Parte II: A safra mangueirense
Eugênio Leal | Eugênio Leal | 22/08/2008 19:00
Outro dia mesmo estava eu aqui exaltando a importância da interatividade que a internet proporciona. Os leitores servem como uma espécie de termômetro daquilo que a gente escreve. É fundamental que tenhamos este retorno para sentir se estamos no caminho certo ou errado. Meu texto sobre a safra mangueirense é um exemplo disso.
Não posso achar que sou o dono da verdade e ignorar as opiniões - desde que sejam emitidas com respeito. Alguns, movidos pela paixão, extrapolam, levam a coisa para o lado pessoal e até levantam suspeitas infundadas. Tudo bem, faz parte do processo e só acontece com quem dá a cara a tapa. Se eu só elogiasse todo mundo ia ficar feliz.
Mas, lendo os comentários e relendo meu próprio texto, reconheço que fui mais duro do que devia com os compositores mangueirenses. Talvez não tenha encontrado a palavra certa para expressar minha decepção com a média dos sambas. "Sofrível" é realmente um exagero. Por isso - sem vergonha de admitir um erro - peço desculpas aos compositores da verde-e-rosa.
Esclareço que a decepção ocorre quando a gente espera algo muito bom. E a Mangueira, nos últimos anos, teve lindos sambas e ótimos concorrentes. Por isso eu esperava mais. A gente só cobra de onde sabe que pode vir coisa boa.
Os que imaginaram haver algum tipo de perseguição à escola são os que não me acompanham há mais tempo. Já elogiei a verde-e-rosa inúmeras vezes. No ano passado, quando o mundo desabava sobre a Mangueira, eu fui um dos poucos que a defenderam. Respeito e admiro demais a história mangueirense e me orgulho de ter sido homenageado pela direção numa recente feijoada através de uma linda placa que guardo com muito orgulho.
Isso, entretanto, não me impede de encontrar problemas numa sinopse ou numa safra de sambas. Meu dever como cronista para com meus leitores é expressar minha opinião, seja qual for. E minha opinião não é a verdade absoluta. É apenas minha opinião. Há os que concordam e os que discordam. E isso é ótimo!
Alguns leitores sugeriram que eu analisasse outros concorrentes. Um deles foi meu grande amigo Serginho que tem o coração verde-e-rosa e mora no Palácio do Samba. Em respeito a ele e aos outros que o fizeram com respeito, vou comentá-los. Quero deixar claro que ouvi todos os que têm áudio na internet mais de uma vez, atentamente. Mantenho minha opinião sobre os que mais se destacam. Se vão para a final ou não é outra história.
Não posso analisar todos os sambas de todas as escolas e nem visitar todas as quadras por isso vou continuar selecionando pelas gravações os que, no meu ponto de vista, mais agradam. A quadra faz diferença sim: no acerto do tom, no encaixe com a bateria, na presença da torcida, na repercussão entre os componentes. Mas não muda a concepção artística do samba. Pode ser decisiva quando a coisa é parelha, muito nivelada. Por isso dificilmente vou citar apenas um samba de uma escola de samba, mas sim aqueles que, imagino, vão para esta briga nos terreiros.
Celso Tropical, Catranca, Marcelo Santa Clara e Partidinho
A letra procura fugir do lugar comum da maioria de seus concorrentes. Usa vocabulário diferenciado e tem uma leitura própria do tema. Ponto para os autores.
A melodia é cadenciada e repetitiva, embora possua alguns bons momentos. Foge demais do padrão que a escola vem adotando nos últimos anos. O tom escolhido para a gravação talvez tenha sido alto demais, o que dificulta a interpretação até do excelente Davi do Pandeiro e uma melhor percepção do que o samba pode render.
Índio da Mangueira, Luisinho Oliveira, Daniel do Riachuelo, Beto Savanna
Tem uma boa construção melódica que busca soluções diferentes para a extensa letra sem soar repetitiva. Destaque para a primeira parte que é fluente e fácil de cantar. Não apresenta, entretanto, propostas musicais inovadoras, ousadas. É um samba conservador e extremamente pesado para as necessidades técnicas (evolução e harmonia) dos desfiles atuais.
A letra também está repleta de lugares comuns, a partir do verso inicial "Luz divina ilumina o nosso caminhar / Apoteose está em festa / É carnaval vem festejar".
Paulinho Rocha, Vicente Felisberto e Fininho
É um samba tipo anos setenta. Nostálgico, encorpado. Em alguns momentos romântico. Tem bons refrãos.
Se perde em sua extensão, principalmente na segunda parte que faz a melodia ser às vezes confusa, e na letra ingênua.
Eraldo Caê, Paulo de Carvalho, Diego Cabral e Bitú G-Sé
Destes quatro é o que mais se aproxima dos meus preferidos. A segunda parte e o refrão final têm cara e pegada de Mangueira na avenida.
Destaque para o trecho melódico "A imigração de gente nova que no sul vem aportar/ E que renova um ciclo, um lugar/ Vem trazendo esperança/ Verás que um filho teu não foge à luta/ Transformando em realidade/ Um sonho cheio de brasilidade". É bonito, gostoso de cantar e fluente. O refrão final também é alegre e mexe com o povo.
O problema está na parte inicial do samba. Burocrática em poesia e melodia, ela desequilibra a qualidade da obra. O refrão central também não tem qualquer atrativo. Simplesmente está ali para "cumprir tabela". Na comparação inevitável com os mais fortes concorrentes fica um pouco atrás.
Postado por:rodrigo | 26/08/2008 09:47:16
O samba do lequinho? Fora do enredo, com colas de músicas de compositores famosos? Com torcida que não tem amor à Mangueira? que se desloca para torcer a troco de algumas cervejas e armadilham a disputa dando a falsa impressão de que é o samba que a verdadeira nação mangueirense quer? Fala sério amigo!!!!
Postado por:avallone | 26/08/2008 01:20:11
VAI NA QUADRA PARA VER O QUE É ESSE SAMBA. É SANGUE, É SUOR, RELIGIÃO E "NEM CABE EXPLICAÇÃO".
Postado por:urubu do engenho | 25/08/2008 21:35:58
estive sabado na mangueira fiquei encantado com o samba do anibal eugenio leal voce ja tomou conhecimento deste samba preste atenção ???????????????????????????????????????? ???

