabe ou não entram com força. Isso mantem IDENTIDADE, coisa que a maioria das escolas tá rasgando e jogando no lixo e ainda dizem que é bom, que vai melhorar. Tem mais é que proibir!!!

Postado por:jose carlos netto | 26/08/2008 21:16:49

Com o Salgueiro é "anásile de samba enredo" Com a Mangueira foi "decepção" com a safra de samba enredo". Será que EL pode explicar isso? Não é por nada, não. É apenas o fato da Mangueira estar sempre acima do bem e do mal quando o assunto é samba enredo, mesmo que a sua safra não agrade aos nossos entendidos da matéria.

Postado por:DIONI MIRANDA | 26/08/2008 20:41:26

CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS DO EUGÊNIO,PRINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE AO SAMBA DE GULIHREME SÁ E CIA COMO UMA OBRA DE ALTO NÍVEL!!!!! É O SAMBA EM QUESTÃO O MAIS POÉTICO E REFINADO DA DISPUTA! ACREDITO QUE A DISPUTA SE DARÁ ENTRE ESTE SAMBA E O DO MOISÉS,TAMBÉM UM BELO SAMBA! PORÉM NÃO PODEMOS ESQUECER QUE DISPUTA DE SAMBA ENREDO É SEMPRE OU QUASE SEMPRE UMA SURPRESA ! AGUARDEMOS...

Postado por:Paul | 26/08/2008 20:21:38

Refrão -> pl. -> refrãos e refrães. Refrões -> é o conhecimento dos segredos dos ritornelos; isto é: o estribilho que aparecia com a mesma letra e música após cada estrofe. (a repetição de um trecho musical , assinalada por um travessão duplo e pontoada, réplica. O Eugênio está correto.

Postado por:walace harmonia | 26/08/2008 19:49:11

a safra da academicos está nuito boa mas tem um samba k se deixar crescer vai ser foda é o samba do adalto magalha o melhor samba sem duvidas escutem e depois comentem

Postado por:Ricardo Dias | 26/08/2008 19:34:23

Eugênio Leal, SEM COMENTÁRIOS, POR FAVOR!!!

Postado por:LUIZ | 26/08/2008 19:14:53

O SAMBA, EM QUESTÃO, É O SAMBA DOS BI-CAMPEÕES

Postado por:LUIZ | 26/08/2008 19:10:32

EUGENIO, este samba é capenga, quebrando por diversas vezes a melodia, "SE A HERANÇA ( o tambor ) vem dos ancestrais, porque falar em civilizações ( não é a mesma coisa ), não estariam, os "ancestrais", nestas civilizações, não tem o porque.Voce EUGENIO, disse em seu texto, acima, que não há viagens, "EU TRAGO DENTRO DO PEITO, O TAMBOR DA EMOÇÃO", (que viagem, heim). Se são SAGRADOS CULTOS, é claro que são RELIGIÕES.A repetição, é constante, e voce EUGENIO, diz que é um dos favoritos. Só se voce, está querendo enterrar a escola, depois de um belo vice-campeonato, é isso.....................

Postado por:Ricardo Dias | 26/08/2008 18:56:17

Eugênio Leal, SEM COMENTÁRIOS!

Postado por:Ricardo | 26/08/2008 17:58:55

Retirado da Folha de São Paul Um dos mais meticulosos leitores-colaboradores do ombudsman é Alfredo Spínola de Mello Neto, advogado em São Paulo. Sua especialidade são os pequenos assassinatos praticados por jornalistas contra a língua indefesa. Um de seus refrãos preferidos, nos muitos fax (ou seriam ``faxes''?) que envia, é cobrar do ombudsman o argumento da ``antecipação de tendências'' empregado para justificar parcialmente o banimento do trema nas páginas da Folha. Em 31 de julho, escreveu para implicar com esse plural aí de cima, ``refrãos''. Tinha aparecido no caderno Folhateen. Acostumado à quase infalibilidade de Mello Neto (a maioria de suas queixas é pertinente) e sua expressão indignada, não fiquei surpreso quando li: ``Solicito suas enérgicas providências para que aquele suplemento dê o respeito devido ao seu público em formação e pare de publicar asneiras semelhantes''. Como ele, eu também aprendi que o correto é ``refrões''. Desobedecendo uma regra básica do jornalismo, pedi retificação do ``erro'' à Redação sem antes verificá-lo. Fui advertido pelo Folhateen de que o ``Aurélio'' adota somente as formas ``refrãos'' e ``refrães''. Incrédulo, corri ao léxico. A editora, claro, estava certa. Pior, o dicionário mais famoso do Brasil tinha uma contradição: no primeiro exemplo que oferece, de Ronald de Carvalho, aparece ``refrões''. Com a ajuda do consultor da Folha Pasquale Cipro Neto e do próprio Mello Neto, fiz a ronda por outros alfarrábios. Conclusão: ``refrãos'' e ``refrães'' são unanimidade. Em outras palavras, o que os gramáticos têm a nos dizer, sobre isso, é que estamos todos errados. De todo modo, o episódio serviu para arraigar a convicção, formada à custa de muita consulta a dicionários, de que asneiras podem ser cometidas por qualquer um.

Postado por:Márcio Gonçalves | 26/08/2008 17:52:22

Serjão, Sem querer defender, mas já defendendo, de acordo com o Houaiss, as duas formas de plural - refrões e refrãos - são válidas. Abs

Postado por:Serjão | 26/08/2008 17:30:42

Fugiu da escola... Avisa o Eugênio que o correto é "refrões" e não "refrãos" para o plural de refrão.

Postado por:Serjão | 26/08/2008 17:24:43

Fugiu da escola... Avisa o Eugênio que o correto é "refrões" e não "refrãos" o plural de refrão.

Postado por:Marco Maciel | 26/08/2008 16:00:54

Discordo de algumas coisas. Na minha opinião, o ponto fraco da obra do Dudu são exatamente os dois refrões, pra mim sem força. Se não der Edgar, samba pelo qual torço, defendo uma fusão das composições do Moisés (refrão principal e primeira parte) e do Aranha (refrão central e segunda parte). Mas creio que a disputa se centralize entre as obras do Moisés e do Guilherme.

Galeria do Carnavalesco