Postado por:Marcelo | 25/08/2008 19:22:38
Meu caro Eugênio Leal, saudações nilopolitanas, assim como Chiquinho Ls(compositor paulistano que está abrilhantando a festa de NIlópolis), sou admirador das suas criticas, e venho parabenizar pela postura. No entanto, em que pese sua relativa mudança de analise, eu me permito continuar entendendo que a safra mangueirense para 2009, está de fraco pra muito ruim.

Postado por:Leonardo | 25/08/2008 12:10:13
Prezado Eugênio, Seu crítico mais fervoroso reaparece desta vez para lhe dar nota 1000! Quando lí a primeira matéria pensei o seguinte: "Caramba o Eugênio pegou muito pesado com a safra mangueirense". De fato sofrível a safra está longe de ser, até acho que há alguns sambas prometem muito. Nesse momento tá muito cedo pra julgar de fato os sambas, alguns não possuem a qualidade de gravação e de intérprete de outras parcerias mais abastadas. Mas de qualquer forma, valeu. O fato de vc se retratar demonstra senso de autocrítica, o que tem faltado de um modo geral em nossa sociedade.

Postado por:xxxxxxx | 24/08/2008 06:52:13
Sabe aí, o do desenho animado, que por sinal, a verdadeira, parece ser bem mais simpática do que voce. Voce SALGUEIRENSE, tá brincando, sou salgueiro de berço, verdadeiro, campeão em 93, sabor esse que voce com certeza, nunca sentiu. Estou afastado, já a algum tempo, por discordar de diversas situações dentro escola. E voltando ao assunto, voce alem de bobinha, tem outra virtude, é mal criada, ofendendo as pessoas, coisa feia. Lave bem essa boca pra falar do SALGUEIRO, SE POSSÍVEL, FAÇA UM GARGAREJO COM ÁGUA SANITÁRIA, VALEUUUUUUUUUUUUU
Postado por:TODOS | 24/08/2008 01:45:34
GLORIOSO, DENISE, PAUL, CARLOS, JORGE, LUCIANA, E OUTROS BABACAS. QUE VERDADE SÃO A MESMA PESSOA OU TODOS DA MESMA PANELA. VCS SÃO UNS MERDAS.

Postado por:Ricardo Dias | 24/08/2008 00:46:28
Eugênio Leal, continuo afirmando que acho desnecessário o comentário sobre sambas e enredos antes de acontecerem na avenida. Continuo batendo na mesma tecla: "Se escolheu a Mangueira para comentar sua safra de sambas, terá que fazer das demais agremiações, principalmente de patronos." Estou com Henrique Matos, em "TODAS" agremiações a qualidade vem caíndo, mas isso é outra história.

Postado por:Penelope | 23/08/2008 18:26:09
Sou SALGUEIRENSE ô xixi xixi , que por sinal vem com os tambores tinindo com uma safra bem melhor que a sua ... Quanto a serpente é a do ANÃO sua anta e não do Adão!!!! É uma besta quadrada mesmo "anãozinho do desenho", Dick Vigarista , Penelope, dãããããããããã. por falar em samba ouvi hoje um da Unidos da Tijuca que promete, mas vamos esperar a hora certa!!!!

Postado por:xxxxxxx | 23/08/2008 18:13:54
Valeu ADÃO, CAGOETA AÍ A ESCOLINHA DESSA MOÇA, PRA GENTE PODER DAR RSRSRSRSRS, KAKAKAKAKAKAKA, DA-LHE ADÃO, SÓ NÃO LEVE ELA PARA O PARAÍSO. E MUITO CUIDADO, ELA PODE QUERER COMER A SERPENTE.

Postado por:ANÃO | 23/08/2008 17:14:15
...É O MARIDO O DICK VIGARISTA DISFARÇADO DE XMAN.... TEU SAMBA É FRAQUINHO TAMBÉM.... E ATUA ESCOLA (QUE NÃO É A MANGUEIRA DIGA-SE DE PASSAGEM) É MEDÍOCRE!!!!!!

Postado por:xxxxxxx | 23/08/2008 16:27:08
Quando a questão das malas, entende-se ...................... PENOLOPE
Postado por:JOÃO CARLOS SALVADOR | 23/08/2008 13:31:19
SAUDAÇÕES Sr. EUGÊNIO LEAL... Não sou nenhum fã seu. Afirmo que percebo muitas qualidades em seus comentários e as vezes nem tanto, mais isso é normal em qualquer ser humano. Fiquei muito feliz com a sua nobreza em ter a capacidade que muitos seres humanos não têm. Você se retratou e descupou-se, isso é prova do caráter que possuis.
Postado por:renato dos santos | 23/08/2008 11:45:42
Quando voce fala do samba do paulinho rocha, que se destaca como um samba que tem a cara dos anos 70, realmente me parece uma coisa muito boa, porque tudo indica que pode ser o início de uma virada, ou, um resgate de uma identidade perdida ao longo destes anos! Basta analisarmos a história recente que podemos comprovar que a nova fórmula de sambas corridos e com melodia "retas" não têm dado certo para nossa Mangueira! Mas voce está de parabéns nesta segunda fase de análises, voce demonstrou muito mais um bom senso em suas críticas do que a amizade pelos compositores, que influenciam em seus comentários!

Postado por:GLORIOSO | 23/08/2008 10:56:00
Pqp...Eugênio...perfeito brother,que demonstração de caráter,parabéns,ganhou minha admiração. Um abraço aí do Glorioso.
Postado por:Henrique Matos | 23/08/2008 03:27:10
Gostaria aqui de colocar a minha opinião sobre o tema samba enredo. De alguns anos para cá tem piorado e muito a qualidade das obas em todas as escolas, principalmente nas agremiações que abriram suas alas de compositores, visando aumentar o numero de pessoas na quadra em dias de corte, pessoas estas sem nenhum vinculo com a escola, apenas pelo passeio ou a cerveja oferecida pelos "compositores", mas que só voltaram alí; talves no proximo ano em outra eliminatória. Samba enredo equivale hoje, em no mínmo 50% do desfile, me desculpem os verdadeiros artistas e/ou compositores, mas baixou um febre de compositores (vide um dos campeões da Manguera este ano - F... do Pagode) nas escolas, que poderiam pelo menos aprender a fazer uma boa interpretação de texto depois aprender a fazer redação, aí tem que ter o principal, ou seja,TALENTO. TALENTO não se aprende na escola, nem pode ser comprado, voce nasce com ele e vai melhorando como tempo e com a sua dedicação. Acho que esta na hora das agremiações repensarem no assunto. Sbre os sambas da Mangueira apesar da safra não ser das melhores, mas têm 3 sambas muito bons que seram finalistas com certeza. Já de algumas outras escolas, está dificil juntar três para fazer um.

Postado por:RICARDO | 23/08/2008 00:11:41
É EUGENIO, tenho por obrigação, agora me desculpar com voce, por perceber, que voce é uma pessoa com careter. Digo tambem que, agora, sua matéria esta realmente terminada, por sinal uma matéria muito bem feita com pelo menos 70% dos sambas que vão disputar a finalíssima na quadra. Peço-lhe desculpas, se em algum momento, voce achou que eu atingi sua honra e seu carater, tenho certeza que não fiz isso. As vezes, nós, fervorosos amantes do samba, e principalmente da MANGUEIRA, nos deixamos levar pela emoção e não pela razão. No quarto paragrafo de seu texto acima, voce já disse tudo, pelo menos nos últimos dez anos, a VERDE E ROSA, teve sambas dignos de estandarte de ouro. E em comparação com a safra deste ano, realmente não é lá essas coisas, mas como mangueirense, garanto pra voce, que seja qual for hino que vá descer para a Marques, esse hino crescerá de tal forma que surpreenderá a muitos, inclusive a voce. Um forte abraço, de um mangueirense, tambem humilde, como voce. SER MANGUEIRA, SER VERDE E ROSA É TER AMOR N0 CORAÇÃO.

Postado por:Penelope | 23/08/2008 00:05:31
Ainda acho o samba da parceria de Lequinho, Jr.Fionda, Gílson Bernini e Gusttavo Clarão, o menos ruim. Bom em relação aos comentários , só acho lamentável. Esta soberba de mangueirense achar que por ser mangueira tem que ser o melhor cai por terra quando se analisa os resultados dos últimos anos. Isto por si só já explica, e quando um carnaval é incontestavelmente bom , não adianta todos sabem , no caso da Mangueira somente os fanáticos é que insistem contra o óbvio. A entidade MANGUEIRA é outra história, é tradição , é samba , é raiz, e por aí vai, tem que se respeitar e muito , mas que em termo de carnaval está deixando a desejar está , acho que se escolherem o melhor samba da safra que etá FRACA, como a manga tem peso , o samba cresce, mas que tá fraco está e acabou.
Postado por:carnavalesco | 22/08/2008 22:39:49
Na Mangueira, apenas escutei os sambas do Lequinho e do Davi Correa. Mas fiquei curioso em escutar o do Paulinho Rocha e outros acima. O que você falou meio em tom de crítica, "é um samba tipo anos setenta (...), se perde em sua extensão", etc, para mim, ao contrário, pode ser indício de coisa boa. Afinal, existiam tantos sambas bons àquele época (70´s) em comparação com os sambas atuais...
Postado por:Celso Rodrigues | 22/08/2008 20:57:51
Como Presidente do Conselho de Carnaval da Estação Primeira de Mangueira estou sempre atento aos comentários de quem,como você,fala com conhecimento,critério e bom senso.Nem sempre concordo,mas sempre respeito.Quanto a nova safra de sambas,acho que devemos esperar mais um pouco para ter uma opinião mais definitiva,já que muitos sambas crescem na quadra e a própria quadra vai nos indicar o melhor.Parabéns pelo trabalho,hoje você é uma referência no mundo do samba e homenageá-lo foi uma honra para a Estação Primeira.
Postado por:Luis Araujo | 22/08/2008 20:25:23
Eugênio, vc está corretíssimo, ninguem precisa ter doutorado em samba para perceber que a safra da Mangueira é uma das piores dos ultimos 5 a 10 anos. O fanantismo deixa algumas pessoas cegas. Pra falar a verdade vc pegou leve até demais. Nâo deixe ninguem intimida-lo vc é uma pessoa responsável e tem um ótimo curriculo. Parabéns!
Postado por:Cassius | 22/08/2008 20:06:03
Relaxa, rapaz. A paixão pelas escolas é que leva a este engalfinhamento e sempre tem uns malucos, mas vivam as discordâncias e os debates ferozes. Deus me livre de ficar concordando com tudo que você(s) fala(m) por aqui, hehe.

Postado por:Chiquinho LS | 22/08/2008 19:34:05
Eugênio, Sou um dos seus leitores e, com toda sinceridade, muitas vezes mudo de opinião ou escuto o samba de outra maneira após ler os seus comentários. Você para mim é um excelente cronista do mundo do samba. Oxalá se um dia eu me tornar aqui em SP um "formador de opinião" como você.







Vai começar tudo de novo












